Ajuda! Por favor...


MaJoao

Recommended Posts

Olá Fórum!

Após muito anos ter assistido o meu pai a tratar de um aquário em casa, começo agora a iniciar por minha conta este hobby.

Mas como quero fazer as coisas como deve de ser, agradecia a vossa ajuda.

O meu pai ofereu ao meu filho (de 6 anos) um aquario e material para iniciar, sendo q algum material era o q ele tinha em casa dele e estava parado (aquario e lâmpada).

Gostava que me ajudassem a escolher os peixes tendo em conta as caracteristicas do aquario e sendo iniciante.

Este é o setup:

Material

Aquario: 59,5*30*29,5cm

Filtro Trixie 86110 380l/h

Termostato Aquapor Ecoterm 150W - 24°

Iluminação AquaGlo 15W 10h/dia

Plantas: não sei quais são. Podem ajudar-me aidentifica-las?

Parametros:

Amonia: 0 mg/l

Nitratos: 0 mg/l

pH:7,5

 

O aquario foi montado há 23 dias (28/set) e estava à espera que o ciclo de azoto se completasse para fazer a introdução de peixes, adicionando de vez em quando comida. No entanto,apos tanto tempo sem alteraçoes dos valores de amonia, nitritos e Nitratos (usava teste com varios parametros) resolvi certificar-me q este teste era fiavel e testei o pH com o teste especifico e o valor deu bem diferente. Tentei adquirir teste de amonia e nitratos em separado e só agora consegui, pelo q n sei se os valores a 0 q mencionei é pq o ciclo n começou ou ja terminou.

Entretanto ontem o tronco apresentava uns tufos brancos c textura gelatinosa mas c aspeto de teias de aranha e resolvi fazer uma TPA de cerca de 12l com a respetica dosagem de Sera Aquatan e Sera Bio Nitrivec e hoje isso praticamente desapareceu.

Estou a proceder bem?

Ja terei o espaço ideal para acolher algum peixinho? (o meu filho pergunta constantemente se aagua ja esta pronta)

Tentarei colocar algumas fotos para ajudar.

Grata pela vossa atenção.

Maria João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria João,

Está a começar muito bem. 

Se já passou quase 1 mês e diz que foi adicionando comida de vez em quando, é muito provável que o ciclo já esteja completo. 

Dependendo da quantidade de plantas no aquário, também podem ser as plantas as responsáveis pela absorção da Amónia e dos Nitritos da água. De qualquer forma penso que ja poderá começar a adicionar peixes aos poucos.

Os tufos brancos no tronco provávelmente são fungos, é normal acontecer e não faz mal. Alguns tipos de peixes até se alimentam disso.

Quanto aos peixes, o tamanho do aquário dá para algumas coisas engraçadas, depende muito daquilo que gosta. Tetras, Guppys, Plattys, Corydoras, são apenas algumas das opções, mas deve sempre informar-se bem sobre as espécies antes de comprar. 

Qualquer dúvida, disponha! 

 

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda!

Fizeste bem em vi aqui pedir ajuda ao pessoal antes de iniciares por ti mesma.

Respondendo ao ciclo, provavelmente ele já acabou. Mas pelo sim pelo não dá mais 1 semana, depois já podes ir colocando os peixes aos poucos de cada vez. Faz trocas de água a 20% semanalmente.

 

Sobre o tronco isso é normal e vai desaparecendo com as tpas (troca de água) e não faz mal nenhum aos habitantes quando os tiveres, alguns até comem isso sem nenhum problema.

 

Para te ajudarmos a identificar as plantas, posta aqui umas fotos do teu aquário para te ajudarmos.

 

Acrescento para dizer que possivelmente 10h de luz poderá ser muito tempo. O pessoal recomenda entre 6h a 10h, mas cada caso é um caso, vai observando o crescimento das plantas e fica atenta ao aparecimento de algas.

 

Tens substrato fértil no aquário?

 

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só reparei agora que está a utilizar Sera Bio Nitrivec (e bem).

Esse produto contém bactérias que ajudam no ciclo do azoto, e portanto posso dizer que sim, já terá o ciclo completo no seu aquário. Com esse produto podia ter começado a adicionar alguns peixes passados apenas alguns dias da montagem.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Marco Lopes disse:

Boas, o único senão em relação ao que escrevestes e que podes melhorar é o filtro. Quanto ao resto foste bem aconselhada.

Cumprimentos

Poderá especificar o q poderá ser melhorado no filtro? O q devo procurar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Ricky Gomes disse:

Bem vinda!

Fizeste bem em vi aqui pedir ajuda ao pessoal antes de iniciares por ti mesma.

Respondendo ao ciclo, provavelmente ele já acabou. Mas pelo sim pelo não dá mais 1 semana, depois já podes ir colocando os peixes aos poucos de cada vez. Faz trocas de água a 20% semanalmente.

 

Sobre o tronco isso é normal e vai desaparecendo com as tpas (troca de água) e não faz mal nenhum aos habitantes quando os tiveres, alguns até comem isso sem nenhum problema.

 

Para te ajudarmos a identificar as plantas, posta aqui umas fotos do teu aquário para te ajudarmos.

 

Acrescento para dizer que possivelmente 10h de luz poderá ser muito tempo. O pessoal recomenda entre 6h a 10h, mas cada caso é um caso, vai observando o crescimento das plantas e fica atenta ao aparecimento de algas.

 

Tens substrato fértil no aquário?

 

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Obrigada por me responderem!

Eu estou a tentar inserir o link das imagens q tenho no google mas n consigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Olá Maria João,

Está a começar muito bem. 

Se já passou quase 1 mês e diz que foi adicionando comida de vez em quando, é muito provável que o ciclo já esteja completo. 

Dependendo da quantidade de plantas no aquário, também podem ser as plantas as responsáveis pela absorção da Amónia e dos Nitritos da água. De qualquer forma penso que ja poderá começar a adicionar peixes aos poucos.

Os tufos brancos no tronco provávelmente são fungos, é normal acontecer e não faz mal. Alguns tipos de peixes até se alimentam disso.

Quanto aos peixes, o tamanho do aquário dá para algumas coisas engraçadas, depende muito daquilo que gosta. Tetras, Guppys, Plattys, Corydoras, são apenas algumas das opções, mas deve sempre informar-se bem sobre as espécies antes de comprar. 

Qualquer dúvida, disponha! 

 

Mas como li que devo colocar inicialmente 2 peixes mais resistentes, quais aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando era pequenina o meu pai costumava ter neons, guppies... Tambem chegou a ter escalares e zebras.

Será possivel sugerirem um setup de peixes para iniciar tendo em conta as caracteristicas do aquario?

Nao consigo publicar imagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso tenha dificuldades em colocar fotos no fórum veja este tópico:

Como foi dito pelo Marco Lopes, já recebeu muitos e bons conselhos, eu diria que se a amónia já está a zero pode começar a pôr peixes, vá metendo aos poucos para que dê tempo à colónia de bactérias de aumentar e adaptar-se à quantidade amónia que passará a ser produzida após a inserção de peixes(pode continuar a meter nitrivec nos primeiros dias após colocar peixes no aquário só para garantir que não haverá problemas), se optar pelos viviparos(guppys, platys espadas etc) opte só por machos ou só por fêmeas, ao início é bonito porque reproduzem facilmente mas rapidamente se torna um problema porque o aquário fica sobrepopulado muito rápido e isso só trás problemas atrás de problemas eu aconselho uma fauna estável, como por exemplo começar com 5 néons depois adicionar umas corydoras, ancistrus, ottos ou camarões os amanos estes últimos são bons para comer os resto que acabam por não ser comidos(mesmo assim necessitam de uma alimentação específica), à excepção das corydoras todos comem também algas no aquário.

Quanto ao filtro cerâmicas tens o quê?

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O segredo é não exagerar e estudar bem cada espécie que se mete no aquário, sejam peixes ou plantas.

O filtro é interno?

Editado por Brunomcc2000
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Brunomcc2000 disse:

Caso tenha dificuldades em colocar fotos no fórum veja este tópico:

Como foi dito pelo Marco Lopes, já recebeu muitos e bons conselhos, eu diria que se a amónia já está a zero pode começar a pôr peixes, vá metendo aos poucos para que dê tempo à colónia de bactérias de aumentar e adaptar-se à quantidade amónia que passará a ser produzida após a inserção de peixes(pode continuar a meter nitrivec nos primeiros dias após colocar peixes no aquário só para garantir que não haverá problemas), se optar pelos viviparos(guppys, platys espadas etc) opte só por machos ou só por fêmeas, ao início é bonito porque reproduzem facilmente mas rapidamente se torna um problema porque o aquário fica sobrepopulado muito rápido e isso só trás problemas atrás de problemas eu aconselho uma fauna estável, como por exemplo começar com 5 néons depois adicionar umas corydoras, ancistrus, ottos ou camarões os amanos estes últimos são bons para comer os resto que acabam por não ser comidos(mesmo assim necessitam de uma alimentação específica), à excepção das corydoras todos comem também algas no aquário.

Quanto ao filtro cerâmicas tens o quê?

O filtro vinha com esponja e carvão ativado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então primeiro de tudo aconselho-te a comprar um filtro Hang On, não são muito caros provavelmente com 20-25€ já se arranja um bom filtro para esse aquário, aconselho comprar cerâmicas também se não souber que cerâmicas comprar Sera Siporax e Fluval Biomax, uso estas 2 e nunca tive problemas até agora têm sido boas, isto porquê? Bactérias benéficas fixam-se em todo o aquário mas especialmente nestas cerâmicas do filtro, são elas as responsáveis por manter os níveis de amónia e nitritos a 0, sem cerâmicas a tua filtragem biológica é muito frágil.

Não me digas que o aquário tem tampa?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ricky Gomes disse:

Bem vinda!

Fizeste bem em vi aqui pedir ajuda ao pessoal antes de iniciares por ti mesma.

Respondendo ao ciclo, provavelmente ele já acabou. Mas pelo sim pelo não dá mais 1 semana, depois já podes ir colocando os peixes aos poucos de cada vez. Faz trocas de água a 20% semanalmente.

 

Sobre o tronco isso é normal e vai desaparecendo com as tpas (troca de água) e não faz mal nenhum aos habitantes quando os tiveres, alguns até comem isso sem nenhum problema.

 

Para te ajudarmos a identificar as plantas, posta aqui umas fotos do teu aquário para te ajudarmos.

 

Acrescento para dizer que possivelmente 10h de luz poderá ser muito tempo. O pessoal recomenda entre 6h a 10h, mas cada caso é um caso, vai observando o crescimento das plantas e fica atenta ao aparecimento de algas.

 

Tens substrato fértil no aquário?

 

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

Sim coloquei substrato q n sei qual é e areao por cima

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiver tampa recorta há medida do filtro hang on. Aconselho a retirar o carvão activado porque vai limpar os nutrientes para as plantas. Faz o que o Bruno sugeriu. Filtro interno acaba sempre por sujar a água do aquário na hora da limpeza.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual foi o substrato que meteste por baixo?

Uma coisa se clicares e arrastares por cima do texto ao qual queres responder vai abrir-te um botão no fim da frase selecionada "Citar isto" é uma forma de quando queres responder a alguém não trazeres a mensagem toda atrás quando só queres responder a uma ou duas frases por exemplo

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Brunomcc2000 disse:

Ok então primeiro de tudo aconselho-te a comprar um filtro Hang On, não são muito caros provavelmente com 20-25€ já se arranja um bom filtro para esse aquário, aconselho comprar cerâmicas também se não souber que cerâmicas comprar Sera Siporax e Fluval Biomax, uso estas 2 e nunca tive problemas até agora têm sido boas, isto porquê? Bactérias benéficas fixam-se em todo o aquário mas especialmente nestas cerâmicas do filtro, são elas as responsáveis por manter os níveis de amónia e nitritos a 0, sem cerâmicas a tua filtragem biológica é muito frágil.

Não me digas que o aquário tem tampa?

Sim, sao 2 vidros... E a lampada por cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, MaJoao said:

Mas como li que devo colocar inicialmente 2 peixes mais resistentes, quais aconselham?

Quando se fala em peixes mais resistentes é para não se colocarem peixes mais difíceis de manter logo de início (tipo Discus), visto que são mais sensíveis á qualidade da água.

 

28 minutes ago, MaJoao said:

Quando era pequenina o meu pai costumava ter neons, guppies... Tambem chegou a ter escalares e zebras.

Será possivel sugerirem um setup de peixes para iniciar tendo em conta as caracteristicas do aquario?

O meu conselho é, vá á loja e veja do que gosta, aponte os nomes e volte para casa para pesquisar sobre eles. 

Escalares nesse aquário não aconselho. Em adultos precisam de um aquário mais alto.

Guppys são bonitos, mas reproduzem-se muito depressa, isso pode-se tornar um problema se não tiver um plano para os que vão nascendo.

Nesse aquário pode ter entre 10 a 20 neons (se não tiver lá mais nada, e para ter mais de 10 aconselho-a a comprar um filtro melhor). Pode começar por adicionar 8 neons ou 6 Guppys (só machos), mas deve começar por alimentar em pouca quantidade 2 vezes por dia, e ir aumentando a quantidade de comida aos poucos.

 

Quanto ao filtro, não é o ideal, mas para começar é suficiente. O substrato que tem também vai ajudar a colónia de bactérias.

A tampa do aquário deve deixar entrar oxigenio no aquário. Em aquários fechados, é aconselhável utilizar bomba de ar.

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, MaJoao disse:

Sim, sao 2 vidros... E a lampada por cima...

Então eu vejo 3 possibilidades para meter um filtro hang on(isto porque o Hang On facilita a limpeza e aumenta bastante a capacidade de filtragem biológica)

Ou tira os dois vidros(não sei se dá porque a calha pode precisar de se apoiar nos vidros)

Ou tira um vidro só onde vai entrar o filtro

Ou se eles forem daqueles que dá para "recolher", recolhe só o suficiente para entrar o filtro e fica justo ao filtro e com algum espaço para o aquário "respirar".

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

A tampa do aquário deve deixar entrar oxigenio no aquário. Em aquários fechados, é aconselhável utilizar bomba de ar.

Mas para estar aberto será melhor ter outro tipo de iluminação, certo?

A q tenho foi aproveitada do meu pai...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, MaJoao said:

Mas para estar aberto será melhor ter outro tipo de iluminação, certo?

Não é preciso remover a tampa completamente, basta que haja uma abertura para que entre um pouco de ar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não é preciso remover a tampa completamente, basta que haja uma abertura para que entre um pouco de ar.

Obrigada João!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.