Sobrelotação a


RomeoOscar2

Recommended Posts

Boas malta, gostaria de pedir a vossa opinião, dado que não conheço ninguém que perceba muito de peixes e nas lojas a maior parte querem é despachar, já tenho muitas vezes apanhado informações incorretas relativamente a temperaturas, parceiros, etc...

Enfim a população do aquario de cerca de 75L de água, é a seguinte: 6 neon chines, 9 neon tetras, 5 bebados, 4 corydoras albino (ainda pequenas) 2 guppys (bebés), 1 betta macho, 7 camaroes red cherry, 2 camaroes fantasma, 1 caracol do rio, 1 caracol maçã, 1 caracol zebra neritite. 

Seguindo a regra de 3 cm por litro fica mesmo no limite, seguindo a regra da aplicação apeixonado, de 30 peixes (5cm) para 75L, tendo em conta que nem todos chegam aos 5 mas alguns passam uns 2 ou 3 cm também fica mesmo no limite. Ou não? É isso que quero saber, e será que esse limite é um limite ainda saudável ou é aquele limite que sobrevivem mas não vivem felizes?

Gostava ainda de ter um limpa vidros pequeno, mas tem sido arranjar uma espécie compatível... Ou ficam grandes, ou agressivos/territoriais, ou comem peixes vivos...

IMG-20191129-130302.jpg

Cumprimentos 

Editado por RomeoOscar2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Qual é o filtro que tem nesse aquário? 
Isso já está bem povoado e se os guppys forem casal mais pode ficar. 
Para limpa vidros pequenos existem os Otocinclus Affinis. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem povoado mas saudável? Ou devo tirar alguns? 

O filtro de momento e um marina jp50 mas vou por um da boyu 700L/h. Tenho andado a ver como construir um externo. Mas para já são aqueles 2,o d marina está neste momento activo, mas o outro ainda não, preciso de arranjar umas esponjas para reduzir o caudal do da boyu, a corrente e muito forte. A ideia é ficar com os 2 em simultâneo até ter o outro exterior 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo salientar que faço manutenção quase todos os dias, aspiro a porcaria toda e de dois em dois dias troco10-20% da água, o filtro dado ser so este pequeno, de 3 em 3 dias limpo (com agua do aquario) as materias filtrantes dado que fica sujo muito rapidamente, daí ter achado a necessidade de colocar outro até ter o exterior. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o filtro externo já resolve uma boa parte desse problema. Claro que terá sempre de fazer limpezas e manutenções,mas é bem melhor que um filtro interno.

Eu não aconselhava a introdução de mais fauna. Caso fosse para manter o filtro interno até diria para diminuir mas sendo assim, e se for em breve, acho que não terá grandes problemas.
Mas, ao introduzir no futuro o externo, mantenha sempre o filtro actual ligado para não perder a colónia de bactérias que já possui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O externo só la para fins de Dezembro não é assim tanto para preve, mas vou por o outro filtro maior da boyu a trabalhar em simultâneo com este pequeno. Acha que ainda assim devo retirar os peixes? No caso o neon chines que foram os mais recentes 

 

Edit: o filtro da boyu faz uma corrente desgraçada... Ja tentei tudo, meias de mulher, com panos, compressas, esponja, não sei mais que fazer. Provavelmente vai ter que ficar assim

Editado por RomeoOscar2
Update
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RomeoOscar2

Eu não sei o que e que tu chamas de corrente desgraçada,também não estou a haver que um filtro interno faça uma corrente a sim tão forte, ate porque e suposto que a água quando sai do filtro percorra todo o aquário,e volte ao filtro,se a sim não for,então o filtro estar lá,ou não estar e a mesma coisa.

Num aquário a corrente só e muita se consigo arrasta tudo há sua frente,como isso não acontece,então tudo bem,nunca ter um bom filtro foi algum problema,ao contrario sim.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario leva 80L portanto é relativamente pequeno. O filtro faz 700L/h. Quando o liguei para experimentar, os peixes pareciam claramente stressados com a corrente. Hoje vou ver umas esponjas que vendem aqui na ornimundo e pôr a volta do filtro a ver se ajuda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário de 80L tenho um filtro 700L/H e acho que um de 900L/H só lhe fazia bem.. ao aquário e aos peixes, até já pensei em comprar uma bomba de circulação para aumentar o caudal, esteja descansado que a água dos rios não está estagnada para os peixes nadarem à vontade, eles na natureza têm de nadar contra a corrente, se limitas um filtro de 700l/h num aquário de 80L vais ter problemas de circulação.

Sabes porque é que dizes que notas os peixes stressados? Tens para aí misturas de peixes que não devias de ter... Néons, guppys, tanichtis e corys gostam de águas movimentadas, já o Betta gosta de muito pouca circulação.

Para finalizar se achas que 8,75x da litragem do aquário é muito imagina os peixes de água salgada em que o aconselhado é 30 a 50x a litragem do aquário.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, muito obrigado pela informação. Desconhecia. Algo que deveria ser informado na altura da compra. Mas pronto a culpa e minha que comecei isto como o ignorante comum que acha que é só meter água e os equipamentos e está bom. Rapidamente percebi que não podia estar mais errado. Em relação a temperaturas, compatibilidades etc etc etc... Vou introduzir o filtro de 700Lh entao, ficando com esse e o de 300 em simultâneo. E arranjar forma de parte do aquario ter agua mais calma para o betta poder nadar bem. Ou entao devolvo o betta... Não sei ainda, tenho de mudar tudo e logo vejo se da para manter todos. Tenho uma zona de "floresta" (já diferente do que está nas fotos) e pode ser que com as plantas tenha agua mais calma por aí 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém nasce ensinado é normal.

 

pode ser que com as plantas tenha agua mais calma por aí 

É possível, teste e veja como o betta reage dê-lhe tempo ele não morre por 1h ou 2h com "muita circulação", os restantes peixes não têm problemas nenhuns com isso.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.