Old school - Tribute to my masters...


Vera Santos

Recommended Posts

Desafio Aquascaping Portugal - aquariofilia.net

1- Nome do Aquário

Old school - Tribute to my masters. 

2 - Data da montagem

13-10-2018

3 - Dimensões do aquário 

3.1 - Volumes bruto e útil

ILA - 45*30*30 - Vidro extra claro - L brutos / L úteis

3.2 - Estrutura/móvel

Móvel aparador 



4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro

Hailea SL-306 500 L/h

4.2 - Termostato

Não estou a lembrar a marca.. 

4.3 - Iluminação/Foto-período

1 Calha de led's Twinstar 3000C series / 8h

4.4 - Sistema de CO2

Kit co2 com extintor 2 kg, redutor de 2 manómetros, válvula solenóide, válvula de ajuste fino e Neo Diffuser CO2 S

4.5 - Outro equipamentos adicionais

 

5 - Substratos & decorações

5.1 - Substrato fértil

1 Saco de Neo Plant Soil 8L

5.2 - Decorações 

Red Moor Wood.

Ryuoh stone

 

6 - Fertilização

Macros Nitrogen; Phosphorus; Potassium;

Micros Iron Seachem: Trace da Seachem

 

7 - Fauna

11 Simulans

3 Caridinas japonicas 

3 otocinclus affinis 

 

8 - Plantas - Quantidade e espécie 

Aquaflora :

1x Eleochris sp. mini -  PE

2x Hygrophila lancea (sp. 'Araguaia') - In Vitro Cup

1x Lilaeopsis Novea Zealandiae PE

1x Micranthemum species 'Monte Carlo' - PE +1 que ninguém quis

1x Pogostemon helferi - PE

2x Rotala rotundifolia 'Orange Juice'- PE

1x Rotala rotundifolia 'H'ra'- PE

1x Rotala species 'Green' - PE

2x Staurogyne species 'Porto Velho' - PE

1x Rotala sp 'Vietnam' - 1x

1x Rotala sp. 'Nanjenshan' - PE

1x Rotala species 'Vietnam' - PE

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

9.2 - Frequência das TPA's

 

10 - Fotos

IMG_20191015_235514.jpg

 

 

IMG_20191020_181309.jpg

 

IMG_20191020_223555.jpg

 

IMG_20191021_001403.jpg

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

confesso que estava em pulgas para ver este scape oh vera 😝, o misterio estava dar cabo de mim hahah evoluiu bastante desde dia 13, ja agora aquela separaçao entre o neo e a areia é o que? é interessante, eu vou ter de refazer a minha "praia" porque ja esta a misturar se muito, tenho umas pedras pretas em casa vou usa-las para separar melhor mais ou menos assim tambem tipo barreira

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Vera Santos disse:

Aonde estás a falar, não tou a ver??

do lado esquerdo na 3a foto tens ali uma cena branca a travar o neo, parece me algum tipo de plastico (?) estava a pensar fazer o mesmo mas com umas pedritas petras para nao se notar muito 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tomás Coimbra disse:

do lado esquerdo na 3a foto tens ali uma cena branca a travar o neo, parece me algum tipo de plastico (?) estava a pensar fazer o mesmo mas com umas pedritas petras para nao se notar muito 

É uma plaquinha de pvc, é a única pq não tinha, nenhum pedaço de madeira para lá pôr, ou pedra pequenina. 😉

Estás atento. 🧐

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Vera Santos disse:

Pois não te sei dizer onde arranjas, talvez o @Tozé Nunes

acho que no aki ate safava e eu tenho em casa acrilico que usei para fazer um sump , mas acho que vou testar com as pedras e ver como fica 😛

vou chatear o @Tozé Nunes mas é para o autocolante ainda tou a decidir a cor tambem haha

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Demorou mas foi cara Vera!!! 😄

Muito bem!!! Mesmo não sendo o layout mais original a concurso, está muito harmonioso e tenho a certeza que vai  ficar top... Fico a acompanhar com muito interesse, este tributo à velha guarda!!! 😉

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Vera,

 

Como em podemos ver em alguns dos participantes, é notória a tua evolução na maneira como trabalhas os elementos dentro do aquário, ainda para mais aquilo que conseguiste fazer num tempo tão reduzido.

Um layout dinâmico, com bastantes possibilidades depende agora de como vais deixar a flora dominar o aquário e ocupar os devidos espaços.

 

Cá aguardamos ansiosos pela evolução desse aquário!

 

Força nisso!

 

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem que dizer deste layout.

Confesso que ao ver aquilo que montaste na FIL, e tenho que reconhecer que o tempo que tinhas era curto, mas confesso que fiquei bastante decepcionado com aquele primeiro protótipo.

Não dava muito por isso, fiquei bastante surpreendido pela positiva ao ver este trabalho. Prova que com tempo e paciência não ficas atrás de ninguem.
Parabéns pelo layout e agora é só deixar isso crescer.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vera,

Como se está aguentar esse aquário?

Toca a puxar por essas skills!!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom domingo, 

Na verdade desde, 22 de Outubro não passava aqui nem para ver comentários, por motivos ao aquário alheios, a falta de tempo e outros levaram a que ficasse um bom bocado esquecido, o que resultou num desânimo para lhe mexer. 

Passo a mostrar o estado dele à duas semanas. 7 de Novembro IMG_20191107_181510.jpg

14 de Novembro 

IMG_20191114_150220.jpg

A 19 de Novembro 

IMG_20191119_195308.jpg

Foi quando comecei mesmo a que tinha de lhe dar a volta por cima. 

Eu sempre fiz questão de mostrar o que corre mal nas minhas montagens desde sempre, portanto acho que é sempre salutar partilhar o menos bom, que acaba por acontecer a todos. 

E então passamos ao processo seguinte. 

IMG_20191122_193510.jpg

IMG_20191122_193515.jpg

A limpeza geral

IMG_20191123_210019.jpg

Araguaias em dificuldade, detesto plantas in vitro ao contrário de outros. Pode ser que agora com luz arranque o resto. 

IMG_20191124_112217.jpgIMG_20191124_112208.jpg

A monte carlo podia estar melhor, mas sem luz durante tanto tempo, até nem está má de todo. 

IMG_20191124_112241.jpg

A confusão hoje. 

IMG_20191124_095456.jpg

E eis que quando me preparava para a parte importante da coisa, para vos mostrar, o ajudante mor foi investigar as bolinhas de CO2, que para ele são muito interessantes.... 

IMG_20191124_105728.jpg

IMG_20191124_111540.jpg

E finalmente. 

IMG_20191124_112115.jpg

Critiquem à vontade, que afinal não é com pancadinhas nas costas que se aprende alguma coisa. 

Isto agora vai entrar nos eixos. 

Desculpem o testamento, mas tinha muita coisa para mostrar. 

IMG_20191124_112229.jpg

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Vera, 

De principio uma visão catastrófica mas depois um alivio para os nossos olhos! Tens de começar a avisar no inicio do post se é impróprio para cardíacos! 

Isso por agora ficou com um aspecto um pouco "despenteado" mas com tempo e tesoura afiada metes as moitas no sitio! Vamos lá ver o resultado final disso. 

Perdeste algumas plantas desde o inicio da montagem? A esquerda parece um pouco diferente. 

Um conselho, posiciona o termostato na vertical, ele assim está a fazer sombra e acaba por prejudicar o crescimento das plantas.

 

Força nisso 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perder perder foi a Staurogyne porto velho, mas vou insistir, se conseguir arranjar, se calhar tenho que encomendar. Essa estava à esquerda, onde está aquela parte mais desnudada. Na direita se bem me lembro também a puz. 

A Rotala green sobrou pouca bem como a Rotala sp. 'Nanjenshan' me parece, não estou muito familiarizada com esta. Estas duas à direita ao fundo. 

A Araguaia diz que é uma planta algo difícil, ainda por cima in vitro mas se calhar acrescentar mais um vaso. 

Gostei da planta escolhida junto aos troncos, não gostos de fetos e pouco gosto de bolbitis em aquários pequenos. Acho que faz um efeito semelhante com as folhas maiorzinhas que as outras que lá estão de caule. O problema é que estavam sem luz e têm folhas amareladas, mas recuperam agora. 

