Bolhas estranhas


DiogoL

Recommended Posts

Diogo isto é simples eles deram duas hipóteses e disseram qual é a mais segura enquanto não tiveres experiência para decidir segue a opção mais segura, com o tempo vais começar a perceber o que podes ou não fazer mas segue os conselhos sempre pelo mais seguro possível.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas João

Acho que e contra procedente o que acabas de dizer,se tu o fazes não quer dizer que dei para todos os aquários,isto só vai fazer ainda mais confusão a quem se quer ajudar.

Desculpa todos nos andamos aqui para ajudar,e também para sermos ajudados quando e preciso,agora não há necessidade andarmos a contra por umas coisa sobre as outras,eu no meu poste digo eu faço,não digo tens que fazer a sim,o que eu faço dá para mim,pode não dar para outros.

 

Saudações 

Desculpe @Alvaro Silva, não concordando com o que disse, deixei a minha opinião e experiência. É para isso que aqui venho. Todos nós estamos aqui para ajudar, mas não existe apenas um método que resulte.

Quem criou o tópico disse que adiciona bactérias a cada TPA, portanto o que escreveu sobre nao fazer TPA no dia em que limpa o filtro simplesmente não faz sentido neste caso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então fica ao critério dele fazer o que achar melhor,também e com os erros que se aprende,e de toda a informação que ele achar melhor para o caso dele.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, DiogoL disse:

...o meu filtro requer que eu após limpeza coloque cerca de 60% de água dentro, ou seja deixar as matérias filtrantes já mergulhadas antes de ligar as mangueiras...

Não percebi esta parte... isso diz onde?

Tenho 2 Ecco Pro e encho sempre até acima. Quando ligo o filtro nem preciso de o ferrar (puxar a manívela), começa logo a trabalhar sem ser necessário estar a intervir.

Atenção que não estou a dizer que estás a fazer bem ou mal, só a perguntar onde é que obtiveste essa informação. Foi no manual do filtro?

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, brunofasoares said:

Não percebi esta parte... isso diz onde?

Tenho 2 Ecco Pro e encho sempre até acima. Quando ligo o filtro nem preciso de o ferrar (puxar a manívela), começa logo a trabalhar sem ser necessário estar a intervir.

Atenção que não estou a dizer que estás a fazer bem ou mal, só a perguntar onde é que obtiveste essa informação. Foi no manual do filtro?

Nas instruções do Ecco Pro, não diz nem uma coisa nem outra (pelo menos na versão actual). Diz que  mesmo com o filtro vazio, utilizando a alavanca, começa a puxar água do aquário.

Mas também diz que não se deve ter o filtro completamente cheio de água quande se encaixa o topo.

https://www.eheim.com/resources/product//263/downloads/11/EHEIM_eccoPro_130_200_300_manual.pdf

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, brunofasoares disse:

Não percebi esta parte... isso diz onde?

Tenho 2 Ecco Pro e encho sempre até acima. Quando ligo o filtro nem preciso de o ferrar (puxar a manívela), começa logo a trabalhar sem ser necessário estar a intervir.

Atenção que não estou a dizer que estás a fazer bem ou mal, só a perguntar onde é que obtiveste essa informação. Foi no manual do filtro?

Foi o lojista que me disse encher 80% de água antes de ligar e como me tem deitado a água fora sempre que coloco as matérias filtrantes e fecho tenho optado por colocar menos água 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Nas instruções do Ecco Pro, não diz nem uma coisa nem outra (pelo menos na versão actual). Diz que  mesmo com o filtro vazio, utilizando a alavanca, começa a puxar água do aquário.

 

há 17 minutos, DiogoL disse:

Foi o lojista que me disse encher 80% de água antes de ligar e como me tem deitado a água fora sempre que coloco as matérias filtrantes e fecho tenho optado por colocar menos água 

Claro, puxando a alavanca, mas tens de dar umas poucas bombadas. 60% do volume de água é muito pouco. Nos meus filtros sempre enchi até cima, com tudo lá dentro já pronto a fechar... encho mesmo até onde sei ser necessário e quando fecho com a cabeça do filtro, deita apenas um pouco de água fora. Tenho um Ecco Pro com quase 15 anos a trabalhar e sempre usei o mesmo método. Comprei um novo à cerca de 3 anos e uso o mesmo método. Acho que se usei uma vez a alavanca do antigo foi muito. No novo já usei mais vezes. Não digo que eu esteja correcto, aliás aconselho qualquer um a seguir as instruções da marca, mas não vejo necessidade de usar a alavanca até porque se o filtro estiver pouco cheio, ao puxar a alavanca estará a forçar o rotor... talvez por isso é que o pessoal parta tantos veios... 

Apenas tenho filtros da Eheim, incluindo um muito antigo, que me foi passado quando me iniciei no hobby há cerca de 20 anos atrás, e a pessoa que me o deu já o tinha há mais uns 10 anos. Obviamente que esses não tinham as alavancas para ferrar e é daqui que vem a minha técnica de encher os filtros o máximo possível. Quem passou por isso sabe bem a dificuldade em ferrar os filtros antigos... nem sei quantas vezes bebi do aquário.

Reafirmo, sigam as instruções da marca. O que eu faço é por minha própria conta e risco.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também só uso EHEIM e já vi muita gente a aconselhar que se evite usar estas "bombas manuais" dos filtros, porque (dizem eles) o vácuo criado para puxar a água, a longo termo pode pôr alguma pressão em alguns componentes e reduzir o tempo de vida do filtro.

O facto de dizerem para não encher completamente antes de fechar, parece-me ser apenas para evitar, como referiste, que saia água do filtro para o chão.

35 minutes ago, brunofasoares said:

Reafirmo, sigam as instruções da marca. O que eu faço é por minha própria conta e risco.

Faço minhas as tuas palavras.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

Eu tenho um Eheim 2217 e sempre que limpo o filtro encho-ou de água do aquário e depois coloco a cabeça do motor,para que entre sem pressão abro a torneira da cabeça para sair o ar,e claro que sai sempre um pouco de água,e fica pronto para trabalhar.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do EHEIM 2217 é diferente, porque não tem maneira de puxar a água depois de fechado se não tiver já água nas mangueiras.

Os Ecco Pro dão para bombear água para dentro do filtro depois de fechado com a alavanca do filtro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais