Tanganika Tank


Brunomcc2000

Recommended Posts

Boas pessoal,

Ando a estudar os peixes do lago Tanganika há já alguns meses, especificamente os Shell Dwellers Multifasciatus, pois bem recentemente tenho um aquário 80x30x40 que estou a pensar desmontar e talvez esteja então cada vez mais próxima a montagem do Shell Dwellers, ao meter esta hipótese em cima da mesa veio algo há minha cabeça que me preocupa um pouco que é o facto destes meninos reproduzirem que nem coelhos, tenho medo que com o tempo fique como aquário sobrelotado, como poderei eu combater este problema? Alguém aqui já passou por isso? Eu tenho uma loja relativamente perto de casa mas não sei ainda se aceitaria os multies.

Como fazem nos vossos aquários?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se não tiveres predadores, vais ter mesmo que os despachar, ainda por cima começam a crescer e vão-se estabelecendo grupo, depois tens disputas territoriais e por fim, vencem os mais fortes, outros sobrevivem stressados, e por aí fora. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de falar com a loja que tenho perto de casa e não aceitariam estes peixes, dado que são peixes com pouca saída, teria mesmo então de adicionar um predador... não é bem aquilo que eu gostava mas que predadores me aconselhariam para o tamanho do meu aquário?

Gosto bastante do Synodontis petricola e do multipunctatus mas pelo que tenho lido o multipunctatus parece crescer demais para o tamanho do aquário já o petricola pelo que tenho lido ficasse pelos 13cm e tem fama de predador voraz acham que seria uma boa opção para o controlo da reprodução?

Obrigado pela participação Vera

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois também acho que são peixes bastante bonitos e eu adoro o comportamento dos ciclídeos, no entanto é raro ver-se um aquário de Shell Dwellers, ciclídeos como Ramirezi Apistos etc são mais frequentes porque se encaixam na maioria dos nossos aquários, é raro vermos um aquário com pH de 8 a 9,3 é preciso ser um aquário mesmo dedicado a eles ou a peixes da região, por isso vendem menos...
Vamos ver como posso dar a volta à situação, felizmente os Synodontis são um peixe que também há já algum tempo que gostaria de manter.
 

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vera Santos disse:

Tens várias opções, já leste o meu tópico?? 

Já li metade mas quanto mais leio mais dúvidas surgem na minha cabeça isto porque desconhecia estas misturas de bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio... a água cá em casa é dura e tem um pH elevado tenho de fazer os testes até pode ser que nem seja preciso fazer misturas... no geral pensei que fosse mais fácil.. não pretendia direcionar tanta atenção a este aquário queria que fosse um aquário que precisa de manutenção ok mas não pensei que fosse preciso tanto cuidado com os parâmetros(isto porque estou a montar um plantado e já vou ter dores de cabeça suficientes naquele aquário)... não sei o que hei de dizer... eu sei que pH elevados exigem mais cuidados com manutenção dado que a amónia é mais tóxica em pH elevados mas isso é algo que não precisa de testes apenas de TPA's em dia, quanto ao kH e gH é diferente... no entanto há utilizadores que dizem que peixes criados em cativeiro não precisam de ter os parâmetros tão certinhos e no fim só fico mais baralhado.. não percebo se são tão frágeis quanto os pintam...

Preciso de tempo, de fazer os testes à água e de pensar... logo se vê.. por enquanto estou baralhado de mais para tomar decisões.. já me passou um pouco de tudo pela cabeça... vamos ver o que é que isto vai dar.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/11/2019 at 22:43, Brunomcc2000 disse:

Já li metade mas quanto mais leio mais dúvidas surgem na minha cabeça isto porque desconhecia estas misturas de bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio... a água cá em casa é dura e tem um pH elevado tenho de fazer os testes até pode ser que nem seja preciso fazer misturas... no geral pensei que fosse mais fácil.. não pretendia direcionar tanta atenção a este aquário queria que fosse um aquário que precisa de manutenção ok mas não pensei que fosse preciso tanto cuidado com os parâmetros(isto porque estou a montar um plantado e já vou ter dores de cabeça suficientes naquele aquário)... não sei o que hei de dizer... eu sei que pH elevados exigem mais cuidados com manutenção dado que a amónia é mais tóxica em pH elevados mas isso é algo que não precisa de testes apenas de TPA's em dia, quanto ao kH e gH é diferente... no entanto há utilizadores que dizem que peixes criados em cativeiro não precisam de ter os parâmetros tão certinhos e no fim só fico mais baralhado.. não percebo se são tão frágeis quanto os pintam...

Preciso de tempo, de fazer os testes à água e de pensar... logo se vê.. por enquanto estou baralhado de mais para tomar decisões.. já me passou um pouco de tudo pela cabeça... vamos ver o que é que isto vai dar.

