Tetra cardinal com parasita


PauloJM

Recommended Posts

Boa tarde,
 
INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:

Comprimento 50(cm) x Largura 27(cm) x Altura 30(cm)

Volume:

40L

Filtro(s):

Seachem Tidal 35

Matérias filtrantes:

esponja de filtro, seachem matrix e lã filtrante

Iluminação:

Calha de leds marca branca.

PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC):

24 ºC, com termostato.

Apenas tenho aqueles teste 6 em 1.

pH: 6.5

Amônia: Teste que tenho não mede amônia.

Nitrito: ok

Nitrato: 10mg/l

TPA's (Trocas Parciais de Água):

Semanalmente ou de 2 em 2 semanas troco pelo menos 50%. Incluindo a limpeza do filtro.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

4 tetra cardinais

2 nariz de bebado

Ancistrus anão (penso que seja o nome, aparece na foto agarrado ao tronco)

2 camarões amano

Aspecto físico:

Tenho neste momento um tetra cardinal com os seguintes sintomas:
 
Já não é o primeiro. Já me aconteceu a um à uns 4/5 meses. Na altura fui a loja onde o comprei (loja de aquariofilia) o dono disse-me que era para tentar remover com uma pinça.
Como se tratam de peixes muito pequenos não é uma tarefa muito facil. Até porque não tenho experiencia nisso.
 
O problema é que já parece estar a passar também para um nariz de bebado.
 
Aspecto comportamental:
Normal.
Aspecto das fezes:
 
Alimentação:
Granulado.
O peixe doente alimenta-se ou não? Sim

Flora:

Anubia nana, bucephalandra green e monte carlo.

OBSERVAÇÕES:

Devido a uns problemas familiares fiquei umas 3/4 semanas sem conseguir fazer TPA's. Apenaas fazia a alimentação dos peixes e acrescentava água devido a evaporação da mesma.

Não sei se poderá ter sido o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro ponto... 90% (número retirado da minha cabeça) das pessoas que trabalham em lojas de aquariofilia ou não sabem, ou não querem saber práticamente nada sobre aquariofilia, ou querem apenas vender.

Segundo ponto, os parasitas não surgem por geração espontânea dentro de um aquário, não e por falta de TPAs que vai ter desse tipo de parasitas.

Tiveram de vir de algum lado, se já teve o problema e não o tratou devidamente, é normal que voltem a aparecer. Procure por um medicamento para peixes eSHa gdex por exemplo, para tratar desses parasitas de uma vez por todas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PauloJM

Pelo aquilo que vi na foto isso e um parasita chamado ( Verme Ancora)  Lernaea Cyprinacea,andei a ver por aqui sabia que tinha aqui um artigo sobre este tema e encontrei aqui vai para veres como se pode tratar.

https://peixeseaves.wordpress.com/2016/05/11/lerneose-verme-ancora/

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa nojte,

Desde já agradeço a ajuda.

Já tinha pesquisado o verme ancora e não parece bem isso. Estes ficam tipo dentro de uma bolha. E não parecem estar tão fixos. São mesmo tipo um fio.

O link que partilhei é exatamente a mesma coisa.

Em relação ao tratamento com eSHa posso fazer diretamente no aquário? Nunca fiz nenhum tratamento. Não sei se faz mal as plantas ou camarões.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/16/2019 at 10:33 PM, PauloJM said:

Em relação ao tratamento com eSHa posso fazer diretamente no aquário? Nunca fiz nenhum tratamento. Não sei se faz mal as plantas ou camarões.

Pode e deve fazer o tratamento directamente no aquário, de acordo com o site do produto (em Inglês) é seguro para os camarões. 

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Boa noite. 
Esse tratamento com eSHa resultou consigo? 

Hoje deparei-me com um cardinal com o mesmo parasita. 
Não consigo é identificar de onde ele possa ter vindo, uma vez q não introduzi nada novo no aquário recentemente, além de comida e água nas tpas.

Alguém sabe se isto é transmissível?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais