Futuro novo projecto - Dúvidas


Emejet

Recommended Posts

Boas. Está decidido que vai haver novo (maior 😑) aquário, ainda sem datas certas que é algo para se fazer com tempo.
Para já vou necessitar de alguma ajuda para a escolha de certos equipamentos, tendo em conta valores €€ bem realistas lol. Com alguma qualidade mas baixo custo.

Assim sendo, o aquário deverá ter como medidas: 100x40x50 (200L), 90x45x45 (180L), 100x30x40 (120L)..outra medida.

Qual o filtro que aconselhariam?
Tenho visto os Sicce Space Eko 200 (ou 300), JBL Cristalprofi e902, Fluval 207 (ou 307), Eheim Ecco Pro 300.... outra sugestão? ( Aqui estou inclinado no Sicce. alguém tem/conhece? )

Termo:
150W ou 200W ? 

Substrato:
Em principio será o Neo Soil Compact.. quantos litros? Chegarão 2 sacos de 8L? Não será um plantado muito exigente, estou a pensar numa espécie de iwagumi.

Mais sugestões, ideias pf! Podem acrescentar à vontade! 

Obrigado!


 

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro entre as opções apresentadas eu ia para o Fluval 306.

Termostato metia 200W

O substrato se quiseres pôr fértil e brincar um bocado com as profundidades eu aconselhava-te 2 a 3 sacos de 8L(depende muito da elevação que queres dar ao aquário), de qualquer forma a conta é simples:

100x40x(altura de substrato desejada em cm)/1000 = Litros de substrato necessários(isto para o aquário de 200L).

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos de aquascaping, se é o que pretendes fazer, então o solo vai sempre depender do espaço de plantação. Por exemplo, o 90x45x45, tens menos largura mas tens uma profundidade maior, o que vai fazer com que necessites de levantar ainda mais atrás, por isso ainda mais solo. Mas claro que no fim tudo depende do layout. 

Filtros só vou falar dos que conheço, por isso o Eheim Ecco Pro acho apropriado para o 100x30x40, para as outras medidas fica curto. O Fluval, depednde mesmo do que vais colocar de fauna. Mas mesmo assim acho um pouco curto para as medidas maiores.

Se for mesmo o aquário mais pequeno, recomendo o Eheim Ecco Pro. Além de ser um filtro bem construído e duradouro, tem um consumo energético bastante bom.

Termóstato de 200W para as medidas maiores e 150W para a menor.

Agora, acho que primeiro tens de pensar bem nas medidas e só depois é que podes percebr o que vais precisar. Corres o risco de entrar em redundâncias e não te conseguires decidir facilmente.

Se a questão é o gasto de dinheiro, ou o espaço, ou os consumos energéticos, ou as medidas melhores para um bom layout, ou alguma espécie de animal que tenhas em mente, então é por aí que deves começar.

Boa sorte para a nova montagem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Emejet said:

Qual o filtro que aconselhariam?
Tenho visto os Sicce Space Eko 200 (ou 300), JBL Cristalprofi e902, Fluval 207 (ou 307), Eheim Ecco Pro 300.... outra sugestão? ( Aqui estou inclinado no Sicce. alguém tem/conhece? )

Termo:
150W ou 200W ? 

Substrato:
Em principio será o Neo Soil Compact.. quantos litros? Chegarão 2 sacos de 8L? Não será um plantado muito exigente, estou a pensar numa espécie de iwagumi.

O único dessa lista que não gosto são esses da Fluval (simplesmente não gosto da maneira como a esponja rouba tanto espaço dentro desses 2 filtros) e o melhor dessa lista é sem dúvida o da JBL.

O termostato, na dúvida compro sempre mais potente. Além disso, gosto sempre de utilizar um controlador de temperatura em todos os meus aquários, especialmente se tiver peixes mais caros.

A quantidade de substrato também já foi dito como calcular, coloco aqui só uma fórmula mais genérica:

(Largura do aquário em cm) x (Comprimento do aquário em cm) x (Altura desejada do substrato em cm) / 1000 = Litros de substrato necessário.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emejet,

 

Complementando o que já foi dito, iria para o aquário de 90*45*45, Não só pela profundidade como também devido a ser um tamanho standard para as calhas de iluminação. Conseguirás assim com mais facilidade encontrar uma luz adequada e de qualidade. Reforço a ideia dizendo que essas medidas já dão para fazer algo engraçado sem que tenhas de comprometer o teu orçamento.

Outro dica, gravilha vulcânica por baixo a fazer altura no substrato, com uns 2 sacos de neo soil e já fazes algo que te agrade.

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos conselhos dados até agora.

Sei que o post inicial foi um pouco genérico demais, mas conforme for eliminando hipóteses mais fácil fica depois de selecionar as escolhas finais. 

 

há 7 minutos, ismael_figueira disse:

Não só pela profundidade como também devido a ser um tamanho standard para as calhas de iluminação.

Obrigado por falares neste tema, porque esqueci-me completamente de mencionar que é outro equipamento que vou necessitar. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A indecisão por aqui mantem-se nas medidas do aquário, porque tem influência em algumas coisas como o móvel e também no campo das tpa's.
Sim, tpa's..  isto porquê? Porque eu estou habituado a ter 4 ou 5 garrafões de água devidamente acondicionados e quando quero fazer tpa meto lá pra dentro um termo para manter a temperatura certa e tá feito.
Agora com litragem maior (não faz sentido ter garrafões) não faço ideia como é que vocês conseguem mudar certa quantidade de água com a temperatura certa e como acondicionam a mesma por causa do cloro etc.. ?? Inserem o Prime/Aquatan na mesma altura em que mudam a água? 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do aquário. Por norma tenho faço repouso em bidons. Tenho um de 60 litros e para os aquários que tenho chega. O que uso mais é água de osmose, mas mesmo assim faço cerca de 25 litros por semana.

Tive um aquário de 500 litros à cerca de 15 anos que fazia TPA´s com água directa da torneira e nem usava quimicos nenhuns... hoje em dia já não aconselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, Emejet said:

A indecisão por aqui mantem-se nas medidas do aquário, porque tem influência em algumas coisas como o móvel e também no campo das tpa's.
Sim, tpa's..  isto porquê? Porque eu estou habituado a ter 4 ou 5 garrafões de água devidamente acondicionados e quando quero fazer tpa meto lá pra dentro um termo para manter a temperatura certa e tá feito.
Agora com litragem maior (não faz sentido ter garrafões) não faço ideia como é que vocês conseguem mudar certa quantidade de água com a temperatura certa e como acondicionam a mesma por causa do cloro etc.. ?? Inserem o Prime/Aquatan na mesma altura em que mudam a água? 
 

Tens 2 opções:

  • Tratas com prime e aqueces a água num balde. Neste caso só colocas Prime para o volume do balde.
  • Colocas Prime no aquário e enches suficientemente devagar para deixar o termostato compensar a temperatura. Neste caso deves comocar Prime para o volume total do aquário.

Eu já utilizei os 2 métodos, ambos têm coisas boas e coisas más.

O que gostei mais for o segundo método, mas tive de construir um overflow de segurança porque me esquecia sempre que tinha o aquário a encher... 🙄

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Tratas com prime e aqueces a água num balde. Neste caso só colocas Prime para o volume do balde.

Se tiveres filtros internos por aí na gaveta podes sempre usar um filtro interno para bombear a água do balde para o aquário(para não teres de andar a fazer levantamentos todas as semanas 💪)

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usar um bidon de alguma quantidade (que dê para todos os aquários por exemplo) não é mal pensado... Só não sei onde o guardar e depois a parte de fazer chegar a água aos sítios 🤔 (ahahah...mais invenções por casa, alguém vai adorar... 🙄
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Emejet disse:

Usar um bidon de alguma quantidade (que dê para todos os aquários por exemplo) não é mal pensado... Só não sei onde o guardar e depois a parte de fazer chegar a água aos sítios 🤔 (ahahah...mais invenções por casa, alguém vai adorar... 🙄
 

Bomba de água por exemplo. Eu costumo usar garrafões de água porque os bidons estão na cozinha e os aquários no hall de entrada. Obviamente que depnde sempre do tamanho do aquário. Os meus aquários são todos pequenos e no máximo vou transportar 80 litros de água e nunca é de seguida, porque não faço as TPAs todas no mesmo dia. Se eu tivesse um aquário de 400 litros e a fazer TPA´s de 100 litros então utilizava uma bomba de água de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As minha recomendações:

Aqua - escolhe medidas standards como disse o Ismael. O 90x45x45 dá para fazer coisas engraçadas:

Yama.jpg

IMG_0185.jpg

Sem nome.jpg

 

Para filtro este aquário precisa de um filtro a fazer 1250l/h. Menos não aconselho se não quiseres andar a gastar dinheiro a remediar problemas.

Para isso tens:

- Oase Biomaster thermo 600. Ficas com filtro e termostato interno por 250€.

- JBL 1502. Custa 170 paus mas depois tens de comprar um termostato externo (Hydor 300w) que não te custa menos de 50 paus, ou seja vai dar quase ao mesmo e ocupa menos espaço nas mangueiras (parece um pormenor mas é importante).

- Depois podes ir para os Eheim que são mais carotes. Por exemplo o Profesional 4+ 600 que custa 200 paus.

Quanto ao substrato:

Nesse iwagumi que tenho aí gastei 4 sacos de 9L. Mas podes poupar cerca de metade com a sugestão do Ismael (que também uso).

Quanto à iluminação:

Aqui podes puxar bem pela carteira, mas também podes comprar usado. Arranja-se material muito bom por quase metade do preço.

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/11/2019 at 15:21, Emejet disse:

A indecisão por aqui mantem-se nas medidas do aquário, porque tem influência em algumas coisas como o móvel e também no campo das tpa's.
Sim, tpa's..  isto porquê? Porque eu estou habituado a ter 4 ou 5 garrafões de água devidamente acondicionados e quando quero fazer tpa meto lá pra dentro um termo para manter a temperatura certa e tá feito.
Agora com litragem maior (não faz sentido ter garrafões) não faço ideia como é que vocês conseguem mudar certa quantidade de água com a temperatura certa e como acondicionam a mesma por causa do cloro etc.. ?? Inserem o Prime/Aquatan na mesma altura em que mudam a água? 
 

Mangueirada direta da torneira e pronto. Depois metes Seachem Prime ou equivalente e estás despachado. Temperatura? Meto devagarinho e com o filtro ligado para ir aquecendo a água (Oase 600T), Ph, Gh, Kh e outras paneleirices? não faço ideia, mas mais uma vez devagarinho e a fauna (incluindo CRS's) não se queixa.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da temperatura é a que me preocupa mais. Porque a única vez que tive ictio num aquário acho que foi por causa disso e não queria repetir o feito... Mas estão aqui já algumas boas ideias para seguir! 

Outra questão, que pensei que já estivesse decidida, é sobre a rocha que ia usar.. então a Ryuoh stone é alcalina? 😐 Excepto a Dragon stone e assim bem parecida com a Ryuoh, o que se pode meter que seja uma rocha neutra? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yamaya Stone e Lava Rock são mais duas rochas que não alteram o pH

Tens várias outras rochas como Thai Stone, Pagoda Stone, Spirit Stone, Frodo Stone, Petrified Wood, Tube Rock, Pangea, Sphagetti que não sei se alcalinizam ou não mas enquanto não recebes respostas podes tentar estudar um pouco mais estas rochas.

Penso que o Xisto também não altera o pH

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pesquisar essas rochas. Obrigado @Brunomcc2000
Sei que já vi umas, não me recordo agora do nome, que chegavam a pedir balúrdios por kg, o que está claramente fora de questão lol.
Pena tenho eu de não encontrar pedras nas minhas zonas, é tudo alcalino mesmo.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é normal as rochas são caras como tudo, é questão de esconder o talão
Podes sempre montar um layout que te agrade e no final escolhe os peixes dependendo do pH do aquário não é por nada mas é que os substratos ativos e o CO2 também acidificam a água.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Haha 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um substrato bom (Neo soil, Ada Amazonia, Tropica etc) não tens problemas com Ph's. 

Ignora isso e escolhe o que mais gostas.

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais