Neo Soil Plant


Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Parece que agora os substratos da Neo Soil estão na moda e pelo que tenho visto são bem avaliados por quem os utiliza, estou a pensar comprar o Neo Soil Compact Plant, no entanto, quero perceber melhor que tipo de substrato é este, vejo pessoal dizer que é um substrato fértil mas o facto de o usarem em contacto com a coluna de água deixa-me confuso, afinal o Neo Soil Compact Plant é fértil? Acham que devo usar fértil + inerto/ativo ou o Neo Plant dá conta do recado?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este substrato é fértil e não precisas de colocar substrato inerte por cima. Foi o que usei também no meu da Ilha Esquecida.
Apenas tens de ter alguns cuidados no inicio (muitas tpa's) porque liberta muita amónia nos primeiros dias. 
 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

 

De facto o neo soil é um bom substrato, da experiência que tenho com o mesmo arrisco-me a comparar com a eficácia do amazónia da ADA. Agora dizer que é um solo fértil acaba por ser um pouco descabido, na verdade ele tem capacidade de armazenamento de nutrientes bem como de bactérias ao bom funcionamento do ecossistema e isso torna-o polivalente e bem capaz de dar conta do recado. Também é verdade que já vem "aditivado" com alguns nutrientes que vão ajudar a um arranque mais rápido do aquário, agora se estamos a pensar numa montagem a longo prazo então devemos considerar colocar algo por baixo do substrato de forma a que este possa "respirar" e fazer regeneração da matéria acumulada. O ideal seria a power sand da ADA devido à porosidade da pedra vulcânica e por estar enriquecida com nutrientes que vão ajudar na longevidade do substrato, mas podes usar gravilha ou pequenos pedaços de rocha de lava que vai acabar por fazer o mesmo efeito só não tem os tais nutrientes da power sand.

Espero ter conseguido esclarecer e não confundir mais 😛

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Emejet disse:

Foi o que usei também no meu da Ilha Esquecida.
Apenas tens de ter alguns cuidados no inicio (muitas tpa's) porque liberta muita amónia nos primeiros dias. 

Pois de facto eu tenho seguido a montagem desdo início e vi que realmente deu uns problemas com algas no início mas que com o tempo estabilizou e as plantas estão com bom aspeto, e agora recentemente estou a seguir também os aquários do desafio do fórum e tenho visto que realmente o pessoal está a dar bastante importância às TPA's diárias no arranque das montagens, por isso já estou bem alerta a essa situação.

há 41 minutos, ismael_figueira disse:

Espero ter conseguido esclarecer e não confundir mais

Conseguiu esclarecer sim, sendo assim, estou a pensar em montar só com Neo Plant e depois caso note que as plantas começam a ter dificuldades começo a fazer fertilização com Seachem Flourish Tabs.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Entretanto tenho mudado de ideias e estou a pensar em meter substrato fértil, se por acaso meter o substrato fértil no fundo do aquário e meter cerca de 10cm de substrato em cima não vai dar problemas às plantas?

(Digo 10cm porque ao fazer o declive facilmente a traseira do aquário ficará bastante alta)

O fértil vai libertando nutrientes que vão subindo pelo substrato chegando assim às raízes das plantas ou as raízes precisam de chegar ao fértil para ter acesso aos nutrientes?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
On 06/11/2019 at 12:19, Brunomcc2000 disse:

Entretanto tenho mudado de ideias e estou a pensar em meter substrato fértil, se por acaso meter o substrato fértil no fundo do aquário e meter cerca de 10cm de substrato em cima não vai dar problemas às plantas?

(Digo 10cm porque ao fazer o declive facilmente a traseira do aquário ficará bastante alta)

O fértil vai libertando nutrientes que vão subindo pelo substrato chegando assim às raízes das plantas ou as raízes precisam de chegar ao fértil para ter acesso aos nutrientes?

Também gostava de saber a resposta a esta questão 😉

Estou prestes a montar o meu e as dúvidas com o substrato são muitas, até agora só me preocupei com material para o montar 😛

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contínuo na dúvida mas acho que não há problema deixar as raízes longe do substrato fértil pelo menos em todos os vídeos de pessoal mais pro que vi deixavam o fértil bem distanciado das raízes(principalmente na traseira do aquário) e conseguiram fazer montagens muito boas a longo prazo sem quaisquer problemas por isso acredito que o fértil vá soltando lentamente nutrientes para o ativo(onde se encontram as raízes das plantas que vão consumir esses mesmos nutrientes) eu pessoalmente também ainda não tive problemas nas zonas em que as raízes estão mais distanciadas do fértil por isso acredito que esteja certo.

 

Edit: Acabei por usar fértil por baixo do Neo Plant

 

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Por norma as raízes vão "em busca" do alimento, o comprimento das mesmas irão de certeza atingir a zona com nutrientes disponíveis, mesmo que tal não acontecesse, as plantas submersas não se alimentam só pelas raízes, também se alimentam através das folhas.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais