Dragon´s cave


JBA

Recommended Posts

Setup

  1. Dragon Cave

  2. 17/10/2019 (com Dry start)

  3. 60 cm x 30 cm x 40 cm

    3.1.72 Litros/ 55 Litros

  4. 4.1. Filtro Eheim Classic 350 com Lilly Pipes

    4.2. Termostato Sicce Scuba 100W

    4.3. Chihiros A-Series 5730 LED Lamp. 12-39 W light

    4.4. Sistema de CO2 pressurizado.

  5. 5.1. Substrato fértil - TRopica aquarium soil

    5.3. Hardscape – 5kg Dragon Stone

  6. Flora:   Eleocharis acicularis, Montecarlo; Marsilea Hirsuta; Ludwigia Glandulosa; Cryptocoryne Red leaves; Riccia Fluitans; Anubia Var nana; Hygrophila Araguaia; Microsorum pteropus; Bacopa caroliniana; Lagenandra meeboldii red; Rotala Rotundifólia; Staurogyne Repens e Nymphaea Lotus.

 

Boas!

Depois de uma primeira experiência na aquariofilia e nos plantados, deixo o setup de um novo projecto. 7 meses de muita aprendizagem, sobretudo através de erros e falhanços. Aproveitei a desmontagem/montagem para reforçar o meu móvel, elevá-lo e fechá-lo com uma espécie de porta com ímanes.

Neste momento estou a experimentar o método dry Start com Eleocharis Accicularis, Marsilea Hirsuta, Monte Carlo e staurogyne repens. A ideia ocorreu-me sobretudo tendo em conta a necessidade de tentar aguentar os declives do hardscape.

O resto da Flora vou introduzir mais tarde - umas ainda em dry start e as outras que tenho noutro aquário já quando encher o aquário.

Um detalhe que estou a gostar deste método (dry start) é que permite uma maior facilidade em alterar alguns detalhes no Lay out - venham essas sugestões.

wKiAdvSI1zOzdM9Bto2bD2w5XfAf5mH7HndPZb_z

A5_oCn653-kGxEHN_1oLMywRff_1QG_JibHx2fzf

r_3oo8rJiX4qx3bLychIdUtMU5QsVx3v2C1IoqEw

YlLGzibQWB9qHBEa32scwOuIER9v0C4kIWGcwBMn

 

Um abraço

João

Editado por JBA
Edição de fotos
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

Depois de duas semanas em Dry Start, introduzi o resto da flora e enchi o aquário.

Neste momento ainda está sem filtro, apenas com o Skimmer para movimentar a superfície da água. Tudo a correr bem, excepto as bolhas de ar que ficaram no vinil do fundo..

wvqVuqXIs2G7PGF-2bXXkALGbiVxQHe-kY6gL9Cn

Editado por JBA
Edição de fotos
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me um pouco confuso por causa das plantas... mas também ainda agora começou.

Tem potencial sem dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas João,

Assumo que comecei a seguir o tópico desde que o criaste e fiquei fã. Só agora comento infelizmente mas quero dar-te os parabéns pelo Layout que me é super agradável e o considero de difícil execução.

Vê as fotos do primeiro post que expiraram e é uma pena. Actualiza por favor e/ou coloca mais.

O que acho mais interessante na montagem é o efeito contraditório que causa em mim, que sou adepto incontestável de aquários bem apetrechados de plantas, plantas grandes e aquários naturais e neste debato-me com essa falta das tais plantas maiores. Mas que por outro lado, iriam desequilibrar o layout. Por isso, acho tão interessante e entusiasmante este desconcerto que ele me provoca.

Já tens filtro nisso espero. É uma Dragon Cave e por isso, apenas falta o dragão. Que fauna estás a pensar? Eu tenho a sensação de que um casal de Apistogrammas Inkas ficavam aí a matar. Talvez com a companhia de uns poucos ditter fish.

Como já disse, mete mais fotos.

Um abraço e força nisso

edit: ah e um fundo preto claro! Para tornar ainda mais profundo e misterioso 👌🐉

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta!

Deixo uma actualização do aquário, já com o ciclo concluído o com fauna.

Já depois de uma primeira poda. Não tenho tido problemas de maior, apenas algumas algas que vão aparecendo.

Esta ainda sem a poda

CTAwfkkgdoBHM87PC2AFkEvDRD0iVcqAFoCn9g7O

Esta já com poda e TPA.

Ke9jQTlZ6kTClMoNFShLtgKb9oSmiOOLMGmbnZk-

On 20/11/2019 at 03:12, João Pedro Palma disse:

Boas João,

Assumo que comecei a seguir o tópico desde que o criaste e fiquei fã. Só agora comento infelizmente mas quero dar-te os parabéns pelo Layout que me é super agradável e o considero de difícil execução.

Vê as fotos do primeiro post que expiraram e é uma pena. Actualiza por favor e/ou coloca mais.

O que acho mais interessante na montagem é o efeito contraditório que causa em mim, que sou adepto incontestável de aquários bem apetrechados de plantas, plantas grandes e aquários naturais e neste debato-me com essa falta das tais plantas maiores. Mas que por outro lado, iriam desequilibrar o layout. Por isso, acho tão interessante e entusiasmante este desconcerto que ele me provoca.

Já tens filtro nisso espero. É uma Dragon Cave e por isso, apenas falta o dragão. Que fauna estás a pensar? Eu tenho a sensação de que um casal de Apistogrammas Inkas ficavam aí a matar. Talvez com a companhia de uns poucos ditter fish.

Como já disse, mete mais fotos.

Um abraço e força nisso

edit: ah e um fundo preto claro! Para tornar ainda mais profundo e misterioso 👌🐉

Boas João,

Obrigado pelas palavras. 

Já tenho o filtro a bombar claro. Sobre a fauna, assim como a flora, é essencialmente a que tinha no aquário anterior.

Neste momento tenho 4 bebados e 4 neons. E depois tenho a equipa de limpeza que vou reforçar brevemente: de momento 6 caridinas japonicas e 2 ottos.

Mas mais para a frente pretendo reforçar.

Mais para a frente vou tentar colocar mais pormenores, se bem que o material fotográfico (incluindo o fotografo) não é lá grande espingarda.

Abraço

 

On 11/11/2019 at 11:12, Gonçalo84 disse:

Gosto da cave! Vai atualizando.

 

On 11/11/2019 at 11:50, brunofasoares disse:

Parece-me um pouco confuso por causa das plantas... mas também ainda agora começou.

Tem potencial sem dúvida.

De facto a cave é o principal. Eu na elaboração do lay-out fiz a cave e só depois me dediquei ao espaço envolvente, sabendo que corria o risco de ter um espaço pouco homogêneo. Vamos ver.

Sobre a flora, é essencialmente a que já tinha, portanto a escolha já foi algo restrita. Ainda assim parece-me que no essencial pode resultar.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São anúbias as plantas a envolver a cave? 
Se sim, será que aguentam com a intensidade da iluminação a que estão expostas? 

De resto, gosto bastante de ver este aquário! Está aqui uma boa e criativa ideia mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Emejet disse:

São anúbias as plantas a envolver a cave? 
Se sim, será que aguentam com a intensidade da iluminação a que estão expostas? 

De resto, gosto bastante de ver este aquário! Está aqui uma boa e criativa ideia mesmo.

Boas!

Obrigado.

É uma Anubia Nana. Digo que é uma, porque de facto foi uma que se foi reproduzindo bastante. É uma boa questão, mas tendo em conta que na outra montagem se aguentou, com a mesma iluminação, presumo que resista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Mais uma actualização.

Comecei a introduzir o excel para acabar com algumas algas que mês estavam a chatear, mas de resto tudo a correr bem.

YQYfzit4QlGR62u5pjWPgyhs25R2epBP3bN-rCiI

g7XqGMvD6y5x-fqlxLvGFToVBgqoYFdfDfQhC3gP

h1MaDKjhzQh-nb0DxuNoJx8j0rv1lWYFsAQer6Mu

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao inicio olhava e parecia-me que as plantas estavam um bocado misturadas demais, parecia-me um layout bonito mas confuso, com o tempo e com o desenvolvimento das plantas o aquário está a ganhar um aspeto muito engraçado, está a ficar bem bonito parabéns.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa cave não  será por acaso uma recriação de um presépio? 😜 Já estava a ver aí umas  vacas à  entrada e 3 reis magos a caminho 😂

Mais tarde vais ter que delinear melhor os caminhos usando a tesoura. 

Se possível edita  os dois primeiros posts repondo as fotos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/12/2019 at 16:44, Brunomcc2000 disse:

Ao inicio olhava e parecia-me que as plantas estavam um bocado misturadas demais, parecia-me um layout bonito mas confuso, com o tempo e com o desenvolvimento das plantas o aquário está a ganhar um aspeto muito engraçado, está a ficar bem bonito parabéns.

Obrigado!

Tens alguma razão. Eu com o tempo fui podando e mudando a localização de algumas plantas, ou introduzindo outras. Por isso ter ficado menos "confuso".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/12/2019 at 20:35, Tozé Nunes disse:

Essa cave não  será por acaso uma recriação de um presépio? 😜 Já estava a ver aí umas  vacas à  entrada e 3 reis magos a caminho 😂

Mais tarde vais ter que delinear melhor os caminhos usando a tesoura. 

Se possível edita  os dois primeiros posts repondo as fotos.

 

A religião não é o forte cá do sitio, mas a avó quando cá vier a casa é capaz de gostar e juntar umas santinhas. O aspecto está completamente diferente do hardscape inicial. O nome teve muito a ver com o aspecto inicial, agora se calhar teria de inventar outra coisa. 

A ideia inicial era que as plantas se misturassem com o caminho para parecer mais natural, mas depois percebi que exagerei. Os caminhos só ficam nítidos depois de uma tpa e respectiva limpeza. O que queres dizer com "delinear os caminhos usando a tesoura"?

Entretanto já os editei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que neste momento tens aí uns caminhos engraçados estão "abandonados"/naturais e já se percebesse que está ali um caminho, ao início só se via verde neste momento já se vê areia, já se consegue distinguir o que é caminho do que não é e acho que isso até nem fica mal, muito pelo contrário, até transmite muito bem a ideia do aquário.
Penso que o que o Tozé queria dizer é que mais tarde deverias dar uma limpeza nessas plantas que estão na areia mas já deste a entender que esse é o objetivo do layout.

Vai atualizando isso está engraçado.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas malta.

Não tenho tido grande tempo, deixo apenas umas fotos do estado actual do aquário.

Tenho feito pequenas podas. Qualquer dia tenho de fazer uma maior, ainda estou a ganhar coragem.

Abraço

FStJBWgI4xxlancjLmk9tZdx8l4CoXnoZc7aqBAG

gFOsOEICw5-VTMWv7XMAqge1qFamzQK8fh_87yjc

pbf-McyOUHKo452D6SMr6gYWEdAV3U8gHqluJioW

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Boas malta,

Depois de vários meses ausente deixo algumas fotos que para aqui tinha no telemóvel com o desenvolvimento do aquário.

Deu para fazer várias experiências. Nos últimos tempos e também por falta de tempo fui simplificando o lay-out. 

Agora chega ao fim este projecto, deixo então fotos dos vários estados.

Abraço

João

6Tt_zfhwqG3VaKjpBaEfyDgMgwpua96sOUXCJvzA

IFn_nwAeP3CshwTzp02xq6Zn5KpCf_G8SVm8LerI

b1QrWjQtgUnLFi3hfpALQa4rhdY49t5iq_W0DVlH

EWgJ3erjbnj2pv82DZ9h9otJIL9j9reFI2CAGYUb

5rS4qJnXPPU5DFQ1IDDMD6752QoTkqhksUjEgNs6

RYr7HpFG0UnxuUV-H6kQbBk5FyNDeM338uJQMyQ8

OZ_UFU0qxuHtAoDLr9Z_NlcAJ1dun-O3IhNJzalb

tGgXmxiL3-JGGBBcrdmVQqoLZgQA2uuglohfILlY

tZYgTZQgbNYbDDTqyCul3GL_j37i6dJTz3uizYCI

IuNrDJ6Io2Y0TcmfNI5bn7VcePqFsmqF6VhXzQrW

EiByKRrkbeDyh2dFGxW-QQWYHP_vMTc5lPq9NExj

sQouKK1h9iEWmyoDDXaNmgYblcHrh1EleRiFDZTI

xJo2MmL3xPUJ_qBMTyGnM864t5KrcZBUbAD-h-Ui

UMHOQR57kfEq9AEGjNad3r8pbTMpXqHQ3XqQrx1u

ZvhlZmeuVNJKcB44MfA5mkmnMCnJHoQ4cfqiwAHI

fAqRsWzervcuP9JsilHheR44E3NafwlEY9Lwp4-U

wwq8WALiih_XqhyP_tN-34hqW1F0fDV-yNkaaiwt

lH4Exw8OFPT2I9-oHJVHgt6xpmppgXuC-LxWkyEN

Ei5VZTrN1LjEQ3QDyNQWR33kFDlskuTohnM5_38F

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu aqui toda lançada para cuscar a última actualização, bem sei que tardiamente e ups, cadê as fotos?? 

Poderás repo-las?? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.