Ruído irritante - Aquatlantis Funny Fish 35


john3voltas

Recommended Posts

Boa tarde.

Sou novo por aqui e novo no que toca a aquários.

A minha filha andava há meses a moer-me o juízo porque queria um peixinho dourado. No Sábado não consegui adiar mais o assunto e como estava a passar junto ao Fórum Montijo, resolvi ir a uma loja que existe por ali que se chama Kiwoko.

Os funcionários foram bastante simpáticos e ensinaram-nos o essencial.

Acabámos por comprar 2 peixes pequeninos e um aquário que sabemos que dentro de 2 anos teremos que trocar porque é apenas de 16 litros.

Trata-se deste aquário: https://www.kiwoko.pt/peixes/aquarios-e-tanques/aquarios/pequenos-__50l_/aquario-aquatlantis-funny-fish-35/AQU10151_M.html

A razão de um aquário de apenas de 16 litros tem a ver com o facto de neste momento não ter um móvel que consiga aguentar 60/70Kg e assim poder comprar um aquário de 55/60 litros que foi o que nos indicaram.

Mas o problema é o ruído. Depois de ligar o filtro do aquário começámos a ouvir o seu ruído de funcionamento que é extremamente irritante para quem está a tentar ver um filme à noite, já com a miúda na cama. Trata-se de um ruído parecido com o que uma pequena ventoínha faz quando já está velha e os componentes começam a tremer. Parece que há alguma coisa solta.

O ruído não é muito elevado mas é extremamente incomodativo ao final da noite.

O filtro era novo ou pelo menos assim parecia, dentro da caixa selada e de um saco plástico selado.

Nunca funcionou sem ser debaixo de água. Não sei a sua marca mas por fora é parecido com este https://www.kiwoko.pt/peixes/aquarios-e-tanques/filtros-e-bombas/interior/microfiltro-miniup-de-eheim/EHE2204020.html

Sei que não é este filtro que linkei porque só este filtro Eheim custa o mesmo que o conjunto tanque+filtro que eu comprei.

Têm dicas de como baixar o ruído deste filtro? Ou terei que comprar outro?

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os funcionários da Kiwoko passaram um pouco longe de lhe passar o essencial, para além de ser proibido por lei vender os peixes que você comprou se não me falham as datas desde julho deste ano, para além disso a litragem mínima é 100L para 1 peixe mais 40 por cada peixe da mesma espécie (isto para essa espécie em específico) logo se tem 2 peixes deveria de ter um aquário de 140L, é por isso que aconselho estudar antes de ir à loja, gosto de quando vou comprar já ter a certeza do que quero dado que muitas das vezes não podemos confiar nos lojistas... Alguns só querem que você largue a nota...

Não estou a ver qual o barulho que o filtro faz... Ele tá encostado ao vidro? Tens fotos? talvez ajuda-se, esses filtros por norma têm ventosas a prender ao vidro e o único barulho que se houve é a vibração e a vibração é algo que todos os filtros têm não será apenas isso?

  • Votar + 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas john3voltas

Bem vindo ao Fórum.

Esses barulho que ouves e o trepidar do filtro junto do vidro do aquário,como tirar,não há como,a não ser comprares um filtro de mochila,deixavas de ter o barulho da trepidação,para teres que ouvires a água a cair,se bem que aqui tens uma solução sobes a água do aquário ate quase ao cimo,e a sim o ruído deixa-se de ouvir.

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Os funcionários da Kiwoko passaram um pouco longe de lhe passar o essencial, para além de ser proibido por lei vender os peixes que você comprou se não me falham as datas desde julho deste ano,

Como assim? Agora é proíbido vender Goldfish? Oh que caraças, estou tramado. Se os peixes morrerem tenho que conseguir comprar outros para pôr no lugar destes senão vai ser uma choradeira daquelas...

55 minutes ago, Brunomcc2000 said:

para além disso a litragem mínima é 100L para 1 peixe mais 40 por cada peixe da mesma espécie (isto para essa espécie em específico) logo se tem 2 peixes deveria de ter um aquário de 140L,

Isso cá em casa é basicamente impossível. São mais de 100Kg em cima dum móvel. Não tenho nenhum que aguente esse peso.

Nem para aguentar um de 60L tenho, quanto mais para um de >100L...

Sou da opinião que os animais são para os estimarmos, e é por isso mesmo que não tenho um cão porque o apartamento não tem tamanho suficiente para todos. Mas estou a ver que com os peixes a coisa também não é nada fácil.

1 hour ago, Brunomcc2000 said:

Alguns só querem que você largue a nota...

Não foi o caso destes funcionários. Fizeram os possíveis e os impossíveis para me convencerem a comprar uma espécie que pudesse viver num aquário mais pequeno ou então que eu comprasse o aquário de 60L como mínimo.

Eu devia era ter aguardado por melhores tempos e só comprava o aquário depois de remobilar a sala, mas isso ainda vai levar pelo menos mais 2 anos até ser possível. Já sei que este aquário tem que ser trocado no máximo dos máximos nessa altura.

1 hour ago, Brunomcc2000 said:

Não estou a ver qual o barulho que o filtro faz... Ele tá encostado ao vidro? Tens fotos? talvez ajuda-se, esses filtros por norma têm ventosas a prender ao vidro e o único barulho que se houve é a vibração e a vibração é algo que todos os filtros têm não será apenas isso?

Sim, é um filtro com ventosas que está "agarrado" ao vidro e totalmente submerso.

Acho que é vibração, não sei é se este nível de vibração é considerado normal. Vou tentar tirar uma foto e um vídeo amanhã durante o dia para não estar a assustar os bichos agora a esta hora.

Obrigado a ambos pelas vossas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu tive (está arrumado lá por casa agora) um aquário igual a esse, em que só tinha camarões porque é mesmo demasiado pequeno. E fartei-me por isso mesmo, era um suplicio para fazer manutenções.
O filtro deve ser este aqui: https://www.aquatlantis.com/pt/products/tc-200.html , não é? 
Ele faz um bocado de ruido mesmo, mas notava mais se não estivesse totalmente submerso. Também pode tentar regular a intensidade da saída do filtro.

Em todo o caso, como já referido anteriormente, é mesmo muito pequeno para esse tipo de fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, john3voltas disse:

Como assim? Agora é proíbido vender Goldfish?

Exatamente, pode ler aqui:

https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/123025739/details/normal?sort=whenSearchable&sortOrder=DESC&q=peixes

(O nome cientifico dos Kinguios é Carassius Auratus)

há 9 horas, john3voltas disse:

Não foi o caso destes funcionários. Fizeram os possíveis e os impossíveis para me convencerem a comprar uma espécie que pudesse viver num aquário mais pequeno ou então que eu comprasse o aquário de 60L como mínimo.

Ok então não tiveram mal de todo, 60L não é o ideal mas dá para os manter temporariamente.

há 9 horas, john3voltas disse:

Acho que é vibração, não sei é se este nível de vibração é considerado normal.

É assim a vibração é algo normal, agora se diz que parece barulho a mais... tente ver se o filtro toca no vidro em algum ponto, se tiver o plástico(corpo do filtro) em contacto com o vidro o barulho vai ser mais alto, mas regra geral todos os filtros vão fazer barulho, uns mais outros menos mas todos fazem(isto segundo a experiência que tenho tido até agora), digo isto porque tive 3 aquários a trabalhar em simultâneo um com filtro interno, outro com filtro Hang On e outro com filtro externo e todos faziam barulho, por norma o externo fazia pouco barulho e o Hang On se lhe desse um jeitinho ficava a fazer muito pouco barulho, mas nunca consegui eliminar o barulho da vibração a 100%

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Brunomcc2000 said:

além de ser proibido por lei vender os peixes que você comprou se não me falham as datas desde julho deste ano

Atenção que há excepções para lojistas e distribuídores que ainda tinham este tipo de peixes em stock aquando a entrada da lei em vigor. A lei entra em vigor, mas não pode prejudicar no imediato o negócio de quem já tinha adquirido peixes para venda ao público, tem que permitir que o stock seja vendido ao público (sim, e parvo, mas e a realidade). É também certo que se vão continuar a ver estes peixes á venda por falta de conhecimento dos vendedores, mas é um pouco precoce culpar já as lojas por isso.

 

16 hours ago, john3voltas said:

Acabámos por comprar 2 peixes pequeninos e um aquário que sabemos que dentro de 2 anos teremos que trocar porque é apenas de 16 litros.

Um aquário de 16L não dá pra eles nem agora... quanto mais daqui a 2 anos. Com 1 mês medem cerca de 4cm, com 3 meses quase o dobro e daqui a 2 anos, em boas condições cada um deverá medir cerca de 24cm.

goldfish_size_chart.jpg

 

Práticamente todos nós cometemos este erro no início do hobby, falta de informação e geralmente muito mal informados pelos lojistas. Mas é importante aprender que investigar um pouco sobre o hobby e tudo sobre os peixes que queremos antes de comprarmos o que quer que seja é de exstrema importância.

 

Estou tambem um pouco surpreso de ainda ninguém aqui ter comentado que além dos maus conselhos que recebeu na loja, NUNCA se deve comprar peixes no mesmo dia em que se compra um aquário. Deve ciclar sempre o aquário durante 6 semanas, ou utilizar bactérias enngarrafadas para começar o Ciclo do Azoto (trabalho de casa).

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Atenção que há excepções para lojistas e distribuídores que ainda tinham este tipo de peixes em stock aquando a entrada da lei em vigor. A lei entra em vigor, mas não pode prejudicar no imediato o negócio de quem já tinha adquirido peixes para venda ao público, tem que permitir que o stock seja vendido ao público (sim, e parvo, mas e a realidade). É também certo que se vão continuar a ver estes peixes á venda por falta de conhecimento dos vendedores, mas é um pouco precoce culpar já as lojas por isso.

Eu digo isto porque já vi lojas a repor estes peixes mas entendo que generalizar nunca seja uma boa opção.

há 9 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Estou tambem um pouco surpreso de ainda ninguém aqui ter comentado que além dos maus conselhos que recebeu na loja, NUNCA se deve comprar peixes no mesmo dia em que se compra um aquário.

Por acaso lembrei-me disso mas esqueci-me à medida que ia escrevendo, bom reparo.

há 10 horas, john3voltas disse:

Sou da opinião que os animais são para os estimarmos, e é por isso mesmo que não tenho um cão porque o apartamento não tem tamanho suficiente para todos. Mas estou a ver que com os peixes a coisa também não é nada fácil.

Esta era outra frase que ia comentar e acabei por me esquecer, eu tenho um cão(Yorkshire) num apartamento e o meu apartamento também não é grande, mas garanto-lhe que ele não anda deprimido pelos cantos da casa.. na minha opinião os cães precisam mais de atenção do que de espaço, garanto-lhe que há cães que vivem em terrenos enormes que não mostram metade da felicidade do meu, isto porquê? Não interessa terem um terreno enorme se não tiverem lá nada para fazer.. é preferível estarem num espaço mais pequeno mas terem a atenção do dono regularmente.

Seja que animal for vai ter as suas necessidades é bom lermos bastante falar com quem tem estes animais etc antes de nos mandar-mos de cabeça e acabarmos por cometer erros, é óbvio que erros acontecem sempre, mas se os pudermos evitar melhor.

Voltando à aquariofilia xD eu tentava pelo menos trocar esses Kinguios por uns 3 guppy's machos, são peixes bonitos, coloridos, resistentes e pelo menos não ficam tão mal em 16L quanto ficam os kinguios se por acaso alguma vez aumentar o tamanho do aquário pode meter mais alguns guppy's(não exagere na quantidade de peixes para além do aquário começar a parecer uma confusão dará cabo da qualidade da água), já agora não tenha medo da birra que isso bate forte mas passa depressa, os guppy's são peixes muito bonitos e acredito que a sua filha vá gostar deles também xD por norma há essa "pancada" pelos goldfishes porque não conhecem outro tipo de peixes de aquário(guppy's exigem termostato).

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Estou tambem um pouco surpreso de ainda ninguém aqui ter comentado que além dos maus conselhos que recebeu na loja, NUNCA se deve comprar peixes no mesmo dia em que se compra um aquário. Deve ciclar sempre o aquário durante 6 semanas, ou utilizar bactérias enngarrafadas para começar o Ciclo do Azoto (trabalho de casa).

Por acaso foi grande falha mesmo 😑

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço todos os comentário

O filtro continua a fazer ruído mas creio que já faz menos ou que nós já nos estamos a começar a habituar...

Gostava mesmo era de passar lá na loja e de ouvir um filtro destes em funcionamento para saber se é mesmo assim ou se estará com alguma avaria.

Mas creio que podemos encerrar o assunto.

Todos os vossos comentário servem para eu melhorar os meus conhecimentos, o que não é difícil uma vez que não sei nada. Por isso o meu muito obrigado a todos os que ajudaram com comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.