CO2 de botija


Brunomcc2000

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Estou a pensar em vir a usar CO2 de botija mas nunca usei este tipo de injeção de CO2 alguém me sabe dizer como o mesmo funciona, o sistema tem de ser aberto e fechado diariamente correto?

Estou a pensar comprar uma botija de 2kg para um aquário que cálculo que no fim fique com cerca de 40-45L, a botija ainda dura uns meses certo? Quanto é que acham que isto duraria?(Eu sei que é difícil dizer um número com toda a certeza porque a injeção também depende da quantidade/exigência das plantas etc mas chutem um valor que pela vossa experiência achem que isto pode durar)

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O sistema de co2 pressurizado convém que seja afinado conforme a necessidade do aquário e deixar ficar tal qual como está, a única coisa que interfere no fluxo do gás é só a válvula solenoide que deverá estar ligada a um temporizador de forma a manter um rotina de entrega de co2 ao aquário.

 

Para um aquário de 45L uma botija de 2kg deve durar entre os 4,5/5 meses aproximadamente, claro que isto vai depender da exigência do aquário por isso é sempre difícil contabilizar a sua durabilidade.

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecia a existência da válvula solenoide mas desconhecia por completo a sua função de facto isso ajuda bastante.

A injecção de CO2 deve começar antes da luz ligar e acabar antes da luz desligar correto? Como costuma fazer nos seus aquários Ismael?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma deve haver um desfasamento de 1:30/2 horas para que assim que as luzes acendem já haja co2 disponivel na coluna de água de modo a que as plantas o possam consumir de imediato e o mesmo se aplica ao fim do fotoperiodo para que as plantas consumam o co2 presente de forma a não haver concentrações elevadas durante a "noite" propriamente dita.

Claro que há quem seja da opinião que o co2 pode ligar ao mesmo tempo que as luzes sendo igualmente eficaz, mas para mim o método apontado acima funciona e é nele que vejo uma boa lógica portanto equipa que ganha não se mexe!

Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 18/10/2019 at 09:41, Brunomcc2000 disse:

Estou a pensar em vir a usar CO2 de botija mas nunca usei este tipo de injeção de CO2 alguém me sabe dizer como o mesmo funciona, o sistema tem de ser aberto e fechado diariamente correto?

Boas

@Brunomcc2000, se me permite vou meter-me nesta conversa mas na ótica de quem nada percebe do assunto☺️. Tenho andado a acompanhar algumas lojas de material de aquariofilia para o remake do meu aquário, como sabe e ajudou😊, e vi, na página de facebook da loja Ecoarium, este kit de CO2 juntamente com um vídeo de apresentação do mesmo. Mais uma vez vou falar na perspetiva de quem nunca usou CO2 no aquário mas, gostei de ver o vídeo porque o Sr. Luís da Ecoarium explica ao detalhe como montar o kit no aqua.

Quanto ao kit propriamente dito, não sei se é bom ou mau. Se é caro ou tem um preço em conta. E, principalmente, quero frisar que não tenho nenhum interesse na venda do mesmo. Apenas gostei de ver o vídeo e coloco-o aqui na tentativa de ajudar o Bruno.

Se algum moderador achar que isto será alguma publicidade, pode retirar este post do tópico.😉

 

Editado por bettaa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que permito, fazes muito bem dar a tua opinião, todos os que tiverem algo a acrescentar são bem vindos.
Por acaso acertaste em cheio na botija que estava a pensar comprar, mas desconhecia esse vídeo vou ver assim que tiver oportunidade.
Quanto aos produtos podes aconselhar sem problemas.
Obrigado pela sugestão

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais