JBL basis + JBLmanado


Recommended Posts

Bom dia colegas,

 

estou em montagem de un novo aquario lts 330.

mas acho que estou a cometer um erro enorme,

estou a colocar o JBL basis ao fundo, e como definicao e decoracao estou a usar o manado.

ja tenho um saco manado, lavado e em aplicacao.

 

aceito as vossasopinioes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não percebi o que quiseste dizer, ao fundo como?? 

O aquabasis não pode ficar em contacto com a coluna de água, daí que metes uma camada de aquabasis, e depois metes por cima o manado com uma camada nunca inferior a 4 cms. 

Mostra lá uma foto se puderes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, a questao e:

 

o JBL manado, nao vai manchar a agua?

o JBL manado, vai segurar bem as plantas para os peixes nao as arrancarem?

o JBL manado posso usar como revestimento final?

20191207_16472820191208_110206

 

Editado por Diogo Mateus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Diogo, 

o JBL manado, nao vai manchar a agua?

O manado quando fores encher o aquário à água vai ficar um pouco turva e as partículas de substrato podem flutuar, algumas, tb não é todo. 

Mas depois com o filtro a funcionar, tpa's vai ao sítio. 

O manado é um substrato inerte, não é fértil, portanto deve ficar por cima do aquabasis plus, este último sim é o fértil, é este que tem nutrientes para as plantas. 

 

o JBL manado, vai segurar bem as plantas para os peixes nao as arrancarem?

Pois aí é que está é o fértil que as vai agarrar mais. Quando plantas a planta, as suas raízes vão procurar o fértil, se é que me faço entender. 

 

o JBL manado posso usar como revestimento final?

Não podes deves.

Agora, tu de aquabasis, que deve então ficar por de baixo do manado, deves ter 4cms, e fazes como fizeste na foto em cima, deixas 1 ou 2cm afastado do vidro. Depois colocas 5 ou 6cm de manado por cima.

Estás a perceber agora? 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem precisavas de tanto Aquabasis, mas também não se estraga. As plantas acabam por consumir. Manado também me parece bem. A questão é o layout. Porque não fizeste primeiro o layout, troncos e pedras, e depois então colocavas os solos?

Envia fotos para vermos como está...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Diogo, tenho uma montagem com manado há 4 anos, no meu caso não usei o substrato fértil, preferi colocar só o manado e fertilizar na coluna de água. O basis se precisares de mexer na posição das plantas é complicado porque passado uns tempos faz uma espécie de lama.
Relativamente ao manado a maior desvantagem é ser demasiado leve, o substrato está sempre a fugir para onde não deve. Tenho uma montagem com muita inclinação e estou constantemente a repor substrato na parte de trás, ele escorrega para a frente... por um lado é bom porque acredito que oxigene as raízes muito eficazmente mas por outro é muito chato em algumas montagens. Agora depende do que vais fazer.
Se tiveres muita diferença de alturas tens de usar bem as rochas ou outras barreiras para manter tudo no sítio.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A dificuldade é exatamente a mesma(pelo menos eu acho).

Tens duas opções ou instalas o Tapatalk e torna-se muito mais fácil, ou se quiseres usar o site tens aqui este link:

https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259587-como-inserir-fotos/

 

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

 

 

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fazia ao contrário, juntava as bases e apontava-os para as laterais. Lado a lado cada um virado para o seu lado, a formar um V. Acho que tinha mais impacto. Mas como sempre, tudo depende das plantas que fores usar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, à quantidade de tempo que tive para decidir. Existiam centenas maneiras de os meter.

Ficou assim.

 

As plantas ainda nao decidi o que meter, estou indéciso quanto aos peixes.

Estou a pensar em colocar 4 discus e depois as plantas tem de ser em consideracao.

(Mas uma boa dose de especie de planta parecida com releva nao sei como se chama :/)

 

Ou

 

Cllocar uma boa populacao de néon ou rasbora.

 

Ou

 

Estou aberto a opinions :)

 

Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia colegas.
Desde de mais, feliz 2020.

Faz un tempo que nao coloquei aqui nada, mas aqui vai.
Aqui esta a minha plantacao desde do inicio de dezembro, pensei que la ter problemas por o manado ser muito leve, mas final, ate se esta a portar bem.

Ultimos parametros:
KH 9
PH 7.5
NH4 VERMELHO
NO2 0.6
NO3 5
CO2 8/12

Estes parametros a andam muito instaveis.
Existe alguna ligacao aqui no forum, com uma especie de recapitulativo de parametros ?

Alguem ja comprou uma eletrovalvula para o co2 na Aliexpress ?


e9013e28d282f91a5577529c5d06a52e.jpgcb1a8a56dd3670909946c249db2aa5e3.jpg2d23d114e5f194cb68bc2b5bb2762ebe.jpgc97c5682cba645bece039b84f71203a3.jpgfed4aae5a5b618007f095a7389189d24.jpg1f08af0a7778af0c925aa237c2c88be6.jpg

Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais