Plantas para aquário sem CO2


bettaa

Recommended Posts

Pessoal o meu aqua tem o seguinte setup:

Setup

Dimensões do aquário:

40x25x30cm - Scalare

Volume:

30 L

Filtro:

Eheim liberty 2041

Iluminação:

Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm)

Sistema de CO2:

Sem CO2

Substrato:

NEO Soil Compact Plants - 6L

Hardscape:

Troncos Jungle Wood

Pedras de xisto

Flora

Anubia Pangolino

Anubia Nana

Cryptocorine Wendtii Green

Rotala Rotundifolia

Musgo Spiky

Fauna: 
Ainda não coloquei. 

Uma vez que a Cryptocoryne Green não se está a aguentar quero colocar outras plantas no aquário. 

 O aqua não tem CO2 e não irei colocar no curto/médio prazo. Por este motivo, penso que terei de escolher plantas que não sejam de manutenção exigente, certo?

Andei a ver outras plantas no site da trópica e gostei destas:

Limnophila Sessiliflora ou a Limnophila Heterophylla para colocar atrás, caso a Cryptocoryne não se aguente. Pelo que li no site da trópica serão fáceis e sem muita exigência, certo?

Também vi esta Ludwigia palustris e adorei...tem uma cor vermelha linda....mas não sei se num aqua sem CO2 e com a calha que tenho se irá aguentar...

Quanto à parte da frente do aqua também pensei numas plantas tapete, mas voltei a ter a dúvida que mencionei acima...sem CO2 é possível? 

Podem deixar aqui a vossa ajuda/opinião, a qual desde já agradeço? 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a rotundifolia se calhar vai ser complicada sem CO2, este proporciona um crescimento mais rápido de todas as plantas. 

Para tapete a monte carlo é a mais fácil, mas lá está, demora mais tempo a fechar. 

Podes é colocar tabs da Neo para promover o melhor crescimento das plantas, é um fertilizante. 

Todas as plantas com vermelhos precisam de uma boa luz e CO2. 

Mais alguma dúvida dispõe, vou passar o tópico para a parte did aquários, é mais adequado e colocas todas a dúvidas neste tópico. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Vera Santos disse:

a rotundifolia se calhar vai ser complicada sem CO2

@Vera Santos obrigada pela ajuda.

A rotala rotundifolia até está a crescer. Vêem-se rebentos nas pontas.

Quanto às plantas vermelhas, concretamente a ludwigia palustris,  a necessidade de CO2 é para que cresça melhor e com mais cor? O que estou a perguntar é, caso eu coloque essa planta mesmo sem CO2 ela poderá crescer no aquário mesmo não ficando com a vivacidade e cor que o CO2 e boa luz podem proporcionar? Ou, pela vossa experiência, vai meltar?

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas espera lá, porque estás a falar em melt?? O melt nada tem a ver com as calhas e CO2, podes ter equipamentos 5* e as plantas meltam na mesma. 

Se fores comprar em vaso, a probalidade de meltar é menor que se comprares in vitro. Porque em vaso elas estão adaptadas à água, in vitro não, estão em estado emerso, nunca estiveram em contacto com a água, daí a probabilidade de melt ser maior. 

Ela é pouco exigente, podes tentar, mas já se sabe que sem CO2 e uma boa calha não vais conseguir as cores mais vivas. 

Não estou a dizer com isto que a chihiros não presta, mas é uma calha sem rgb, como tal, a tonalidade das plantas será diferente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vera Santos disse:

Mas espera lá, porque estás a falar em melt?? O melt nada tem a ver com as calhas e CO2, podes ter equipamentos 5* e as plantas meltam na mesma. 

Falei em melt porque sou uma total caloira nesta área.😳☺️

 

há 2 horas, Vera Santos disse:

Ela é pouco exigente, podes tentar, mas já se sabe que sem CO2 e uma boa calha não vais conseguir as cores mais vivas. 

Mas penso que já percebi. Poderei conseguir fazer crescer as plantas, concretamente a ludwigia palustris,  mas nunca terá as cores e vivacidade que teria num aquário com CO2 e calhas com RGB.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é isso mesmo que eu queria dizer, mas isso não implica que a planta menos vermelha não seja bonita de se ver na mesma. 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vera Santos ou outra "alma gentil" que queira ajudar☺️, eu falei na ludwigia palustris porque fiz uma pesquisa no site da trópica e essa estava classificada como de fácil manutenção. Mas se souberem outras que possam ter cores engraçadas por favor não se acanhem em deixar a vossa sugestão.☺️

Mas sempre com a ressalva da não existência de CO2 e com a calha chihiros, no aquário.😊

 

 

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal 

O que acham da Staurogyne Repens para colocar na frente do aquário? 

Também já me sugeriram a Eleocharis Acicularis e a Monte Carlo. Vi aqui no fórum que a Eleocharis Parvula seria melhor que a Acicularis. Noutro tópico falam da Glossostigma como não sendo muito difícil mas no site da trópica é classificada como muitíssimo exigente.... Já não sei o que pensar. 

Ou é melhor esquecer o tapete num aquário sem CO2? 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.