Betta Dumbo 15 Lts


paulogunna

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário: Betta Dumbo 15 Lts
 
2 - Data da montagem: 18/10/2019
 
3 - Dimensões do aquário: 35 x 21 x 23 cm
3.1 - Volume bruto: 16,8 Lts
3.2 - Volume útil: ± 14,3 Lts
 
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro:
Mochila JIX-518H 280L/h
4.2 - Termostato: Sicce Jolly 10W
4.3 - Iluminação/Foto-período: Nicrew Aquarium LED Light IPL-30 8W (8 horas/dia). 
4.4 - Sistema de CO2: n/a
4.5 - Outro equipamentos adicionais
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil:
n/a
5.2 - Substrato inerte: Areia Negra 2/3 mm (2 Kg) + Areia Silica Branca (1 Kg)
5.3 - Decorações:  Dragon Stone
 
6 - Fertilização: 1,0 ml /semana 
 
7 - Fauna:
1x Betta Dumbo ear
 
8 - Plantas:
2x Cladophora aegagropila
2x Anubias mini
1x Microsorum trident

 
9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água: parâmetros com peixe e plantas
pH: ± 7,0-7,2
gH: >6°d
kH: >6°d
NO2: 0 mg/l
NO3: 10-25 mg/l
Temperatura: 24-28°
9.2 - Frequência das TPA's:  1x por semana (20%)  

 
10 – Fotos
large.IMG_20191029_182101.jpg

large.IMG_20191029_184543.jpg

large.IMG_20191029_233436.jpg

 

Editado por paulogunna
Adição plantas
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, muito bonito o betta, não vais pôr umas plantitas? Umas anubias por exemplo, ficavam aí bem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/12/2019 at 22:42, Vera Santos disse:

Boas, muito bonito o betta, não vais pôr umas plantitas? Umas anubias por exemplo, ficavam aí bem. 

Boa noite. Obrigado. 

Já pensei nisso, mas para colocar plantas não teria de ter substrato fértil? Eu só tenho areia...

Pensei colocar plantas flutuantes... Mas colocar plantas já com o peixe no aquário, não pode alterar os parâmetros da água? Ph, por exemplo? E ser prejudicial para o peixe? 

Paulo 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, podes pôr plantas à vontade, em qualquer altura.

Se não tens fértil, não faz mal, as anubias, as Bucephalandras, não são plantas de enterrar, atas a um tronco ou pedra, ou podes usar super cola em gel. Depois podes pôr musgo,, plantas flutuantes também podes.

As plantas não alteram o Ph. O que pode alterar o Ph, são pedras calcárias por exemplo.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 14/12/2019 at 21:49, Vera Santos disse:

Se não tens fértil, não faz mal, as anubias, as Bucephalandras, não são plantas de enterrar, atas a um tronco ou pedra, ou podes usar super cola em gel. Depois podes pôr musgo,, plantas flutuantes também podes.

As plantas não alteram o Ph. O que pode alterar o Ph, são pedras calcárias por exemplo.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Boa tarde,

Conforme me foi sugerido pela Vera Santos, estou a pensar colocar umas plantas, sem adição de CO2 (Anubias, Bucephalandras e plantas flutuantes).

No entanto, já fui a duas lojas de aquariofilia e deram-me informação contrária relativamente à necessidade ou não de fertilização. numa loja disseram-me que teria de colocar fertilização líquida, e na outra disseram que não seria necessário para este tipo de plantas. No aquário, não tenho substato fértil.

Para além disso, numa das lojas não me aconselham a colocar plantas flutuantes, porque segundo eles são uma praga, pois consome todos os nutrientes existentes, tirando estes às outras plantas, e favorece o aparecimento de algas.

Alguém me pode ajudar nestes dois tópicos? Obrigado.

Paulo Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

Tirando umas meia-dúzia +ou- das lojas em Portugal sabem o que dizem e percebem aquilo que fazem,tirando essas as outras sempre que um cliente cai lá na loja e que vá um pouco a sim sem saber o que quer,ele o lojista que só quer vender,vai-te sempre dizer o contrario da quilo que tu digas,porque se tu souberes do que vais lá comprar e mostrares de que sabes,eles ficam sempre naquela de te levarem a comprares o que não precisas.

Referente ás plantas flutuantes e verdade que elas podem tornar-se uma praga,agora que tenhas que ter substrato fértil para plantas como as Anubia ou Bucephalandras ou ate fetos de Java ou Musgos não precisas de um substrato fértil,porque essas plantas vivem agarradas a pedras ou troncos.

Podes e deves colocares plantas no teu aquário pois elas vão-te ajuda e muito na biologia do aquário,e estas que aqui foi escritas podes colocares há vontade.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Alvaro Silva disse:

Agora que tenhas que ter substrato fértil para plantas como as Anubia ou Bucephalandras ou ate fetos de Java ou Musgos não precisas de um substrato fértil,porque essas plantas vivem agarradas a pedras ou troncos. 

Bom dia sr. Álvaro, 

O lojista não se referia ao substrato fértil. Ele disse que teria de adicionar fertilizante líquido para as plantas terem nutrientes. Acho que a marca seria Excel... Será necessário este tipo de acondicionador? 

Obrigado pela ajuda. 

Paulo 

Editado por paulogunna
Erro de texto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás a fazer uma grande confusão e a misturar muita coisa diferente já, foca-te numa coisa anúbias, fetos e bucephalandras são das plantas mais fáceis( não necessitas de grandes investimentos para cumprir os seus requesitos).

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/02/2020 at 10:37, Brunomcc2000 disse:

Tás a fazer uma grande confusão e a misturar muita coisa diferente já, foca-te numa coisa anúbias, fetos e bucephalandras são das plantas mais fáceis( não necessitas de grandes investimentos para cumprir os seus requesitos).

Acho que entendi Bruno,

Eu vou ver o que tenho disponivel nas lojas aqui na minha zona, e vou dando notícias. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Relativamente ao tema das plantas, consigo comprar Anubias e Bucephalandas sem qualquer problema.

No entanto, antes gostava de ter a vossa opinião sobre o tipo de LED que deva comprar - o meu aquário é de cerca 15 Lts.

Eu estive a ver preços e hipóteses para o meu aquário, fiquei entre uma Clip LED (https://www.bycollar.com/en_eu/ledlightmini/8768-multi.html ou https://www.bycollar.com/en_eu/ledlightmini/8225-multi.html) ou uma Calha LED de 30 cm (por exemplo, https://www.nicrew.com/products/nicrew-white-and-blue-led-aquarium-light/). Qualquer um destes LED's anda entre os 20-30€ e está dentro do que tenho em mente gastar. O fluxo luminoso destas soluções também varia: segundo os fornecedores, temos para o 1ºClip 150 Lm, enquanto para o 2ºClip e a calha em volta dos 400 Lm.

O que aconselham? Face ao tipo de plantas que estamos a falar, devo escolher o de fluxo mais baixo para não promover o aparecimento de algas? Ou, se eu pretender colocar mais tarde outro tipo de plantas "easy", deva ter já algo com maior fluxo - aconselharam-me uma planta de caule (Bacopa caroliniana) que também seria "easy" sem adição de CO2? E entre calha e clip, qual a melhor solução?

Desculpem estas perguntas todas, mas gostava de ter a vossa opinião para não estar a comprar algo que não seja adequado à "dimensão" do meu aquário.

Obrigado, Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei qualquer das opções que colocaste por isso não te sei ajudar nessa escolha. Mas tens esta opção que pelos valores falados é boa opção e já utilizei com sucesso em nanos:

https://www.ecoarium.pt/led-iluminacao/1481-aquael-leddy-smart-6w-plant-black.html

 

Quanto à opção de plantas podes usar tanto as plantas de rizoma (Anubias, fetos de java, bucephalandras) musgos e também plantas flutuantes,  o betta ia adorar estas  últimas. Sobre o facto de se tornar praga...Só se deixares 😁, o que se faz  quando são muitas  é  retirar umas poucas, nada de complicado. E para "alimentar" as plantas basta usar um fertilizante tipo o fluorish da Seachem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Tozé Nunes disse:

Nunca usei qualquer das opções que colocaste por isso não te sei ajudar nessa escolha. Mas tens esta opção que pelos valores falados é boa opção e já utilizei com sucesso em nanos:

https://www.ecoarium.pt/led-iluminacao/1481-aquael-leddy-smart-6w-plant-black.html

Boa tarde,

O Led que me sugere é similar ao que mencionio como "clip". Também me foi sugerido na loja Ecoarium. Eles estavam "à espera" de receber e não tinham nada em stock. A minha dúvida estava mais relacionada com a quantidade de Lumens para o aquário de 15Lts. Mas com as especificações do Led que sugere, já tirei as dúvidas. 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 27/02/2020 at 10:37, Brunomcc2000 disse:

Tás a fazer uma grande confusão e a misturar muita coisa diferente já, foca-te numa coisa anúbias, fetos e bucephalandras são das plantas mais fáceis( não necessitas de grandes investimentos para cumprir os seus requesitos).

Boa tarde, 

Finalmente vou adquirir umas plantas para o meu aquário. Vou "plantar" Anubias Mini, Microsorum Trident e Limnobium Laevigatum. No entanto, quando estava a contactar a loja, informaram-me que devia comprar fertilizante líquido para macro e micronutrientes, com adição diária e semanal, respectivamente. É mesmo necessário para este tipo de plantas? 

Bruno, eu lembro-me que quando falei em fertilizantes me disseste para ir com calma, mas agora o lojista disse-me logo para comprar... 

Obrigado, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as plantas precisam de nutrientes, a diferença é que umas precisam de mais "comida" para poderem se desenvolver em condições do que outras. No caso das tuas escolhas não é essencial.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai pelo Tozé.
A minha opinião é que para essas plantas não há necessidade de usar fertilizantes.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/04/2020 at 22:56, Tozé Nunes disse:

Todas as plantas precisam de nutrientes, a diferença é que umas precisam de mais "comida" para poderem se desenvolver em condições do que outras. No caso das tuas escolhas não é essencial.  

 

há 19 horas, Brunomcc2000 disse:

Vai pelo Tozé.
A minha opinião é que para essas plantas não há necessidade de usar fertilizantes.
 

Boa noite, 

Obrigado pelo vosso feedback. Já comprei as plantas e acabei por comprar um fertilizante (macro). Na descrição diz que é aconselhado para este tipo de plantas. No entanto, vou começar por colocar uma quantidade abaixo do que a descrição do produto sugere. E só uma vez por semana (quando fizer o TPA). 

Deixo umas fotos depois de inserir as plantas. E obrigado pela ajuda.

large.IMG_20200408_182546.jpg

large.IMG_20200408_182606.jpg

large.IMG_20200408_205116.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

Tenho algumas algas castanhas nas plantas do meu aquário. Todos os TPA's semanais tento "eliminar" com uma escova, mas durante a semana elas voltam a aparecer, como podem ver pelas imagens.

large.IMG_20200703_154810.jpglarge.IMG_20200703_154737.jpg

Gostaria de saber como as posso "eliminar" totalmente estas algas. Adicionar caracóis é a melhor solução? De que espécie e que quantidade? São "compativeis" com o Betta e com o tamanho do aquário?

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os ecossistemas saudáveis necessitam de uma "equipa de limpeza". Se não fosse teres  aí o betta diria para  apostares nuns camarões  neocaridina,  talvez  mais tarde quando as plantas crescerem mais um pouco ganhe refúgios seguros onde o betta não chegue! Para já opta por uma ou duas neritinas (caracóis) e evita dar muita  comida ao betta!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/07/2020 at 17:46, Tozé Nunes disse:

Todos os ecossistemas saudáveis necessitam de uma "equipa de limpeza". Se não fosse teres  aí o betta diria para  apostares nuns camarões  neocaridina,  talvez  mais tarde quando as plantas crescerem mais um pouco ganhe refúgios seguros onde o betta não chegue! Para já opta por uma ou duas neritinas (caracóis) e evita dar muita  comida ao betta!

Bom dia Tozé, 

Obrigado pelo conselho, vou adicionar 2x neritinas. 

Relativamente à alimentação do Betta, acho que não estou a dar muita comida, dou 3 ou 4 "grãos" por dia, e o peixe vem comer logo. 

Depois coloco fotos com os novos habitantes. 

Bom fim-de-semana. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.