Wind Of Change


ismael_figueira

Recommended Posts

Boas malta,  

 

Ora vamos lá a mais uma montagem, infelizmente os motivos não são os melhores mas lá teve de ser. É sempre um momento agridoce, o misto de ter que desmontar com a vontade de fazer algo novo. Como o nome indica, ventos de mudança, devido a alterações na vida profissional em que estarei ausente por períodos prolongados de tempo tive de desmontar o Woods Stream, que devido à sua exigência de manutenção seria impossível de manter pela minha aquascaper favorita! Agregado a isso até eu me tinha descurado com a manutenção do mesmo e numa tentativa de reverter a situação apercebi-me que o melhor era mesmo desmontar e fechar aquele capítulo. Portanto o objectivo era montar algo que fosse de manutenção relativamente fácil e que não fosse tão exigente em tempo dedicado.   

 

1 - Nome do Aquário Wind Of Change Para além de todo o significado que está por detrás desta nova montagem também o layout nos remete para algo que está influenciado pelo vento, mais abaixo vão perceber porquê. 

 

2 - Data da montagem

11-11-2019

 

3 - Dimensões do aquário  Water Cube Pro 120*50*50 300L

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Eheim 1200XL

4.2 - Termostato Eheim 300W  

4.3 - Iluminação/Foto-período MasWas 45W+15W FTB 50W+20W 8 Horas Foto-período  

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período     

4.5 - Outro equipamentos adicionais Skimmer Eheim 350

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil Volcano Mineral 

5.2 - Substrato inerte Aquasoil Amazónia  

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Red moor wood  Xisto Areia silica   

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) DIY

 

7 - Fauna Caridina Japónica, Ottocinclus afinis   

 

8 - Plantas

Higrophilla Pinnatifida  Micranthemum Motecarlo  Rotala sp. Green  Rotala H'ra Myriophyllum matogrossense Staurogyne Repens  Pogostemon Erectus  Rotala Rotundifolia  Microssorum Pteropus trident Anubia Nana - Petit   Marsilea Hirsuta   Ricardia Chamedryfolia   Hemianthus micranthemoides  

 

9 - Fotos Segue então as fotos do desenrolar de uma montagem feita numa tarde (tinha as plantas já com dois dias fora de água depois da desmontagem e tinha de me apressar). Uns dias depois ao observar o aquário detectei um ou outro erro que espero que venha a ser combatido pelas plantas, vamos ver como desenvolve.   large.IMG_6351.JPG.5df7a479581556ca32697cd1d160e448.JPG   large.IMG_6353.JPG.de26ea22bdf7b04c98a7d3c9c74672dd.JPG   large.IMG_6354.JPG.9a507d471a6a0247691fcfb800f0d5ab.JPG   large.IMG_6358.JPG.d7e096e02b77c08ac5afd21708787fca.JPG   large.IMG_6359.JPG.903430fed05b659b1b5441d184af82cc.JPG   large.IMG_6360.JPG.9b06a6e7202af56b1a6bd5a48513ee35.JPG   large.IMG_6367.JPG.6ed2569cdc698c65d2024b4b8c3958e6.JPG   large.IMG_6383.JPG.28f13e86de22e0aae6da70637602008e.JPG   large.IMG_6385.JPG.46cdd582e7d048d5d909888c6971de6e.JPG   large.IMG_6396.JPG.2bb600b0a16e9bbe2b9466e2a0d1f8fc.JPG   Espero que gostem!   Abraço           

 

  • Gosto 8

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOW gosto muito 👌

Espero que corra tudo bem com esta nova montagem , este novo projeto 

boas fotos como sempre , como estamos habituados 

a acompanhar 😉 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael

Os meus parabéns esta um layout muito bom,e bonito,a sim como a canção que esse nome representa dos grandes ( Scorpions ).

Vou seguir com muita curiosidade esta bela canção.

Abraços

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado @Ricardo Alexandre e @Alvaro Silva pelas vossas palavras, é sempre bom receber o apreço pelo trabalho que desenvolvemos.

Também eu espero que corra bem, uma vez que vou estar longe será mais difícil de controlar, veremos qual vai ser o desenrolar do aquário.

 

Para já tudo dentro da normalidade para um aquário com 2 semanas de vida, algumas diatomáceas aqui e ali principalmente no tapete! Já foi introduzida a equipa de limpeza para dar uma ajuda mas todos os dias tenho feito aspiração para remover manualmente grande parte destas elemento inestético. Na verdade estou surpreso com a presença delas pois apesar de desmontar o aquário deixei o filtro a trabalhar num outro aquário à parte de modo a não perder a colónia e bactérias que estava bem amadurecida evitando assim um reinicio do ciclo. Mesmo com toda a lavagem do substrato o pico de amónia foi tão grande que se perdeu parte da colónia causando assim um boom de bactérias como se pode ver pela última fotografia. 

Tive de voltar a remineralizar a água pois o tipo de pedra que usava anteriormente alcalinizava um pouco a água e naturalmente andava com valores de 4/5 kh/dh (o Amazónia acidifica por isso havia equilíbrio), como estou a usar xisto (inerte) é preciso compensar com sais. Não precisei de fazer testes para chegar a esta conclusão, bastou ver grande parte das bucephalandras a derreter, portando buces e água com valores inferiores a 2/3kh não combinam.

De resto tudo com bons crescimentos e nada de anormal a registar, a ver se consigo controlar tudo até ao fim do ano e deixar tudo minimamente equilibrado de forma a que seja só manter sem grandes preocupações.

 

Abraço

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está abusivo de brutal!!!

Gosto batatões, se bem que perdeu alguma originalidade, quando decidiste retirar o frasco de cola que, na segunda foto, estava tão harmonioso com o layout...  Compreendo, que são opções... Mas que lostou imenso, isso lostou...

Força nisso e que Nossa Senhora do Vou Ali Já Venho permita que as tuas ausências não interfiram no normal funcionamento deste novo projeto. :default_baned:

 

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grato pelas palavras Pedro! 

Estás a falar do frasco da cola, ainda tu não reparaste na bruta da espátula encostada ao vidro traseiro! 

Vou meter uma pajela dessa santinha na carteira com certeza que me vai dar uma ajudinha! 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente 4 "palavras" fan-tás-ti-co...
Essa praia fabulosa não vai ser uma dor de cabeça para quem irá tomar conta desse aquário??
Este é um daqueles que vou seguir de perto!

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente 4 "palavras" fan-tás-ti-co...
Essa praia fabulosa não vai ser uma dor de cabeça para quem irá tomar conta desse aquário??
Este é um daqueles que vou seguir de perto!

Enviado do meu Mi A2 através do Tapatalk


Muito obrigado Henrique, há ali alguns defeitos que podiam ser melhorados na construção do layout mas pronto agora é ver a evolução das plantas.
Quanto à tua questão, compreendo mas está de forma que é só aspirar e meter nova pelo menos na fase inicial, depois quando estiver tudo mais equilibrado é deixar ficar que os amanos tratam da limpeza A montecarlo vai crescer para cima da areia é também uma questão de tesoura afiada!

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por aqui as coisas começam a entrar nos eixos e após 2 semanas e pouco já foi feita a primeira poda de correção.

As plantas de caule crescem a olhos vistos, agora é só moldar, aproveitei para replantar as pontas de modo a conseguir maior densidade logo de inicio, algo que recomendo a fazer sempre, pois com mais massa vegetal mais fácil se torna de manter o ecossistema numa fase inicial mais atribulada. 

Ora aqui fica a foto da praxe após a TPA.

large.IMG_20191128_000247-Editar-3.JPG

 

Abraço

  • Gosto 11

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/12/2019 at 22:59, Filipa Branco disse:

Absolutamente fantástico!! Dá gosto seguir os teus projectos!! :))

que Mais fauna irás colocar?

Muito obrigado Filipa!

Quanto à fauna, ainda está em aberto... a única certeza será que o habitual habitante voltará a estes 5 vidros. Na anterior montagem tinha um cardume de hemigrammus armstrongi (tetra gota de mercúrio) do qual sobrou apenas um peixe, o escalar tem um apetite voraz...

large.IMG_3223.jpg

Aqui está "EL ASESINO"

Por agora estou a considerar hipóteses como:

- nannostomus beckfordi (peixe lápis),

- paracheirodon simulans (neon verde),

- hyphessobrycon herbertaxelrodi (neon negro), 

hemigrammus bleheri (nariz de bêbado), 

- hyphessobrycon bentosi.

Não fossem as rasboras (espei/hengeli) conhecidas por serem atletas olímpicas de salto em comprimento e altura também seriam opção.

 

 

 

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom layout triangular, um clássico! A tua aquascaper favorita vai ter mesmo que a dar em cima disso para nao virar selva no futuro. 

Quanto à  fauna, tenho cá hospedados os teus queridos amigos, é vir cá  busca-los!!! 😂

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que para fazer frente ao escalar do demónio só mesmo os Hasemania Nana. Os Neon verde vão ser um petisco. Os bêbados são bastante mariquinhas e esse gajo vai fazê-los saltar fora.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ismael!

Vou dar-te uma opinião se não te importares: os escalares são peixes de cardume, devem manter-se pelo menos 4 ou 5 indivíduos juntos. O comportamento desse escalar é totalmente normal, até porque como está sozinho, fica "acuado".

Por isso sinceramente aconselhava a repensares a fauna quanto a esse escalar pelo menos, ou ter mais uns amigos, ou oferecê-lo / vendê-lo...

 

cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/12/2019 at 20:42, Tozé Nunes disse:

Muito bom layout triangular, um clássico! A tua aquascaper favorita vai ter mesmo que a dar em cima disso para nao virar selva no futuro. 

Quanto à  fauna, tenho cá hospedados os teus queridos amigos, é vir cá  busca-los!!! 😂

Tozé, obrigado pelas palavras, da facto não vai ser pêra doce mas estou confiante!

Quanto a esses meninos que adotaste com tanto carinho, se por ventura estiverem a ser um transtorno lá terão de regressar à base. Eles viviam calmamente num espaço isento de perturbações exteriores, sem televisão ou rádio nem o stress da cidade, será que estão a atravessar um período pré-depressivo ou algo do género?

 

On 09/12/2019 at 17:14, Gonçalo84 disse:

Acho que para fazer frente ao escalar do demónio só mesmo os Hasemania Nana. Os Neon verde vão ser um petisco. Os bêbados são bastante mariquinhas e esse gajo vai fazê-los saltar fora.

 

Concordo Gonçalo, os narizes de bêbado são muito melindrosos, à mínima coisa tentam fazer salto em altura! Quanto às hasemania nana, têm um comportamento muito idêntico aos armstrongi, são ágeis e bastante rápidos mas não tão rápidos quanto a boca de El Asesino. Lembrei-me agora que uns barbos cereja também serão uma boa hipótese 🤔

 

On 10/12/2019 at 08:46, Filipa Branco disse:

Olá Ismael!

Vou dar-te uma opinião se não te importares: os escalares são peixes de cardume, devem manter-se pelo menos 4 ou 5 indivíduos juntos. O comportamento desse escalar é totalmente normal, até porque como está sozinho, fica "acuado".

Por isso sinceramente aconselhava a repensares a fauna quanto a esse escalar pelo menos, ou ter mais uns amigos, ou oferecê-lo / vendê-lo...

Filipa, claro que não me importo, mas bem sei do que falas e este escalar é mantido assim em consciência! Há cerca de 5 anos ele era feliz e vivia com mais 4 da mesma espécie mas desde cedo que revelou comportamentos de bully. Chegou a destruir posturas dos companheiros, acabou mesmo por condicionar o comportamento dos restantes e um por um foram tombando sob a sua agressividade. Posto isto ou assumo a personalidade dele e mantenho assim como está ou então corro o risco e adiciono mais exemplares adultos da espécie esquecendo de vez a remota hipótese de colocar aqui um cardume de peixes mais pequenos.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ismael_figueira disse:

Tozé, obrigado pelas palavras, da facto não vai ser pêra doce mas estou confiante!

Quanto a esses meninos que adotaste com tanto carinho, se por ventura estiverem a ser um transtorno lá terão de regressar à base. Eles viviam calmamente num espaço isento de perturbações exteriores, sem televisão ou rádio nem o stress da cidade, será que estão a atravessar um período pré-depressivo ou algo do género?

 

Concordo Gonçalo, os narizes de bêbado são muito melindrosos, à mínima coisa tentam fazer salto em altura! Quanto às hasemania nana, têm um comportamento muito idêntico aos armstrongi, são ágeis e bastante rápidos mas não tão rápidos quanto a boca de El Asesino. Lembrei-me agora que uns barbos cereja também serão uma boa hipótese 🤔

 

Filipa, claro que não me importo, mas bem sei do que falas e este escalar é mantido assim em consciência! Há cerca de 5 anos ele era feliz e vivia com mais 4 da mesma espécie mas desde cedo que revelou comportamentos de bully. Chegou a destruir posturas dos companheiros, acabou mesmo por condicionar o comportamento dos restantes e um por um foram tombando sob a sua agressividade. Posto isto ou assumo a personalidade dele e mantenho assim como está ou então corro o risco e adiciono mais exemplares adultos da espécie esquecendo de vez a remota hipótese de colocar aqui um cardume de peixes mais pequenos.

Sem dúvida acho que é por aí... Porque se ele é assim agressivo como dizes, os peixes pequenos vão ser petisco.

Se arranjares mais uns amiguinhos do mesmo tamanho, talvez todos fiquem mais calmos! (há muita informação já sobre isso, a estratégica de colocação de vários elementos para diminuir a agressividade dos indivíduos).

De resto, uma maravilha!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está a ficar espectacular como sempre, nem à nada a dizer, já decidiste o cardume, ou nem por isso? 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha proxima montagem quero ver se regresso às origens. Ou tetra pinguim ou tetra zebra (são um opção diferente e engraçada para esta montagem)

Fora isso...está muito bom, transmite muita tranquilidade! Faz o figurão na sala e a maria consegue dar conta do recado.

