Pego das Cancelas


Tozé Nunes

Recommended Posts

há 17 minutos, João Abóbora disse:

As fotos não mostram o mérito deste áquario... Está bem pior ao vivo! 😁

Nunca mais vens cá a casa!!! Meteu logo a lupa para apontar resquícios de algas!!! A inveja é  tramada!!! 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta olhar 2 minutos, que vejo tudo! lol

Quem te avisa, teu amigo é. Já dizia o meu avô... Lol

  • Haha 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mudança que fizeste do início , ficou muito melhor. Já está espetacular , imagino com a evolução .

Parabéns pelas 📸 estão brutais , como sempre 😉

 

já agora , é normal essa goma nas plantas e nos troncos ? Porque surge ? Sei que talvez não é tópico para aprender e tirar dúvidas , qualquer coisa MP e apago

 

Tens de montar uns sensores a entrada para 🔎 e matérias metálicos 😂 não entrar ninguém sem ser revistado 

 

Continuação de bom trabalho e evolução 

  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Ricardo Alexandre disse:

Já agora , é normal essa goma nas plantas e nos troncos ? Porque surge ? Sei que talvez não é tópico para aprender e tirar dúvidas , qualquer coisa MP e apago

Obrigado Ricardo. É normal, são fungos que aparecem nos troncos na primeira vez que são  afundados. Explicações mais elaboradas não sei, talvez algum membro nos possa elucidar. Fica a sugestão. Quanto à parte se é ou não o local ideal para tirar dúvidas  relacionadas com o que se passa neste aquário tens  dúvidas? 😉😁

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E sinceramente se tirasses o resto dos paus ficava ainda melhor!

 

Parabéns Tozé e toda a equipa do fórum por mais um evento!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas semanas passaram desde que o João cá  veio inventar algas e pumba, elas vieram em força!!! Só pode ser mau olhado, quem me manda abrir a porta a invejosos!!! 😜😂

Como não ando a esconder cá  vai disto:

large.PSX_20191111_221911.jpglarge.PSX_20191111_222918.jpglarge.PSX_20191111_222425.jpg

Lindas!!! De resto estou a adorar o tom quente das wallichi.

large.PSX_20191111_221554.jpglarge.PSX_20191111_221338.jpg

 

E uma geral :

large.PSX_20191111_221127.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal Tozé...o segundo mês é o que custa mais, ainda há algas e parece q o aqua n vai a lado nenhum...isso passa!

Ao longe n se nota nada.

Força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Emejet disse:

Essas folhas das Anúbias com partes negras, o que é que causa mesmo isso? 

Mau  olhado do @João Abóbora!!!!😂😂😂 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mais um update, finalmente começou a aparecer uns apontamentos  de juncus repens e as moitas de rotalas atrás continuam a bombar cor. No canto esquerdo anterior é que as moitas não desenvolvem. 

Segue fotos do momento actual com destaque para os ottocinclus e caridinas  japonicas que são incansáveis. Ja os tetra ember agora deram em envergonhados e passam muito tempo escondidos no meio da folhagem, vai ser bonito quando precisar deles para a foto final... 

 

large.PSX_20191130_000719.jpg

large.PSX_20191130_000927.jpg

large.PSX_20191129_201200.jpg

large.PSX_20191130_000528.jpg

large.PSX_20191129_200948.jpg

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Dia de Natal e por cá as coisas vão andando. As podas na moita tem sido constantes agora que falta um mês para ir para exposição na petfestival.  À falta de grandes novidades  deixo duas fotos de pormenor do tapete de montecarlo e elocharis.

large.PSX_20191223_232117.jpg

large.PSX_20191223_235240.jpg

A todos os membros desejo boas festas.

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Mais um update a este aquário.  Estamos a 3 semanas de ir para a Fil onde vai estar juntamente com os restantes 11 aquários do desafio de aquascaping em exposição para todos aqueles que nos venham visitar. Entretanto entraram 6 caridina yellow king kong que ganhei num sorteio.

large.PSX_20200111_155901.jpg

large.PSX_20200111_163025.jpg

Tenho uma caridina japonica ovada! Pena que não seja possível a sua reprodução nestas condições:

large.PSX_20200111_163655.jpg

Está na altura de fazer as últimas podas e retirar o pó da Canon...

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/01/2020 at 23:40, Tozé Nunes disse:

Entretanto entraram 6 caridina yellow king kong que ganhei num sorteio.

Parabéns...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas malta, com a organização da petfestival não tive tempo para actualizar aqui a coisa.  Mas mais vale tarde que nunca. Na ultima semana antes de transportar o aquário para a exposição no nosso espaço na Fil, foi a altura em que tudo se resume numa única imagem. Os tetra ember não quiseram colaborar na sessão fotográfica:

large.PSX_20200210_234616.jpg

 

Depois foi fazer a viagem e expor ao publico, aqui a dividir uma palete com o aquário do Filipe Serrenho:

 

large.PSX_20200131_012650.jpg

 

e finalmenteonde se encontra agora -  no meu local de trabalho:

large.PSX_20200207_150449.jpg

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ter o privilégio de sermos  avaliados, e melhor que  isso, receber comentários dos juizes é algo muito raro no aquascaping a nivel mundial e normalmente  só para os melhores.  Ora  como nós  eramos só 12 este ano tivemos todos direito a palavras de quem sabe muito disto.

large.1927698992_10TozNunes.jpg

  • A very decent tank, but the stem plant at the background needs a proper trimming and let them grow more compact. I am not too sure about the wood on the right side, it looks interesting but at the same time it looks like it does not belong to this tank. perhaps rermoving this wood and extend more rocks on the right side will be better.  - Josh Sim
  • Overall are good but I think the Bucep. Plant are so big and it look not in scale. - Dave Chow
  • The rock that rises greatly in the center is characteristic and powerful. However, since this large rock can only be seen in shadows, it is better to show the part where the light hits and express it more 3-dimensionally. - Takayuki Fukada

 

O Josh Sim apontou as moitas não estarem compactas e têm  razão. O problema é que com o setup existente é muitp difícil conseguir  moitas compactas e que neste caso ficassem visíveis  por detrás das pedras. Mas é um aspecto que ainda tenho muito que treinar para conseguir corrigir. 

O Dave fala na dimensão das bucephalandras, penso que nao as que estão na base mas sim a que está no topo das pedras. O uso de uma lente grande angular força isso um pouco ao aumentar o que está em primeiro plano e reduz o que  está mais atrás forjando um efeito de maior profundidade. O só ter apontado isso significa que  tudo o resto está bom? Quero acreditar nisso 🤣

Finalmente o Fukada fala em 3 dimensões usando a luz para realçar isso. Eu na sessão fotográfica usei a calha que esteve sempre a uso neste aquário e uma outra calha atras do aquário apontada á parede para criar o efeito de contraluz. Com este setup só podia iluminar as plantas atrás ficando as pedras na sombra ou o oposto. Numa sessão mais pro usando pequenos spots podia conseguir algo mais, não foi o caso. Aliás tenho aqui umas fotos que a minha esposa tirou na altura para vocês perceberem o nível  de desenrascanço aqui do je 😜

large.PSX_20200127_221805.jpg

large.PSX_20200127_215935.jpg

  • Gosto 4
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

large.PSX_20200310_233451.jpg

Novidades zero. Levou  uma poda  grande, de resto é ir fazendo as tpas à segunda feira.

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

large.PSX_20200324_232802.jpg

Um pormenor dos tetra ember na sua casinha. Como este aquário está no meu local de trabalho, por via da calamidade pública decretada e bem pelo governo devido à pandemia do vírus covid19, esteve quase a ter que voltar para minha casa. Mas para já como continuo a trabalhar nas instalações da empresa vou mantendo isto debaixo de olho. 

Quem pode trabalhar/estudar ou tomar conta dos pirralhos em casa deve se manter resguardado,  aproveitem e dêem  um pouco mais de atenção também  aos vossos aquários. Quem tem que ir trabalhar, protejam-se ao máximo, juntos vamos conseguir libertar-nos desta ameaça.

Abraços

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Infelizemente devido à paragem do país  por força do combate  à  pandemia fomos remetidos ao confinamento obrigatório e consequente layoff... como não podia deslocar-me à empresa tive que trazer para  casa os dois aquários temporariamente...mas a patroa cá de casa como já tinha estabelecido apenas um aquário na sala tive que os colocar na varanda fechada da sala.

large.PSX_20200416_010744.jpg

 

Aproveitei para fazer uma poda inversa das plantas de caule que ocupam a traseira do aquário 

large.PSX_20200416_011131.jpg

E um apontamento da parte esquerda

large.PSX_20200416_011256.jpg

Enquanto estamos retidos em casa podemos nos entreter com os cuidados nos aquários e fazer  novos projectos esperando que isto passe o mais rápido possível.  Abraço a todos.

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Pequeno update deste aquário.  Tal como outros aquários do desafio, tambem este foi a avaliação no IAPLC tendo ficado em 1248° lugar... não sendo de todo, para ser  honesto comigo próprio, a melhor classificação, sabia que nunca atingiria uma muito melhor classificação tendo em conta que a foto enviada era a mesma que foi submetida aqui no desafio. Mas no entanto fiz questão de participar para ajudar a aumentar o numero de portugueses. No IAPLC  estão os melhores dos melhores e este  ano conseguimos lugares de destaque mas isso já é do conhecimento geral. E na óptica  do copo meio cheio ou meio vazio, posso sempre afirmar que ficou à  frente de 1100 aquários! 😁

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, verdade o que disseste afinal o nome de Portugal subiu no ranking, mais que justo. 

Fizeste bem em mandar, primeiro que tudo o resto à que participar. 

No outro post, a última planta é uma flamingo??? Está muito bonita. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais