Feedback


Recommended Posts

Boas

 

Gostaria de dar uma sugestão acerca dos feedback que damos aos posts ou aos comentários.

1) O autor do comentario ou post devia ver quem dá feedback ao que escreve, e não apenas a existencia do mesmo.

Porquê:

a) da forma que está, não sabemos a quem chegamos, e se é um feedback de quem usualmente nos segue ou alguem que não conhecemos.

b) da forma que está, protege-se quem dá o feedback. Mas protege-se de quê? Se alguem der um feedbcak positivo, precisa de proteção? Se der negativo alguem vai ser indelicado? Caso seja, não existem já mecanismos suficientes para garantir que isso não aconteça?

c) da forma que está, não permite uma ligação mais efectiva entre quem escreve e quem reaja, e na esmagadora os casos, esse feedback é positivo.

d) o limite há transparência deverá ser apenas baseado num motivo de força maior, que não acredito que se justifique.

Não sei se foi algo em que já pensaram ou se existe alguma razão maior que não me ocorra desde já para as coisas estarem assim, mas gostaria que revissem este assunto.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Ricardo Gil,

Já esteve visível e infelizmente algumas pessoas não se souberem comportar pois desde ameaças de agressões físicas a dar avaliações negativas as todos os posts da pessoa que deu feedback negativo, vimos de tudo um pouco...

Como está, esta informação é apenas indicativa e nada mais do que isso. Podemos aproximar-nos dos outros membros independentemente do feedback dado... não deverá ser este o motivo de aproximação/afastamento entre os membros, mas sim a convivência e o intercâmbio de ideias e opiniões.

Obrigado,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o @Ricardo Gil

Quanto ao problema referido pelo @João Branquinho, na minha opinião deve-se resolver esse tipo de problema com os utilizadores e não limitando funcionalidades do fórum. Dito isto, percebo que os administradores têm mais do que fazer do que controlar utilizadores que não se comportam como deviam. 

Uma solução seria deixar apenas o like e retirar as outras opções (se as configurações do fórum o permitirem). Os outros fórums que frequento só têm essa opção e chega perfeitamente.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completamente em desacordo @João Cardoso (Kadoxu). Para mim o "like" não chega nem nunca chegou. De que forma podem os membros de forma anónima demonstrar a sua insatisfação com a postura de determinado membro? O que estamos a falar é da visibilidade ou não de quem deu feedback, e pelo motivo acima explicado, não o vamos fazer.

Edit: Já agora, fui eu que fiz o like na tua mensagem 😉 Obrigado pela sugestão e feedback 🙂

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutes ago, João Branquinho said:

Completamente em desacordo @João Cardoso (Kadoxu). Para mim o "like" não chega nem nunca chegou. De que forma podem os membros de forma anónima demonstrar a sua insatisfação com a postura de determinado membro? O que estamos a falar é da visibilidade ou não de quem deu feedback, e pelo motivo acima explicado, não o vamos fazer.

Edit: Já agora, fui eu que fiz o like na tua mensagem 😉 Obrigado pela sugestão e feedback 🙂

Obrigado! 🙂

Mas na minha opinião quando se está em desacordo deve-se explicar porquê e discutir o assunto abertamente... Se estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros, de que servem votos negativos anónimos?

Para mim o like em fóruns serve apenas para não ter que responder a cada comentário a agradecer ou quando se gosta de alguma coisa, mas não se tem nada a acrescentar em relação ao tópico.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O like negativo serve demonstrar descontentamento pois claro. Pensei que isso estava claro na minha resposta em cima - é a única forma que existe no fórum de demonstrar desagrado.

O que comentas faz sentido em Likes positivos.

Tanto um como outro existem no fórum.

O motivo do anonimato foi explicado na primeira mensagem.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, João Branquinho said:

O like negativo serve demonstrar descontentamento pois claro. Pensei que isso estava claro na minha resposta em cima - é a única forma que existe no fórum de demonstrar desagrado.

O que comentas faz sentido em Likes positivos.

Tanto um como outro existem no fórum.

O motivo do anonimato foi explicado na primeira mensagem.

A minha pergunta é do que serve mostrar descontentamento sem explicar porquê? O que é que a pessoa que errou vai aprender com isso? Ou como é que defende o seu ponto de vista se não souber o que está a ser contestado pelos outros?

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que serve um propósito! Se vários membros dão um like negativo facilmente se entende que a conduta não foi adequada. A internet está cheia de pessoas que infelizmente não sabem estar, o feedback quando bem usado reflecte precisamente isso.

Receber um feedback negativo nada significa, receber vários, é porque algo está errado... e observando entende-se o porquê e a chamada de atenção da comunidade para isso serve.

O fórum tem 16 anos... já tivemos mensagens sem feedback, com feedback positivo só, com feedback positico e negativo e visibilidade de quem deu o quê, e há 4 anos que feedback positivo e negativo anónimo. O último é o que se demonstrado melhor e sem causar problemas.

Os motivos, mais uma vez, estão explicados nas mensagens anteriores.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 02/11/2019 at 21:17, João Branquinho disse:

O último é o que se demonstrado melhor e sem causar problemas.

Gostava de reformular esta frase. "O último é o que tem demonstrado causar menos problemas (ponto)."

Porque acaba por ser inútil. Melhor em quê?

Receber likes anónimos é apenas confuso e frustrante. De que me serve receber muitos likes, dos vários tipos, se não percebo a sua razão (uma vez que não sei quem são).

É simples. O que é um like? Uma simples aprovação. De que me serve aprovação de um estranho? Eu quero a aprovação daqueles que conheço! Daqueles a que me estou a dirigir. É a quantidade VS qualidade e eu (e acredito que não seja o único) prefiro que a minha mãe goste de mim, que a mãe dos outros. Para quê ter mil likes, se não sabemos o público em questão?!

Podemos nos basear no Facebook, que tem vários tipos de Likes, não são anónimos e retirou os negativos. Porque não "copiar"? Ou então fazer como o Instagram está a fazer e retirar de todo os likes.

Vão sempre existir pessoas que não se sabem comportar e eu sou o primeiro a dar a mão à palmatória que tive uma intervenção infeliz quando entrei no fórum com o André Silvestre. Já faz uns anos, as coisas resolvem-se e as pessoas aprendem. Quem não aprende ou não quer mudar, sai. Mas por um ou 2, não devem pagar os outros.

Mantenho e vinco a minha opinião em como Likes anónimos são inúteis e que para continuarem assim, mais vale saírem de cena. E acho que era algo que podia (devia) ser mais debatido. Acredito que dê menos trabalho, mas não acredito que seja melhor.

Cumprimentos, desculpa tar-te a dar chatices de tão longe Branquinho mas acho sinceramente que é algo que se pode, agora sim, melhorar.

ps- Outra coisa que suspeito que o Like causa, é servir de substituição ao comentário. Que num fórum é redondamente negativo.

Edit: pps/ps2 (nunca sei qual o correcto) - Dar likes neste tópico é tão irónico. Eu dei um ao Gil e ao Kadoxu e ir dar votos negativos ao Branquinho porque não concordo com a opinião dele, não me faz sentido nenhum (o que acaba por ser o que pedes João B.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora denuncio também a questão de não se poder apagar os próprios comentários... Obviamente que o 2o comentario foi um erro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, João Pedro Palma said:

Outra coisa que suspeito que o Like causa, é servir de substituição ao comentário. Que num fórum é redondamente negativo.

Esta é única coisa que não concordo muito no teu comentário, mas percebo o que queres dizer. Mas ao mesmo tempo que num fórum queremos que muita gente participe, ao mesmo tempo queremos manter a informação o mais limpa e visível possível.

Eu uso o like quando não tenho nada de valor a acrescentar ao tópico, e as regras do fórum dizem até que "O fórum não é um chat". O que quero dizer aqui é que devemos evitar comentários tipo "palha" (perdoem-me a expressão) que tornam a informação útil num tópico difícil de procurar/encontrar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já tenho sentido aquilo que o Ricardo Gil, João Cardoso e o João Palma estão a referir, para mim faz sentido sim saber quem reagiu, no entanto, acho que as reações negativas também são importantes e concordo que as reações negativas identificadas podem facilmente ser mal interpretadas e facilmente gerariam desentendimento entre utilizadores, a minha questão é, não podemos simplesmente identificar as reações positivas e não identificar reações negativas?

Dependendo da forma como guardam a informação de quem reagiu poderá ser algo bastante simples e que para mim faz toda a diferença, para mim há reações e reações, há pessoas que o facto de reagirem positivamente aos meus tópicos me dão outro entusiasmo, por exemplo estou neste momento a arrancar com uma tentativa de aquascaping uma reação positiva de um iniciante ou alguém que não conheço não tem a mesma importância que a reação de uma pessoa que admiro e com provas dadas no aquascaping por exemplo, embora ambas as reações sejam importantes a reação de alguém com mais experiência dá-me a sensação que estou realmente a seguir o caminho certo.

Quanto a acabar com as reações para mim é uma péssima ideia... já por várias vezes deixei só um gosto porque senti que ouve uma boa melhora mas não tenho nada a acrescentar e como tal evito mandar uma mensagam para poluir o tópico.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/11/2019 at 01:57, João Pedro Palma disse:

E já agora denuncio também a questão de não se poder apagar os próprios comentários... Obviamente que o 2o comentario foi um erro

Resolvido. Os membros enganam-se num post, está a moderação para resolver o que fazer com ele.

Não é nem nunca foi prática de fóruns os membros apagarem posts deles mesmos, podem é editá-los se assim o entenderem. Ou pedirem para serem apagados e ou escondidos, que foi o que fiz agora.😊

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/10/2019 at 23:22, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Estou de acordo com o @Ricardo Gil

Quanto ao problema referido pelo @João Branquinho, na minha opinião deve-se resolver esse tipo de problema com os utilizadores e não limitando funcionalidades do fórum. Dito isto, percebo que os administradores têm mais do que fazer do que controlar utilizadores que não se comportam como deviam. 

Uma solução seria deixar apenas o like e retirar as outras opções (se as configurações do fórum o permitirem). Os outros fórums que frequento só têm essa opção e chega perfeitamente.

Não concordo que se tirem as outras opções, elas são úteis e já foi explicado o porquê. 

 

On 20/11/2019 at 01:51, João Pedro Palma disse:

 

Edit: pps/ps2 (nunca sei qual o correcto) - Dar likes neste tópico é tão irónico. Eu dei um ao Gil e ao Kadoxu e ir dar votos negativos ao Branquinho porque não concordo com a opinião dele, não me faz sentido nenhum (o que acaba por ser o que pedes João B.)

 

On 02/11/2019 at 20:27, João Cardoso (Kadoxu) disse:

A minha pergunta é do que serve mostrar descontentamento sem explicar porquê? O que é que a pessoa que errou vai aprender com isso? Ou como é que defende o seu ponto de vista se não souber o que está a ser contestado pelos outros?

 

Os membros têm que ter um pouco de bom senso, ao classificar os post, o bom senso nem sempre existe.

Quando dou uma pontuação negativa é porque é algo de grave, por exemplo um insulto, etc, não vou dar um dislike porque não concordo com o membro, não concordo posto porque não concordo e explico o porquê.

Quando dou um dislike, também explico o porquê, como é óbvio, para mim pelo menos.

No Facebook colocas um "irra" porque não gostaste do comentário, ou explicas ou vais-te embora porque não estás para explicar o porquê por exemplo. Isso não deve acontecer num fórum, há que explicar porque não estamos de acordo, para que a pessoa evolua, quer no hobby quer na interação entre membros.

On 20/11/2019 at 14:44, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Esta é única coisa que não concordo muito no teu comentário, mas percebo o que queres dizer. Mas ao mesmo tempo que num fórum queremos que muita gente participe, ao mesmo tempo queremos manter a informação o mais limpa e visível possível.

Eu uso o like quando não tenho nada de valor a acrescentar ao tópico, e as regras do fórum dizem até que "O fórum não é um chat". O que quero dizer aqui é que devemos evitar comentários tipo "palha" (perdoem-me a expressão) que tornam a informação útil num tópico difícil de procurar/encontrar.

Ora o fórum não é um chat, mas acaba por ser um pouco, porque se discutem assuntos de aquariofilia como se discutem em chats do whatsapp por exemplo, aqui a informação mantém-se não se dispersa, a diferença é essa.

O que tu chamas de palha às vezes funciona para incentivar o membro a progredir, a empenhar-se por fazer melhor, a postar mais sem vergonha de mostrar as dificuldades que tem, a partilhar ideias e conhecimentos que também tem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vera Santos disse:

Resolvido. Os membros enganam-se num post, está a moderação para resolver o que fazer com ele.

Não é nem nunca foi prática de fóruns os membros apagarem posts deles mesmos, podem é editá-los se assim o entenderem. Ou pedirem para serem apagados e ou escondidos, que foi o que fiz agora.😊

Só para adicionar que quando qualquer membro pretende que se apaguem todos os seus tópicos, o fazemos bem como eliminados o perfil do mesmo.

O motivo de não ser possível na maior parte dos fóruns de apagar completamente os tópicos tem a ver com o facto de os mesmos fazerem parte de uma conversa e a falta de lógica que depois ficam os assuntos conversados com referências a mensagens que já lá não estão.

Mais uma vez, algo que afecta principalmente fóruns com muitas mensagens ao longo de vários anos, como é o caso do nosso fórum.

Foi feita uma pergunta, relativamente a ser possível identificar só os likes positivos e os negativos não - lamentavelmente o fórum não permite essa funcionalidade.

Quanto aos restantes comentários, já respondi anteriormente e a Vera complementou e bem outros.

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.