Essa do termo vou ver se consigo, é uma boa ideia, sim. 

O que me espantou foi não ter algas quase nenhumas, os nutrientes do substrato acabaram por ser consumidos pelas plantas. Sem qualquer fertilização, as plantas cresceram sem problemas. 

Podem não estar tão viçosas mas vou começar hoje a fertilizar e estou tentada a usar a aquaforest pois é mais fácil, sem ter que estar a fazer cálculos com os ferts da Seachem, não sei vou ver e ponderar. 

A nível de ferts qual é a vossa opinião, precisava mesmo de algum conselho. Devia ter começado a fertilizar 2 ou 3 semanas depois, como não o fiz... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia, 

Domimgo adicionei, 4 caridinas japonicas, se não estou em erro 3 otos e um cardume de 14 boraras Merah. 

Hoje vou passar um resto de yellow tigers que aqui tenho também. Um dissabor por causa de Termoestato que colou. 

Ora foto tirada à 2 dias.

IMG_20191201_210420.jpg

Depois de uma pequena poda nas plantas de caule lá atrás. IMG_20191204_115212.jpg

Gosto muito da helferi, tenho que investigar como se poda porque nunca tive. 

IMG_20191204_114458.jpg

IMG_20191204_115030.jpg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Vera Santos disse:

Gosto muito da helferi, tenho que investigar como se poda porque nunca tive

as minhas tambem tao muito lindas mas ainda nao podei por isso mesmo 😂 ja investiguei as ludwigias agora as helferi seram as proximas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma nova adição, betta walfmon. IMG_20191210_153417.jpgIMG_20191210_153224.jpgIMG_20191210_153012.jpg

Logo tiro umas fotos depois da tpa. 

Estão a aparecer umas BBA. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem adicionei pela primeira vez Ferro, acho que começei mal, coincidência ou não, o aparecimento de filamentosas aumentou, e tem por lá umas BBA mas muito pouco. 

Mas depois verifiquei que na manutenção que tinha feito tinha diminuído o fluxo do filtro, e talvez a menor circulação do aquário o CO2 não se tenha dissipado como devia e aí a sua variação se ter feito notar. 

Então hoje fiz Tpa de cerca de 50%, e vou fazer dua sim dia não a ver se resolvem ir-se embora. Daqui a bocado vou colocar mais dois amanos para ajudar. 

No entretanto fica uma foto geral. IMG_20191212_162536.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Vera Santos disse:

Ontem adicionei pela primeira vez Ferro, acho que começei mal, coincidência ou não, o aparecimento de filamentosas aumentou, e tem por lá umas BBA mas muito pouco. 

Mas depois verifiquei que na manutenção que tinha feito tinha diminuído o fluxo do filtro, e talvez a menor circulação do aquário o CO2 não se tenha dissipado como devia e aí a sua variação se ter feito notar. 

Então hoje fiz Tpa de cerca de 50%, e vou fazer dua sim dia não a ver se resolvem ir-se embora. Daqui a bocado vou colocar mais dois amanos para ajudar. 

No entretanto fica uma foto geral. IMG_20191212_162536.jpg

o betta ficou timido escondeu se atras do skimmer hahaha

tou a gostar especialmente da Rotala 'Vietnam e da Rotala rotundifolia 'Orange Juice' no fundo 😍

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha também eu, ainda não resolvi foi ali o caso da Araguaia, a ver se trato disso, gostava de insistir nela, daí estar aquele bocado vazio. Provavelmente vou ter que encomendar. Também, tenho que acrescentar mais sp. Green, mas isso é só transladar do aquário de crescimento que tenho ali, a ver se as algas se vão embora e faço isso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, para não acontecer como no ano passado, aqui fica uma foto sem equipamentos, não vá o diabo tecê-las, pelos menos uma fica. 

IMG_20200118_210950.jpg

É uma brincadeira feita numa app de telemóvel. 

1578935302002.png

O aquário não tem progredido muito, falha minha acho o eu, está razoável, não acho que seja vergonha nenhuma mas está longe de estar como queria. 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...