Valisnérias - cortar «extensões»?


srg.roberto

Recommended Posts

Viva!

Tenho valisnérias americanas no meu aquário. As mais antigas, embora pequenas, reproduziram-se. As filhotas fazem justiça ao nome e estão, de facto, gigantes e também já deram origem a outras... No entanto, as mais antigas parecem estar próximo da morte. Comprei-as há uns 6 meses... Será que cortar as extensões que elas deixam para os descentes ajuda a que se desenvolvam melhor?

Obrigados!

200 L, filtro interno 600 L/h, leds 21W, termóstato 200 W, areia fina de rio, ~25 plantas, ~ 60 pequenos tetras + 2 platys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As plantas como as valisnerias propagam-se através de runners, esses ditos alimentam-se da planta mãe e depois começam a criar as suas próprias raízes no substrato, só depois de enraizados é que podem ser separados caso contrário acabarão por morrer.

Quanto a este procedimento de cortar os runners da planta mãe, não sei se trará benefícios para a planta principal mas acredito por lógica que se essa mesma deixa de canalizar energia para os rebentos acaba por conseguir continuar o seu crescimento com mais vigor.

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o meu raciocínio também era mais ou menos esse. Nestes dias vou-lhes cortar os «runners» e ver o que se sucede...

200 L, filtro interno 600 L/h, leds 21W, termóstato 200 W, areia fina de rio, ~25 plantas, ~ 60 pequenos tetras + 2 platys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais