Viriathus


Ricardo Alexandre

Recommended Posts

Dia 22 - Só para atualizar , já la vão 9 dias , entretanto tive que dar uma poda drástica na reineckii mini que estava já com muitas folhas mortas , talvez derivado a estar um bocado na sombra do tronco. 

large.1058511154_Day22.jpg

large.824127116_day22-2.jpg

large.Day22.jpg

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Ricardo Alexandre disse:

Dia 22 - Só para atualizar , já la vão 9 dias , entretanto tive que dar uma poda drástica na reineckii mini que estava já com muitas folhas mortas , talvez derivado a estar um bocado na sombra do tronco. 

Normalmente não é uma planta muito fácil de manter. As folhas em baixo costumam ser as primeiras a dar sinal de carências, especialmente ao nível da luz. Por isso requer umas podas para se manter no seu melhor. Parece-me bem.

A Eleocharis é que está feia... tem alguma alga agarrada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, brunofasoares disse:

Normalmente não é uma planta muito fácil de manter. As folhas em baixo costumam ser as primeiras a dar sinal de carências, especialmente ao nível da luz. Por isso requer umas podas para se manter no seu melhor. Parece-me bem.

A Eleocharis é que está feia... tem alguma alga agarrada?

reineckii do lado esquerdo esta se a portar lindamente 

pois está as ja começa a arrebentar novamente , penso que seja da adaptação ao submerso. algas penso que não só algum muco tipo algodão que tenho limpo.

large.IMG_0219.jpglarge.IMG_0220.jpglarge.IMG_0221.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, olha estou a gostar muito, fora o que já disseram não há nada a assinalar, está muito agradável. 

Estás a fertilizar? como fazes, respeitas a bula? já vi que estás a usar Aquarebell, que achas desta marca? Nunca utilizei. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado 😉 

Ainda não , ontem quando cheguei a casa , tinha umas filamentosas a começar na eleocharis do lado esquerdo , hoje aumentou ligeiramente , começou também no lado direito  . Era para começar TPA semanal e ser só terça-feira, aparecendo a alga , mudança de planos , vou fazer uma TPA intermedia amanhã e a ver se limpo/removo com uma escova de dentes os fios da alga e podar as folhas mais afetadas da eleocharis. Terça é dia de segunda poda.

Não vamos deixar já isto descambar, ainda mal começou hehehe

On 12/12/2019 at 17:01, Vera Santos disse:

Estás a fertilizar? como fazes, respeitas a bula? já vi que estás a usar Aquarebell, que achas desta marca? Nunca utilizei. 

Ainda não , irei começar terça, quando faz 4 semanas , como a vinda da alga , vou iniciar na mesma no dia que já estava previsto , mas metade da dose , NPK 1 push - quartas, quintas ,sextas , sábados , Mikros 1 push após a TPA(Terças-feiras)

E sim estou a pensar em seguir as indicações da Rebell , daqui a um mês NPK basic 2 push por dia = 2ml , mikro spezial Eisen 1ml por semana , mantendo 1 ml/push após a TPA

Foi-me recomendada , qual estas a usar ? depois vou dando feedback basta seguir 😉 

 

Deixo ai um video do estado geral , video gravado a bocado antes de a luz se apagar totalmente.

 

Editado por Ricardo Alexandre
Alteração de dosagens
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 29 - 17/12/2019  

Desde então tenho limpos todos os dias a tarde as filamentosas que via e a aquele algodão/muco que se gerava ali mais perto da segunda pedra do lado esquerdo, sim que se gerava , hoje não tinha lá nada. Com isto tudo já começo a manejar bem a escova de dentes hehehe e a pinça , porque no inicio ainda vinha algum monte do tapete e lá tinha de re-plantar.

 

Tem dado trabalho mas desde que comecei a fazer isso todos os dias tenho notado o tapete a evoluir mais.

 

Ontem foi dia de limpeza de filtro e pre-filtro, pré-filtro estou a pensar em limpar de agora em diante de 3 em 3 semanas e filtro (4 cestos) 2 em 2 meses. Foi tudo limpo com água tirada do aquário , excepto a lá que levou uma chuveirada.

Querem ver como ficou? aqui fica então 😅 

large.IMG_0828.JPGlarge.IMG_0829.JPGlarge.1763627528_limpezafiltro.jpg

 

Depois desta limpeza , foi limpeza de vidros e a poda e re-plantar para as moitas ficarem mais densas, de pequeno é que se torce o pepino 😂

Antes:

large.IMG_0796.jpglarge.1203867276_day29canonfront.jpg

 

Depois:

large.0327E750-CDD8-48BF-B3BF-8FC19B9198C4.JPGlarge.IMG_0826.jpglarge.1306894137_detalhe1.jpglarge.1700025633_detalhe2.jpglarge.1193171085_detalhefront2.jpglarge.830659590_detalhefront.jpg

 

Depois disto tudo foi , fazer a TPA , e começou a fertilização 

large.456131522_Capturadeecr2019-12-18s16_04_30.png

+ 1 push por dia como referi a cima 4 dias por semana de NPK , começa hoje.

Espero que gostem , o que estou a tentar fazer com o meu tópico é um tipo de diário , para quem está a começar como eu , e como eu estou a aprender e é tudo novo , quero que quem leia e esteja a passar pelo que eu passei ou até mesmo não saiba coisas básicas , que tenha aqui umas bases para seguir 😉 

 

 

Edit:  já agora , alguém sabe técnicas para conseguir limpar o vidro até junto no relvado e dos lados entre as moitas e o vidros , tenho as esponja mas é difícil as vezes 

PSqualquer dia ainda me banem por tanta foto , e por subrecarregar o fórum. 
 

 

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Ricardo Alexandre disse:

já agora , alguém sabe técnicas para conseguir limpar o vidro até junto no relvado e dos lados entre as moitas e o vidros , tenho as esponja mas é difícil as vezes 

 

Tens escova de dentes ou uma coisa destas:

https://www.ebay.com/itm/25-Algae-Scraper-Blade-Cleaning-Razor-Cleaner-Tool-Kit-Glass-Aquarium-Fish-Tank/163806355625?_trkparms=ispr%3D1&hash=item26239ea0a9:g:9tsAAOSwTaxdST12&enc=AQAEAAACUBPxNw%2BVj6nta7CKEs3N0qWyvIWf5%2BKXoV6pAUzGv7qoNzFOgEfO11%2FPsUs59UDnZdUlvH7EcoASmegWpu8tkCttajZVG6Nr4uByd1H6rVBAVPKrkWzuu0uBnaMoV7XSwpwaEF0F5xc6TUB0iCQMVDloqgptQTIHekhxUhiWJ0SGQ1Zz8dd9WgSHeFJixz8oc7znYUan1CZB%2BpS2Ft4ZDmxbXpAUU1A1juzJTWymNWM1q2bar2DXriUxCwBtExUt9Uy9kreiUNpQBUrSYy6AEbk5JtQrY7lOR8ipd92T1SQ5I5t58NkbVPucPLHo0D4Y194AdjeLYuKBHhFyJQHfcxu3iIi0chzgye27kAty7iRdrIaEC4aJ7VLQDd1uFa8%2FD1%2B1AsZ3XTfCIeZPBvZMuMRuZzvkB6V46KhRM45%2BeNIEu0xc2%2BJxoeWQjq8xJPSyMJhFOdq2iMEw97ZU9%2FRJtHroWFJsQanN0Ygs4v7j77NVzHoK2nCrrnECB3%2BF7m4mtY375n%2B6gRVV01kcubI9cA%2FMN67irn%2BAQJpWRIWlgKO4kRfb2wAGtNOyxBFI2QYjwjtH0oyYQ6qojETAEPrX3K7T%2FLUoIL4hszq1CDF96i4oV60u%2Fe9O54SsPdAiidyDuU8sFC01JTKVi91K%2FGpi8SszJYdZAdfn2y5A2%2FhAWReFvDLnxzv%2F3ePrHIBEXY1G6OJSd2CiwDXKrywD%2Fyuxk%2F1x%2B1Bk7sbvdVxMcl4bzvbCnKa5V0ljzykf2skBUVZyGF5%2BPGf7mwTM4KWZRgpUKvA%3D&checksum=163806355625dc21eb72e3f94b5da9ceb13368e83f8c&enc=AQAEAAACUBPxNw%2BVj6nta7CKEs3N0qWyvIWf5%2BKXoV6pAUzGv7qoNzFOgEfO11%2FPsUs59UDnZdUlvH7EcoASmegWpu8tkCttajZVG6Nr4uByd1H6rVBAVPKrkWzuu0uBnaMoV7XSwpwaEF0F5xc6TUB0iCQMVDloqgptQTIHekhxUhiWJ0SGQ1Zz8dd9WgSHeFJixz8oc7znYUan1CZB%2BpS2Ft4ZDmxbXpAUU1A1juzJTWymNWM1q2bar2DXriUxCwBtExUt9Uy9kreiUNpQBUrSYy6AEbk5JtQrY7lOR8ipd92T1SQ5I5t58NkbVPucPLHo0D4Y194AdjeLYuKBHhFyJQHfcxu3iIi0chzgye27kAty7iRdrIaEC4aJ7VLQDd1uFa8%2FD1%2B1AsZ3XTfCIeZPBvZMuMRuZzvkB6V46KhRM45%2BeNIEu0xc2%2BJxoeWQjq8xJPSyMJhFOdq2iMEw97ZU9%2FRJtHroWFJsQanN0Ygs4v7j77NVzHoK2nCrrnECB3%2BF7m4mtY375n%2B6gRVV01kcubI9cA%2FMN67irn%2BAQJpWRIWlgKO4kRfb2wAGtNOyxBFI2QYjwjtH0oyYQ6qojETAEPrX3K7T%2FLUoIL4hszq1CDF96i4oV60u%2Fe9O54SsPdAiidyDuU8sFC01JTKVi91K%2FGpi8SszJYdZAdfn2y5A2%2FhAWReFvDLnxzv%2F3ePrHIBEXY1G6OJSd2CiwDXKrywD%2Fyuxk%2F1x%2B1Bk7sbvdVxMcl4bzvbCnKa5V0ljzykf2skBUVZyGF5%2BPGf7mwTM4KWZRgpUKvA%3D&checksum=163806355625dc21eb72e3f94b5da9ceb13368e83f8c

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas

Quando vi o teu aquario, lembrei-me deste video que já tem uns anos. A partir do minuto 3:58, Amano chama a equipa e fala como eles acerca da atitude perante o aquario. Um colaborador acaba por "criticar" o aquario em questão no seguimento, e o que faz Amano? Vejam o video.

Lembro-me deste video pela expressão que o colaborador usa e que Amano reconhece que é uma caracteristica dele. A alteração beneficiou o aquario de forma brutal, e acho que o teu beneficiava tambem 😉

Daqui a uns meses acho que farás o mesmo...

Vale uma cerveja!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Ricardo Gil disse:

A partir do minuto 3:58, Amano chama a equipa e fala como eles acerca da atitude perante o aquario. Um colaborador acaba por "criticar" o aquario em questão no seguimento, e o que faz Amano? Vejam o video.

Lembro-me deste video pela expressão que o colaborador usa e que Amano reconhece que é uma caracteristica dele. A alteração beneficiou o aquario de forma brutal, e acho que o teu beneficiava tambem 😉

É a diferença entre o chefe e o líder...

O Mestre não quis deixar o "aluno" ficar mal e percebeu que não era má ideia. Tenho a certeza que se não gostasse do resultado ia explicar o porquê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colaborador teve a coragem de sugerir alterações, e estamos a falar do Daichi que é só um dos membros Ada responsáveis pela manutenção do  Florestas  Submersas no Oceanario de Lisboa, aos anos cá já deve dizer umas palavras em português 😁

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Gonçalo84 - obrigado , já encomendei , até la vou-me tentando desenrascar com a escova de dentes e tentar não arrancar o tapete. 😅

 

@Ricardo Gil - Não percebo muito ingles , mas vamos a ver se percebi 😂. Achas que ficava bem tirar o tapete e meter areia? 🤔

 

 

De resto tudo a manter-se igual , uns dias mais filamentosas que outros, e a manter a limpeza todos os dias das mesmas.

Já vai na segunda semana de ferts, já começa a o notar-se o Lily pipes a ficar todos sujos hehehe.

O tapete já deu um pulo considerável. A ver se durante esta semana ou dia 7 introduzo umas 10 neocaridinas , ainda a decidir quais. Já agora vocês alimentam as vossas nos plantados de quanto em quanto tempo e quantidade? Onde vou comprar disseram-me que certa altura teria de alimenta-las todos os dias.

Fica uma foto da nova guarda costa, ainda em fase de treinamento hehehe 😂 

Boas Festas

large.1911474180_guardacostas.jpg

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 40 - Só mesmo para atualizar..

Hoje mais um dia de maratona a tentar tirar a maior parte das algas , ufa isto cansa. 40min+- 

Olhem o estado do pano como ficou e ainda usei mais uns guardanapos 

large.IMG_1036.jpg

 

No meio disto tudo de vez em quando ainda acontece umas coisas destas , separei em montes e volta a re-plantar. 

large.IMG_1038.jpg

 

Fotos finais 

 

large.IMG_1040.jpglarge.IMG_1039.jpg

 

A equipa de limpeza já esta encomendada para ser entregue dia 7 , 10 caridinas japonicas , 2 Otocinclus , a ver se me ajudam nestas tarefas.

Para decorar 5 neocaridinas Bloody Mary para começar. Encomendei também 2 sacos de 100g de Purigen.

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é normal, são diatomáceas, isso vai ao lugar. 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/12/2019 at 22:52, Vera Santos disse:

Boas, é normal, são diatomáceas, isso vai ao lugar. 😉

já começam a desaparecer 😉 já só ando a limpar dia "Sim" , dia "Não" desde o inicio do ano , aumentei também a dosagem do CO2.

Terça já atualizo com a entrada da equipa de limpeza hehehe 👏

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que disse que só atualizava terça , para quem não sabe ainda é segunda hehehe 

Mas tive a treinar umas macros para a vinda dos primeiros habitantes e sairam umas fotos bonitas 😄 Espero que gostem , hoje era dia de limpar as diatomáceas mas como amanhã entram ele e para terem que comer  😂 

 

large.IMG_0242.jpglarge.IMG_0252.jpglarge.IMG_0254.jpglarge.IMG_0246.jpglarge.IMG_0255.jpglarge.IMG_0257.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_1128.jpg

há 18 horas, Vera Santos disse:

Boas, uns otos davam conta de limpar esses troncos. 

Já ca cantam como tinha dito numas respostas atras , em processo de climatização 😉 , otos são só 2 pelo menos para já , 10 japonicas e as bloody mary 5.

large.IMG_1129.jpglarge.IMG_1132.jpglarge.IMG_1135.jpglarge.IMG_1137.jpg

 

há 3 horas, brunofasoares disse:

É pena o tapete não se ter composto... a Eleocharis faz um excelente efeito nessa nesse layout

Desde a 20 dias atras já melhorou imenso e já deu um pulo considerável no crescimento e está muito mais verde , nem se nota quase pontas mortas. O que se ve nelas é as diatomáceas que realmente já começam a diminuir e agora com a entrada da equipa espero que venho a desaparecer ou quase 😉 

 

 

Mais logo já treino umas macros neles hehehe 

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui fica as melhores que consegui , alguns camarões nem os encontro 😅large.IMG_0262.jpg´

large.IMG_0270.jpg

large.IMG_0271.jpg´

large.IMG_0272.jpg

large.IMG_0274.jpg

 

Para finalizar 3 fotos de diferentes perspectivas 

large.IMG_0276.jpglarge.IMG_0277.jpglarge.IMG_0278.jpg

 

Espero que tenham gostado, eles tem muito que comer hehe

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 56 - antes e depois das podas , TPA 50‰ e aumento de mais 1h na luz e no C02. passou para 7h diárias , limpeza de pre-filtro também.

 

 

large.IMG_0279.jpglarge.IMG_0284.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 63 - mais uma TPA , diatomaceas em força mas já só  as removo 1x por semana. Com o aumento de luz na sexta apareceu uns pontos nas folhas de uma planta. 

Hoje fio removido as plantas afetadas . ontem começou a semana com novo ajuste na fertilização 😉 , e com ajuste no CO2. E posso adiantar que quarta entra mais habitantes. Fiz um bricolage para não aspirar os camarões , não fui a tropa mas temos que desenrascar 😜  e também da jeito para meter água nova.

E para variar não irei mostrar o estado geral , para começar a deixar suspense. 😁

large.IMG_1292.jpglarge.IMG_1294.jpglarge.IMG_1297.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estado do aquário 😞, filmado ontem 

https://youtu.be/-gutmmTQhXI

No meio de isto tudo o que anima ainda é isto 

large.IMG_1386.jpg

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está assim tão mal, as plantas parecem bem apesar das algas. Acho é que aumentar  a luz e ferts durante uma praga de ałgas foi má ideia, para mais com a flora a crescer razoavelmente! Não sei se funciona nessas algas, mas se calhar uma sobredose de excell podia dar aí uma ajuda...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@buedamau - sim as plantas não estão muito mal , as algas só começaram aparecer depois de aumentar a luz. Normal penso eu. O que me está a moer mais a cabeça são as diatomaceas , ja deviam ter desaparecido. 

Excel já comecei , estou com 1ml por dia vai fazer uma semana amanhã.

 

Vou fazer agora poda inversa , podar o tapete rente , tentar aspirar o maior etc , sem aspirar nenhum camarão , nem muito substrato. TPA , etc...

Editado por Ricardo Alexandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será o neosoil ainda a libertar muitos nutrientes para a água? 1ml de excell parece curto, no meu estou a dar 2ml ainda e não tenho essas diatomaceas, mas eu estava a falar de sobredose, 3x a dose máxima durante 3 dias seguidos, já experimentaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.