Red cherry - com ou sem luz


esiconsum

Recommended Posts

Bom dia 

A semana passada adquiri cerca de 20 red cherry e coloquei num comunitário com corydoras, platys, espadas e guppys. 

Na manhã seguinte não sobrou um.... 

Ontem a noite quando o aqua tinha anluz desligada verifiquei que afinal os gajos estão todos lá e com saúde. 

Sempre que há luz eles não aparecem, só saindo das tocas a noite. 

É normal? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é completamente normal os peixes tentam comê-los então eles escondem-se e saiem quando se sentem seguros (quando não há luz)

Se quiser ver os camarões a andar tranquilamente pelo aquário terá de montar um aquário só de camarões, eu uma vez tinha um de 50L só com camarões um dia pensei em pôr um peixe e nunca mais vi camarões, depois tirei o peixe e passado 3 dias já tinha os camarões todos a passear pelo aquário novamente.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas esiconsum

Camarões com Gppys,só falta a cerveja para os Gppys,se os Guppys comem os próprios filhos,melhor comem os camarões.

Saudações  

Não comeram nenhum. Os camaroes estão todos vivos so que se escondem durante o dia.... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também pensava que só tinha aí uns 20 Cherrys num aquário plantado, mas quando desmontei o aquário tirei de lá quase 100... e aconteceu quase o mesmo com alevins de Endlers! 🤣

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

É normal que os cherrys reajam dessa forma num ambiente predatório. Os guppys não atacam os camarões adultos a não ser que estejam a disputar alimento. Já os platys/espadas, depende do tamanho que tiverem, mas provavelmente comem os camarões que lhes caibam na boca. Os corydoras alimentam-se de pequenos invertebrados, portanto também vão predar os cherrys de menores dimensões que se cruzarem com eles.

No entanto, o comportamento dos cherrys, assim como o crescimento da colónia, estão muito dependentes da quantidade de plantas, musgos e refúgios existentes no aquário em questão. Se eles se sentirem seguros vão estar ativos independentemente da luminosidade, tal como os pequenotes vão sobreviver se tiverem onde se refugiar. Manter os peixes bem alimentados, como é óbvio, ajuda a diminuir os instintos predatórios e a equilibrar as coisas.

Nos meus aquários de invertebrados com neocaridinas não consigo encontrar um padrão de atividade associado à luminosidade. Umas vezes estão mais ativos com luz, outras vezes quando não há luz. Seja como for, e talvez por não existirem predadores, não denoto qualquer tipo de comportamento de fuga ou camuflagem. Não se escondem nem fazem por isso, andam simplesmente na vida deles.

Há quem refira que a coloração dos camarões se torna mais intensa quando existem peixes no mesmo habitat, mas da minha experiência pessoal não vejo relação. Creio que o aumento ou diminuição da intensidade da coloração em habitats mistos está mais dependente do tipo de superfícies e/ou substratos. Se forem mais escuros ou mais claros, os camarões tentam acompanhar de forma a serem menos visíveis para os predadores.

Tendo áreas seguras onde procurar alimento, e pela minha experiência, os cherrys vão começar a "ganhar coragem" ao fim de alguns dias e a tornar-se mais visíveis com a iluminação ligada. Caso isso não aconteça ao fim de uma semana, o mais provável é eles estarem a sofrer assédio por parte dos peixes, razão pela qual mantém os instintos anti-predatórios.

Cumps.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais