Primeira Montagem Nano


MarcoRelvas

Recommended Posts

boas. 

Recentemente consegui ficar com um "nano KIt" que um amigo tinha e não lhe dava uso. O mesmo é constituído por: 

 

Aquário 40x25x25 

Termostato 25w 

Filtro mochila JIX - 518H 280l/h  

Iluminação AquaLed 40  -  11W /1500 lumens 

 

A minha ideia seria iniciar me finalmente nos plantados, já que sempre me fiquei nos ciclidios, e fazer algo simples, fácil manutenção mas ao mesmo tempo bonito, com o material que disponho. Estava com ideias de fazer algo deste tipo mas talvez com mais 1 ou 2 tipos de plantas no fundo 

 

 

Pelo que tenho lido os plantados assentam em 4 pilares essenciais: 

1º Iluminação-  A que tenho será suficiente para tentar o tapete? 

2º Substrato-  Ideias? algo acessível e que faca bem o seu papel ? que quantidades devo precisar? 

3º Filtragem- serve? quanta a fauna ou um betta ao um cardume de algum tipo de tretas ou rasboras 

4º CO2- pois aqui é que esta uma das minhas grandes questões. De momento não tenho será que mesmo assim devo conseguir resultados positivos só com os substrato e iluminação? 

 

obrigado pela atenção 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

25 litros de aquário. Luz com 1500 lumens ficas com 60 lumens litro. Podes até apostar em plantas com mais exigência de luz, em vez de ficares só pelas de fácil exigência.
Substrato tens o neo soil plant. É um substrato activo não necessitas de colocar areao por cima. 3l deve chegar dependendo do que queres fazer, mas se vires que te falta podes comprar outro.
O filtro parece me que está bom, deve fazer 10x o volume do aquário e esse q tens faz. É só colocares lá filtrante esponja e cerâmicas.
Co2 é sempre bom ter, mesmo as de baixa manutenção. Acredita faz diferença. Se poderes investir ótimo.
Agora um conselho, faz tudo sem pressas, compra o que te falta comprar, monta há tua maneira ao teu gosto ou pede sugestões por aqui, o pessoal está para ajudar.
Tens de completar o ciclo do azoto, geralmente dura em média 30 a 40 dias, mas o seguro será teres os testes de nh3/4,no2 e no3 e ph por agora e um drop checker para controlares o co2 no aquário.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta. Sim isto é para fazer com tempo. Só keria ter algumas certezas 

Que tempo de planta para tapete aconselhas? 

 

Já ouviste falar no sistema de co2  Plant Growth System 60 da Tropic. Achas sustentável pelo menos numa primeira faz até investir num kit mais profissional? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o começo é bom e para o tamanho do aquário está ótimo esse da tropica o co2. Mas a garrafa é descartável e a médio longo prazo sai te mais caro que botija. Mas podes começar com esse e passar para botija depois.

Para tapete tens a montecarlo, marsilea, Cuba.. A Cuba é muito exigente, talvez a montecarlo seja a mais fácil para comecares

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse campo ainda estou a aprender. E sem testes pelo menos para mim tornasse difícil. Com testes sabes o que as plantas estão a pedir ou se está a mais. Sem testes só a olho. Mas para o começo podes obter um micronutrientes e um macro nutrientes. Ou comprar tudo há parte. Mas é como te disse, a olho tornasse difícil, só se perceberes bem o que a planta está a carência e colocares. Imagina que ela está com carência de potássio, pegas no potássio e doseias. Mas para isso tens de perceber as carências visíveis que as plantas estão a precisar. Se tiveres um micro e um macro, doseias o que o fabricante diz. Mas as plantas podem precisar mais ou precisar menos as quantidades dadas pelo fabricante. Com testes é muito mais fácil. Eu quero ver se no próximo mês vou buscar uma mala de testes da jbl para plantados. Irá me facilitar a leitura dos nutrientes em excesso ou em falta

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.