Um lago Americano!


Recommended Posts

Olá a todos! 
 
De momento ainda estou a viver no Reino Unido, portanto para já ainda só tenho os meus planos iniciais do meu primeiro lago para mostrar e pode levar algum tempo até começar a pôr as mãos á obra.
 
Facto engraçado sobre esta construção, o jardim é no primeiro andar da casa... vai ser giro andar com o equipamento, ferramentas, pedra, etc para cima e para baixo, assim como tirar o solo dali se for preciso!
 
A ideia é construir um Lago ao estilo Americano, inspirado pelos métodos da Aquascape Inc, para ter algumas Kois em Portugal.
 
Básicamente, o lago ao estilo Americano, é construído com tela EPDM que depois é coberta com pedra/rocha e gravilha, utiliza um skimmer onde fica a bomba de água, e o filtro biológico fica na cascata. Qualquer coisa assim:
[IMG] 
 
 
Além disto tudo, quero fazer um filtro tipo pântano (wetland filter) incorporado no lago.
[IMG] 
 
Consegui comprar alguns produtos da Aquascape no Reino Unido para levar comigo para Portugal, mas infelizmente os preços da maioria dos produtos deles têm preços proibitivos, portanto vou ter que dar asas á imaginação e ser eu a construir quase tudo. Ainda assim comprei alguns Aquablox, simplesmente por não encontrar nada parecido, assim como uma Powerhead.
 
Skimmer:
[IMG] 
 
Filtro BioFalls:
[IMG] 
 
AquaBlox:
[IMG] 
 
O skimmer e o filtro vou tentar construir a partir de caixotes do lixo. Para o filtro wetland, já tenho os AquaBlox e vou tentar fazer o resto com tubos de drenagem subterrânea.
 
O plano para o filtro wetland é este. Em cima dos AquaBlox, há 3 camadas de pedras e gravilha de tamanhos diferentes:
 
attachFull128616 
 
Já o lago, vai ter uma área de cerca de 3x3.5m  e 1.2m  de profundidade máxima. Este é o desenho inicial para o jardim:
attachFull128615 
Vermelho - Skimmer
Amarelo - Filtro e cascata
Roxo - filtro Wetland
 
 
Desejem-me sorte! :lol:
  • Gosto 5

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte João. 

há 9 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Facto engraçado sobre esta construção, o jardim é no primeiro andar da casa... vai ser giro andar com o equipamento, ferramentas, pedra, etc para cima e para baixo, assim como tirar o solo dali se for preciso!

A casa tem o jardim por cima? 

A tua inspiração vem daqui?

https://www.aquascapeinc.com/koi-ponds

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ler melhor essa fonte de inspiração, mas parece-me muito bom. Vai ficar um belo espaço, com certeza.

Boa sorte para esse projecto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas João

Desejo-te muita sorte com o teu lago,e que te corra tudo bem.

59 minutes ago, brunofasoares said:

Tenho de ler melhor essa fonte de inspiração, mas parece-me muito bom. Vai ficar um belo espaço, com certeza.

Boa sorte para esse projecto.

Muito obrigado!

8 hours ago, Tozé Nunes said:

Boa sorte João. 

A casa tem o jardim por cima? 

A tua inspiração vem daqui?

https://www.aquascapeinc.com/koi-ponds

 

A casa é no meio da cidade, mas é como se tivesse sido construída numa encosta. Por trás do rés-do-chão é só terra e o jardim fica então no primeiro andar.

A minha inspiração vem dos (vários) canais de Youtube dessa empresa, sim. Eles tinham um programa de televisão há uns anos valentes e agora estão no Youtube.

Além disso, vou fazer tipo um seminário com eles aqui em Londres no início de Dezembro.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João 

boa fonte de inspiração, é um tópico excelente, vou ficar atento á evolução quando começar esse projecto,

boa sorte um abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já comprei algum material para levar para Portugal (aqui encontra-se muita coisa que não é fácil de encontrar aí e também muita coisa mais barata):

  • Bomba AquaForte DM-30.000 Vario
  • Bomba de Ar Secoh JDK-S-100
  • Discos de Ar Cerâmicos Angel Aqua
  • Filtro de sedimentos e carbono activado (para montar um sistema automático de reposição de água) 

Agora precisava de saber alguém me pode indicar lojas em Portugal que vendam material para lagos e outros materiais que preciso para a construção:

  • Geotêxtil
  • Tela EPDM
  • Matéria filtrante
  • Iluminação LED
  • Pedra
  • Tubagem PVC

Já encontrei quase tudo o que preciso, mas gosto sempre de comparar preços em mais lados.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Um pequeno update...

Já só falta comprar pedra! Mas não sei se não tenho aqui um problema de logística... porque não sei se tenho sítio para ter aqui a pedra, ou sequer se me conseguem entregar a pedra aqui em casa.

large.20200323_164627.jpg     large.20200323_164650.jpg

 

Isto estava a andar muito lentamente entre mudanças e obras em casa... e agora que estamos em isolamento é hora de pôr mãos à obra.

 

Fase 1 - Cortar ervas

large.20200108_163553.jpg

 

Fase 2 - Deitar lixo fora e retirar placas de cimento do chão

large.20200323_165111.jpg

 

A próxima fase será partir os canteiros e ver se arranjo protecções para enterrar para poder começar a plantar bambu à volta do jardim.

  • Gosto 6

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, ainda não há muitos progressos quanto ao lago... continuo sem saber o que vou fazer em relação à pedra.

Actualmente tenho 3 problemas para resolver:

  1. Calcular a quantidade e tamanhos de pedra que vou precisar (isto já está meio encaminhado)
  2. Saber como vou fazer para receber ou para ir buscar a pedra.
    • Hipótese 1: Alugar uma carrinha daquelas de caixa aberta (ou furgão) para ir buscar pedra a Fátima ou a Leiria.
    • Hipótese 2: Alugar uma empilhadora pequena para receber a entrega de pedra
    • Antes de decidir, tenho que perguntar às empresas como fazem as entregas em casos de difícil acesso para ver se há outras opções (provavelmente mandam-me dar uma volta)
  3. Saber onde vou guardar a pedra até a utilizar no lago.
    • Hipótese 1: Garagem. Problema: a garagem tem uma pequena rampa que não sei se será problema para uma empilhadora, por exemplo.
    • Hipótese 2: Pedir autorização à Câmara para utilizar terreno vazio ao lado da minha casa. Problema: Lidar com a câmara.

 

Enquanto não me decido, vou projectando e construindo outras coisas pelo jardim.

Construí um "mini-lago" com um alguidar gigante e fiz com uma estrutura de madeira para o esconder minimamente.

O projecto:

goldfish-pond-png.134509

 

A estrutura inicial:

20200426_200741-jpg.134510

 

Primeiro teste de peso:

20200426_203358-jpg.134511

 

O produto "quase final"

20200502_192431-jpg.134512

20200502_192449-jpg.134513

 

Fiquei sem madeira para acabar a cobertura e ainda tenho que tapar os parafusos e tingir a madeira. Também quero arranjar uns vasos para pôr plantas nos buracos dos cantos, e construir um filtro/cascata/floreira por cima disto, encostado à parede, mas fica para outra altura.

Entretanto, já tenho algumas plantas flutuantes, pedras brancas no fundo, uma bomba de ar de energia solar ligada a um filtro de esponja grande e uns Tanichthys albonubes lá dentro.

 

Próximo projecto na minha lista: Uma pérgola de madeira.

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande epopeia!!! Estamos a torcer pelo teu sucesso! Qual é afinal o acesso entre a rua e o terreno?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Grande epopeia!!! Estamos a torcer pelo teu sucesso! Qual é afinal o acesso entre a rua e o terreno?

Muito obrigado!

O acesso da rua para o jardim é assim 😅:

large.20200507_233835.jpg

Vista lateral da casa, e o tal terreno da câmara que por agora está sem nada (tirando uma plantação de couves que um dos meus vizinhos lá fez! 🤣):

large.20200507_233902.jpg

A linha azul está mais ou menos ao nível da porta de entrada da casa (que é mais para a esquerda do que a foto apanha), a vermelho está a base do muro do meu jardim (efectivamente no primeiro andar).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 3 semanas depois...
On 27/05/2021 at 15:16, Tozé Nunes disse:

@João Cardoso (Kadoxu) isto avançou?

Pouco... muito pouco ainda. Tenho tido muito pouco tempo para fazer o que quer que seja. Além disso tudo o que é pessoal da construção anda com os calendários cheios... já falei com um sobre a pedra e ele diz que deve dar para passar a pedra por cima do muro do jardim com uma máquina, mas não há meio de ter tempo para cá vir. Mas devagarinho isto vai lá...

O jardim está neste estado:

large.20210615_160356.jpg

E entretanto o "mini-lago" já é mais um canteiro que um lago! 

large.20210615_160442.jpg

 

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Venho aqui "ressuscitar" este tópico, só para me obrigar a não o deixar de lado... e para ir relatando o que se vai passando nas dornas que pus no jardim enquanto o lago não "chega"... não me apetece criar outro tópico só para isso.

Andou mais alguma coisa para a frente? Claro que não... cometi um erro muito, muito, muito estúpido!! Para o meu Labrador Retriever não estar sozinho no jardim, comprei um Beagle... ainda por cima fêmea! Se já alguém aqui teve um Beagle, sabe do que estou a falar (e certamente sente a minha dor)... 😂

Conclusão, não tenho coragem de começar a construir o lago enquanto a cadela não se acalmar um bocadinho... gosto de a descrever como um Diabo da Tasmânia (não pára quieta e destrói tudo) arraçado de cabra (porque gosta de comer relva e roer os arbustos). Já tive que "barricar" os 2 pseudo-lagos que tenho no jardim, porque ela estava-me a dar cabo de tudo.

large.20220505_171300.jpg

large.20220505_171201.jpg

 

Bem... as dornas...
O maior evento de 2021 no que toca ao jardim, foi descobrir que os peixes dourados se andavam a reproduzir: 

 

 

Ao todo nasceram e sobreviveram mais de 30 peixes dourados, dos quais mantive uns 10 e o resto foi para um lago que estava desativado em casa de um familiar e que voltei a pôr a funcionar para acolher esta malta toda. Na altura não sabia que tipo de peixes dourados iam sair dali e acabou por sair um pouco de tudo...

Os "pais" ou pelo menos um dos pais e a mãe maior

large.20220505_171009.jpg

Esta menina, para quem ainda acha que um peixe dourado cabe num aquário de 20L, só tem 2 anos e tem a brincar 15cm...
large.20211012_195407.jpg

 

Alguns dos "alevins", agora já com 1 ano e já a puxar para os 10cm de tamanho, apesar de terem passado o inverno todo na rua:

large.20220505_171227.jpg

 

O outro lago para onde levei o resto da família, no final do verão passado, estava assim (é tudo peixes dourados que levei aqui de casa):

large.20210808_180948.jpg

 

Esta lenga-lenga toda para quê? Para dizer que mais uma vez encontrei "caviar"... 

large.20220504_140425.jpg

 

e que comprei uns peixinhos novos para ver se me controlam pelo menos um pouco esta reprodução dos peixes dourados, que já não tenho onde os pôr! 😂

Rainbow Shiners:

dd31a92a92f45df444a5d4548e6905b7.jpg

 

Os que me enviaram ainda são muito pequenos, vou mantê-los pelo menos umas semanas num aquário de quarentena com água mais quente, a ver se crescem e ganham côr um bocadinho mais depressa.

E pronto... até para o ano! 😂

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais