𝐓𝐡𝐞 𝐑𝐨𝐨𝐤𝐢𝐞 𝐃𝐫𝐞𝐚𝐦


Brunomcc2000

Recommended Posts

Uma escolha com plantas mais fáceis é esta que apresento agora, alterei o foreground e background direito, o middleground entrou em dúvida, gosto da Hydrocotyle Tripartita e tenho visto que uma planta que fica muito bonita em nanos plantados é a Microsorum Pteropus Narrow Leaf no entanto fiquei um bocado na dúvida gostava de ver a Hydrocotyle na madeira mas acho que a Narrow Leaf fica também ela muito melhor conjugada com a madeira e dado que tem uma cor verde mais escura e que as plantas de fundo darão uma cor mais avermelhada se calhar a Narrow Leaf deveria ficar na esquerda para ir escurecendo o layout e a Tripartita a sair por cima daquela barreira na esquerda a contornar a pedra mais alta do layout acho que ficaria bonita também a monte Carlo serviria para fazer tapete.

Provavelmente iria também adicionar depois uns musgos e umas buces ou Anúbias Nana para dar mais detalhe principalmente no tronco e rochas.61a5b9d3f20c38a733445da09a397714.jpg&key=6ebe592e0d4ee9171dd3c41fe8f70c671cb3144fce34bc59e821ae26ccbee46c

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não metia a Erectus. Fica com caules muito grossos, não é propriamente indicada para aquas de 50. Para ficar dentro da onda metia Rotala green, faz uma boa moita bem densa e dá para moldares como quiseres. Também podes escolher a hemianthus micranthemoides. 
 

Sobre o feto a escolher aconselhava a trident, porque a narrow leaf fica muito grande. Esse era a minha escolha para o midground do lado direito.

do lado esquerdo tens muitas escolhas:

staurogyne repens

pogostemon helferi 

althernantera reiniki mini se quiseres dar cor

pinatifida

Ou até gratiola viscidula. 

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, concordando com o que o @Gonçalo84 diz só tenho a acrescentar que deves ter consciência de que a tripartita é extremamente invasora, é uma planta excelente para apontamentos nos troncos e faz um efeito muito bom mas basta um descuido e toma conta do aquário num ápice. 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite pessoal, mais 2 encomendas acabadinhas de chegar mais 1 atualização, temos aqui a minha potentissima menina:

large.IMG_20191204_222556.jpg

Isto uma pessoa depois de gastar o dinheiro percebe o porquê das coisas serem caras... Nunca eu tinha tido um aquário com tanta luz.

Quanto à segunda encomenda é aquilo que necessitava para fechar o layout e sem mais bla bla bla tomem lá disto:

large.IMG_20191204_235705.jpg

large.IMG_20191204_235302_1.jpg

large.IMG_20191204_235327.jpg

large.IMG_20191204_235316.jpg

Estou satisfeito com o resultado final, acho que é um bom primeiro aquário(direcionado ao aquascaping) algo que não gosto muito desdo início é do aquário visto de frente ter o tronco à frente do fim do caminho mas como eu vou ver o aquário maioritariamente de lado(como mostro na 4 foto do aquário) é coisa que acaba por não me chatear muito.

Se me dissessem há um mês que eu ia conseguir fazer este layout eu não acreditava espero pensar o mesmo daqui por uns meses em relação às plantas 😅 neste momento na minha cabeça o mais difícil será as plantas(o mais difícil é sempre o próximo passo) mas por enquanto ainda tenho de me preocupar em escolhe-las primeiro, vou então ouvir as sugestões que já me foram dadas e pensar o que quero tendo em conta o layout que tenho neste momento.

 

O que acham do aquário neste momento?

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escolha de plantas:

 

   - Esquerda:

      - Background - Staurogyne Repens

      - Middleground - Riccia Flutains

      - Foreground - Eleocharis Parvula

 

   - Direita:

      - Background - Rotala 'Green' e Rotala 'Hra'

      - Middleground - H.Pinnatifida e Staurogyne Repens

      - Foreground - Cryptocorine Parva

 

Na foto as plantas estão representadas por cores, na esquerda temos verde escuro que é a Staurogynes Repens, o verde lima que é a Riccia e o verde claro que é a Eleocharis Parvula

Na direita temos o verde lima que é a rotala 'green', o amarelo alaranjado que é a rotala 'Hra', depois no middleground a verde escuro a Staurogyne Repens com H.Pinnatifida a sair de dentro da anterior, no foreground temos a Cryptocoryne Parva7cac171d7de72813e1aa5b911d7e2a02.jpg&key=512a9ea36c73b4be726993368b5490bcbda8fc0d6baf4f186a978824dd5bed5b

 

Usei maioritariamente plantas verdes porque gosto bastante de ver um aquário bem verde, na esquerda decidi só plantas verdes e mais rasteiras porque gosto bastante de ver o contraste das rochas com as plantas, a esquerda segue um estilo parecido com o Iwagumi, enquanto a direita é mais um nature style e aí já aparecem plantas com umas cores mais vermelhas/alaranjadas que ficará bem com o tronco o objetivo de meter as H'ra em frente às Green é fazer a transição de cores da esquerda para a direita.

 

O que acham? O que mudariam?

 

Edit: Acham que a Riccia se desenvolverá bem dado que a única fertilização que farei na coluna de água será ferro e potássio? Também já pensei em meter alguns musgos ou plantas como Bucephalandras ou Anúbias nana mas não sei se não ficarão com problemas de falta de nutrientes.

Outra pergunta sendo que tenho substrato fértil e a minha principal fertilização virá do substrato, poderão haver poucos nutrientes na coluna de água como nitratos, fosfatos etc a falta destes nutrientes na coluna de água não fará com que apareçam algas? Tenho andado a estudar as fertilizações e dizem que o excesso de nutrientes não causa algas o que causa é o desequilibro mas na minha ideia ao fertilizar com ferro e potássio na coluna de água estarei a provocar desequilíbrios, dado que os outros macros e micros na água estarão zerados ou perto disso.

Outra, se ao fertilizar com ferro e potássio surgirem algas, devesse não ao excesso de ferro e potássio mas sim à ausência de todos os outros na coluna de água correto? Neste caso deverei fazer uma TPA para restabelecer os níveis de nutrientes da água e reduzir a fertilização correto?

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bettaa, obrigado pelo elogio sempre bom ver que os elogios que outrora fiz a pessoas que admirava/admiro bastante estão neste momento a ser feitos a mim é sinal que estou a evoluir mas também que tenho por aqui grandes professores a dar-me boas dicas.

Agora sem lamechices vamos falar do aquário, então o aquário.. está exatamente igual ainda não lhe mexi num grão de areia sequer, tenho optado por montá-lo aos poucos sem pressas, ainda quero comprar mais Neo Soil para aumentar ligeiramente a profundidade e para tapar alguns buracos que não se vêm nas fotos mas eles estão lá depois ainda me falta comprar o CO2, Seachem Potassium e Iron etc etc e depois falta também comprar as plantas todas porque quero encher logo o aquário o máximo possível, até porque o aquário é pequeno portanto não será complicado, mas pronto ainda falta comprar algumas coisas e ajustar alguns detalhes até o aquário receber água.

Acho que o tempo só me fará bem até porque eu e plantas, fertilizações etc é uma complicação preciso de as estudar bem antes de meter água no aquário, quero evitar problemas ao máximo e quero fazer as escolhas certas e para isso nada melhor do que "perder" algum tempo a estudar, devagarinho isto vai lá.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo as tuas dúvidas:

acerca das plantas eu não metia riccia que é uma planta que não ganha raízes. Podes meter por exemplo marsileia crenata. 
A crypto parva é uma planta de crescimento lento que gosta de luz, o que é uma contradição e que faz provocar green spot algae nas folhas. Não aconselho para marinheiro de primeira viagem. 
Na esquerda estás a meter a stau atrás? A stau é uma planta de 3, 4 cm de altura, não é para ter plantas mais altas à frente. Eu metia párvula atrás, stau no meio ou a marsileia crenata e eleocharis acicularis mini ou Monte Carlo à frente. Do lado esquerdo para substituir a párvula e para ligar o layout usava marcileia ou elocharis mini. 
 

acerca da fertilização porque dizes que não vais meter nitratos e afins? Porque vais para os ferts da seachem? Tens os ferts da aquarebell que são bons e baratos. Compras um npk e um micros e corre tudo bem. 
poucos nutrientes na coluna de água é bom, especialmente porque deixa o aquário (vidros e layout) mais limpos. 
 

Sobre o layout está excelente!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

O layout está muito fixe. A unica coisa que tenho a dizer é para tirares essa areia de silica. No que toca a silicatos as algas gostam e ajuda.

Tive um aquario com areia de silica e nao deu muito certo. A nao ser que as tuas TPAs venham a estar sempre em dia.

Abraço

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Gonçalo84 disse:

Na esquerda estás a meter a stau atrás?

Pelo que li as staurogynes crescem entre 3 a 10 cm e achei que 10cm já era bastante bom, dado que na esquerda não quero nada muito grande, mas sendo assim vou repensar novamente o lado esquerdo, pensei que a párvula ficava mais pequena que a staurogyne, daí meter a párvula à frente, já vi que vai para aqui uma grande trapalhada xD O meu lado Rookie está a vir ao de cima... Tenho de estudar melhor as plantas antes de fazer porcaria, já estou a ver que estou a querer dar o passo rápido demais.

há 20 horas, Gonçalo84 disse:

porque dizes que não vais meter nitratos e afins? Porque vais para os ferts da seachem? Tens os ferts da aquarebell que são bons e baratos.

Como tenho substrato fértil pensei que não necessita-se de fertilizar com líquidos, apenas ia fertilizar com potássio e ferro dado que as plantas absorvem-nos melhor pelas folhas quanto aos fertilizantes da Seachem estava a pensar na Seachem apenas porque para além de terem boa fama são os fertilizantes que a loja que tenho perto de casa vende, sendo assim achas que devo fertilizar na coluna de água na mesma? Quanto aos ferts das Aquarebell eu vou mandar vir o CO2 da Ecoarium, eles vendem Aquarebell posso aproveitar e mandar vir também os ferts também.

há 16 horas, Fábio.R disse:

A unica coisa que tenho a dizer é para tirares essa areia de silica. No que toca a silicatos as algas gostam e ajuda.

Achas que aquela quantidade de areia será prejudicial? Tirar a areia agora é uma treta do caraças... Vou pensar o que consigo fazer em relação a isso quando meter água é ainda mais difícil, que areia aconselham a usar? La Plata Sand?

On 27/11/2019 at 17:55, ismael_figueira disse:

deves ter consciência de que a tripartita é extremamente invasora

Não tinha essa noção

 

Obrigado a todos pela participação.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aquario nao é muito grande, entao a areia que tens acho que nao arriscava.

Eu ja usei la plata.... mas se hoje em dia fosse usar alguma areia seria a Colorado.  Na minha opiniao é mais bonita.

Sobre retirar a areia, sim, acho que vai ser um pouco trabalhoso, tenta com um aspirador e um tubo fino.tenta tirar a maior parte e mete o colorado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não creio que a areia provoque algas.

 

Nos meus dois últimos aquários usei areia de silica do Aki e correu tudo bem...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Gonçalo84 disse:

Sinceramente não creio que a areia provoque algas.

 

Nos meus dois últimos aquários usei areia de silica do Aki e correu tudo bem...

Pois, pode ter sido má experiencia minha, nao sei. ou talvez nao fazia as trocas de agua que devia.

De qualquer forma ja nao vou arriscar se algum dia usar areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/12/2019 at 23:44, Brunomcc2000 disse:

Aproveito também para vos deixar aqui uma foto atualizada do aquário

large.933600772_TheRookieDream-001.jpg

 

Boas

Não sei se já alguém referiu, pois não li todos os comentários, mas há uma coisa que me salta imediatamente à vista:

- Parece que existem 3 tamanhos diferentes na composição, o do aquário, a do tronco e a da montagem do restante hardscape. Não cria harmonia porque acaba por ser desproporcional. 

Repara, o trabalho com a pedra e com a areia, está rico e bem construido. Podias mudar uma ou duas pedras, mas acaba por estar bem construido. Agrada-me mesmo. Se olharmos apenas para esta composição de pedras, a distancia do ponto mais alto da pedra que está mais em cima, até ao topo da coluna de agua, é muito grande. consegues ter reflexos laterais, mas nunca vais ter o reflexo superior. Se deixares as plantas chegarem ao topo da coluna, ficas com mais cota de planta que pedras, o que as tornará ainda mais pequenas. Se não deixares crescer as plantas, a distancia de tudo até ao topo, fica muito grande, o que desproporciona o layout.

Se a isto juntares o tronco que é grande, tudo o resto fica ainda mais pequeno.

Soluções?

1) Tirar o tronco ou colocar outro mais pequeno para o mesmo genero de layout; No limite, tens de perceber como vais enquadrar o tronco no plano frontal. Pode ter vantagens porque chama a atenção na frente e imediatamente ao lado está o ponto focal no fim do caminho, e esse contraste dá muita profundidade, mas pode ser dificil harmonizar o tronco sem ser um choque visual...

2) Subir a traseira do layout. Podes subir com mais substrato ou com pedras por baixo do substrato existente.

abraço

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo Ricardo. Parece que a ideia é ter moita do lado direito e aí sim as plantas vão até acima e o outro lado rasteiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Gonçalo84 disse:

Não concordo Ricardo. Parece que a ideia é ter moita do lado direito e aí sim as plantas vão até acima e o outro lado rasteiro.

Hummmmm, pode ser que resulte...
Se não resultar, muda-se 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Aqui vai uma atualização, chegaram mais 3L de Neo Soil e aproveitei para desfazer tudo... subir o substrato e remontar tudo novamente, depois de tirada a fotografia parece-me que posso subir um pouco mais o lado direito e a maior rocha do lado esquerdo também precisa de um toque talvez levantá-la e aproximá-lo um bocado mais do vidro o que acham? Aqui vai a foto:


1397277effa3d9e22ed2d623b4a93cab.jpg

Em relação ao caminho agora parece muito largo tenho de meter umas pedrinhas a fechar um bocado o caminho, do ângulo em que tirei a foto parece que voltei ao problema de antes do caminho acabar diretamente no vidro é algo que também melhorarei ao adicionar cascalho na areia.

À partida o aquário deve arrancar em março ou abril como planeado.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje estive a estudar mais uma escolha de plantas e pensei em utilizar as seguintes:

   - Rotala Sp. Green

   - Rotala H'ra Vietnam

   - Pinnatifida + Musgo(talvez até nem uso musgo se realmente pensar em meter a Myriophyllum 'Guyana' á frente)

   - Myriophyllum 'Guyana'

   - Staurogyne Repens

   - Monte Carlo

   - Bucephalandra 'Wavy Green'

   - Vesicularia dubyana 'Christmas'(para meter nos troncos)

f27233ecec288ca06d721def2f2c5c90.jpg

Gostava de saber as vossas opiniões, principalmente sobre os back/middlegrounds, o foreground está decidido e vou usar Monte Carlo e Staurogyne Repens.

Acabei por voltar à ideia de 2 moitas traseiras dado que subi ambos os lado do substrato e acho que ficaria mal ter só uma moita.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Brunomcc2000 changed the title to 𝐓𝐡𝐞 𝐑𝐨𝐨𝐤𝐢𝐞 𝐃𝐫𝐞𝐚𝐦
  • 2 semanas depois...

Ora hoje de manhãzinha foi dia de dar uns retoques em alguns pontos que achei que não estavam tão bem, muito provavelmente esta será a última atualização.

Bem então isto era o meu aquário hoje de manhã:

large.1961490069_TheRookieDream-002.jpg

Achei que principalmente a zona traseira do aquário estava a precisar de mudanças.. E esta é a situação atual:

large.1467674252_TheRookieDream-003-Signed.jpglarge.1350504637_TheRookieDream-004-Signed.jpg

Espero que gostem, acho que consegui repôr a profundidade que tinha antes de aumentar o substrato, que foi um dos grandes problemas após a alteração.

(Adicionei um ramo que também não estava ali mas acho que encaixou/preencheu bem o layout)

Todas as dicas/críticas são aceites.

  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno! Primeiro que tudo, acho que tens um projecto muito interessante, parece que não te apressaste para defiir os pequenos detalhes, e muito bem! A nível do hardscape, acho que é um pouco ao gosto de cada um, eu gosto do teu. Se pudesse acrescentar o meu pózinho, num ponto de vista funcional, talvez deixasse mais espaço entre os ramos e o vidro da frente (para limpeza/manutenção),  relativamente ás rochas, talvez tentasse dar mais altura/elevar algumas. Mas lá está, eu prefiro como está, é a tua versão! 

 

Editado por kevin 69
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Emejet disse:

Então, mas isto ainda não está cheio de água? 😉

Nop, ainda tenho de tirar o tronco fora, preciso de o cortar.. a base do tronco é muito grande e grossa vai me dar problemas a plantar de certeza.. lá para março/abril recebe água, talvez já em março.

E vou levar em conta a dica do Kevin 69 e ver como fica mais distanciado do vidro frontal.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses ramos cortados vão abrir novos horizontes :-) acho era que devias aumentar esse substrato lá atrás para o dobro da altura, enquanto não tem água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse tronco está demorado, vai ou não vai, novidades? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.