Aquário de 200 litros


luismatos95

Recommended Posts

Num aquário de 200 litros quero por fauna Amazônica.Poderei por 15 nariz bêbados,15 néons,6 acaras bandeiras,8 corydoras e 4 ottos.Vai ter troncos rochas e rochas .vai ter plantar low tech.A filtração será de 1300/h.Aguardo a vossa ajuda,obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acarás Bandeiral (Pterophyllum scalare) vão comer tudo o que lhes couber na boca, vai ser um pouco perigoso para os Néons.

1300 l/h tendo em conta as perdas de fluxo que vai ter nas tubagens e com a matéria filtrante, na minha opinião, pode vir a ser pouco.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, luismatos95 said:

Posso optar por não colocar os acaras e   por mais um cardume ou dois de tetras ?Na filtragem vou optar por 2000L/h.

Parecem-me boas opções.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode trocar os acarás por outros ciclídeos como Ramirezis por exemplo, quanto aos tetras tem vários, Tetra imperador, Tetra cobre, Tetra pinguim, Tetra coração de sangue, Tetra fantasma vermelho, Tetra fantasma negro, Tetra ocellifer, Tetra rosy, Tetra santa filomena, Tetra viúva negra, Tetra serpae, entre outros, é só escolher os que quer.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou mais apologista de ter apenas 2 espécies, mas em cardumes maiores. O tipo de comportamento que irá observar será muito mais natural por se sentirem mais seguros em maior número.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Eu sou mais apologista de ter apenas 2 espécies, mas em cardumes maiores. O tipo de comportamento que irá observar será muito mais natural por se sentirem mais seguros em maior número.

Exato, por vezes o comportamento de 5 ou 6 cardumes pequenos não é tão bonito quanto um cardume monoéspecie mais numeroso, quanto mais numerosos forem os cardumes mais calmo se torna o aquário, não se vê peixes com medo etc dá outra harmonia dá um aspeto mais saudável ao aquário.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 200L diria que poderia ter cerca de 50 Néons ou 40 Nariz de Bêbado, estes números podem ser maiores ou menores dependendo da filtragem  utilizada e manutenção que se pretende fazer.

Com uma mistura dos dois diria que cerca de 20 a 25 de cada espécie.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ter também corydoras e/ou ottos, tem que reduzir os números que disse. 

Há uma regra geral para escolher a quantidade de peixes, que eu não gosto muito, mas neste caso pode-se usar, visto ser um aquário já grandinho e serem espécies de peixe pequenas. (Atenção, esta regra não vale para todos os aquários nem para todos os peixes, é apenas uma regra geral, deve-se sempre procurar informação das condições ideais para cada tipo de peixe. Eu nunca uso esta regra para aquários com menos de 60L ou com peixes muito maiores que 5cm de tamanho máximo)

Para cada centímetro de peixe (em adulto e no seu tamanho máximo) deve ter 1L de água. Depois deve ter em consideração o seguinte:

  • os Néons crescem até 4cm.
  • os Nariz de Bêbado crescem até 5cm.
  • Ottos crescem até 3.5cm.
  • Todas estas espécies devem ser mantidas em grupos de pelo menos 6, mas idealmente de 10 ou mais.

Por exemplo, 50 Néons num aquário de 200L (50 peixes x 4cm = 200L). E isto se não se colocar mais nenhum tipo de peixe no aquário com os Néons.

Mais uma vez digo, é preciso muito cuidado a utilizar esta regra, eu pessoalmente não gosto muito de falar nela a outras pessoas, é apenas uma regra geral e deve apenas ser utilizada para peixes pequenos em aquários relativamente grandes.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, luismatos95 said:

Será mais fácil assim .Visto a sua experiência neste mundo.Qual seria a sua melhor escolha de fauna para este aquário?

Na minha opinião e experiência, é mais apelativo um aquário com um cardume grande do que um com muita coisa diferente. Duas ou três espécies no máximo.

Se quer mesmo ter essas 4, os números melhores seriam 15 Neons, 10 Nariz de Bêbado, 8 Corys e 10 Ottos. 

Se fosse eu com um aquário de 200L, a minha escolha já exige um pouco mais de experiência, porque eu punha lá um Flowerhorn! 😜

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, luismatos95 said:

Vou usar 20 nariz vermelho ,8 corys e 10 ottos.parece-me bem o que acha?

Parece-me bem.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.