Magma


Vera Santos

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário

Magma 

 

2 - Data da montagem

26 de Dezembro 2019

3 - Dimensões do aquário 

3.1 - Volumes bruto e útil

90P ADA Style - 90*45*45 - Vidro extra claro - 182.250L brutos / 150L úteis. 

 

3.2 - Estrutura/móvel

90x45x45 cm em alumínio com placa de contraplacado marítimo no topo e traseira. 

Placas em PVC Brancas para revestimento lateral e frontal. 

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Eheim professional 4 +600

4.2 - Termoestato 

Termóstato externo Hydor 300W

4.3 - Iluminação/Foto-período

2 Calha de led's Twinstar 900E series

(Fotoperiodo de 10h) 

4.4 - Sistema de CO2

Garafa co2 com extintor 5 kg

Redutor de 2 Manómetros com válvula de ajuste fino integrada, aquaristik

Válvula solenóide

JBL proflora direct 16/22 

4.5 - Outro equipamentos adicionais

Bomba doseadora de 4 canais - a ser arranjada ou substituída por uma nova, em garantia. 

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

2 Sacos de Neo Plant Soil 8L Novos

2 a 3 sacos de Neo Plant Soil 

 

5.3 - Decorações 

30kg de Rocha Vulcânica preta/Vermelha/Lava Rock

3 troncos de mopami 

 

6 - Fertilização

Aquaforest, AF macro 

Aquaforest, AF Micros 

Neo PLANTS ST. LONG, porque tb vou reutizar cerca de 16L de Neo Soil. 

 

7 - Fauna 

7.1 - 30 - Cardume de Simulans

7.2 - Betta Splendens "Half Moon" azul macho. 

7.3 -?? "Caracóis" Pseudomugyl Furcatus

7.4 -?? Caridina multidentata "Caridina Japónica" 

 

8 - Plantas

8.1 - Quantidade e espécie 

Plantas a utilizar, espero aproveitar algumas que tenho:

Micrantemun Monte carlo

Alternanthera reineckii 

Bucephalandra lamandau mini red

Bucephalandra wavy green 

Rotala sp Green

Vou actualizando este post, conforme o decorrer do projecto. 

 

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água:

 

Ph - 6.6/6.8

Gh -  

Kh - 

NO2 -

NO3 - 

NH3/NH4 -

Temperatura -

 

9.2 - Frequência das TPA's

 

1°semana - diariamente 70 a 80%

2° semana - diariamente 70%

3° semana - dia sim dia não 70%

4° semana - dois em dois dias 70%

5° semana - três em três dias 70%

6°semana - quatro em quatro dias 70 %

7° semana - uma vez por semana 70%

 

9.3 - Alimentação 

Ocean Nutrition Comunity Formula 

Dia sim dia não, quantidade a adequada à fauna existente. 

 

9 - Notas

 

10 - Fotos

Já vai sendo hábito começar os tópicos com algum DIY. 

Recebi o móvel no dia 27 de Setembro, muito bem embalado e com ótimos acabamentos. IMG_20190927_122708.jpg

IMG_20190927_231134.jpg

Na altura optei por mandar o contraplacado marítimo sem qualquer tratamento, o que por um lado foi bom porque pude escolher a cor do verniz, o qual passei 3 demãos depois de lixar as bem as placas de madeira, bem como entre demãos de verniz. 

IMG_20190927_190650.jpg

 IMG_20190928_172127.jpgIMG_20190927_230227.jpg

Ao fim de 3 demãos. 

IMG_20190927_231226.jpg

Comprei um tapete de ginástica na decathlon e cortei à medida. 

IMG_20190928_172156.jpg

E o móvel no sitio a 8 de Outubro. 

IMG_20191008_015120.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Vera Santos disse:

Recebi o móvel no dia 27 de Setembro, muito bem embalado e com ótimos acabamentos.

há 45 minutos, brunofasoares disse:

Não percebi... 27-09-2019???

Foi o dia em que recebeu o móvel, ou seja, o dia em que o projeto começou a andar(penso que seja isso).

 

Esta montagem já não escapa, já estou a seguir :default_jcb_bananarock:

há 17 horas, Vera Santos disse:

IMG_20190927_230227.jpg

 

Uma dica, eu no teu lugar desligava a televisão que aquelas más notícias ainda podem ter impacto na qualidade do móvel :default_bleh:

Força nisso.

  • Haha 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é isso tudo. 

Entretanto, comprei uma tábua de madeira de contraplacado revestido a fórmica, mandei cortar nas medidas pretentidas e cortei os cantos também para então colocar na estrutura, estava a chatear-me os equipamentos ficarem no chão.

IMG_20191207_180056.jpg

Consegui alguém que me ajudasse a fazer dois buracos para colocar a garrafa de CO2, era importante porque tenho duas validadas e uma delas é alta, tem 5kg.

Coloquei também o suporte de tomadas ao fundo. 

Fiz também uma prateleira em cima, mas em termos de altura ficou com pouco espaço, ainda estou a pensar se a fecho toda ou não. 

E cortei à medida a placa que tinha cá de pvc da outra estrutura, para as duas laterais ficarem tapadas. 

07.12.19

IMG_20191207_180107.jpg

IMG_20191207_180119.jpg

Entretanto a falar com o Tozé ele deu a ideia, de colocar um cesto de aço inox fixo no tampo traseiro, daí fui ao ikeia e encontrei o que achei ser ideal, cheguei a casa e aparafusei, ficou porreiro. Assim fica tudo mais arrumadinho. 

IMG_20191208_224535.jpg

E por agora está assim. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A acompanhar , temos direito a aulas de bricolage e tudo hehehe 

Quem sabe se o meu correr bem e aprender bastante com ele , não troque o meu por um de 90cm ou manter os 2 .

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, então aqui fica a fase do hardscape concluída. Depois de plantado, colocarei mais areia na frente. 

IMG_20191223_211503.jpg

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Bem lá plantei hoje o aquário, ainda falta plantar lá atrás, as plantas que tinha em casa não chegaram. 

Fica a foto de como ficou agora. IMG_20191228_152823.jpg

IMG_20191228_222432.jpg

Agora é esperar pelo resto das plantas que chegam na 3feira. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Vera... Está aí um belo layout. Estou curioso de ver como irá ficar com o desenvolvimento das plantas. Quais é que ainda faltam chegar?

Mas tenho uma grande dúvida... Sempre me disseram que essa madeira deixa a água muito escura... Já a usaste alguma vez? Não te vai taninizar isso tudo? 😄

Força nisso, beijinhos e bom ano!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

On 31/12/2019 at 19:53, Pedro Mendanha Dias disse:

Muito bem Vera... Está aí um belo layout. Estou curioso de ver como irá ficar com o desenvolvimento das plantas. Quais é que ainda faltam chegar?

Mas tenho uma grande dúvida... Sempre me disseram que essa madeira deixa a água muito escura... Já a usaste alguma vez? Não te vai taninizar isso tudo? 😄

Força nisso, beijinhos e bom ano!!!

Obrigado Pedro, ora bem faltam:

1X Marsilea crenata
2x Rotala h'ra pote
3X Rotala sp Green pote
3x Rotala orange juice pote
2X eliochris sp mini
2X Lilaeopsislilaeopsis novea-zealandiae 

Sim, já usei mopami, é uma madeira desprezada pela maioria dos hobistas, mas tem uma testura muito bonita quando bem escolhidas as peças, é o caso desta três, por acaso já as tinha à alguns anos, e estas nunca tinha utilizado. 

E utilizei porque pensei, "e então se em vez de um caminho de areia puzesse estas peças, ao princípio, pensei, hummm o mais certo é não resultar, o que é certo é que no fim acho que ficou bem. Engraçado que o meu filho quando viu a montagem concluída, disse que parecia lava, e achei engraçado porque faz todo o sentido já que estou a utilizar rocha vulcânica. Para além que acho que faz um contraste de cor muito porreiro. 

Quanto ao resto, como qq madeira provoca um pouco de cor de chá, mas pouco, com as tpas, em 2 meses desaparece, portanto não há problema.  

Aproveitando fica aqui uma foto melhor sem edição. De ressalvar que a cyperus helferi é para sair, puz ali para não ir à vida. 

IMG_20191231_193522.jpg

Bom Ano para todos vocês. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião acho que ao usares os troncos foste muito mais original e criativa. E o resultado ficou mesmo muito bom.

Gosto muito dessa madeira... Nunca a usei em aquascaping, porque também não tive muitas oportunidades para a usar 😄 Mas  sei que uma vez falei sobre esta madeira com aquascapers mais experientes e lembro-me de alguém ter dito que deixava a água castanha e nunca parava de largar taninos, daí ter perguntado...

Mas muitos parabéns Vera está muito bom, só espero que com a evolução, e o escurecimento natural das rochas e dos troncos, não se perca esse contraste que, como o teu filho disse com bastante perspicácia, faz mesmo lembrar lava 😉

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso da madeira foi original e, tal como o teu filho mencionou, a ligação entre a pedras mais rudes e os veios de madeira está bem esgalhado. Também acarreta alguns  riscos a nível de algas pois ao contrário das pedras que apenas servem de superfície para as malditas, a madeira vai estar sempre a interagir  com a água...

Em relação ao layout acho que devias ter levantado um pouco mais a ultima pedra da direita para quebrar a linha descendente entre as restantes pedras da esquerda para a direita. Ou então adicionar mais um calhau ao último da direita:

 

20200103_002639.jpg

Em relação às plantas, acho que ficava melhor a mistura das anubias com as buces pelo contraste  de cores entre as duas espécies.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá top Vera.

Tens é de puxar pela cor das buces para não se perderem com as rochas.

A dica do Tozé é muito boa, se ainda fores a tempo, tentava. Colocar um calhau extra, bem alto do lado direito.

Parabéns, venha um top 100 no IAPLC

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOW esta bem recheado , agora é ver a evolução que acho que vai ser espectacular .

Começaste logo com 10h de luz por dia? eu ainda tenho a 6h e já vai a caminho dos 2 meses 😅

2 Skimmer´s? notas muita gordura na água?

Já agora qual a tua opinião sobre o Twinstar para as algas... Parece um questionário 🙄

Parabéns 🙌

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Ricardo Alexandre disse:

WOW esta bem recheado , agora é ver a evolução que acho que vai ser espectacular .

Começaste logo com 10h de luz por dia? eu ainda tenho a 6h e já vai a caminho dos 2 meses 😅

Comecei

2 Skimmer´s? notas muita gordura na água?

Eu quero é evitar que monte carlo vá para o filtro, enquanto não está enraizada, há ali umas partes que se soltaram duas vezes. 

Já agora qual a tua opinião sobre o Twinstar para as algas... Parece um questionário 🙄

A detrás está sempre a 70%

A da frente está com um pico de 100% durante 4h só, se tiver que ajustar, logo se vê. Na montagem anterior, esteva a detrás a 70% e da frente a 80, não tive algas em excesso. Tive algumas, mas nada de especial. Diatomaceas todos os aquários têm quando não eram maduros, depois desaparecem. 

Parabéns 🙌

Vou juntar mais umas buces lamandau mini rede. Precisava de mais buces wavy Green, tenho poucas, se alguém quiser trocar uns pés de Green com lamandau, digam. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/01/2020 at 16:33, Vasco Ferreira disse:

Tá top Vera.

Tens é de puxar pela cor das buces para não se perderem com as rochas.

O problema é não ter mais buces wavy Green, penso eu. 

Quanto ao que disse o Tozé, vou colocar umas rochitas para dar mais altura, ali do lado esquerdo. Na altura tb deu por isso, mas já não tinha uma rocha maior, depois que ele falou, é que surgiu a ideia de fazer ali uma colagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Dia 30 - 24 Jan 

Ontem dei a primeira poda em parte das plantas. 

Uma foto agora com o aquário todo plantado, só falta plantar um vaso com marsilea crenata pontualmente. 

Ainda não acertei bem com a câmara do tlm que é nova, mas dá para ver como está agora. 

IMG_20200124_220113.jpg

  • Gosto 4
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está poderoso Vera, mas na minha humilde opinião acho que as plantas estão a tapar em demasia os "caminhos de lava", que com o escurecer da madeira ficam quase da cor das pedras... Que tens pensado para ultrapassar esse facto?

Para além disso, estás a notar diferença em relação ao aparecimento de algas, com o uso do Nano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 24/01/2020 at 23:37, Pedro Mendanha Dias disse:

Está poderoso Vera, mas na minha humilde opinião acho que as plantas estão a tapar em demasia os "caminhos de lava", que com o escurecer da madeira ficam quase da cor das pedras... Que tens pensado para ultrapassar esse facto?

Para além disso, estás a notar diferença em relação ao aparecimento de algas, com o uso do Nano?

Epah, para já está a crescer, depois logo se vê, eu gosto de ver assim, até porque tenho outra perspectiva ao vivo quando olho para ele. 

Na foto que tirei em cima, experimentei tirar de um ponto focal mais baixo para ver como ficava. 

Deixo aqui uma foto, está a precisar de poda, a ver se domingo trato disso. 

Desta vez optei por cores mais suaves, acho que está a ficar bonito nesse aspecto. 

Andei aqui com umas algas mas estão a ir-se embora, vamos ver. 

IMG_20200207_222527.jpg

  • Gosto 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais