Betta Agressivo, Preciso de ajuda urgentemente


Madalena Abreu

Recommended Posts

Boa tarde,

Hoje quando cheguei a casa reparei que tinha um néon no fundo do aquário morto e sem cauda. Há dias que tenho o betta atrás de um neon, mas é um perseguição rápido, depois fica calmo.

O outro neon que tenho está também com a cauda lixada. 

Neste momento o meu aquário tem 1 betta, 1 neon e 3 Rasbora (1 macho e 2 fêmeas). 

O que faço? É que ele agr anda atrás do outro. 😱😱😱😱😱😱😱

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que tamanho é o teu aquário? Estou a imaginar que não deve ser grande porque se o fosse os Neon tinham forma de se esconder. No entanto estariam sempre em stress.

O Betta é, por natureza, um peixe agressivo e por isso não devemos colocar peixes vistosos junto com o Betta. Se forem peixes muito coloridos ou com caudas compridas ele, normalmente, ataca-os. Claro que há Bettas não são excessivamente agressivos. Há relatos de Bettas que convivem com Neons mas no teu caso parece que não vai ser possível.

Se o Betta está a matar os Neon sugiro que o mudes para outro aquário. Entretanto pode ser que alguém mais experiente tenha outra solução.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um aquário de 20, e tenho um tronco com uma planta e ele costuma ir para lá muita vezes.

A questão é que eles à uma semana apanharam um parasita, agora já estão melhores e mais ativos.

Na loja onde comprei os peixes disseram-me que a melhor companhia para o beta eram os rasbora e os tetra cardinais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Madalena, em 20L a melhor companhia para um Betta é umas Neritinas, eu não metia mais peixes, os néons e rasboras, são peixes de cardume, se tivesses um cardume mais robusto e um aquário maior, notarias um comportamento diferente e seria impensável um Betta conseguir tocar num néon.

Eu diria que para misturar um Betta e um cardume seria preciso no mínimo 60L.

O meu conselho é devolver os néons e rásboras, e manter só o Betta.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de já ter passado um mês não é importante por vezes os lojistas aceitam ficar com os peixes, se não aceitarem dê ou venda no OLX, no seu caso é sem dúvida alguma o mais aconselhado, acredite que embora os peixes parecessem bem antes do parasita não estavam eu já passei pela sua situação e quando vi os peixes num aquário maior percebi claramente o quão mal os tinha mantido antes.

O que deves reter é que 20L é o mínimo para se manter 1 único Betta saudável, com mais peixes precisas de um aquário maior, quero com isto dizer que o aquário já está sobrelotado e como tal os únicos e melhores conselhos que te posso dar é trata esse parasita e reduz o número de peixes, neste caso tirar néons e rasboras, para manteres só o Betta.

 

Não consegues descrever melhor esse parasita quais foram os sintomas que identificas-te?

(Se conseguisses meter uma foto dos peixes afetados seria perfeito)

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens termostato? Qual é a temperatura? Os néons é Ictio não é preciso foto, o Betta bolhas apenas na zona da cabeça.. não tenho tanta a certeza mas puderá ser algum fungo, isso é eSHa2000 3 ou 4 dias como diz na bula e estás livre dessas doenças todas.

O Ictio é uma doença facilmente transmissível pelo que os peixes podem estar todos doentes já, está relacionado com problemas com a temperatura esses peixes devem ter sofrido alguma mudança brusca de temperatura, deves ter atenção a isso para não voltar a aparecer, para curar é eSHa2000 ou aumentar a temperatura do aquário para 30ºC durante um mês, como deves imaginar o eSHa2000 é mais seguro dado que acaba com a doença em mais de metade do tempo(reduzindo as chances de morte), quanto ao Betta seria necessário identificar o problema com exatidão primeiro mas penso que o eSHa2000 também resolveria o problema dele(que às tantas é Ictio também).

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim que era ictio eu levei os todos à loja onde os comprei e o problema ficou resolvido em três tempos. 😁

O termostato não estava bom e a temperatura andava oscilar imenso, mas agr já tenho outro temperatura está nos 29 e eles estão todos muitos ativos e já comem bem.

 

Este é o meu aquário: https://photos.app.goo.gl/mAcHK64TWP4vJxqv6 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais