Eheim ou TwinStar


andiesel

Recommended Posts

Tenho um aquário plantado (Mountain Stone na secção aquascaping), 150cm x 55cm x 50cm. Filtro Fluval FX4, termostatos Eheim 300W. Bastante plantado (ou tento).

Mas estou com alguns problemas e queria algo melhor para iluminação. Atualmente tenho 2 calhas LED multicolor com 12.000lm.

 

Propuseram-me substituir as atuais calhas por:

- 1 calha Twinstar 1200

 

Ou

 

- 1 calha Eheim PowerLed Daylight 39W

- 1 calha Eheim PowerLed Plants 44W

 

 

Qual será melhor solução, a twinstar ou as duas da Eheim? O investimento é semelhante, cerca de 500€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

desde já não sou nenhum expert já começo a perceber algumas coisas , mas ainda tenho muito que aprender .

 

E sinceramente ainda não tinha ouvido falar de calhas da eheim , só filtros etc e nisso são muito bons . 
Mas voltando ao que perguntaste para não me alargar 😅, eu ia para Twinstar 1200S ou SP que tens a vantagem de poder controlar a altura por algum motivo a abranger mais as plantas mesmo estando  mais longe .

Apesar de eu ser adquirido uma 600S 😅 espero não me vir arrepender em relação a SP por esse mesmo motivo mas a ver vamos. Ainda não criei tópico e já estou a falar de um dos equipamentos usados , vai ser o meu primeiro plantado . Faltam 12Dias 👏

 

Espero ter ajudado o que não foi muito mas espero pela opiniões dos mais intendidos 

E já ando acompanhar mas ainda não tive oportunidade de comentar

 

Ahhh voltando a twinstar, tenho um regulador que faz com que ela vá aumentando a luz etc parecendo mesmo o nascer e o por do sol o que ajuda com as luzes bruscas para não atordoar os peixes e se calhar é o que irias fazer com as duas Eheim 

Editado por Ricardo Alexandre
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o valor equivalente, e não conhecendo muito das calhas Eheim, diria que a Twinstar é uma boa opção. São bastante reconhecidas em aquários plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido maravilhas das twinstar, contudo tenho um aquário de 150cm e a calha só tem 120cm. Além desse facto, vários me disseram que para assegurar iluminação em profundidade teriam sempre que ser 2 calhas, o que na twinstar é inviável €.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, andiesel disse:

Tenho lido maravilhas das twinstar, contudo tenho um aquário de 150cm e a calha só tem 120cm. Além desse facto, vários me disseram que para assegurar iluminação em profundidade teriam sempre que ser 2 calhas, o que na twinstar é inviável €.

Será que sendo a twinstar SP e ficando mais alta não abrange os 150cm do Aqua e os 50cm de profundidade? 

Nem que fosses deves em quando puxado mais para trás ou mais pra a frente depende da evolução das plantas e quem sabe futuramente comprar uma segunda , que não são baratas não.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @andiesel

Vou dar uma vista de olhos no tópico para que possa eventualmente diagnosticar mais alguma coisa que não seja só o factor luz. Visto estarmos a falar de um aquário dessas dimensões pode eventualmente estar com carência de nutrientes ou até mesmo uma distribuição de co2 deficiente.

Falando especificamente da luz, pondo de parte para já as potências de cada uma, pensa nas medidas da calha e na forma como tens o layout montado. Considerando que te sobram 15cm de aquário de cada lado, usando a Twinstar 1200, podes vir a ter problemas com sombras e as laterais pouco iluminadas. Com Eheim não sei se tem penetração suficiente na coluna de água e o comprimento máximo é de 1.35mt continuas com falta de luz nas laterais, são também muito finas e terias de usar duas calhas para conseguir difundir luz desde a frente até ao fundo.

Sendo que o aquário não é uma medida standard é sempre uma dor de cabeça arranjar os equipamentos adequados.

No entanto deixo aqui umas comparações como opção/sugestão para o teu aquário:

1ª Opção

Eheim Fresh Plants 1349mm 44W 4092lm - 249.95€

Eheim Daylight 1349mm 39W 5499lm - 234.99€

Os acessórios destas calhas são vendidos em separado (salvo erro), logo precisas também de um transformador (100W) e um conector, 61.90€ e 11.90€ respectivamente.

Preço do conjunto: 558.74€

 

2ª Opção

Twinstar 1200SP 108W 6400lm - 489.90€

 

3ª Opção

Twinstar 900SP 65W 4900Lm - 331.99€

Twinstar 600SP 45W 3100Lm - 239.99€

Conjunto: 571€

 

A meu ver esta ultima será uma mais valia porque consegues uma maior cobertura nas laterais e como são calhas mais largas consegues também maior cobertura em profundidade, dependendo claro a que altura em que as posicionares.

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.
O CO2 está a chegar à ponta oposta, vêem-se micro bolhas em todo o aquário. Pelo que descarto essa possibilidade (mas isso sou eu, até posso estar enganado).

Por essa análise, de facto as twinstar 900 + 600 vencem. O problema dessa solução era colocá-las no aquario, pois suspensas está fora de questão (não quero furar o teto) e não sei onde possa comprar algum tipo de adaptador/suporte onde consiga colocar as duas calhas da twinstar. Se resolver este problema, é esta a escolha.

Entre as duas da Eheim ou só uma twinstar 1200, acho que prefiro a Eheim (duas penso serem melhores que só uma).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, andiesel disse:

Se resolver este problema

Com um pouco de bricolage, consegue-se fazer umas coisas deste género. Creio que estes suportes sejam mesmo da Twinstar mas não sei se já chegaram a Portugal.

Twinstar_600sp_scape1_3814b7b2-5944-46c8-9375-3d1e7b160114_large.jpg

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um pouco de bricolage, consegue-se fazer umas coisas deste género. Creio que estes suportes sejam mesmo da Twinstar mas não sei se já chegaram a Portugal.
Twinstar_600sp_scape1_3814b7b2-5944-46c8-9375-3d1e7b160114_large.jpg.43ae380403338f41b4bf568d7ebb0b76.jpg

Teria que ser algo mais “slim”. Aqueles ferros ali pendurados não agradam.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então algo assim preso ao móvel.
O importante é que para além do esteticamente agradável seja também uma estrutura forte o suficiente para suportar o peso das calhas sem comprometer a sua estabilidade. 0e0dadedc25813acdb3c6d77bab019c9.jpg

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma opção... Calhas Fluval, que me dizem? Estas já tem transformador e app por Bluetooth para controlar. Fico é com receio dos lumens, pois só tem 4250lm. (Adquirir sempre duas).

 

 

https://www.fluvalaquatics.com/us/es/producto/fluval-plant-spectrum-led-59w-122-153-cm-48-60/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 11/7/2019 at 5:18 PM, ismael_figueira said:

Com um pouco de bricolage, consegue-se fazer umas coisas deste género. Creio que estes suportes sejam mesmo da Twinstar mas não sei se já chegaram a Portugal.

Twinstar_600sp_scape1_3814b7b2-5944-46c8-9375-3d1e7b160114_large.jpg

 

Boas achas que uma de 90cm daria para um Aqua de 120cm ? obviamente com montagem  como na foto  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Carlos André disse:

Boas achas que uma de 90cm daria para um Aqua de 120cm ? obviamente com montagem  como na foto

Boas Carlos, 

Sinceramente não aconselho, e claro depende da altura e largura do aquário. 
 

Por exemplo se for um aquário baixo, 30 cm por exemplo, com 40 cm de altura com uma montagem central sem tapete então aí sim chega perfeitamente. Agora para as medidas standard, 120*50*50/120*45*45 quase de certeza que vai ser curto.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ismael_figueira said:

Boas Carlos, 

Sinceramente não aconselho, e claro depende da altura e largura do aquário. 
 

Por exemplo se for um aquário baixo, 30 cm por exemplo, com 40 cm de altura com uma montagem central sem tapete então aí sim chega perfeitamente. Agora para as medidas standard, 120*50*50/120*45*45 quase de certeza que vai ser curto.

 

thks opção ---- 2x60 --- só não gosto muito de ver por ficar muito rés vés ás laterais do aquario

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/11/2019 at 17:51, Carlos André disse:

opção ---- 2x60

Já existe a TWINSTAR 1200SA/SP, é mais consistente que duas de 600

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos, 
Sinceramente não aconselho, e claro depende da altura e largura do aquário. 
 
Por exemplo se for um aquário baixo, 30 cm por exemplo, com 40 cm de altura com uma montagem central sem tapete então aí sim chega perfeitamente. Agora para as medidas standard, 120*50*50/120*45*45 quase de certeza que vai ser curto.

Daí a minha escolha nas duas calhas Eheim, abranger maior área e assegurar a profundidade de 55cm.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Daí a minha escolha nas duas calhas Eheim, abranger maior área e assegurar a profundidade de 55cm.
Andiesel, pode parecer contraditório ao que te acomselhei mais acima mas o que quis foi só responder ao Carlos que uma calha de 900 para um aquário 120 medida standard estaria fora de questão pela altura do mesmo.



Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava na mesma situação, pois o meu aquário é de 150cm e as calhas twinstar só tem 120cm, faltavam 30cm.
Mais acima se bem me lembro dei-te uma sugestão de uma 3a opção, acoplar uma 600sp com uma 900sp e assim já conseguias abranger toda a largura do aquário.

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, ismael_figueira disse:

Mais acima se bem me lembro dei-te uma sugestão de uma 3a opção, acoplar uma 600sp com uma 900sp e assim já conseguias abranger toda a largura do aquário. emoji6.png

Cumprimentos
Ismael Figueira
 

Sim, verdade. Mas esteticamente não gostei da opção assimétrica como iriam ficar as calhas. Além de que não gosto de ver esses suportes suspensos, prefiro tudo mais minimalista e quase oculto com as calhas a trabalhar acopladas ao aquário e poucos centímetros acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais