Recuperação de Aquário 180L


Recommended Posts

Boa noite caros colegas de hobby,

 

Recentemente fui trabalhar para um local que tem um aquário em mau estado e gostava de dar a volta aquilo.

Não sou grande entendido na coisa, mas gostava que me pudessem ajudar.

Alguma discrição do aquário:

 

Medidas:    90x50x40 (largura x altura x comprimento)

Filtro:   O filtro parece-me que mal funciona (queria ver se o trocava mas por poucos €)

Aquecedor:  Já um pouco "cansado" nem consigo ler os Watt, mas parece ser qualquer coisa 75..espero que seja de 175watt xD)

Iluminação:  Parece que é uma homemade, amanha confirmo

 

Quanto ao resto, tem 3 malawi Labidochromis caeruleus e 1 labeo bicolor (pelo que investiguei, acho que são estes peixes)

 

large.01_geral.jpglarge.02_planta_meio.jpg

large.11_peixeis_03_geral.jpglarge.10_peixes_03_malawi.jpglarge.07_peixes_3_malawi.jpglarge.09_peixes_2_malawi.jpglarge.06_lateral_esquerda.jpglarge.05_planta_esquerda.jpglarge.03_planta_direita.jpg

 

O que posso fazer para recuperar/melhorar este aquário, tendo em mente que não posso despender muitos €.

 

PS:   A zona central do aquário foi desfocada, não é erro visual 😛

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Labidochromis Caeruleus

Tamanho mínimo do aquário:
Aconselha-se manter 1M + 1F ou trio da espécie num aquário com, pelo menos, 120cm/300L, juntamente com outros mbunas.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o filtro do aquário? Só vejo um filtro de esponja, é só esse o filtro do aquário?

Eu diria que o aquário precisaria de mudar a fauna porque primeiramente deveria estar o bem estar dos animais, esse aquário é demasiado pequenos para os peixes que tem, depois se o filtro é só mesmo esse filtro esponja.. é muito limitado mas muiito limitado.

O principal para o sucesso do aquário é filtro, termostato, luz, ciclo do azoto e cumprimento pelo menos dos requisitos mínimos dos animais, o resto são extras, acho que menos estes 5 aspectos devem ser respeitados.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é mesmo filtro de esponja.

 

Como eu disse, não fui eu que montei este aquário, apenas quero fazer algo para melhorar a vida a estes peixes com as melhores condições que consigo oferecer.

 

Vou tratar do aquário por etapas, primeiro o filtro.

Que filtro marca/modelo aconselham para aqui? Sei que tem de ter entre 5 a 10x a capacidade do aquário. E terei de comprar um em segunda mão.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Paulo Santos_72184 disse:

Como eu disse, não fui eu que montei este aquário, apenas quero fazer algo para melhorar a vida a estes peixes com as melhores condições que consigo oferecer.

Sim eu entendi e a sua atitude é de louvar, só apontei o dedo àquilo que acho que está errado para saber onde pode melhorar.

Tudo depende do que você está disposto a desembolsar, o ideal para esse aquário é sem dúvida alguma um filtro externo.

1300L/H - 7x a litragem do aquário - 50€ --> https://www.olx.pt/anuncio/filtro-externo-sera-precision-1300-IDEtmof.html#e37dc131dc

Não é o melhor filtro do mundo mas tendo em conta a situação acho que era uma boa aquisição.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, consegui arranjar um SunSun HW-302 com 1000l/h NOVO a um ótimo preço.

 

De seguida, devo tratar do que?

 

Relativamente a comida, que tipo de comida é o mais indicado? E se me puderem indicar um site por mensagem privada era porreiro.

 

Sobre os peixes, sei que o tamanho do aquário mais indicado, mas o dono insistiu em não mudar os peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à comida eles são herbívoros por isso Tropical Spirulina Flakes é uma das comidas recomendadas.

Quanto ao resto, confirma o termostato que é também importante e de resto só mudava o layout tirava esses plásticos e esse areão e metia o mais natural possível(isto até de graça de se faz), no entanto, se tiver o termostato adequado para o tamanho do aquário e um filtro externo com o ciclo do azoto "completo" não deverá dar problemas, como é que está o filtro? Lã filtrante e cerâmicas tem?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Paulo Santos_72184 disse:

large.07_peixes_3_malawi.jpg

Aquele peixe junto à superfície está mesmo assim tão mal nutrido? Parece estar muito magro.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Brunomcc2000 disse:

como é que está o filtro? Lã filtrante e cerâmicas tem?

O filtro é novo e vem com tudo, mas vou fazer como este jovem neste video.

 

Onde posso arranjar um substrato?

 

há 6 minutos, Brunomcc2000 disse:

Aquele peixe junto à superfície está mesmo assim tão mal nutrido? Parece estar muito magro.

 

Sim, está mal nutrido.

Vou ver se compro dessa comida, quantas vezes por dia dou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato arranja-se numa loja de aquariofilia, quando digo que pode arranjar de graça, eu já tive areia da praia como substrato, no entanto, sobe o pH da água e fica fora dos parâmetros do Labeo, se meteres areia sílica(comprasse em lojas de aquariofilia e tem de ser especifico para uso em aquário dado que há areia silica para meter nas caixas dos gatos e essa trás perfumes e quimicos que não nos interessa ter dentro do aquário), a areia sílica é bastante barata, no entanto é um substrato tão compacto que toda a sujidade que o filtro não limpar ficará em cima do filtro o que puderá ser bom(por facilitar a limpeza) ou não(dado que se não houver uma boa manutenção vai ficar muito sujo), rochas e troncos podem ser apanhados na natureza mas convém ter cuidado com o que se está a meter no aquário principalmente com as madeiras, todos precisam de ser bem limpos e fervidos, mas as madeiras convém termos a certeza de que estão bem secas e não são madeiras resinosas.

 

Eu nos meus aquários costumo alimentar 1 a 2 vezes por dia.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.