Lampada RGB


Pedro Campos

Recommended Posts

Boa noite, estou a procura de uma iluminação RGB para o meu aquário, e tenho bastantes dúvidas sobre a marca a escolher. Sei que a Twinstar tem uns muito bons mas o preço é  desagradável. Vi também da Fluval, Chihiro, Peterpets... alguém me pode ajudar numa escolha boa relativamente preço/qualidade?

Muito obrigado,

Cumpts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres as Twinstar a Twinstar 900 EA servirá para o teu aquário, a calha tem 90cm mas é ajustável servindo para aquários até 110cm penso que 5cm de cada lado não será problema de qualquer das formas aconselho-te a esperares por alguém mais entendido na matéria para confirmar.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei recentemente por duas calhas Eheim (Plants e DayLight), e estou satisfeito. Numa semana a diferença é enorme.

Falam muito da twinstar, mas o meu aquário é de 150cm e as twinstar são de 120cm, faltava muito. As Eheim são de 135cm, cobrem melhor toda a área (e além disso, são duas calhas).

A nível de preço, uma twinstar de 120cm ou as duas Eheim de 135cm ficam quase na mesma coisa (sendo ainda assim mais caras as Eheim).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não me engano as Twinstar também permitem simular o amanhecer e anoitecer, eu conheço pouco de todas as calhas mas as que tenho estudado mais são as Twinstar porque vou comprar uma para o meu aquário, há que pensar também que as calhas são caras é verdade mas são boas e têm uma estimativa de vida de 10.000h, qualquer coisa como 10 anos a trabalhar 8h por dia, é um investimento.

E se te limitares a uma calha fraca tens de ter noção que o teu aquário estará sempre limitado a uma flora fraca, o que muitas vezes se vê é o pessoal a poupar e depois começar a entusiasmar-se e a querer plantas exigentes que acabam por morrer por não terem luz suficiente, no entanto, como disse antes o melhor é teres calma e esperares por um expert como o@ismael_figueira (se não me engano ele é moderador da secção dos equipamentos local onde deverias ter colocado esta questão)

Espera um pouco, há por aí mais entendidos é questão de esperar que tenham tempo e que vejam o teu tópico, mas o melhor é ter calma mesmo, a pressa é inimiga da perfeição e na aquariofilia é exatamente assim, boa sorte.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro bom dia,

 

Antes de decidires que iluminação pretendes para o teu aquário, há umas quantas variáveis a ter em consideração.
Que tipo de aquário é, se tens ou não co2 instalado, que tipo de plantas tens ou pensas vir a ter, fertilizações, são tudo pontos a considerar para fazer a melhor escolha.

Para teres noção, na equação LUZ/CO2/FERTILIZAÇÃO, quando uma das variáveis aumenta inevitavelmente as outras terão de acompanhar e vice versa, resumindo para o assunto luz, não adianta teres co2 e fertilização disponível se não tiveres luz suficientemente capaz a acompanhar.

 

À partida diria para ires para a TWINSTAR, mas como em tudo a qualidade paga-se. Tenho visto relatos da qualidade das eheim, a meu ver perdem em alguns aspectos nomeadamente por serem mais estreitas e os acessórios são vendidos à parte. Tens também as Chihiros, estas cumprem o dever mas a nível de cor deixam um pouco a desejar. Posso dar feedback direto da gama das FTB (não são rgb), funcionam bem mas creio que já não são comercializadas, podes tentar ver se encontras algum negócio usado... exsitem mais uma série de marcas, apenas citei as que acho mais relevantes ao nível de qualidade/preço,  portanto como vês oferta não falta!

Agora o mais importante é perceber as necessidades do aquário que idealizas, pensa na luz como um investimento a longo prazo, pois a tendência é sempre evoluir e querer ir para aquários mais exigentes a começar pelos tipos de plantas usadas. Se investires menos agora corres o risco de sentires mais tarde que o investimento foi em vão e precisas de algo mais para cumprir os teus objectivos. A acrescentar, mesmo que agora não tenhas um aquário muito exigente no que toca a iluminação, podes acoplar um controlador de intensidade que ajuda em muito a manter as coisas equilibradas.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Edit: Tópico movido para área de Iluminação.

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o aquario que tenho e de 100×50x40 e pus um sistema de co2 ha uns dias. Neste momento uso uma fertilização da AquaArt. Em termos de ilumincao tenho uma calha led de 18w e como estou a querer evoluir o aquário tenho a luz a não acompanhar o resto. Pelo que vejo e vou estudanto, uma escolha de garantia de satisfação e com possibilidade de evoluir à vontade, é  mesmo a Twinstar. 

Estou inclinado para fazer um bom investimento agora para colher frutos um dia mais tarde 🙂

obrigado pelo vosso apoio

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse o @ismael_figueira, a melhor coisa a fazer é sempre comprar o melhor equipamento possível. Tentar poupar dinheiro geralmente leva a custos mais elevados a longo prazo.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais