Alguém já usou este tipo de pedra?


Recommended Posts

Boas pessoal,

Hoje decidi mudar a paisagem do meu aqua, então fui ao monte à pesquisa de material. Queria encontrar xisto, no entanto não é fácil de encontrar nesta área. (Paços de Ferreira)

Encontrei então este tipo de pedra:large.20191201_153157.jpglarge.20191201_153146.jpglarge.20191201_153142.jpg

Provém da argila, até porque para as limpar deu bastante trabalho tirar aquela terra laranja.

Tenho dúvidas se estas pedras irão causar a água amarelada ao longo do tempo ou se causa algum tipo de problema aos peixes.

Pois quando bato com elas no chão, noto que se desfazem tipo "terra".

(Já testei o pH com vinagre e está ok, meti agora em água para testar amanhã e ver se realmente tem algum tipo de alteração.)

 

Arranjei também este tronco de carvalho:large.20191201_153139.jpg

Já o limpei e raspei, vou emergi-lo em água com sal. 

Acham que esta madeira tem tendência a apodrecer?

Obrigado.

 

Editado por AdaoGoncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, madeira basta estar bem seca e não ser de origem resinosa ou oleosa. 

Pedra, se não reage, siga;

PS: quando a colheita é na natureza, a preocupação maior é com contaminantes que possam existir na zona, tal como estradas ou coisas do genero... Lavar e desinfectar e depois passar muito bem com agua.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece ser mica rosa. Pedra que existe em abundância lá para os lados do Sr. @Vasco Ferreira Se sim não há problema em usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Desde ja obrigado pelos comentários. 

Coloquei no aquário, e realmente nao tive qualquer tipo de problema, no entanto, tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia, deixei as que estao mais compactas e ate agora está impecável.

Deixo imagens com o aqua atualizado com as tais pedras e o tronco

large.20200120_192040.jpglarge.20200120_192028.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A areia é da praia não?

há 16 minutos, AdaoGoncalves disse:

tive de tirar algumas das pedras pois estavam a ganhar aquelas algas pretas por baixo e estavam a manchar a areia

Eu por acaso já usei areia da praia e acontecia-me exatamente o que descreves, para além de manchar tudo ainda fica com um cheiro desagradável nunca entendi o porquê.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Se não estou enganado, isso parece-me Granito. Tinha umas pedras parecidas que usei nas minhas montagens anteriores e algumas delas comportavam-se como na tua descrição... desfaziam-se um pouco, quase como se fossem feitas de argila. Como eram apenas algumas, imagino que tenha haver com a idade das rochas... sendo as mais duras as mais antigas. Podes usa-las no aquário sem problema nenhum. Eu só deixei de as usar porque em todas as minhas montagens tenho tido problemas com "green spot algae", e limpar isso das rochas de granito dava-me uma trabalheira todas as semanas.

Já esse problema de algas pretas que dizes ter por baixo das rochas deve ter haver com o areão que estás a usar. Não consigo ver muito bem, na imagem, mas pode ser demasiado fino e não deixar espaço para a água circular. Aconselhava-te a mudar para um areão com mais diâmetro, mas em alternativa podes passar os dedos por ele sempre que fizeres uma mudança de água para evitar essa estagnação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desculpa José Carlos essas pedras a mim me parece mais Xisto,porque as pedras de Granito tem estas textura pintada,download.jpg                                      

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as pedras são xisto, já confirmei essa dúvida.

Tenho-as usado nos aquários desde que publiquei este post (fez agora 1 ano) e sem problema algum para os habitantes. Não altera PH, não deixa a água amarela nem liberta toxinas.

Inclusive depois de bem limpas ficam bastantes duras e compactas.

Se tiverem onde a encontrar... Aconselho a sua utilização, para além de seguras, são muito bonitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais