𝐓𝐡𝐞 𝐑𝐨𝐨𝐤𝐢𝐞 𝐃𝐫𝐞𝐚𝐦


Brunomcc2000

Recommended Posts

Estado atual - 

large.546172948_TheRookieDream.jpg

Setup Atualizado:

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário - The Rookie Dream

2 - Data da montagem - 24/10/2019

3 - Dimensões do aquário - 50x30x38
3.1 - Volumes bruto e útil - 62L Brutos, xx Litros úteis(ainda por encher)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro - Marina S15
4.2 - Termostato - Marina 50W
4.3 - Iluminação/Foto-período - Twinstar Light II 450EA(ainda não tem foto-período)
4.4 - Sistema de CO2 - Kit Ecoarium 2kg
4.5 - Outro equipamentos adicionais - Autoaqua mini Auto Top Off

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Tropica Substrate
5.2 - Substrato inerte - Neo Soil Plant
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - Red Moor Wood e Ryouh Stone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna
7.1 - Não tem
...

8 - Plantas
8.1 - Não tem
...

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)
9.2 - Frequência das TPA's
 

Ora boa noite a todos,

Após o desafio de aquascape do fórum, fiquei com alguma vontade de montar também eu um aquário digno de entrar na categoria "Aquascaping", o material que tenho neste momento é o seguinte:
Aquário - 50x33x38
Filtro - Marina S15
Termostato - Marina 50W
Sistema de reposição - Autoaqua mini Auto Top Off
Hardscape - 4Kg de Ryouh Stone
Substrato inerte - Areia sílica

O que estou a pensar adquirir:
Substrato inerte(aditivado) - Neo Soil Compact Plant
Fertilização - Seachem Trace, Iron, Potassium e Tabs(estou a pensar esmigalhar 10 ou 20 pastilhas fertilizantes para meter no fundo do substrato invés de meter substrato fértil, dado que posso querer mexer uma ou outra pedra e sou muito medricas em relação à possibilidade do substrato fértil entrar em contacto com a coluna de água)
CO2 - Kit Solaqua Completo 2L(1,3kg de CO2)
Iluminação - Twinstar Light II 450SA

E espero não me ter esquecido de nada.

Por enquanto, limito-me a explorar o possível layout do aquário, tenho até agora 2 layout's que me parecem interessantes e que faço ideias de vos mostrar, o primeiro o objetivo será as rochas formarem uma espécie de ilha(estão encostadas ao vidro neste momento dado que ainda não tenho substrato para apoiar as rochas).

large.IMG_20191024_142932.jpglarge.IMG_20191024_142850.jpg
(Acabei por meter a areia nas imagens editadas mas no fim acabei por também por ter a ideia de invés de areia usar apenas Neo Soil para fechar o substrato todo com um carpete)

 

O segundo é um layout também é um layout que me interessa bastante mais ainda do que o primeiro.

large.IMG_20191024_195756.jpglarge.IMG_20191024_195836.jpg

No entanto eu acho que aquela zona à direita fica demasiado vazia pelo que ainda deveria ser revista, talvez adicionar mais uma rocha na posição definida na próxima imagem:

large.IMG_20191024_195727.jpg

Quanto à esquerda acho que também está a faltar ali algum detalhe.

 

Qual a vossa opinião dos layouts apresentados até agora? Eu sinceramente gostei bastante do segundo.

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 2

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste muito bem em dar voz à tua vontade, e pores mãos à obra. E quem sabe se para o ano não participas no Desafio do Fórum (caso haja nova edição)...

 

Na minha opinião, que vale o que vale, o primeiro layout está demasiado centrado. Até poderia resultar em algo engraçado, mas terias sempre que o descentrar, e acrescentar mais algum hardscape na parte contrária à do desvio das rochas.

O segundo layout, a meu ver, já tem muito mais potencial, mas poderias conseguir algo ainda mais bonito, se conseguisses investir um pouco mais em rocha. No entanto, e tendo em conta o que tens no momento, acho que a rocha maior não deveria ficar à ponta, e não sei até que ponto fará muito sentido o U que queres fazer com a areia. Poderias fazer algo engraçado junto ao vidro direito , com plantas e umas pedritas... E porque não também usares madeira? Para começar é bastante mais fácil fazer um layout mais impactante, com o auxilio de uns troncos. 😉

 

Vai treinando, brincando com as pedras, procura a melhor face de cada uma delas, vê muitas fotos e tópicos no fórum para te inspirares, e continua que estás no bom caminho... :default_dance:

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem antes de mais obrigado pela participação Pedro,

Sem dúvida alguma que gostaria de participar no desafio de fórum, no entanto ainda tenho muito aquele sentimento de que sou um verdadeiro iniciante nestas andanças e que devo de fazer algumas montagens ainda antes de me lançar num desafio destes, rodeado de pessoas com uma capacidade que eu admiro bastante.

Realmente o 1º Layout ficou um bocado mau cada vez que olho para ele noto que ficou muito fraquinho xD

Já o 2º também lhe reconheço mais potencial mas falta-lhe rocha em ambos os lados, parece que a base está construída mas agora falta-me acrescentar mais detalhes tá muito simples ainda(eu ainda acrescentei mais um pedra à direita depois de tirar as fotos mas não é o suficiente vou mesmo ter de comprar mais para fortalecer os dois lado do layout), quanto à utilização da areia talvez seja melhor ignorar a areia por agora e pensar no fim quanto o layout já estiver mais composto porque se eu acrescentar mais rocha à direita e se tiver lá a areia também quase não vou ter espaço para as plantas.

há 29 minutos, Pedro Mendanha Dias disse:

Vai treinando, brincando com as pedras, procura a melhor face de cada uma delas, vê muitas fotos e tópicos no fórum para te inspirares, e continua que estás no bom caminho...

Isso é todos os dias xD Todos os dias quando saiu do trabalho tento fazer um layout novo, ontem saiu aquele primeiro, hoje saiu o segundo, tento mudar as rochas de sitio tento ir buscar inspirações a outros aquários ter uma noção de como são colocadas as rochas etc ver novas montagens ver vídeos ler bastante mas às vezes ainda me saí assim uma decisão muito à iniciante xD No entanto o importante é ter calma porque não faço ideias de montar o aquário este ano xD Quero mesmo fazer algo com cabeça por enquanto o layout vai ficar assim amanhã vou olhar para ele com outros olhos e vou ver onde devo alterar, de facto a rocha grande escostada ao vidro é um dos pontos a rever o objetivo dela ali era elevar o lado esquerdo para dar uma aspeto triangular, falta-me aqui substrato também.. isto de fazer layout com panos por baixo das pedras para as segurar e formar as elevações não é trabalho fácil 😅

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à madeira ela já está a contemplar o aquário, vai passar está noite a decidir-se onde se quer encaixar eu já tinha pensado nisto de meter madeira mas sempre que penso em partir-lhe os galhos para me meter a decorar o layout até me dá um aperto no coração é isto que não percebo neste pessoal do aquascape é como é que são capazes de destruir uma madeira para decorar um aquário depois se não ficar bem ficam sem layout e sem madeira isto é difícil... estou em fazer de habituação ainda

68d453588f21f6c16d514da88853d1f0.jpg&key=698719f1f75735978d5ab60d58f95aacbb53b5517bedf700b9562c2e2d93cd23

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim é que é, toca a mandar ideias cá pra fora! Tal como tu, também fiquei com o bichinho de criar algo novo para breve. 
Por aqui, também gostei mais da segunda versão mas aquele U não me convence. Falta ali qualquer coisa para preencher e depois o lado encostado ao vidro fica estranho. 

há 9 horas, Brunomcc2000 disse:

eu já tinha pensado nisto de meter madeira mas sempre que penso em partir-lhe os galhos para me meter a decorar o layout até me dá um aperto no coração

Só custa o primeiro ramo (e/ou pedra) ! 😄😄 
 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno...falta pedra aí.

O dobro da que tens. Só assim podes preencher devidamente o layout e escolheres a plantas de acordo com o que tens em mente.

Assim como tens vai ter sempre de por as plantas a fazer o trabalho do layout, o que é bem mais difícil e nem sempre fica como idealizamos

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

Estás no bom caminho, no entanto explora mais as faces das rochas, acredito que a maior tenha alguma face que a favoreça um pouco mais.

Aconselho também, se tiveres possibilidade claro, a investir em mais algumas rochas, o que estás a usar parece pouco para a dimensão de aquário que tens e de facto isso pode vir a influenciar o aspeto final do aquário de maneira a que não te deixe plenamente satisfeito.

Vai "brincando" com o que tens disponível, e vai partilhando connosco!

 

Força nisso

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui estão mais 3 opções de layout(apenas com algumas mudanças na disposição das rochas: 

Opção 3 -

large.DSC_0038.JPGlarge.1352565437_DSC_00421.jpglarge.DSC_0039.JPGlarge.DSC_0040.JPG

(Este layout não é o que me agrada mais visualmente mas tem um aspeto positivo que faltará nos próximos dois layouts que é o facto das rochas estarem mais chegadas ao vidro esquerdo)

Opção 4 - 

large.535803375_DSC_0018(2).JPGlarge.DSC_0017.JPGlarge.DSC_0016.JPGlarge.DSC_0014.JPG

(Este layout acho que não ficou muito mal mas continua a faltar rocha)

Opção 5 - 

large.DSC_0027.JPGlarge.DSC_0033.JPGlarge.DSC_0035.JPG

(Neste layout falta mais variedade de rocha porque acho que o lado direito ficou um pouco estranho e no centro do aquário embora goste da forma como ficou a disposição das rochas acho que ficou muito centralizado e escondido atrás da madeira devia tentar puxar as rochas mais para a esquerda no entanto volto a ter problemas com falta de rochas)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de tanto insistir com o tronco heis que encontrei uma posição que me agradou bastante, juntei o útil ao agradável e o resultado final foi este:

large.DSC_0047.JPGlarge.DSC_0050.JPGlarge.DSC_0049.JPG

Ficou-me só a faltar as pedras do lado direito do layout que terei de comprar ainda, os ramos que meti nas rochas parecem-me muito desproporcionais ainda não sei se os devo mesmo manter ou não.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi despejar 3kg de areia sílica para conseguir simular melhor a disposição das rochas, a minha hora de almoço do trabalho hoje deu-me para voltar a desfazer tudo e tentar aperfeiçoar aquele que foi o meu segundo layout e deu nisto:

large.DSC_0071.JPG

Posso vos dizer que a cada dia que passa estou mais indeciso porque eu adoro o estilo Iwagumi e como tal tenho tendência a agarrar-me mais às rochas, após 20min empenhado em melhorar o meu segundo layout acabei assim e gostei do look final, continuo a precisar de mais rocha mas vou explorando as possibilidades com o material que tenho.

Gosto bastante deste e do anterior assim que tiver mais rochas vou tentar melhorar novamente ambos os layout's.

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Brunomcc2000 disse:

Decidi despejar 3kg de areia sílica para conseguir simular melhor a disposição das rochas, a minha hora de almoço do trabalho hoje deu-me para voltar a desfazer tudo e tentar aperfeiçoar aquele que foi o meu segundo layout e deu nisto:

large.DSC_0071.JPG

Gosto bastante deste e do anterior assim que tiver mais rochas vou tentar melhorar novamente ambos os layout's.

Este tem mais potencial, mas claro que com mais rocha. Acho que para a altura do aquário o layout está muito baixo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato eu acho exatamente o mesmo tenho de ver depois com o Neo Soil parecendo que não o Neo Soil vai subir bastante o layout é que 3kg de areia sílica deve ser o equivalente a 1,5L de Neo Soil, ou seja, o aquário ficará com mais de 5x de substrato do que aquele que se vê agora no aquário, vou ver como vai ficar essa situação talvez estas rochas até sejam mesmo demasiado pequenas para o tamanho do aquário, nada melhor do que o mês de novembro para me responder a essas questões.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Chegou hoje, Neo Soil Compact Plant, Tropica Substrate, Black Ryouh Stone e o resultado foi este:

large.233295039_DSC_00761.JPG

 

A minha ideia será adicionar um caminho de areia no meio das pedras, ficando mais ou menos assim:

large.DSC_0076.JPG

 

Ainda não meti areia por medo de depois não puder voltar atrás xD

O que acham deste layout?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

desde já parabéns pelo avanço sozinho , dia 19 também vou montar o meu primeiro plantado 😁 , por isso compreendo o que estás a sentir .

Ao longo das fotos , parece que estás a ir bem , mas parece me que havias de tentar dar mais altura do lado esquerdo 
Em relação a areia , parece que vai ficar mt fixe .

 

Outra coisa que estava aqui a magicar a olhar para esse tronco era virá-lo com as pontas para baixo e complementar com as pedras na zona do pé dele (zona mais grossa do tronco),  até mesmo com uma pedra debaixo do pé do tronco para lhe dar um pouco de altura escondida com o substrato talvez . 

Mas isso ia mudar muito o aspeto que tens neste momento e talvez até já tenhas experimentado. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  desde já parabéns pelo avanço sozinho , dia 19 também vou montar o meu primeiro plantado , por isso compreendo o que estás a sentir .

Ao longo das fotos , parece que estás a ir bem , mas parece me que havias de tentar dar mais altura do lado esquerdo 

Em relação a areia , parece que vai ficar mt fixe .

 

Outra coisa que estava aqui a magicar a olhar para esse tronco era virá-lo com as pontas para baixo e complementar com as pedras na zona do pé dele (zona mais grossa do tronco),  até mesmo com uma pedra debaixo do pé do tronco para lhe dar um pouco de altura escondida com o substrato talvez . 

Mas isso ia mudar muito o aspeto que tens neste momento e talvez até já tenhas experimentado. 

 

 

 

Antes de mais obrigado pela participação Ricardo,

 

Fico a aguardar o teu projeto para tentar ajudar naquilo que puder

 

Acho que o mais frustrante quando se está a fazer isto é a falta de material para se trabalhar, quando se começa a tentar vários layout's mas nos sentimos limitados a 8 ou 9 rochas e 1 tronco, chega a um ponto que já experimentamos quase tudo e nada nos agrada.. e pelo menos eu começo logo a stressar..

 

Quanto ao layout, já não vou mexer mais nas pedras, quanto à madeira e substrato ainda estou a pensar nisso, se virar o tronco ao contrário (com as pontas para baixo) os "ramos" mais pequenos vão ficar à frente e acho que se ficarem atrás ajuda mais a sentir a profundidade do aquário, já pensei foi em cortar o tronco todo para tirar aquele cu enorme que até dificulta a manusear dentro do aquário... Quanto ao substrato já pensei em mandar vir mais substrato talvez ponha mais mas como a lateral esquerda é para ficar toda plantada talvez consiga jogar com as profundidades com o tamanho das plantas.

Também já devia de ter posto um fundo branco no aquário... Esqueci-me e agora vai ser mais difícil... Vamos ver o que consigo fazer..

 

Seguem fotos atualizadas

1d2d4e62a1514ab868f8a745f09d3d84.jpg&key=837e9446d22b3e8f5e4610c52fb3687e18edb865e058b2eaba9da3fc7e604d0f4103ea80461af40d877fedeebe8101a8.jpg&key=9e914a57797265d2e55308a2ba918ecee6bcb000a46c0b5b1f284fcf50b05781d9d299784284d573c85f9972135ea272.jpg&key=214ecbcdbc4914cfbfe6102e6fa0176e1760447d0e79be04860c0b7a22ec13787768685d656d8feec913c57e0c014054.jpg&key=ca8aca35a8a40832dd6ae25692222fc75f38cbf3e8b58530a7e5c0190f24fe4f

  • Gosto 3

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que te faz falta mais umas pedras aqui no lado esquerdo, para cortar a linearidade e dar um pouco mais de altura.

 

imageproxy.jpg

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo fizeste para aí uma edição tão boa que eu já nem sabia o que era o meu aquário e o que era edição ahaah já me parecia que tinhas editado a zona direita do aquário também xD

Realmente essas duas rochas à esquerda melhoraram bastante o aspecto do aquário, depois de ver essa edição parece que ao ver o meu layout começo a achá-lo demasiado vazio, vou tentar ver o que consigo fazer com essa sugestão.

Parece-me que está a ficar engraçado :default_dance:

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um Paint Master! Já que gostaste tanto toma lá mais um bocado.

 

imageproxy.jpg

Um simples pedra lá atrás a fechar mais o caminho faz milagres.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso já tinha pensado em meter uma pedra lá atrás, depois de montar o aquário vi que os caminhos dos aquários do profissionais raramente acabam em paralelo ao vidro de trás, a forma como o tenho agora parece que o caminho acaba no vidro traseiro, se meter uma rocha onde a colocaste parece que há ali um curva e há mais caminho para trás da madeira era algo que já estava atento mas ainda não tinha experimentado, obrigado pela dica

 

E também o facto de reduzir a quantidade de areia visível dá outra percepção da profundidade, vou ter de ver o que consigo arranjar para ali.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti então a rocha no início do caminho de areia e tirei a foto bem à pressa, o resultado final foi este, penso que a rocha seja um bocado branca de mais.

Vou então tentar arranjar algumas rochas para completar mais a zona esquerda do layout mas por agora fica assim se conseguir arranjar uma Black Ryouh Stone para substituir aquela rocha que acabei de acrescentar melhor ainda, por enquanto a ideia está boa 👌

large.DSC_0081.JPG

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com a palidez da pedra. Depois fica esverdeada e até convém. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho andado a pensar nas plantas que quero meter no aquário para já o que tenho pensado é isto:

Hardscape:

R - Rochas

M - Madeira

Plantas:

PE - Pogostemon Erectus

HT - Hydrocotyle Tripartita

El - Eleocharis acicularis 'Mini'

RW - Rotala Wallichi

HP - Hygrophola Pinnatifida

Gl - Glossostigma elatinoides

large.223987995_AQ-Pl.png

 

Ainda me faltam algumas plantas mas por enquanto estou assim.

Se tiverem alguma dica, seja para acrescentar seja para trocar, agradeço.

Editado por Brunomcc2000
  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Emejet disse:

O layout já é o final?

O layout falta só arranjar 2 rochas para a esquerda, como sugeriu o Gonçalo, e subir um bocado mais o substrato. 

Agora que o layout está praticamente arrumado começo já a pensar nas plantas porque vou andar muito tempo indeciso.. esta imagem que mostrei da disposição das plantas ainda pode sofrer algumas alterações, também gostava de ver as hydrocotyles nas direita a "engolir" a madeira, também também já estou de olho na monte carlo... não sei se hei de ter dois tapetes diferentes como tenho na imagem ou se hei de usar apenas uma planta para tapete, as minhas dúvidas prendem-se mais no fore/middleground, no fundo acho que as pogostemon e wallichii ficarão bem.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A glosso e a walichii não são plantas muito fáceis, eu trocava por staurogyne repens e rotala h'ra.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.