URGENTE Betta não fecha uma das Guelras


Abel Tenera

Recommended Posts

Boas malta

Tenho um aquário com um Betta Splendens vermelho, cauda de coroa, há pelo menos um mês.

Reparei há pouco que uma das guelras não fecha, e tem ali um inchaço. A zona do inchaço parece estar um pouco mais clara que o que devia. Pelo que pesquisei parece ser hiperplasia, mas aguardo vossa opinião. Assim sendo, como recomendam tratar? Qual medicação e onde posso arranjar em Lisboa? Posso só meter temporariamente a medicação para ICTIO? Penso que isto aconteceu devido a um pico de amónia. Estou agora a realizar uma TPA.

Se tiverem alguma que me possam também emprestar agradecia, pois não quero ter de esperar por um envio online.

Video do betta

Setup:

Equipamentos

-Aquário 15L (10 a 11 uteis)

-Filtro de 2W com esponja

-Termostato

 

Chão:

-Substrato + areão preto

Plantas: diversas

Vivos: caracóis e Betta

Água:

-Água da torneira de Odivelas, tratada com Fluval Water Conditioner

Parâmetros:

Ph: 6.8

Dureza: Dois quadrados roxos nos testes da JBL

NO2: 0

N03: Entre 25 e 50 (antes da TPA que estou de momento a realizar)

Cloro: 0

 

Alimentação: Sera Bettagran alternado com Hikari Vibra Bites (substituto de alimentos vivos).

 

Obrigado pelo tempo dispendido.

Editado por Abel Tenera
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Diogo Mateus said:

Boas,

nao se feriu em alguma coisa?

 

Pode ter sido, não sei. Não tenho notado parasitas, a condição não me parece ter piorado, e ele não tem problemas de respiração, e anda activo como é costume dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Ainda anda com as guelras abertas?

Sim, continua (nota: é só uma). Ele consegue mexer a mesma, mas não consegue fechar totalmente. A zona que me parecia estar mais esbranquiçada, já não está tão assim. Parece-me estar ligeiramente melhor, mas continua com o problema.

Ele não tem mais sintomas. Continua activo, brincalhão, a respiração está normal, portanto não sei.

Se alguém for de Odivelas, e que não se importe de passar mais logo por minha casa para ver, é na boa (e claro, que perceba do assunto). Posso depois retribuir com freeze dried bloodworms e plantas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha visto este tópico antes mas não consegui detetar com exatidão o problema que aí tens... daí não ter dito nada, no entanto, se isso se mantém eu tentava dar algum medicamento como eSHa gdex este medicamento ataca vermes da pele e das guelras, o que me leva a pensar que este talvez sirva para o teu problema, se conseguires tratar com eSHA gdex e eSHa 2000 seria perfeito dado que o eSHa 2000 também ataca alguns problemas como parasitas nas guelras.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/9/2019 at 9:49 AM, Brunomcc2000 said:

Eu já tinha visto este tópico antes mas não consegui detetar com exatidão o problema que aí tens... daí não ter dito nada, no entanto, se isso se mantém eu tentava dar algum medicamento como eSHa gdex este medicamento ataca vermes da pele e das guelras, o que me leva a pensar que este talvez sirva para o teu problema, se conseguires tratar com eSHA gdex e eSHa 2000 seria perfeito dado que o eSHa 2000 também ataca alguns problemas como parasitas nas guelras.

O problema mantém-se. Não me parece evoluir, e melhorou ligeiramente. Não vi vermes nenhuns, não há alterações a nível de respiração e atividade. Talvez se tenha mesmo ferido. Tenho tido pouco tempo mas é uma questão de observar melhor

Editado por Abel Tenera
Link to comment
Partilhar nas redes sociais