Parabéns.

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/12/2019 at 17:51, Vera Santos disse:

Boas, está a ficar espectacular como sempre, nem à nada a dizer, já decidiste o cardume, ou nem por isso? 

Obrigado Vera,

O cardume está em fase de avaliação, primeiro tenho de decidir o que faço com "El Asesino" das três uma, fica em domiciliária tal como está, recebe companhia da mesma espécie ou por fim sairá em liberdade após o julgamento. A ver vamos qual vai ser o veredicto... O que é facto é que até as japónicas se vêem negras com ele... No fundo sei que foi o meu "egoísmo" em o manter assim que o tornou tão mimado, por isso assumo mea culpa!

On 13/12/2019 at 18:24, Vasco Ferreira disse:

Eu na minha proxima montagem quero ver se regresso às origens. Ou tetra pinguim ou tetra zebra (são um opção diferente e engraçada para esta montagem)

Boas escolhas Vasco! Os tetra pinguim não são assim tão comuns e encaixam no perfil.

 

On 13/12/2019 at 18:24, Vasco Ferreira disse:

Fora isso...está muito bom, transmite muita tranquilidade! Faz o figurão na sala e a maria consegue dar conta do recado.

Parabéns.

Obrigado, a ideia é mesmo essa ser algo simples e de fácil manutenção! Vamos lá ver se corre como planeado!

 

há 3 horas, Ricardo Gil disse:

Mais um aquario com a assinatura Ismael...

Quem te viu e quem te vê...

PS: Que plantas estão no plano traseiro à esquerda?

Obrigado Gil, independentemente do propósito da montagem ser algo "simples" agradou-me bastante o resultado final!

Quanto ás plantas, temos da esquerda para a direita, myriophyllum matogrossense, pogostemom erectus, rotala rotundifolia seguida de HM terminando no extremo direito com rotala h'ra.

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ricardo Gil,
Fica aqui a foto do plano traseiro esquerdo fcf7ee6c10ce5dd2811a9e225fd133a1.jpg

Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On ‎06‎-‎12‎-‎2019 at 12:28, ismael_figueira disse:

Muito obrigado Filipa!

Quanto à fauna, ainda está em aberto... a única certeza será que o habitual habitante voltará a estes 5 vidros. Na anterior montagem tinha um cardume de hemigrammus armstrongi (tetra gota de mercúrio) do qual sobrou apenas um peixe, o escalar tem um apetite voraz...

large.IMG_3223.jpg

Aqui está "EL ASESINO"

Por agora estou a considerar hipóteses como:

- nannostomus beckfordi (peixe lápis),

- paracheirodon simulans (neon verde),

- hyphessobrycon herbertaxelrodi (neon negro), 

hemigrammus bleheri (nariz de bêbado), 

- hyphessobrycon bentosi.

Não fossem as rasboras (espei/hengeli) conhecidas por serem atletas olímpicas de salto em comprimento e altura também seriam opção.

 

 

 

Bom dia

Bela fêmea de escalar, tem de arranjar um macho para lhe fazer companhia
o aquário está fantástico mesmo

Cumprimentos

Carlos Dourado

  • Gosto 1

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Antes de mais as minhas desculpas pela falta de resposta a ambos!

On 20/12/2019 at 16:52, Fábio.R disse:

Simplesmente Brutal.

Gosto muito do shape do aquario. está fantastico.

parabens

 

On 27/01/2020 at 11:19, Carlos Dourado disse:

Bom dia

Bela fêmea de escalar, tem de arranjar um macho para lhe fazer companhia
o aquário está fantástico mesmo

Cumprimentos

Carlos Dourado

Muito obrigado pelas vossas palavras! 

Carlos, não estou certo de que seja uma fêmea antes pelo contrário! Este exemplar já participou em pelo menos duas posturas, e o comportamento que observei da parte dele foi sempre uma passagem posterior à fêmea depositar os ovos. No entanto nunca obtive sucesso, pelo que não posso garantir com 100% de certeza que seja um macho. 

 

Entretanto o aquário tem evoluído bem, sem problemas tal como pretendia. Cá por casa a minha aquascaper já tratou da primeira poda, e felizmente para meu espanto, saiu-se bastante bem! Por isso o aquário fica bem entregue na minha ausência!

Assim que tiver disponibilidade coloco aqui uma foto do estado actual do aquário.


Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito bonito o layout, gostava de fazer algo identico com o meu. Uma pergunta, o que colocaste debaixo das roxas calculo eu que seja para proteger o vidro, que material e?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais