Agua turva


Cm cboia

Recommended Posts

Boa tarde 

Tenho um aquário com cerca de 75 litros e com as mesmas características do meu vizinho (Peixes, areião, filtro, luz, tronco etc) e no aquário dele a agua esta cristalina e a minha nunca consegui ter, será por causa de quê? 

Alguém me pode ajudar? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada aquário é diferente, cada um é o seu próprio ecossistema. Pode montar 2 aquários exactamente iguais, mas passado uns tempos vão ser 2 ecossistemas completamente diferentes.

Manutenção, tipos de matéria filtrante, tipos de plantas, quantidade de alimentação, tipo de luz, etc, etc, etc, são tudo coisas que afectam a água do aquário de maneiras diferentes.

Mais importante do que comparar com o aquário do seu vizinho, para o ajudarmos, seria mais importante descrever-nos o seu aquário e equipamento, assim como que manutenção faz: 

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Cm cboia

Pois isso reduza-se a filtro muito fraco,além de outros pormenores,dois aquários,dois sistemas totalmente independentes sem conexão um ao outro.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia mais uma vez quanto ao equipamento que tenho e um filtro da marca sera FIL 120, aquário de 75litros e termostato com a temperatura a 28 graus. Quanto ao areao branco tipo coral próprio para ciclideos africanos. O filtro tem cerâmica, carvão ativado e esponja. Não tem exposição de luz direta, faço a troca de água cerca de mês a mês. Anteriormente tinha areao escuro e retirei agua toda e iniciei tudo de novo, tendo ficado cerca de 1 semana o aquário sem peixes e trocas de águas todos os dias em 20%, e coloquei carvão ativado novo. Mas tudo ficou na mesma. Não consigo perceber a razao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

75L é demasiado pequeno para Mbunas, filtro interno então... a minha questão não é como é que a água está turva é quanto tempo vão demorar a morrer.

Hoje em dia com a informação que temos online não percebo como é que se montam aquários assim... Só para o Chindongo Demasoni aconselha-se no mínimo 300L com 120cm de frente...

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem aí a sua resposta. Num aquário com uma população de peixes adequada deve fazer-se uma troca de água todas as semanas, e limpar o filtro pelo menos 2 vezes por mês.

Esse aquário está extremamente sobrelotado e com um filtro pouco eficaz. 

Não é uma solução para o problema, mas para ter água mais clara deve utilizar sempre lã filtrante no filtro, Carbono Activado deve ser utilizado apenas para remover toxinas, medicação e/ou cheiros indesejados.

Deve pensar sériamente em comprar um aquário muito maior, ou tentar vender/trocar os peixes que tem por peixes mais adequados ao tamanho desse aquário. Além disso, um filtro externo será sempre melhor que o que está a utilizar.

 

45 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Hoje em dia com a informação que temos online não percebo como é que se montam aquários assim...

O problema é que as pessoas ainda confiam no que os lojistas lhes aconselham... 🙄

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O problema é que as pessoas ainda confiam no que os lojistas lhes aconselham... 🙄

Pois... e o problema nem é bem das pessoas, porque eu já estive inserido na parte das "pessoas que confiam no que o lojista diz" até descobrir por mim mesmo que não é bem assim.
Há muitas lojas e poucos funcionários que percebam do que vendem e do que aconselham. Felizmente encontrei algumas (poucas) lojas com pessoas responsáveis e, principalmente, por aqui no fórum que me souberam aconselhar como deve ser.

Quanto ao assunto em causa, o aquário é muito pequeno para a fauna, o filtro deveria ser um externo sem dúvida e o carvão está a mais. Mas nesse filtro não deve dar nem para colocar lã nem nada mais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que me aconselham a fazer, quais os filtros, fauna, trocas de agua para este tipo de aquários.

Ou qual a fauna para este aquário, evitando assim novo investimento em equipamentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Cm cboia said:

Então o que me aconselham a fazer, quais os filtros, fauna, trocas de agua para este tipo de aquários.

Ou qual a fauna para este aquário, evitando assim novo investimento em equipamentos.

Eu não tenho muita experiência com ciclídeos, mas sei que ficam grandes demais para esse aquário. Eu optaria, por exemplo, por colocar algumas plantas verdadeiras e um grupo de 20 Néons (ou um grupo de outro tipo de Tetras), ou só 12 Néons e um grupo de 6 a 8 Corydoras.

Não seria necessário alterar o filtro, desde que faça manutenção pelo menos 2 vezes por mês. No entanto, um filtro externo será sempre mais eficaz e mais fácil de manter.

Também deve trocar o carvão activo por lã filtrante, se possível, para ter água mais cristalina.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais