1º Aquário


Fernando Mota

Recommended Posts

Olá a todos,

Sou o clássico: novo no assunto, os meus filhos pediram-me um aquário, mas eu gostava de fazer a coisa como deve ser, até porque respeito muito todos os animais e não estou interessado em assassinar nenhuma criatura ou tratá-la como um brinquedo. Dito isto, gostava de montar um aquário o mais simples possível sem espatifar muito mais do que 100€.

Cheguei a este kit Aquário Marina 10G led kit 38lt

  • Aquário de vidro
  • Filtro de mochila ultra fino Marina Slim15 com sistema rápido de troca de cartuchos 
  • Tampa elegante e compacta com iluminação Led de longa duração, com efeito de luz natural
  • Camaroeiro, feito de malha fina e macia para proteger as delicadas barbatanas do peixe
  • Dimensões: 51,3 cm x 26 cm x 32,8 cm Altura.

Chamou-me a atenção pelo filtro que me parece bom, pelo que tenho lido por aqui.

Gostava de lá pôr uns 4 ou 5 Guppies, 4 ou 5 Neon Tetra e 1 ou 2 camarões red cherry. Será muito para 38L? E deixo que os Guppies se reproduzam?

Entretanto peço-vos ajuda para o que falta:

- Termostato: TERMOSTATO MARINA 15CM 50W - parece-vos bem? outras opções?

- Plantas artificiais? Naturais de fácil manutenção? Qual seria uma hipótese de conjunto mínimo que ficasse já composto? Areão, um tronco com verdura, uma rocha e uma ou duas plantas resistentes? Quais?

- Acham que esta mesa do IKEA aguentaria? https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80104268/#/20011408

Ou posso usar umas tábuas de madeira de 5cm de espessura para construír uma mesa eu mesmo com uns L's de metal...

Entretanto devia despachar-me a comprar, se quero fazer o tal ciclo do Azoto e pôr uns peixinhos ainda antes de 24 de Dezembro, certo?

Obrigado a todos por qualquer dica que possam dar a este novato...

Abraço, Fernandomarina-led-kit-aquario-10g-38l.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, primeiro, parabéns por fazer as perguntas antes de mergulhar de cabeça! É algo que pouca gente faz! 

Agora ao que interessa, pode poupar muito dinheiro se comprar aquário e material usado, o fórum tem uma zona de classificados, mas também pode procurar em sites como o OLX e Custo Justo. Com material usado para começar geralmente dá para começar com um aquário maior e equipamento melhor pelo mesmo preço.

Um aquário de cerca de 60L é mais aconselhável para começar, quanto maior o aquario, mais permissivo será com falhas de manutenção, simplesmente por ter mais volume de água. Um aquário de 38L daria para 8 neons (número mínimo aconselhado para um grupo de neons) e os camarões, mas ja seria no limite de lotação com um bom filtro.

Guppies, se comprar machos e fêmeas deve ter mais fêmeas do que machos e tem de ter um plano para os alevins, visto que podem nascer por cada fêmea entre 5 a 25 alevins a cada 28 dias. Se tiver só machos não terá esse problema.

O filtro desse kit, na minha opinião, não é assim tão bom. Filtros de cartucho são geralmente muito pouco eficazes em termos de capacidade de matéria filtrante. Funciona? Claro que sim, mas todo o aquário vai precisar de uma manutenção muito mais frequente. Aconselhava um filtro externo ou pelo menos um filtro de mochila com mais volume para colocar mais matéria filtrante. Deve procurar um filtro com fluxo de 5 a 10 vezes o volume do aquário por hora. Por exemplo, para um aquario de 60L, deve procurar um filtro que faça entre 300 a 600LPH (litros por hora). Um bom filtro normalmente utiliza esponjas, cerâmicas e lã filtrante como matérias filtrantes principais.

A escolha do termostáto depende muito do local onde o aquário vai ficar. Mais em princípio 50 a 100W para um aquario de 60L é suficiente se tiver o aquário dentro de casa num local que não fique demasiado frio.

Plantas vale sempre mais ter plantas naturais de fácil manutenção, visto que por pouco que seja, ajudam sempre a filtrar a água. Anúbias, Fetos Java e alguns musgos são fáceis de manter. 

Móveis do IKEA não prestam para suportar muito peso. Se vir os detalhes da mesa, pode ver que o peso máximo que suporta é 25Kg e 38L de água pesam cerca de 38Kg. Também ja utilizei um móvel KALLAX (reforçado por mim) para ter aquários, mas mesmo reforçado era visível o desnível causado pelo peso dos aquários e os danos que sofre a curto prazo com água são demasiado graves, não aconselho mínimamente a sua utilização.

Quanto ao ciclo do Azoto, com o método tradicional deve esperar cerca de 6 semanas antes de colocar animais no aquário, mas pode acelerar o processo se comprar bactérias para adicionar ao aquário. Adicionando bactérias, pode adicionar animais após algumas horas (se bem que idealmente, se deve esperar pelo menos alguns dias para deixar o filtro "amadurecer"), mas deve fazê-lo gradualmente e seguir bem as instruções.

Outra coisa importante é utilizar sempre acondicionador para remover o cloro da água que se põe no aquário. O cloro mata a bactérias responsaveis pelo ciclo do Azoto e é também nocivo para as guelras dos peixes.

 

Está no bom caminho, qualquer coisa não hesite em perguntar!

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas sempre verdadeiras, se conseguir meter troncos e rochas verdadeiras também melhor, plástico é dinheiro ao lixo.
O filtro não é mau mas o sistemas dos cartuchos para mim é que não servem, no teu trocava os cartuchos por lã filtrante e cerâmicas filtrantes ambos se vendem em lojas de aquariofilia.
O termostato de 50w é bom e serve bem sim.
Peixes pense em só Guppy's ou só Néons, se quiser Guppy's pense em só fêmeas ou só machos, se meter aí trios vai ter para aí reprodução ao ponto de em coisa de 1 mês ou 2 ter para aí um problema grave, ou seja para mim é ou só guppys de um dos sexos ou só Néons com os red cherrys não abusar nos números dado que o aquário é pequeno, se abusar nos números vai ter aí uma confusão dentro de 5 vidros e a manutenção terá de ser reforçada se não abusar terá um aquário harmonioso e uma troca de água de 20% por semana vai chegar perfeitamente.

O ciclo do azoto é algo para se fazer com calma por isso eu aconselho-o a começar no dia 15/nov para garantir que no dia 24/dez já pode meter peixes(se começar a 24 também não haverá problema, ou seja de 24/nov a 24/dez mas se começar uns diazinhos antes garantirá que o ciclo nessa altura estará mesmo completo)

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando Mota

Bem vindo ao Fórum.

Já muito te foi dito,eu também acho esse aquário pequeno para Guppys,mas podes colocares  Neons,e para fazer a vontade ás crianças,acho que sim,para começares,quem sabe se depois disso não irás para um aquário maior.

Acho que e uma prenda linda para os putos,além de que lhe dá mais consciência sobre como se deve lidar com os animais e a natureza,e a respeitar os animais.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelas dicas.

Para não gastar muito dinheiro e porque tenho uma sala pequena, acho que vou manter a ideia de 40L, vou construír eu mesmo um suporte com tijolos de betão e madeira maciça para dar mais estabilidade. Uma coisa deste género mas com tijolos laranja ou ocres https://www.pinterest.pt/pin/8233211804199998/

Vou tentar usar o filtro do Marina LED 38L com outros media. Algumas sugestões? Cerâmica? Esponja no bocal do tubo (que tipo de esponja)?

Para começar acho que ponho 6 neons e 2 red cherry, com umas Anúbias, Fetos Java e alguns musgos (como sugeriu o João) e uma rocha e um tronco. Onde comprar peixes e vegetação em Lisboa, perto da Alameda?

Entretanto mais termostato e um alimentador automático... enfim cá vou eu entrar neste mundo 🙂

Quando tiver a coisa montada ponho aqui fotos.

Obrigado e tudo de bom.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Ricky Gomes said:

5 a 25 alevins numa fêmea guppy?

tens razão... uma fêmea adulta dá á luz em media entre 20 a 40 alevins... as mais jovens é que normalmente começam por dar muito menos alevins de cada vez e é daí que vêm os números que disse. 🙃

O record do mundo de alevins numa só gestação é de uma fêmea guppy do Chicago Shedd Aquarium, onde nasceram 244 alevins de uma vez... dos quais sobreviveram 238.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando Mota

Tens uma loja em Arroios quando se vai para a Avenida Morais Soares numa rua logo há entrada há direita,penso que ainda não fechou.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Tens uma loja em Arroios quando se vai para a Avenida Morais Soares numa rua logo há entrada há direita,penso que ainda não fechou.

A loja que o Álvaro refere é a Fishplanet. Copiei a informação abaixo do site deles... à algum tempo que não visito a loja. A de Benfica tem sempre muitos peixes mortos e sinceramente nunca comprei lá peixes por causa disso. Mas tem algum material e se fizeres o cartão deles até tens logo desconto. 

Tens uma loja depois do cemitério do Alto de São João, quando começas a descer do teu lado esquerdo. Tens de prestar atenção porque é um pouco escondida (colei a informação abaixo). A Casa dos Discus tem muito bons vivos, apesar de os preços não serem os mais acessíveis. Mas qualidade têm e isso também conta. Além disso tem algum material, e mesmo que não sejam preços melhores, tens sempre a oportunidade de ver o que pode interessar. 

Loja de Arroios Pr. Chile
Rua Cavaleiro de Oliveira Nº29/31
(Junto à praça do Chile)
1170-086 Lisboa – Arroios
Tlf: 218 122 091 / Tlm: 911 928 486
E-mail: loja.chile@fishplanet.pt

__________________________________

A Casa dos Discus

   

Rua Dom Fuas Roupinho Nº 1 A
(junto à Av.Afonso III)

Lisboa
1900-191 Lisboa

Portugal

Tel/Fax.:218 132 733

 

comercial@casadosdiscus.com

lojaonline@casadosdiscus.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno Soares

Eu a loja de Benfica conheço,tenho comprado lá algum material,agora peixes nunca comprei,sempre que lá vou vejo os aquários muito mal tratados e peixes sempre mortos,e ate plantas em muito mau estado.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Benvindo ao forum Fernando. Oferecer um aquário pelo natal é  a prenda que todos  gostavamos de ver no sapatinho. Infelizmente muitos compram por impulso numa grande superfície ou em petshops e junto com o kit já  vem os peixes de agua fria com  os trágicos resultados do costume. Felizmente o Fernando teve a atitude correcta e pesquisou antes de ir às compras. Já deve estar, ou arrependido por não ter optado por um hamster, ou entusiasmado com esta vertente do hobby que tanto nos dá prazer embora implicando um maior investimento inicial, mais trabalho e mais necessidade de adquirir conhecimentos. 

Visto que já decidiu pela compra do kit aconselho a trocar os cartuchos pelas materias biológicas e um pouco de lã filtrante. Esqueça essa ideia de fazer um movel em tijolo para colocar na sala. O Kallax do ikea serve para o efeito, apenas tenha cuidado com a água para não dar cabo do móvel. Ou então pesquise aqui 

https://www.aquariofilia.net/forum/forum/482-estruturas-e-mobiliário/

para retirar algumas ideias se tiver jeito para o bricolage. 

Depois conte com mais uns euros para um bocado de areão, uns basaltos rolados e um ou dois  vasos de plantas de rizoma topo Anubias  ou fetos de java e fica com algo bonito e barato. Escolha apenas uma espécie de peixe e arranje um pequeno cardume de 6/8 deles.

Mas faça uma visita à  Casa dos Discus e fale um pouco com o Viegas. Ele vai o ajudar de certeza. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/11/2019 at 20:04, Alvaro Silva disse:

Boas Bruno Soares

Eu a loja de Benfica conheço,tenho comprado lá algum material,agora peixes nunca comprei,sempre que lá vou vejo os aquários muito mal tratados e peixes sempre mortos,e ate plantas em muito mau estado.

Amigo Álvaro,

É mesmo, e que pena, porque têm muito espaço para peixes e plantas e está mal aproveitado. Infelizmente não é uma loja da especialidade...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, de que  estão à  espera para usar a área  do feedback para avaliar as lojas? A informação aqui fica perdida, podem e devem relatar aquilo que sentem em relação às lojas que visitaram:

https://www.aquariofilia.net/forum/companies/category/1-loja-física/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Tozé Nunes disse:

Tozé, fui verificar se tinha avaliado a Zanclus e realmente já o tinha feito. Mas como na altura não tinha conhecimento na área dos salgados não avaliei. Fui lá agora mas não consigo alterar nada, a não ser os comentários.

Gostava de poder completar a avaliação porque considero ser um espaço a visitar. De certeza que quem for conhecer percebe que existe qualidade especialmente em vivos e atendimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas boas dicas.

Há uns dias fui à Aquaplante em Benfica, loja espectacular, fui muito bem atendido e deram-me óptimos conselhos.

Comprei lá o Marina Led de 38L, um termostato Fluval M50, um areão lindo laranja, acondicionador e bactérias e umas tiras de teste.

Ainda não tive tempo para comprar plantas e tronco, mas vou tentar passar lá amanhã para ver se compro um tronco plantado, anúbias e uns trevos de Java, para ver se este fim de semana começo o ciclo do Azoto.

Quando tiver novidades ponho aqui.

Entretanto já tinha visitado a Loja dos Discus e lá o "mestre" também me pôs a ver melhor a coisa 🙂

Conto lá ir comprando umas plantas à medida que fôr habitando mais o aquário.

Cumprimentos a todos!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Alô,

Então novidades...

Já montei o Marina 38L, em vez das saquetas que vinham com o Marina Slim, pus esponja Nitrex da Juwel, lã filtrante da Sera, Siporax bio filter medium da Sera e Purigen. Comprei o Fluval M50 e pus plantas de simples manutenção. Na loja aconselharam-me a montar e deixar a água sem tratamento nenhum uns dois dias só para assentar. Dia 15 Nov passado comecei o ciclo. Pus o Aquatan e o Nitrivec da Sera e 30 minutos depois o fertilizante para plantas Premium Nutrition da Tropica.

 

Perguntas:

- Na loja disseram-me que se os testes estivessem bem em termos de PH, amonias, etc, podia já pôr peixes para a semana... Que acham?

- Ponho comida para acelarar o ciclo?

- Estes resíduos na Anubia são algas? Tudo certo?

- Começo com Guppys ou Tetras? As corydoras ficam bem só duas? Que outros peixes de fundo posso pôr com guppys e tetras?

- Que outras plantas de fácil manutenção me aconselham? Não tenho substrato, só areão.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Cumprimentos.

Fernando Mota.

 

large.IMG_4146.JPGlarge.IMG_4147.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


- Na loja disseram-me que se os testes estivessem bem em termos de PH, amonias, etc, podia já pôr peixes para a semana... Que acham?


Na aquariofilia a paciência é a chave do sucesso, 30 dias até meter os primeiros peixes.


- Ponho comida para acelarar o ciclo?


Podes por um pequeno floco dia sim dia não mas se não meteres nada isso vai lá na mesma.


- Começo com Guppys ou Tetras? As corydoras ficam bem só duas? Que outros peixes de fundo posso pôr com guppys e tetras?


Guppy's néons corys... O aquário só tem 38L lembra-te disso.


- Que outras plantas de fácil manutenção me aconselham? Não tenho substrato, só areão.


Musgos fetos anúbias são opções nas quais podes pensar.

Esse substrato é pintado?
Essas pedras são calcárias vão aumentar o pH, há que ter atenção a isso quando quiseres comprar de peixes, para já invés de pensar em meter peixes já para a próxima semana usa esse tempo para estudar qual o melhor peixe/peixes para o teu aquário.

Se realmente quiseres Guppy's não aconselho casais nem trios compra só um sexo ou vais ter para aí um problema complicado.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. se calhar começo só com neons.

Não é substrato, é um areão. Não é pintado, comprei em loja.

As rochas são calcárias? Arranjei-as num laboratório de engenharia e fervi-as. Achas que devia trocá-las?

E na TPA ponho aquatan ou basta pôr a água a repousar de véspera?

Editado por Fernando Mota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Fernando Mota disse:

Não é substrato, é um areão. Não é pintado, comprei em loja.

Areão é substrato, não é é fértil, é substrato inerte, parecia-me ser pintado pela tonalidade laranja forte nunca vi areão natural dessa cor, o facto de teres comprado em loja não quer dizer muito dado que grande parte das lojas tem substratos tingidos/pintados para venda, mas se não é pintado tudo bem, perguntei porque os pintados com o tempo libertam a tinta na coluna de água e como deve imaginar os peixes não gostam muito de tinta.

há 8 horas, Fernando Mota disse:

As rochas são calcárias? Achas que devia trocá-las?

Parecem-me calcárias sim, tira-as raspa um bocado da pedra e mete uma gota de limão ou vinagre se borbulhar é calcária e altera-te a água para exatamente o oposto daquilo que o néons precisam, néons precisam de pH ácidos e água moles, as rochas calcárias aumentam o pH e deixam a água dura, se não for perfeito.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Fernando Mota disse:

- Estes resíduos na Anubia são algas? Tudo certo?

 

Esses resíduos nas anubias são muito estranhos. Agita um pouco a água à volta das folhas a ver se sai facilmente.

Pela cor, o substrato deve ser o JBL Manado.

Basicamente, se fizeres testes de amónia e nitrito, e em 24 horas estiverem zerados, o ciclo está feito.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Fernando Mota said:

Já montei o Marina 38L, em vez das saquetas que vinham com o Marina Slim, pus esponja Nitrex da Juwel, lã filtrante da Sera, Siporax bio filter medium da Sera e Purigen. Comprei o Fluval M50 e pus plantas de simples manutenção. Na loja aconselharam-me a montar e deixar a água sem tratamento nenhum uns dois dias só para assentar. Dia 15 Nov passado comecei o ciclo. Pus o Aquatan e o Nitrivec da Sera e 30 minutos depois o fertilizante para plantas Premium Nutrition da Tropica.

11 hours ago, Fernando Mota said:

- Na loja disseram-me que se os testes estivessem bem em termos de PH, amonias, etc, podia já pôr peixes para a semana... Que acham?

Se está a adicionar bactérias, deve seguir as instruções da embalagem. Mas diria que sim, uma semana com a adição de bactérias, será mais do que suficiente.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Fernando Mota said:

- Ponho comida para acelarar o ciclo?

- Estes resíduos na Anubia são algas? Tudo certo?

- Começo com Guppys ou Tetras? As corydoras ficam bem só duas? Que outros peixes de fundo posso pôr com guppys e tetras?

- Que outras plantas de fácil manutenção me aconselham? Não tenho substrato, só areão.

Um pouco de comida dá alimento ás bactérias que está a adicionar, por isso, sim, deve adicionar em pouca quantidade.

Os resíduos nas anúbias parecem-se muito com raspas de acrílico?!? 

Corydoras são peixes de cardume, e idealmente devem estar em grupos de 6 ou mais, mas 38L não dá pra tanta coisa... na minha opinião só punha aí 10 Néons e mais nada. Guppys a reproduzirem-se num aquário tão pequeno não é boa ideia. Colocar mais peixes muito certamente vai levar a maus resultados a longo prazo.

Plantas para começar parece que está bom, eu tambem gosto sempre de ter algumas flutuantes... e com areão infértil fica um pouco limitado no que pode adicionar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.