Viva,

O meu macho dominante comia regularmente as crias quando o meu aquário ficava repleto. Bastava retirar alguns elementos para as crias voltarae a aparecer. Não garanto que todos os machos façam o controlo da população da sua colónia, mas sempre é uma possibilidade e assim evitavas a introdução de predadores pouco desejáveis (embora haja algumas opções interessantes, especialmente de alguns elementos do lago Tanganyka que ocupam a parte superior do aquário e que, quando visitam os multis, tentam aproveitar-se das crias).

Em termos de parâmetros menos 'certinhos', penso que os de cativeiro toleram o pH um pouco mais baixo (até 7.5, mas com gH e Kh moderadamente altos), enquanto os wild requerem pelo menos 8.0. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiji eu de momento não consigo dar valores certos porque o meu teste de pH já passou a validade tenho de comprar outro assim que passar pela loja mas lembro-me que por norma a água da torneira saía em torno dos 8 a 8,5, tenho de fazer o teste ao kH mas se não me engano saí um pouco mais baixo do que devia tenho de fazer o teste(penso que ande nos 7).

Embora tenha desanimado um pouco não desisti da ideia e já andei por aí à procura de território para os predadores, que provavelmente será a melhor opção, mesmo não sendo aquilo que desejava ao início é melhor seguir aquilo que temos na natureza do que ter uma mono espécie e criar peixes até uma sobrepopulação.

Segue a baixo uma imagem das rochas que apanhei, já lhes dei uma escovadela, já estão mais limpinhas do que se vê na foto, tenho agora de ferver e dar mais uma escovadela ainda mais a fundo.

De qualquer das formas é um projeto secundário e como tal vou montar o aquário com tempo e bastante calma.

O filtro que tenho é um cristalprofi e700 acham que é o suficiente? Preciso de removedores de nitratos ou amonía no filtro?57de4cbf9aec9f9057d1611d6219f3ee.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

Eu tive Multies durante bastante tempo e de facto há uma preocupação com a sobrelotação, já que eles protegem as crias com a coragem de um leão, e então há sempre um aumento rápido da população. Um predador não vai impedir esse aumento, pode é eventualmente diminuir a curva de crescimento da população. 

Eu diria que em 80 cm é possível manter uma pequena colónia de Multies e como predador apostaria num casal de Altolamprologus Compressiceps ou  em último caso uns Altolamprologus Calvus. 

Fica a sugestão! 

 

Abraço e boa sorte para o projecto,

Bruno Silva. 

  • Gosto 1

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rochas se forem os A. Calvus. Eu iria para os A. Compressiceps "Sumbu Shell". Neste caso são precisas não só umas rochas para o macho mas também uma concha grande para a fêmea. Esta concha deve ser como a dos Multies, mas muito maior. Hei-de ver se encontro a que usei em tempos e ponho aqui a foto. 

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas malta alguém me sabe dizer quais os melhores removedores de amónia, nitritos e fosfatos? Li que a Zeolite e a Purigen são ambas boas soluções alguém já usou e tem algum feedback que me possa dar? Qual é melhor quanto tempo duram(mais ou menos)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...



Bom dia amigo Tiago. Há quantos anos!


pois é aos anos mesmo. Como estás?


Malta vamos lá relembrar-nos que o post é sobre um aquário do Tanganyika qualquer tipo de conversa que não se relacione com o assunto peço que o façam por mensagem privada...

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas, Bruno então novidades?? 
Olá Vera, então este aquário infelizmente por um lado, felizmente por outro já está em andamento, infelizmente porque os dois aquários que tinha estavam ambos montados e eu não queria desfazer nenhum, então foi preciso um desastre completo para abrir esta porta, infelizmente este desastre aconteceu no aquário que eu não desmontaria por nada... Felizmente porque era um aquário que estava ansioso por montar há cerca de ano e meio, 2 anos... Inicialmente estava pensar fazer esta montagem no aquário de 80cm, mas entretanto acabei por fazê-lo num 50x33x40 a longo prazo é curto mas para já vai ser assim, montei-o dia 30/11/21, recebeu os peixes a 02/01/22 6 multies 2 machos 4 fêmeas, até agora está tudo a correr bem, estou a aprender com o tempo, futuramente gostaria de os passar para o aquário de 80cm mas penso que nos próximos meses ainda vão ficar por aqui.25a35f1b048bd4342c46cf646d029598.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão algumas fotos que tirei ontem

d7900a2c4c56a85ff25484b7742f486c.jpg197c40193eb66d4449e03736d1cd39e7.jpgdace8f268d2a55e2546e7167a744dddb.jpg35d5e19846d3e0ae120d3c60e49bd7c6.jpgf64adbbfca6060b428272d4438d2c74a.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Brunomcc2000 disse:

Olá Vera, então este aquário infelizmente por um lado, felizmente por outro já está em andamento, infelizmente porque os dois aquários que tinha estavam ambos montados e eu não queria desfazer nenhum, então foi preciso um desastre completo para abrir esta porta, infelizmente este desastre aconteceu no aquário que eu não desmontaria por nada... Felizmente porque era um aquário que estava ansioso por montar há cerca de ano e meio, 2 anos... Inicialmente estava pensar fazer esta montagem no aquário de 80cm, mas entretanto acabei por fazê-lo num 50x33x40 a longo prazo é curto mas para já vai ser assim, montei-o dia 30/11/21, recebeu os peixes a 02/01/22 6 multies 2 machos 4 fêmeas, até agora está tudo a correr bem, estou a aprender com o tempo, futuramente gostaria de os passar para o aquário de 80cm mas penso que nos próximos meses ainda vão ficar por aqui.25a35f1b048bd4342c46cf646d029598.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Olá 

Quanto ao aquário como é mono espécie não há problema quanto ao tamanho. 

Quanto à escolha de rocha é que não foi a melhor escolha, isso  parece rocha para salgados..... Tu aí podias usar basalto, seixos rolados ou alguma rocha apanhada até na natureza mas sem esse relevo que essa apresenta. Foi-te aconselhada por alguém?? 

Os multies são sempre bonitos e interessantes de se ver, belas fotos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto é rocha de salgados, mas foi lavada e fervida antes de ser posta no aquário, há algum problema em usá-las? Ninguém me aconselhou a usá-las tinha-as cá por casa experimentei gostei e ficaram estas, não tenho basalto e seixos só pequenos e penso que ficaria muito espaço vazio dado que o aquário tem 40cm de altura... Um dos objetivos das rochas grandes seria também cortar o contacto visual entre os machos o que na minha ideia iria reduzir possíveis agressões, neste momento como a base das rochas é irregular os peixes estão a escavar por baixo das rochas para fazer as tocas deles(obviamente tenho estado atento eu acho que as rochas estão bem assentes mas nunca fiando)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...


vai uma atualização do aquário,

No último mês e meio comprei mais conchas dado que a colónia está a crescer e já tenho vários pequenos, o aquário também parecia um bocado vazio com apenas 4/5 conchas por fêmea, tive também 2 baixas... 1 dos meus machos encontrou um buraquinho na tampa e saltou para fora do aquário... A outra foi uma fêmea que eu matei por parvoíce minha... Antes de comprar mais Neothaumas comprei outras conchas e substitui-as , no entanto não gostei tanto destas novas quando voltei a trocar pelas Neothauma (depois de comprar mais) a fêmea ficou dentro de uma das conchas... Perdi cerca de uma hora para tentar garantir que ficavam vazias, mas falhei... Não é fácil trocar as conchas...

Tenho-os alimentado com artemia congelada e flocos Nutrafin Max e eles aceitam muito bem ambos, este fim de semana fui comprar bloodworms dado que li por aí que os peixes costumam adorá-las, no entanto até agora não parecem muito interessados não sei se o facto de terem spirulina e alho pode influenciar alguma coisa ou se se trata apenas de irem comendo até se habituarem, mas até agora não parecem estar a ligar muito àquilo, vamos ver se a coisa muda com o tempo.

Segue uma foto do estado geral do aquário e um videozinho:
7049dc84b8a06ce37ec1805a72db5d3f.jpg
 

 

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Sete meses depois aqui está mais uma atualização, neste período mudei para o aquário onde estava previsto o projeto começar(90L) e aumentei a fauna ao adquirir um casal(não reprodutor) de Altolamprologus Compressiceps Sumbu Shell, entretanto perdi uma fêmea de Multifasciatus que simplesmente lhe perdi o rasto... Talvez a tenha enterrado dentro de uma concha sem querer ao limpar o aquário não sei mesmo o que aconteceu, após perceber a ausência dela revirei as conchas todas mas não a encontrei deixei as conchas todas destapadas dado que com os dias as conchas ganhariam fungos se o peixe estivesse morto lá dentro mas também não resultou, não vi nada em nenhuma o que me deixa na dúvida do que terá acontecido... Infelizmente este começo com os Tanganyikas não está a ser fácil nesse aspeto... A falta de experiência/atenção e excesso de confiança já me levaram a 2 mortes totalmente causadas por mim isto de se esconderem nas conchas tem os seus contras...Sigo a aprender a tentar evitar este tipo de problemas numa próxima, mas fora estes problemas tenho 1 trio reprodutor de Multies e um casal não reprodutor de sumbus e está a ser uma experiência fantástica ao fim de 7 anos finalmente encontrei peixes que não me dão vontade de trocar ao fim de 2/3 meses, neste momento estou a equacionar comprar mais duas fêmeas de sumbus para formar 1 casal reprodutor tenho o aquário de 50L vazio que seria o aquário onde colocaria os 4 para formar casal e queria deixar o 90L como mono-espécie de Multies.

Seguem umas fotos.

5fd4da589197fdbd638fbeee24b12b2c.jpgc43243aae0fc5b706e2a84df9cd2a069.jpg

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais