Patinho Feio


bettaa

Recommended Posts

Pessoal

Este é um remake que fiz ao meu pequeno aquário uma vez que o anterior estava a definhar completamente. Quem me acompanhou no tópico "Aquário doente" sabe do que falo. E quero agradecer a todos os que me ajudaram nesse tópico. Sem vocês eu nunca conseguiria recomeçar...

Eu nunca conseguirei chegar aos calcanhares de alguns aquários que acompanho neste fórum que são autênticos "quadros vivos",  mas esta pequena montagem muito simples, além de muito stress também está a dar-me muito prazer uma vez que é a minha primeira tentativa num plantado. Eu adoro "perder-me" a olhar para o aquário e sentir um "formigueiro" nas mãos a impelir-me a mudar isto ou aquilo. E podem ter a certeza que vou mudar...

Quanto ao nome que lhe dei, não o fiz com o sentido depreciativo. Vejo-o como um "impulso" para fazer o meu aquário crescer e tornar-se em algo ainda mais belo.

Bem já chega de lamechices de gaja e vamos ao que interessa:

Setup

Dimensões do aquário:

40x25x30cm - Scalare

Volume:

 30 L

Filtro:

Eheim liberty 2041

Iluminação:

Calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm (8000K e 3850lm)

Sistema de CO2:

Sem CO2

Substrato:

NEO Soil Compact Plants - 6L

Hardscape:

Troncos Jungle Wood

Pedras de xisto

Flora

Anubia Pangolino

Anubia Nana

Cryptocorine Wendtii Green

Rotala Rotundifolia

Ludwigia Mini Super Red 

Musgo Spiky

Hydrocotyle Tripartita

Fauna:

Ainda não coloquei mas pretendo colocar:

5 Otocinclus

8 Camarões Amano

1 Betta


Fotos:
Frente
large.IMG_20191120_181021.jpg.4408adeb8efdf4351fdb9de5888bba9a.jpg
 
Frente
large.IMG_20191120_181053.jpg.b801888bb4243964493ddc564c0696c6.jpg
 
Lateral Esquerda
large.IMG_20191120_181112.jpg.261f3fea8b19628a6c01862a8274f52f.jpg
 
Lateral Direita
large.IMG_20191120_181139.jpg.41ead3caf8aa47f851526bfb6669072b.jpg


  Acho que se pode ver que a água está bastante turva e não estou a perceber qual o motivo. Quando fiz a montagem, no dia 08 de novembro a água ficou límpida (podem ver uma foto que coloquei no anterior tópico que abri). Mas no passado sábado, dia 15/11 (uma semana depois), retirei todas as plantas e troncos e remexi no substrato. Para o fazer retirei quase toda a água e ao voltar a encher fiquei com a água desta cor. Pensei que ao fim de uns dias, com o funcionamento do filtro, já estaria com a água limpa mas até hoje está na mesma. Dentro do filtro tenho as seguintes matérias filtrantes: nos fundos das laterais e do centro coloquei um pouquinho de lã filtrante; numa das laterais está a esponja azul que veio com o filtro; na outra lateral coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Seachem Matrix 250ML; no centro coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Sera Siporax mini; no topo coloquei mais lá filtrante. Sabem o que poderá estar a causar esta água turva?
 
 

Editado por bettaa
Retificação das dimensões do aquário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

Tu fazes a pergunta sobre a água estar a sim turva,e logo a seguir tu respondes há tua pergunta,pronto e isso,mexeste no substrato o que querias que fica-se cristalina,claro que não pode ficar.

Agora faz umas TPA,s mesmo que seija pequena,duas durante uma semana,limpa por menos o perlon,o que e branco.

Eu ate fazia mais tirava mais de 50% da água,e colocava nova,e depois deixava passar 24 horas e via como ficava.

 

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Alvaro Silva disse:

Agora faz umas TPA,s mesmo que seija pequena,duas durante uma semana,limpa por menos o perlon,o que e branco.

Eu ate fazia mais tirava mais de 50% da água,e colocava nova,e depois deixava passar 24 horas e via como ficava.

Logo nesse dia em que mexi no substrato fiz uma tpa de mais de 50%. Até ontem, que não fiz, fiz sempre TPAs diárias. Mas não noto melhorias. Vou, então continuar com as TPAs.

Obrigada @Alvaro Silva

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, bettaa disse:

Eu nunca conseguirei chegar aos calcanhares de alguns aquários que acompanho neste fórum que são autênticos "quadros vivos"

Estás completamente errada nisto! Acho que todos tiveram de começar por algo e de certeza que não criaram logo os belos aquários que agora criam. Eu ainda não fiz nenhum que seja um desses tais quadros, mas olhando para o que fiz anteriormente noto uma evolução que é o mesmo que vais sentir no futuro. Quando começares a conhecer melhor todo o hardscape ganhas outras ideias para novas e melhores montagens. O segredo é não desistir e ter paciência, não tarda há mais aquários por aí 😅

Sobre o aquário, com mais tpa's a água vai ficar com outro aspecto. Acho que faltam umas plantas ali na frente do lado esquerdo, umas eleocharis acicularis, Marsilea hirsuta (etc) por exemplo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com tudo o que foi dito anteriormente pelo Álvaro, no entanto peço que tires uma foto ao filtro para percebermos melhor como está organizado, a lã filtrante(perlon) é a responsável por limpar estas pequenas partículas, se não está a limpar tira e mete nova.

Edit: Não reparei nesta frase que o Emejet comentou e bem, eu também ainda não fiz nenhum "quadro vivo", mas se comparar o que tenho hoje com o que tinha há 3 anos atrás no meu inicio... já levei uma boa evolução... o meu primeiro segundo terceiro aquários eram horríveis só passados 2 anos e meio 3 anos é que comecei a montar algo minimamente decente e mesmo assim às vezes saí com cada montagem... não podes em poucos meses ou anos desiludires-te porque não atinges aquilo que o pessoal com 10, 15, 20 anos de aquariofilia nos mostra aqui, até porque provavelmente tu tens em casa 3 ou 4 pedras e 2 madeiras pequenas... já o pessoal que apresenta grandes montagens tem a casa cheia de pedras e troncos de todas as formas e feitios, quanto mais variedade mais fácil se torna montar um aquário bonito mas a variedade custa €€.

O que interessa agora é melhorares e aprenderes com este aquário e para o próximo fazer ainda melhor é assim que se chega ao topo.

Como disse o Emejet umas Eleocharis ficavam muito bem aí à frente para preencher esse espaço vazio.

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Emejet disse:

Quando começares a conhecer melhor todo o hardscape ganhas outras ideias para novas e melhores montagens. O segredo é não desistir e ter paciência, não tarda há mais aquários por aí

 

há 13 horas, Brunomcc2000 disse:

O que interessa agora é melhorares e aprenderes com este aquário e para o próximo fazer ainda melhor é assim que se chega ao topo.

Obrigada a ambos. Vocês têm razão. Com persistência, com calma e, a chave da aquariofilia, com paciência, ao poucos vou evoluir. Esta "entrada no mundos dos plantados" já é uma grande evolução para mim. Há um ano atrás eu admirava os aquas plantados mas pensava que nunca iria conseguir fazer uma montagem dessas. Já comecei e tenho de vos agradecer porque tenho aprendido muito com todos vocês neste fórum.

 

há 13 horas, Brunomcc2000 disse:

peço que tires uma foto ao filtro para percebermos melhor como está organizado

Fotografar o interior de um filtro de mochila é complicado...Posso tentar fazer fotos em fases. Uma da primeira camada, outra da segunda...vou ver o que consigo fazer...

há 13 horas, Emejet disse:

Acho que faltam umas plantas ali na frente do lado esquerdo, umas eleocharis acicularis, Marsilea hirsuta (etc) por exemplo

 

há 13 horas, Brunomcc2000 disse:

umas Eleocharis ficavam muito bem aí à frente para preencher esse espaço vazio.

Agradeço a vossa sugestão e, por acaso,  ia mesmo falar em novas plantas para colocar no aqua. Mas tenho de levar em conta um fator muito importante. O aqua não tem CO2 e não irei colocar no curto/médio prazo. Por este motivo, penso que terei de escolher plantas que não sejam de manutenção exigente, certo?

As que vocês sugerem reúnem esse requisito?

As cryptocoryne green que coloquei não sei se irá aguentar. As folhas estão a meltar. Se calhar não aguentou as mexidas no substrato. Andei a ver outras plantas no site da trópica e gostei destas:

Limnophila Sessiliflora ou a Limnophila Heterophylla para colocar atrás, caso a Cryptocoryne não se aguente. Pelo que li no site da trópica serão fáceis e sem muita exigência, certo?

Também vi esta Ludwigia palustris e adorei...tem uma cor vermelha linda....mas não sei se num aqua sem CO2 e com a calha que tenho se irá aguentar...

Quanto à parte da frente do aqua também pensei numas plantas tapete, mas voltei a ter a dúvida que mencionei acima...

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

A planta Limnophila Sessiliflora podes colocar,e de facil manutenção ,agora não sei se conseguias manter sem co2 a Ludwigia Palustris,requer um pouco de mais luz,e so2.

Saudações

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do meu aquário continua turva. Não coloquei mais fotos porque está exatamente igual às fotos que coloquei no primeiro post deste tópico. No sábado fiz uma TPA de 90% (mais ou menos) e quando enchi o aquário a água estava limpa. Mas ao final do dia voltou a ficar baça. Parece que tem um nevoeiro. Tenho feito TPAs diárias de 50% (ou mais) e tenho lavado ou trocado a lã filtrante. A água fica mais limpa mas depois volta a ficar baça...

Será que são as matérias filtrantes que estão com alguma sujidade aquando eu remexi no substrato na semana seguinte à montagem?

Eu acho que não tem influência mas, para que tenham todas as variáveis, o aquário não tem nenhum termostato ligado porque eu só tenho um e está no aquário pequeno onde estão o 4 camarões Amano.

Já não sei o que fazer porque, com a água assim, tenho receio de passar os camarões Amano para este aquário.

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

Deve haver qualquer coisa ai que não esta bem,ou o filtro não esta a fazer o trabalho dele ,por qualquer motivo,ou então o teu conceito de água limpa esta um pouco turvo,não leves a mal,mas como e pocivel estar a sim há tanto tempo e o filtro não ter limpo já há muito isso, se não tens perlon no filtro deves colocar,se tens,deves limpar mais vezes.

Tens que fazer um esforço para veres se percebes qual a origem de essa água não estar cristalina.

Saudações  

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Alvaro Silva disse:

não leves a mal,

Senhor @Alvaro Silva claro que não levo a mal. Está a tentar ajudar-me. Só tenho a agradecer.

O perlon é a lã filtrante, certo? Isso eu tenho e lavo todas as vezes. Mas vou colocar ainda mais lã e vou continuar com as TPAs. Mas se nada resultar, vou tomar uma medida drástica. Como ainda não tenho fauna no aquário, no limite, retiro toda  a água e refaço todo o filtro. Se assim for sei que tenho de fazer de novo o clico de azoto, mas assim, se calhar resolvo o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bettaa

O tirares toda a água do aquário não quer dizer que vás perder o ciclo,desde que o filtro fique sempre a trabalhar,nem que para isso coloques o filtro a trabalhar com água do aquário num recipiente há parte,e retiras toda a água do aquário,e colocas nova,mas antes de tirares toda a água faz uma limpeza ao substrato com um tubo,ao mesmo tempo que tiras a água toda.

Se o filtro já tem perlon,ou estares a colocares mais vai-te cortar em muito a saida da água,se já tens e só indo sempre limpando quando necessário.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Brunomcc2000 disse:

Tira uma foto do filtro para perceber como está organizado

Já ando para fazer isso mas tenho-me esquecido...😳  Dentro do filtro tenho as seguintes matérias filtrantes: numa das laterais está a esponja azul que veio com o filtro; na outra lateral coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Seachem Matrix 250ML; no centro coloquei cerâmicas mesh da Eheim e Sera Siporax mini; no topo coloquei mais lã filtrante. Nas duas saídas das quedas de águas coloquei lã filtrante.

 

há 17 minutos, Alvaro Silva disse:

O tirares toda a água do aquário não quer dizer que vás perder o ciclo,desde que o filtro fique sempre a trabalhar

Eu sei, mas eu falava de, no limite, retirar tudo de dentro do filtro e lavar em água corrente, uma vez que a água do aquário não me parece em condições. Mas isso irei fazer em último recurso.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí alguma coisa muito estranha... Não estou a perceber o que é...

O aquário onde estão os amanos tem luz?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Brunomcc2000 disse:

Tens aí alguma coisa muito estranha... Não estou a perceber o que é...

Então imagina eu, que sou caloira nesta área. 

há 8 minutos, Brunomcc2000 disse:

O aquário onde estão os amanos tem luz?

Sim, tem um pequeno candeeiro Led. Mas está constantemente ligado porque a tomada com temporizador está no aquário principal onde liguei a calha. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu metia madeiras e pedras no outro aquário, limpava o filtro(não é preciso reiniciar o ciclo desde que mantenhas as cerâmicas dentro de água do aquário e desde que não metas água com cloro no aquário não deverás ter problemas), fazia uma TPA valente para reduzir ao máximo a névoa, montava o filtro novamente e dava-lhe tempo isto porquê? Não encontro nada no aquário que possa provocar essa névoa será que há alguma coisa nas rochas, madeira ou até a cola que meteste no aquário que está a provocar esta névoa? Não sei mas se tirares isso do aquário e o aquário continuar a ganhar essa névoa certamente não será daí, pelo que sobraria apenas 2 coisas substrato e filtro, a sujidade que o substrato lança deveria ser limpa rapidamente pelo filtro por isso não deverá ser daí, por acaso o filtro não tem um caudal muito forte e não chega com muita força ao substrato? Não remexe nada aí em baixo? Isto sou eu já a disparar em todas as direções um aquário com mais de 30 dias e estar assim durante 30 dias não é normal, por outro lado se o aquário dos amanos começar a ganhar névoa vais saber que ou a madeira ou as pedras estão a provocar a névoa(embora seja estranho se isto estiver a acontecer mas para mim também é estranho ter névoa este tempo todo por isso pode ser qualquer coisa...)

Lembraste quando é que o aquário começou a ganhar névoa? Foi quando meteste o quê no aquário? Só ganhou névoa depois de remontar certo?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a meter alguma coisa na água? No aquário ou na água das TPA's? Acondiconadores bactérias alguma coisa?

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Brunomcc2000 disse:

por acaso o filtro não tem um caudal muito forte e não chega com muita força ao substrato? Não remexe nada aí em baixo? Isto sou eu já a disparar em todas as direções um aquário com mais de 30 dias e estar assim durante 30 dias não é normal

O filtro está no máximo mas não vejo que faça levantar o substrato. 

O aquário foi montado a 8 de novembro. Remexi no substrato no fim de semana seguinte (15 de novembro). Ainda não tem 30 dias.... 

há 34 minutos, Brunomcc2000 disse:

Lembraste quando é que o aquário começou a ganhar névoa? Foi quando meteste o quê no aquário? Só ganhou névoa depois de remontar certo?

Notei esta névoa desde que remexi no substrato. 

há 26 minutos, Brunomcc2000 disse:

Estás a meter alguma coisa na água? No aquário ou na água das TPA's? Acondiconadores bactérias alguma coisa?

Não estou a meter a condicionadores na água. Nunca usei. 

há 38 minutos, Brunomcc2000 disse:

fazia uma TPA valente para reduzir ao máximo a névoa, montava o filtro novamente e dava-lhe tempo

No fim de semana passado fiz uma TPA quase total. No início a água fico limpa mas ao final do dia voltou a ficar com a tal névoa. 

Vou fazer como dizes. Outra TPA valente e limpar bem o filtro. 

Se nada resultar já fico a pensar que é como diz o Sr. Álvaro Silva. Estou a imaginar coisas... E não vos volto a chatear sobre este assunto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, a água deve estar assim por teres remexido o substrato. E se desligaste o filtro para a manutenção, o acto de ligar/desligar pode ter causado alguma sujeira. 
Há boa movimentação da água no aquário?
Não é das melhores soluções, mas podes agora ao inicio testar colocar um pouco de carvão activado no filtro. De resto é continuar a fazer umas boas tpa's, que isso vai ao sitio. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Emejet disse:

Há boa movimentação da água no aquário?

Sim, o filtro está no máximo. Hoje voltei a fazer uma TPA quase até ao substrato. Para já não está mal, vamos ver amanhã.  No fim de semana, farei uma TPA ainda maior e vou limpar o filtro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No sábado fiz uma TPA quase total, limpei o filtro e quando enchi o aqua a água ficou limpa. No dia seguinte já estava menos limpa. Na segunda feira fiz uma TPA de 40% mais ou menos e ficou melhor. Hoje voltou a aparecer o que parece ser um pó branco. Até tirei uma foto macro da linha de água que baixou devido à evaporação.

large.IMG_20191203_181310.jpg

 

Eu li algures pelo fórum que poderá ser o substrato a largar algumas bactérias (não sei se estou a dizer corretamente) uma vez que tenho poucas plantas no aquário. Já planeava comprar mais plantas e vou tentar fazer isso mesmo durante esta semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aquário parecia-me muito "despido" e também seguindo a vossa sugestão de que deveria colocar plantas na parte da frente, fiz uma encomenda que chegou na sexta-feira. Comprei Ludwigia Mini Super Red para colocar atrás e Hydrocotyle Tripartita para a frente. Provavelmente vão dizer que são plantas que cresceriam melhor com CO2 (todas as plantas agradecem CO2, penso eu🙂), mas vou fazer tudo para que cresçam saudáveis. Também li nos vossos tópicos que a Tripartita pode trornar-se "invasora" no aquário pela velocidade com que cresce. Mas se calhar sem CO2 ela não crescerá com tanta força(?)...Vou estar atenta...

Aqui ficam umas fotos:

large.IMG_20191215_181542.jpg

large.IMG_20191215_181622.jpg

large.IMG_20191215_181629.jpg

 

Agora não quero fazer mais mexidas. Quero deixar o aquário fazer o ciclo completo para começar a colocar a fauna.

Hoje fiz umas medições e foram estes os resultados:

PH - 7

Amónia-NH4 - 0.05 (a cor estava mais amarela que a cor da tabela).

Nitrito - NO2 - 0.1

Nitrato - NO3 - 1

Ferro - FE - 0.05

KH - 3 (a cor da água nunca esteve azul. Coloquei 3 gotas para ficar um amarelo claro)

Devo começar a fertilizar? Eu tenho o fertilizante liquido Tropica Specialized.

Ainda não poderei colocar os 4 Amano que estão no outro aqua, pois não?

 

 

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

Hoje de manhã fiz uma TPA e ao meio da tarde fiz medições. Desta vez vou deixar-vos fotos dos frascos para ter a vossa ajuda na verificação dos resultados:

Imagem de todos os frascos:

(eu tentei colocar imagens mais pequenas para ser mais confortável comparar mas não estou a conseguir)

large.IMG_20191221_142826.jpg

 

 PH (3,0-10) = 7

large.IMG_20191221_142941.jpg

Amónia - NH4 <0,05

large.IMG_20191221_143125.jpg

Nitrito - No2 = 0,05

large.IMG_20191221_143316.jpg

Aqui estou com muitas dúvidas

Nitrato No3 =1 ou No3 =5 ?

large.IMG_20191221_143458.jpglarge.IMG_20191221_143715.jpg

 

Ferro FE = <0,02

large.IMG_20191221_144044.jpg

 

Em resumo:

PH: 7

Amónia-NH4 - <0,05

Nitrito - NO2 - 0,05

Nitrato - NO3 - 1 ou 5

Ferro - FE - <0,02

Acham que apurei bem os valores?

Atualmente o aquário está sem termostato e, infelizmente vai estar assim porque o que tenho está no aquário dos Amano. Só o poderei passar para este aquário quando puder colocar a fauna aqui.  A evolução do ciclo de azoto também depende da temperatura da água?

Ainda não poderei colocar os 4 camarões Amano neste aqua, pois não?

Desde já agradeço a vossa ajuda.😉

 

 

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bettaa

Esses resultados se estiverem certos na minha opinião ate nem estão maus,agora como tu fizestes uma TPA de manhã,e fizestes os testes há tarde ate podem estarem um pouco alterados divido teres feito os testes depois de umas horas da TPA,talvez se tivesses feito os testes 24 horas depois da TPA os resultados seijam outros,para melhor,ou pior.

Sobre não teres o termostato nesse aquário,podes ir a uma loja dos Chineses e compras um que ate não são muito caros e sempre dá para desenrascar,eu aqui há muito tempo comprei um nos Chineses e deu muito bem,e ate hoje faz bem o seu trabalho.

O ciclo  ser em água quente ou fria ele faz-se,a diferencia entre eles e que com água quente as bactérias se desenvolvem mais rápido.

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.