Água turva


john3voltas

Recommended Posts

Boa tarde.
Já aqui mencionei noutro tópico que no passado FdS comprei um pequeno aquário de 16L, e 2 peixes pequeninos (goldfish), comida para peixe, e acondicionador e bactérias da marca Kiwoko.
Na altura, o funcionário esclareceu todos os pormenores de como tratar dos peixinhos e do aquário mas eu não consegui memorizar o que ele me disse.

Naquele dia, quando cheguei a casa, enchi o aquário e coloquei 0,25ml de acondicionador. Os peixes ficaram no saco até ao dia seguinte. De lá para cá não fiz mais tratamento nenhum porque só me lembro do funcionário me ter dito para todas as semanas trocar 10% da água por água da torneira. Sei que me disse como usar o acondicionador e as bactérias mas estava muito barulho por haver muitas crianças a correr na loja (que é grande e faz eco) e não consegui acompanhar e memorizar o resto.

Neste momento a água do aquário está a começar a ficar um pouco turva e por isso estou receoso que vá fazer mal aos peixinhos.
Um resumo das minhas dúvidas mais importantes:

- Não sei de quanto em quanto tempo é que se metem esses produtos (bactérias/acondicionador);
- Não sei se se colocam ao mesmo tempo ou em alturas separadas;
- Não sei se se pode colocar os produtos com os peixes dentro dessa água ou se devo retirar os peixes (para um aquário improvisado) enquanto dou tempo para os produtos se dissolverem na água.

Em resumo, precisava que alguém me desse umas dicas porque não consigo passar na loja tão depressa e não me atendem o telefone nem me respondem aos mails. 
Acham que me podem ajudar?
Obrigado.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro de tudo é importante perceber o que é que está a adicionar ao aquário para perceber o que faz e quando deve ou não colocar.

O acondicionador serve para retirar o cloro e aglutinar metais pesados da nossa água, porquê? Porque são nocivos aos peixes e às próprias bactérias nitrificantes que são o coração dos nossos aquários.

As bactérias que adiciona ao aquário são bactérias nitrificantes, servem para transformar elementos tóxicos em elementos menos tóxicos, fazem parte do filtro biológico, transformam a amónia(muito tóxico) em nitritos(muito tóxico) e os nitritos em nitratos(menos tóxico), resumindo todos estes 3 elementos são tóxicos mas os nitratos são os que te permitem ter maiores concentrações sem pôr em causa a vida dos peixes, por exemplo 1ppm de amónia é gravíssimo, 1ppm de nitritos é gravíssimo, 1ppm de nitratos não é nada.. os nitratos são perigosos quando perto de 50ppm(nos meus aquários anda sempre por volta dos 10 a 20ppm)

Agora vamos falar sobre a TPA(TPA = Troca Parcial de Água), eu no teu aquário fazia cerca de 30%, ou seja 5L, basta com uma mangueira meter uma ponta dentro de água e a outra metes abaixo do nível da água e chupas, a gravidade trata do resto... basta deixares escorrer 5L e páras, depois pegas num garrafão, enches com água da torneira metes o acondicionador e metes no aquário, depois no aquário podes pôr umas gotas de bactérias para ajudar a fortalecer o ciclo.

Uma dica os produtos têm manual de instruções na própria embalagem, por norma há um canto onde se descolares esse papel agarrado à embalagem vai estar lá as instruções(quando chegar a casa envio uma foto para perceberes melhor onde estão as instruções, isto se me lembrar)

 

Essa névoa branca podem ser bactérias(não as que você quer no aquário), poderá estar relacionado com o excesso de matéria orgânica na água do aquário.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já disse, mas pelo sim e pelo não convém explicar: eu sou um autêntico nabo e um total ignorante no assunto.
Na minha mente sempre pensei que era só comprar um aquário, um peixe, meter água e trocar a água de vez em quando.
Estou completamente aos papéis com isto...

Deixo aqui as etiquetas dos produtos que comprei.

Quote

 

= ACONDICIONADOR PARA PEIXES DE ÁGUA FRIA =
Acondicionador específico para aquários de peixes de água fria e estanques. Estabiliza a água eliminando o cloro, a cloramina e os metais pesados de forma imediata. Contém Aloé Vera que protege a mucosa do peixe e ajuda a cicatrizar as feridas.

Utilização: Apto para aquários de água doce de peixes de água fria, tanto o Carassius como o Kois. Especialmente indicado para aquários novos, fazer trocas de água, a aclimatização, o transporte de peixes, os peixes em convalescença e também para o pós-tratamento.

Modo de emprego: Acrescentar 5 ml por cada 20 litros de água. Em peixes com intoxicações, é possível dar banhos de 25 ml por litro de água durante 30 minutos.
PRECAUÇÕES: AGITAR ANTES DE UTILIZAR. ARMAZENAR ENTRE 4 E 45ºC. EM CASO DE DERRAME LAVAR COM ÁGUA. EXCLUSIVAMENTE PARA UTILIZAÇÃO EM AQUÁRIOS DECORATIVOS. MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

 

 

Quote

= BACTÉRIAS PARA AQUÁRIOS =
Contém um concentrado de 9 espécies de bactérias vivas benéficas, que são de grande ajuda para manter a qualidade da água nos aquários, tanto de água doce como de água salgada. Eliminam os amoníacos, os nitritos e o excesso de nutrientes que causam problemas de qualidade da água.

Utilização: Apto para filtros de aquários de qualquer espécie aquática. Especialmente indicado para filtros de aquários novos, fazer trocas de água, a recepção de peixes e também para o pós-tratamento. Modo de emprego: Tratamento inicial: Depois do tratamento com o anticloro ou um acondicionador, aguardar um dia, acrescentando à água do aquário uma dose de 10ml por cada 40 litros de água durante três dias consecutivos.

Manutenção: Acrescentar semanalmente uma dose, tendo sempre em conta a quantidade, o tamanho dos peixes e o volume do aquário. Para aquários com uma quantidade normal de peixes (1 cm/peixe por cada litro de água), a dose seria de 5ml por cada 40 litros de água.
Contaminação da água: Por amoníaco e/ou nitritos, acrescentar, durante 3 dias consecutivos 10 ml por cada 40 litros de água. Depois de tratamentos com medicamentos: Anticloro, etc, aguardar 24 horas depois do tratamento para repor o produto na água, acrescentando só uma dose de 10ml cada 40 litros de água. Em qualquer caso, continuar o tratamento de manutenção.
PRECAUÇÕES. AGITAR ANTES DE UTILIZAR. ARMAZENAR ENTRE 4 E 45ºC. EM CASO DE DERRAME LAVAR COM ÁGUA. AS MEDICAÇÕES E O CLORO PODEM DESTRUIR AS BACTÉRIAS. MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


Não faço a mais pequena ideia do que devo fazer.
No primeiro dia meti 25ml de acondicionador na água e só coloquei os dois peixitos de 2cm na água no dia seguinte.
De lá para cá não fiz mais nada, ou seja, desde Domingo. O aquário é de 16 litros.
Agradeço qualquer conselho que me possam dar uma vez que à conta da minha burrice, de não ter investigado o caso, quem acaba por estar a sofrer são os pobres dos peixinhos.
Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leia um pouco sobre ciclo do azoto sem saber o que é o ciclo do azoto é difícil manter um aquário

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já esta tarde estive a ler sobre o ciclo do azoto mas eu continuo sem perceber o que fazer.

O tratamento faz-se com os peixes na água? Preciso de perceber pelo menos isso.

Além de que o acondicionador no panfleto fala de fazer banhos de 30 minutos. Não percebo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas john3voltas

Não tentes querer saber de uma só vez tudo,para já ficas ainda pior se começares a tropeçar em tantas questões que para ti que estas a começar vai-te por a cabeça num turbilhão.

Uma vez que comprastes o aquário,e logo de seguida os peixes,foi um erro,ao qual tu estavas alheio,mas que e imperdoável ao vendedor o não te ter explicado que não devias de levar os peixes sem teres de fazeres o tal ciclo do azoto,ou porque também ele não sabe,ou porque quer e vender e o resto que se dane,agora o mal já esta feito.

Esquece os banhos de 30 minutos,sempre que fizeres uma TPA antes de colocares a água no aquário,colocas o acondicionador na água que vais colocar,os devidos pingos que fala na etiqueta,isto antes de colocares a água no aquário.

Deves fazer alem da TPa semanal,podes fazer uma a meio da semana,sempre colocares no recipiente da água os tais pingos do acondicionador para retirar o cloro,e os metais pesados,já as bactérias colocava só mais uma vez,e acho que não será preciso mais.

Não deves retirar os peixes do aquário nem para colocares esses produtos,nem quando fazes as TPA,s.

Agora lei aqui sempre ficas a saber melhor sobre esses peixes, http://www.aquarismopaulista.com/peixes-aguafria/   .

Tem muita calma porque este hobby requer muita paciência,e muita calma.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Alvaro Silva said:

Esquece os banhos de 30 minutos,

sempre que fizeres uma TPA antes de colocares a água no aquário,colocas o acondicionador na água que vais colocar,os devidos pingos que fala na etiqueta,isto antes de colocares a água no aquário.

Ok. Então, pego num alguidar lavado, encho com 1,5 litros (10%) e aplico o acondicionador.

Como estamos a falar de 5ml para cada 20 litros, e como só vou trocar 1,5 litros de água, estamos a falar de 0,375ml de acondicionador.
Vou ter que arranjar maneira de saber mais ou menos quantos pingos para obter aproximadamente 0,375ml...

Retiro o tal 1,5 litros do aquário e ponho os 1,5 litros que acabei de preparar naquele momento, certo?

Quote

Deves fazer alem da TPa semanal,podes fazer uma a meio da semana,sempre colocares no recipiente da água os tais pingos do acondicionador para retirar o cloro,e os metais pesados,já as bactérias colocava só mais uma vez,e acho que não será preciso mais.

Ora então, pelo que percebo, farei 2 TPA por semana. Uma ao FdS e outra à 4a feira.
Como é isso de aplicar as bactérias só uma vez? Estamos a falar de só uma vez por semana ou só uma vez por ano ou só uma vez na vida daquele aquário?

Quote

Não deves retirar os peixes do aquário nem para colocares esses produtos,nem quando fazes as TPA,s.

Agora lei aqui sempre ficas a saber melhor sobre esses peixes, http://www.aquarismopaulista.com/peixes-aguafria/   .

Tem muita calma porque este hobby requer muita paciência,e muita calma.

Saudações 

Muito obrigado pela ajuda. 🙂

Editado por john3voltas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ooora muito boa noite a todos.

Ontem consegui falar com os senhores da loja onde comprei o aquário e os 2 peixinhos.
Expliquei que não me lembrava das indicações e pedi para me ajudarem.
Disse-me então o senhor do outro lado da linha que eu deveria fazer duas ou 3 TPA de uns 3 litros com 3 dia de distância e que daí em diante podia passar para TPA's de 1,5 litros de 3 em 3 dias durante umas 4 a 6 semanas.

Disse-me para colocar ambos os produtos directamente no aquário a cada TPA e que as contas para se saber quanto de produto se deve usar são para ser feitas ao total de água no aquário e não à quantidade de água que estiver a colocar na TPA.
Agora é que ele baralhou isto tudo.
Tinha ficado com a ideia de que os produtos eram para se colocar na água que naquele momento fosse adicionar e que a quantidade de ambos os produtos a aplicar seria sempre com base na quantidade de água que estivesse a colocar. Mais água, mais produtos. Menos água, menos produtos. Mas ele disse que não que é com base no total de água que o aquário leva...

Tendo em conta o rótulo dos produtos que reproduzi aqui, 2 mensagens antes desta, acham que está certo?
Eu como já tinha feito a TPA no Sábado logo de manhãzinha, agora faço a próxima amanhã à noite quando chegar.
No Sábado segui as instruções que o amigo @Alvaro Silva tinha aqui deixado e fiz contas apenas à quantidade de água que estava a trocar e por isso só coloquei uns pinguinhos de ambos os produtos. Mas agora sinto-me dividido sobre o que fazer daqui para a frente.

Agradeço desde já os vosso comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas john3voltas

Esquece a super dosagem que o tal Sr da loja te índecou,deves perceber que quanto mais depressa gastares o produto mais depressa vais lá comprar outro,faz parte.

Eu não faço ideia de que filtro tens,ou melhor penso que deve ser um interno,ou que para esses peixes fica muito,mas muito aquém de poder fazer alguma coisa de bom,por esse motivo eu disse que deves fazeres duas TPA,s por semana,colocas sempre o acondicionador na água que vais colocar no aquário,e não depois,

Sobre colocares sempre que fazes uma TPA as bactérias não e preciso,uma vez que já colocastes o suficiente ,e como esses peixes produzem muita Amônia as bacterias se vão reproduzirem em função disso,e todo o processo vai começar a correr.

Mas não te esqueças que esses 16 litros não dá nem para um peixe desses que tens,quanto mais para dois,das duas uma,ou compras um aquário maior,com um filtro a condizer,ou entrega esses peixes na loja,e passas para peixes de água quente,também não te podes esquecer que esses peixes também sofrem por estarem nessa situação.

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, john3voltas said:

Disse-me para colocar ambos os produtos directamente no aquário a cada TPA e que as contas para se saber quanto de produto se deve usar são para ser feitas ao total de água no aquário e não à quantidade de água que estiver a colocar na TPA.
Agora é que ele baralhou isto tudo.
Tinha ficado com a ideia de que os produtos eram para se colocar na água que naquele momento fosse adicionar e que a quantidade de ambos os produtos a aplicar seria sempre com base na quantidade de água que estivesse a colocar. Mais água, mais produtos. Menos água, menos produtos. Mas ele disse que não que é com base no total de água que o aquário leva...

A ideia com que ficou estava correcta. Deve colocar produto para a quantidade de água em que o está a colocar.

Se tratar apenas a água nova num recipiente separado, coloca produto apenas para a água nova nesse recipiente. Se colocar produto depois de adicionar água nova no aquário, aí deve colocar para o volume total do aquário.

 

Mas mais importante que isto tudo, é reforçar que para ter apenas 1 peixe dourado precisa de um aquário de cerca de 80L e com um bom filtro (que pelo que me parece não tem, porque nunca o mencionou). Esses 2 "peixinhos" com esse tamanho já deviam estar num aquário de pelo menos 40L. Posso-lhe garantir que nessas condições já estão a ter o seu crescimento afectado. 

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/18/2019 at 9:45 PM, Alvaro Silva said:

Boas john3voltas

Esquece a super dosagem que o tal Sr da loja te índecou,deves perceber que quanto mais depressa gastares o produto mais depressa vais lá comprar outro,faz parte.

Percebo.
Então, quando fizer TPA's:
- retiro 3L de água (~20%).
- preparo 3L de água com acondicionador que chegue para esses 3L.
- adiciono os 3L ao aquário.

Assim parece bem?

On 11/18/2019 at 9:45 PM, Alvaro Silva said:

Eu não faço ideia de que filtro tens,ou melhor penso que deve ser um interno,ou que para esses peixes fica muito,mas muito aquém de poder fazer alguma coisa de bom,por esse motivo eu disse que deves fazeres duas TPA,s por semana,colocas sempre o acondicionador na água que vais colocar no aquário,e não depois,

O filtro que veio com o aquário é este: https://www.aquatlantis.com/en/products/cleansys-200-1.html#product_specs

On 11/18/2019 at 9:45 PM, Alvaro Silva said:

Sobre colocares sempre que fazes uma TPA as bactérias não e preciso,uma vez que já colocastes o suficiente ,e como esses peixes produzem muita Amônia as bacterias se vão reproduzirem em função disso,e todo o processo vai começar a correr.

Então as bactérias não devo usar, é isso?
Ou devo colocar tipo 1x ou 2x por mês? Só para perceber.

On 11/18/2019 at 9:45 PM, Alvaro Silva said:

Mas não te esqueças que esses 16 litros não dá nem para um peixe desses que tens,quanto mais para dois,das duas uma,ou compras um aquário maior,com um filtro a condizer,ou entrega esses peixes na loja,e passas para peixes de água quente,também não te podes esquecer que esses peixes também sofrem por estarem nessa situação.

Saudações  

Sem dúvida.
Acho que já tenho um móvel que dá para um aquário decente para os bichinhos.
É pena ir gastar mais dinheiro mas também é indecente ter animais e não tratar convenientemente deles.

Vou medir o móvel e depois abro um tópico para me darem indicações sobre que tipo de aquário devo comprar e que lojas é que me aconselham ali perto de mim no Barreiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/19/2019 at 11:23 AM, João Cardoso (Kadoxu) said:

A ideia com que ficou estava correcta. Deve colocar produto para a quantidade de água em que o está a colocar.

Se tratar apenas a água nova num recipiente separado, coloca produto apenas para a água nova nesse recipiente. Se colocar produto depois de adicionar água nova no aquário, aí deve colocar para o volume total do aquário.

Ah! Agora ficou claro e cristalino.
Obrigado.

On 11/19/2019 at 11:23 AM, João Cardoso (Kadoxu) said:

Mas mais importante que isto tudo, é reforçar que para ter apenas 1 peixe dourado precisa de um aquário de cerca de 80L e com um bom filtro (que pelo que me parece não tem, porque nunca o mencionou). Esses 2 "peixinhos" com esse tamanho já deviam estar num aquário de pelo menos 40L. Posso-lhe garantir que nessas condições já estão a ter o seu crescimento afectado. 

O aquário tem filtro. Já trazia. Não sei se é bom ou se é mau.
Sei que à noite é um inferno para estar na sala a ver um filme ou uma série com aquilo ligado...
É este: https://www.aquatlantis.com/en/products/cleansys-200-1.html#product_specs

Mas vou trocar de aquário durante o mês de Dezembro.
Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida em relação à água que se usa nas TPA's.
Só tenho acesso a água da torneira.

Devo tirar a água da torneira para um reservatório e tê-la na em repouso em exposição ao ar durante 1 semanita?
Ou não vale a pena e posso tirar a água da torneira só mesmo no momento em que vou fazer a TPA?

Gracias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, john3voltas disse:

que lojas é que me aconselham ali perto de mim no Barreiro.

Tens uma loja muito boa no Barreiro,  que é a Soluções Aquáticas. Aconselho vivamente.
Também no Retail Park há uma Fish Planet. 
 

há 1 hora, john3voltas disse:

Uma dúvida em relação à água que se usa nas TPA's.

Podes usar um acondicionador (anti-cloro) como o Seachem Prime ou Sera Aquatan, que além do cloro retiram materiais pesados. Mas há quem retire água para um reservatório, garrafão etc.. e deixe a repousar uns dias e usando então nas tpa's.
Eu deixo a repousar mas uso na mesma um acondicionador. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas john3voltas

Se não queres,ou não podes ter água em descanso para fazeres as TPA,s,não tens problema no momento que fores fazeres a tpa,colocas no recipiente  as gotas do acondicionador respectivo  no recipiente ,e colocas no aquário,sem medos.

Fico muito contente em saber que estas a pensar em comprares um aquário maior,mas atenção,tens que também pensar que um aquário maior,requer um filtro externo,ao fazeres planos tens que estudares tudo muito b€m,veres preços,e pergunta aqui há malta o que pode ser melhor,tanto para compra do material,como sobre preços.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais