Problemas em fazer um plantado


Energyzr

Recommended Posts

Boas aquariofilistas tenho estado a ter problemas em criar um plantado e gostaria de saber se me poderão dar a vossa opinião, tenho um aquario 130l, cerca de 100l brutos, vivos barbos tigre e duas botias palhaçor alguns ottos, hardscape dragonstone, calha led 6500k cerca de 5800 lumens , foto período de 10 horas, substrato fértil a base de humus de minhoca fervido, ph encontra se estavel nos 7,5 tinha co2 caseiro mas parei com ele devido ao aparecimento do que penso serem algas castanhas que penso vir de niveis baixos de oxigénio e silicatos elevados , as plantas praticamente nao apresentam crescimento, ja perdi algumas lilaeopsis ,acicularis parvula, entre outras, elas apresentam algo tipo ferrugem nas folhas , já pensei dever se à qualidade da agua é da companhia mas desde que mudei de casa é isto nunca me tinha acontecido alguém me pode elucidar acerca disto agradeço desde já 

Editado por Energyzr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa alga costuma crescer com muita agitação da água, parando o co2 é pior. As plantas estão castanhas e a ganhar uns filamentos? Se for isso, é como estou a dizer. Aumentando o co2 e limpar bem o aquário com a lã de vidro, a alga tende a desaparecer com o tempo. Não é do dia para a noite. Vai dobrando as tpas. Se isto não resultar dentro dumas 2 semanas, faz um blackout de 3 dias.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um erro muito comum pensar que a água vai ganhar mais oxigénio quando paramos de injectar CO2, mas isso não é verdade.

A água consegue absorver CO2 e O2 ao mesmo tempo e a presença de um não impede a presença do outro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos inícios do meu aquário de 60L, também tive alguns problemas parecidos com as plantas. 
No meu caso resolvi baixando a intensidade da calha de iluminação e depois com a introdução de Ottos, Amanos e de um SAE que trataram e bem das algas. 
Fazes algum tipo de fertilização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.IMG_20191025_180402.jpg[Tenho feito ocasionalmente adição de ferro com tropica premium por causa das plantas vermelhas , tenho solo fértil e perdi grande parte das plantas a custa das algas isto tem sido algo frustrante e dispendioso pois de momento poucas plantas tenho a maioria foi dizimada, tenho apenas um punhado de cabombas e outras identicas mas vermelhas ,tenho ottos mas são preguiçosos ,camarões ta fora de questão pois as botias fazem mariscada,baixar a intensidade da calha não é possivel pois nao tenho dimmer nem sei se a calha é compativel, a alga em questão assemelha se a ferrugem quase como pó acastanhado, se passar o dedo sai, o facto de falares nas filamentosas fez me procurar e realmente vejo pequenos filamentos nas plantas, quase imperceptíveis a olho nu. 

Podem ver na imagem acima a alga em questão 

Editado por Energyzr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fertilizers com ferro. Vai aparecer mais ainda. Eu tou a passar pelo mesmo problema que tu. Faz 1 semana que comecei a erradicar. Tpas de 2 em 2 dias 50%, não fertilizo, tenho co2, corto as folhas mais afectadas, limpo os vidros, já fervi as pedras, limpei a fundo o filtro externo. O que tenho visto é que parou o crescimento. Agora é esperar e continuar o que tenho feito até aqui. Tou a pensar fazer um blackout de 3 dias. As plantas não vão perder vigor pois elas têm armazenadas nutrientes que por 3 dias elas não vão sentir falta. Tpas em força e não fertilizes. Essa alga quando fica escura tipo verde oliveira esquece, a planta já era uma vez... Enquanto está assim para o castanho é hora de atacar em força. Eu já tive uma vez antes da remontagem do aquário e perdi uma boa dose de plantas porque não entendia bem o porquê delas aparecerem e não fui a tempo de erradicar. Tive que me ver livre da maior parte das plantas para erradicar as algas e na altura fiz blackout de 3 dias. Agora que já passei por isso 1 vez, já fui à tempo de entender mais cedo e atacar logo. Daqui por uma ou 2 semanas já não tenho mais essa alga.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fervi tudo , já limpei tudo inclusive tive de retirar um tronco, fiz da mesma forma cortei as folhas mais afectadas, fiz uma tpa, 50% no último domingo vou parar a fertelizaçao liquida de ferro, vou seguir a dica e fazer tpa 's de dois em dois dias, a nivel de tempo de luz quanto tempo devo manter ligada ? Tenho um periodo de 10h. 

Desde já agradeço a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Sim faz isso. Não fertilizers mais. 10h pode ser muito. Que luz tens? Quantos lumens tem a tua luz? Reduz para 8h, faz tpas, não fertilizers, vai limpando sempre que vires algas nos vidros decorações etc, poda as folhas afectadas, e põe co2 nisso. Se puderes põe carbono liquido também, ajuda muito a reduzir as algas. Agora é com o tempo. Pode levar 2 semanas como pode levar 1 mês ou mais. Se reparares que continuam a aparecer sem melhorias, fazes o tal blackout. Isto é, sem luz e de preferência tapares o aquário com um lençol ou algo que impeça outras luzes apanharem o aquário, isto durante uns 3 dias. Com tpas há mistura. Na alimentação aos peixes também não exageres, reduz um pouco a quantidade por agora. Sabes que quanto mais dás mais comem se mais comem mais defecam e mais nitratos vai surgir e até fosfatos pois a comida deles contém um pouco de fosfatos, outra coisa, aspira o areao para removers os dejectos dos peixes. Vai dando noticias.

Em relação às minhas algas, o crescimento delas estagnou, mas o meu caso apesar de ser as mesmas algas que as tuas, é uma situação diferente. Eu remontei o aquário e usei com substrato o da ADA Amazónia, que liberta muita amónia no primeiro mês, e já tinha lido por aqui que é normal aparecer algas neste primeiro mês, convém é atacar logo que foi o que fiz. Mas é como disse o meu caso é diferente do teu.

Vais ter que descobrir a origem do aparecimento das tuas algas, caso contrário se mantiveres os mesmos procedimentos depois de elas desaparecerem o mais certo é voltar a aparecer.

Tpas sempre de semana a semana 25%, fertilizar nunca em demasia, alimentar nunca em demasia poucas quantidades várias vezes ao dia (isto que disse agora neste parágrafo só depois de teres erradicado as algas)

Se não tens testes também podes adquirir se puderes. Ph, no3, ferro, potássio e fosfatos.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma calha led com cerca de 5800 lumens temperatura de cor 6500k, faço aspiração do areão semanalmente e doseio a comida :s para evitar excessos remontei o aquario nao vai a muito pois mudei de casa coloquei humus de minhoca fervido como substrato fértil reduzi tempo de luz pa 8h e vou continuar com tpa's depois dou noticias a ver no que dá 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo tem a montagem?

O humus está em contacto directo com a coluna de água?

Não pares a injecção de CO2 porque até pode ser o que está a travar o avanço das algas.

Já agora... porque não uma foto geral e dos locais mais problemáticos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desmontei recentemente faz cerca de 3 semanas devido a forte precensa de algas ,fervi pedras limpei tudo a fundo aproveitei e troquei de solo fértil e introduzi o húmus , o húmus não se encontra em contacto directo com a coluna de água, tenho cerca de 5 cm camada inerte em cima, o local mais afectado foram mesmo as plantas e tronco limpei o que pude e removi o que não tinha salvação 

Editado por Energyzr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto tempo o teve a funcionar antes disso?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário tinha cerca de um ano de montagem na antiga residência, depois de me ter mudado tive de retirar a água como é óbvio voltei a encher na nova casa e pronto tem sido isto desde então a maioria das plantas foram se 

Editado por Energyzr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que pode ter a ver com uma iluminação deficiente. 

Ou a luz é fraca ou tem plantas que tapam a luz. Como o aquario é muito pequeno pode ter algumas plantas que não deixem passar luz suficiente, pois algas castanhas aparecem quando a iluminação é fraca.

Já agora lembro que as lampadas devem ser mudadas todos os anos pois perdem intensidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha foi comprada/substituida a cerca de 2 meses 100 euros ao ar :s penso que não seja de estar gasta, plantas a tapar luz também não  pois a maioria que foi dizimada tinham boa luminosidade 5800 lumens 6500k temperatura de cor 

Editado por Energyzr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que a calha seja tão fraca quanto isso. Qual é a marca? Mas concordo com o membro PLPinto.M. quando diz que as algas castanhas por norma aparecem por luz insuficiente/deficiente...

E umas fotos do aquário geral também ajuda a perceber melhor como está. Começaste a ter problemas depois da remontagem? E não terá algum dos sitios deixado escapar o humus para a coluna de água?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A marca não sei provavelmente made in China mas foi adquirida numa loja de aquariofilia e o dono disse me que a calha atenderia bem as necessidades das plantas :s calha mais suportes mais transformador foram cerca de 100  euros 😞 espero não ter sido enganado, o problema começou após mudar de residência,tive um surto de algas castanhas e tive de refazer o aquário e ao fazer isso aproveitei para mudar o substrato fértil continuo com o mesmo problema algas castanhas e perdi praticamente todas as plantas segui o concelho de um colega aqui do forum e estou a fazer tpa de 2 em 2 dias, em relação ao substrato estar em contacto com a coluna de água penso que não seja o caso apesar de ter peixes que remexem o areão não é suficiente para tal, vamos a ver no que dá as tpa's 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Limnophila Sessiliflora não me parece castanha, parece é que está a responder à luz. Essa planta fica avermelhada/rosada quando leva com luz mais intensa e por estares a fertilizar com ferro.

Green Spot tem a ver com um desequilibrio ao nível da nutrição. Desequilibrio ao nível de nitratos e fosfatos, muito provavelmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.