Calha led Será adequada a Plantado?


R.F.S.F.

Recommended Posts

Boas, infelizmente com tantos grupos de facebook mal estruturados e onde qualquer um diz o que lhe apetece sendo verdade ou nao, sinto-me na obrigação de continuar a utilizar este site como sempre, so nao entendo a migração de tanto pessoal para esses grupos, mas nao é disso que se trata.

A minha grande duvida é, serão estas LEDs boas para um aquario plantado com ou sem CO2?
É que o K nao me convenceram
https://www.swelluk.com/aquarium-systems-proten-led-freshwater-light-10w-36w/

  • Gosto 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui, obrigado pelas palavras.

Em relação à calha não te posso ajudar, nunca vi sequer uma dessas ao vivo. Pelos specs* tambem não me parece grande espingarda  e pelo preço  nao vejo grande diferença para outras marcas. Nao percebi foi "com ou sem co2". Num plantado mesmo dito "lowtech" o co2 é uma mais valia enorme, a diferença é mais ou menos bolhas por segundo. 

 

* Proton 600 : 20w > 600 lm £74,79 = 87,15€

*Twinstar  600c : 21w > 2400 lm (leds brancos) 74 €

* Twinstar 600E : 32w > 2400 lm (rgb) 158€

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RFSF,

 

Partilho da opinião do Tozé, aparentemente essa calha parece ser fraca para o preço. Mesmo para um comunitário pouco exigente ao nível da iluminação poderá não ser suficiente. De qualquer das formas 10000K é um espectro de cor demasiado branco para o que as plantas necessitam.

 

 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Tozé Nunes disse:
há 10 horas, ismael_figueira disse:

 

 

 

 

Obrigado, de facto a unica loja que encontro a vender iluminação de confiança é a ecoarium, no entanto o meu aqua tem é de 45x45x90 e para 90cm as calhas LED são puxadas a nível de preço, para ja ainda tenho 1 T5 com a lampada já com talvez 2 anos, mas também não encontro onde vendam lampadas T5 😥
para o meu aqua tenho estes valores https://www.ecoarium.pt/134-led-iluminacao?q=Para+Aquários+com+largura+até-90cm
E a calha da Eheim nem sequer vem com a fonte de alimentação incluida, logo mais cara fica

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu uso t8, t5 e leds.

As luminarias são feitas por mim, como faço os meus aquas em função do espaço que tenho disponível para os colocar, raramente encontro luminarias de tamanho standard. 

T5 e t8 da osram e de outras marcas encontras na Electro Siluz.  O armazém principal é na circunvalação quase a chegar ao Parque Nascente, quem vem da Areosa. Mas tens uma loja deles na Afonso Henriques, logo ao lado do Madureira, no Forno. Dá uma olhada nas soluções deles em leds e transformadores. Vou deixar o link aqui.

 

Abraço 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/11/2019 at 22:53, R.F.S.F. disse:

para 90cm as calhas LED são puxadas a nível de preço, para ja ainda tenho 1 T5 com a lampada já com talvez 2 anos

Sim implica algum investimento, mas se pensares a longo prazo ficas com iluminação suficiente por muito tempo acabando por poupar face ás trocas continuas de T5 necessárias, visto que estas têm um tempo de vida reduzido.

O meu conselho, se não consegues despender para já do teu orçamento para uma led de qualidade, considera trocar o quanto antes essa T5. Se és do norte, e tens confiança na ecoarium passa por lá que com certeza têm t5 adequadas ás nossas necessidades.

 

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/11/2019 at 10:06, ismael_figueira disse:

Sim implica algum investimento, mas se pensares a longo prazo ficas com iluminação suficiente por muito tempo acabando por poupar face ás trocas continuas de T5 necessárias, visto que estas têm um tempo de vida reduzido.

O meu conselho, se não consegues despender para já do teu orçamento para uma led de qualidade, considera trocar o quanto antes essa T5. Se és do norte, e tens confiança na ecoarium passa por lá que com certeza têm t5 adequadas ás nossas necessidades.

 

Pois, aí está, a ecoarium nao me arranja mais lampadas tubulares, acabaram e também nao fazem encomendas, daí o meu "desespero" em arranjar iluminação, a qualquer momento a que tenho pode fundir e sendo estudante é me complicado gastar 200€ a 300€ numa iluminação... 

 

On 08/11/2019 at 01:13, babykhan disse:

Boas

Eu uso t8, t5 e leds.

As luminarias são feitas por mim, como faço os meus aquas em função do espaço que tenho disponível para os colocar, raramente encontro luminarias de tamanho standard. 

T5 e t8 da osram e de outras marcas encontras na Electro Siluz.  O armazém principal é na circunvalação quase a chegar ao Parque Nascente, quem vem da Areosa. Mas tens uma loja deles na Afonso Henriques, logo ao lado do Madureira, no Forno. Dá uma olhada nas soluções deles em leds e transformadores. Vou deixar o link aqui.

 

Abraço 

Estive a ver a ficha tecnica das lampadas e entre lumens e kelvins até nao me parece nada mal

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, R.F.S.F. said:

Pois, aí está, a ecoarium nao me arranja mais lampadas tubulares, acabaram e também nao fazem encomendas, daí o meu "desespero" em arranjar iluminação, a qualquer momento a que tenho pode fundir e sendo estudante é me complicado gastar 200€ a 300€ numa iluminação... 

 

Estive a ver a ficha tecnica das lampadas e entre lumens e kelvins até nao me parece nada mal

Boas

 

A Osram é um dos principais fabricantes se lâmpadas.

A Electro Siluz fornece a zona Norte de lâmpadas T8 T5 etc.  tanto para aquariofilia como para répteis. 

Contacta-os, informa-te e escolhe. 

Não vou comprar uma guerrinha, mas duas coisas te posso garantir, os LED ainda não são mais baratos que as T5 e a nível de CRI tanto T8 como T5 são muito melhores. Uso principalmente os High CRI da Yuji e lâmpadas das Osram, sei do que falo. 

 

P. S.  Já viste a nova loja Pro-Aquarium?

Abraço 

Editado por babykhan
Forgot important info that was relevant to the topic.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, babykhan disse:

Boas

 

A Osram é um dos principais fabricantes se lâmpadas.

A Electro Siluz fornece a zona Norte de lâmpadas T8 T5 etc.  tanto para aquariofilia como para répteis. 

Contacta-os, informa-te e escolhe. 

Não vou comprar uma guerrinha, mas duas coisas te posso garantir, os LED ainda não são mais baratos que as T5 e a nível de CRI tanto T8 como T5 são muito melhores. Uso principalmente os High CRI da Yuji e lâmpadas das Osram, sei do que falo. 

 

P. S.  Já viste a nova loja Pro-Aquarium?

Abraço 

Para o proximo fim de semana irei dar uma vista de olhos e ver o que consigo fazer, obrigado pela partilha de experiência.

 

Sim conheço  pro aquarium, infelizmente o site consegue ser melhor que a loja, na loja os preços nem vê-los... é mesmo uma pena.
So falta colocarem na loja "preços por mp", comprei umas plantas, mas nao gostei muito do que vi, loja essencialmente muito escura... mas gostos nao se discutem.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa em comprar usado. Podes ter uma coisa boa por muito menos dinheiro. Tenho uma FTB 90 para vender, se interessar, MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário com 150cm x 55cm x 50cm. Bem plantado.
Quero adquirir nova luz. Estou em dúvida em:
- 2 calhas, Eheim PowerLed fresh daylight 135cm e Eheim PowerLed fresh plants 135cm;
- 1 calha twinstar 1200C SA 120cm;

Por qual solução optavam e porquê, duas Eheim ou uma twinstar? Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais