Participação no 2º desafio de Aquascaping


JoaoCandeias.flow

Recommended Posts

Já devo vir um bocadinho atrasado na criação deste post mas mais vale tarde que nunca.
No passado domingo, dia 13 de Outubro, realizou-se o 2º Desafio de Aquascaping organizado aqui pelo fórum.

Deixo aqui o meu aquário e algumas informações.

Informações técnicas:
-Filtro: Hailea (filtro mochila, com uma esponja e biomedia já cicladas de outro aquario juntamente com novas)
-CO2 pressurizado com difusor da neo
-Skimmer (para o caso de precisar de mais circulação e para limpar a superfície, não está sempre ligado)
-Luz: Twinstar 30C 
-Fertilização: ADA

Informações do Layout:
-Hardscape:
Rocha: seryou stone
Troncos: Red Moor
Areia: mistura entre dois tipos de areia e gravilha
Substrato Neo Soil

-Plantas:
Ludwigia sp. 'Mini Super Red 
Myriophyllum sp. 'Guyana'
Rotala wallichii
Rotala sp. 'Nanjenshan'
Cyperus helferi
Bucephalandra 'Lamandau Mini Red'
Lilaeopsis 'Novea-Zealandiae' 

Manutenção Técnica:
TPA's de 80% nos primeiros dois dias. Depois vou mudando a frequência até fazer duas semanas. A partir daí uma tpa por semana 
Fertilização a partir do segundo dia, meto potássio apenas.
O filtro e o substrato tem um grande papel na manutenção, como nunca usei neo soil nem o filtro vai ter que ser a olho.

Montagem:
Composição triangular, bastante simples, com um grande foco nas plantas.

13/10/19 (dia do desafio)

 large.IMG_2322.jpeglarge.321110760_IMG_2333(1).jpeg

 

17/10/2019

large.IMG_2346.jpeg

Editado por JoaoCandeias.flow
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tu próprio disseste, tens aí um layout simples, mas bonito, sendo que gosto particularmente da Cyperus helferi, que lhe confere um ar bastante imperial e majestoso... Agora é o crescimento das plantas que vai ditar tudo...

Vai atualizando, que tenho muita curiosidade em perceber como se vai desenvolver... 😉 Acho que é dos poucos aquários que não consigo imaginar o resultado final...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho engraçado que passei a tarde toda a pensar como puderia fazer o layout da minha primeira tentativa de aquascape e quanta surpresa quando vejo que a imagem que tinha na cabeça era algo bastante parecido ao layout que acaba de apresentar escusado será dizer que gostei bastante do resultado "final"

Até parece mentira

Como disse o Pedro Dias essa Cyperus Helferi dá lhe um toque especial, fica aí muito bem.

+1 ansioso para ver o desenvolvimento deste aquário

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,
A realizar-se aquilo que idealizaste para esta montagem, ficarás com um aquário bastante harmonioso e natural que transmite uma certa calma e ao mesmo tempo divertido. Se é este o teu objetivo então conseguiste.

Estou curioso por ver a maturação deste aquário, interessante o contraste de cores da flora escolhida.

A composição dos troncos também está em destaque de forma bem presente, mesmo que as plantas venham a dominar uma boa parte do layout, estes vão continuar a sobressair aos nossos olhos.

Força nisso
Cá esperamos pelos belos updates!


Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João. Fizeste uma composição simples onde as plantas vão poder desenvolver en todo o seu esplendor. Agora é dar tempo ao tempo e dominar essas moitas. 

Temos é que mudar este titulo do tópico, sugestões aceites? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande João,

Segundo reza a lenda um nome pomposo dá mais 10 pontos na avaliação do júri, só por isso arranja lá um nome para esta montagem porque bem merece!

 

Agora falando um pouco mais a sério, um aquário não tem um nome só porque sim, o nome ajuda a que os júris percebam qual a visão do aquascaper, a fonte de inspiração e até mesmo tentar entender o sentimento transmitido ao aquascaper através da sua obra.

 

Por falar em obra, como andam as coisas por aí?

  • Haha 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/10/2019 at 16:56, Tozé Nunes disse:

Temos é que mudar este titulo do tópico, sugestões aceites? 

@Tozé Nunes  @ismael_figueira

A natureza ensina-nos a ter paciência e a esperar, como tal o nome será escolhido no seu devido momento, não podemos acelerar o processo criativo da escolha do nome..... 
 

há 9 horas, ismael_figueira disse:

Por falar em obra, como andam as coisas por aí?

Em relação ao aquário já se nota um bom crescimento nas plantas, uma bucephalandra até rebentou uma flor.
Até agora não derreteu nada e a madeira está a ficar com os fungos brancos normais. Tenho que passar lá a escova para limpar o maior.
Devo meter a equipa de limpeza no final da semana.

Foto acabada de tirar:

large.IMG_0031.jpeg

Editado por JoaoCandeias.flow
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto, simples mas muito bonito. 

Vou acompanhar com atenção o desenvolvimento das plantas, particularmente, acho que a ciperus helferi uma planta muito interessante, e vou expementa-la em breve numa nova montagem. 

Vai actualizando, quanto mais não seja com umas fitas que a malta sempre aprecia 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai mais uma actualização: 

Já adicionei a equipa de limpeza: 5 amanos e 5 ottocinclus, e já limparam tudo o que havia para limpar.  
Podei pela primeira vez os caules todos e já estão a rebentar de novo, só não estou a gostar da cyperus helferi que ainda não lançou folhas novas desde que a plantei. As folhas estavam com mau aspecto e levaram um corte. Gostava imenso do efeito que faziam mas se não cresce como deve de ser vai ter que sair.

Não estou a gostar muito do filtro, estou sempre com receio que a água transborde para fora do filtro, a margem entre os buracos de "segurança" e a altura do filtro é muito pequena. Como a lã filtrante estava suja criava uma grande obstrução e a água estava a ir pelos buracos de cima em vez de ir por baixo. Hoje removi a lã filtrante e limpei as esponjas mas não voltei a meter lã filtrante. Mesmo assim alguma água ainda está a passar pelos buracos o que faz com que não seja toda filtrada.  Só tenho uma esponja preta que vinha com o filtro e umas cerâmicas, e pelos vistos é suficiente para criar obstrução ao filtro.  Alguém mais está a ter este problema?

Foto tirada hoje durante a manutenção:

large.IMG_0161.jpeg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2019 at 19:20, JoaoCandeias.flow disse:

Não estou a gostar muito do filtro, estou sempre com receio que a água transborde para fora do filtro, a margem entre os buracos de "segurança" e a altura do filtro é muito pequena. Como a lã filtrante estava suja criava uma grande obstrução e a água estava a ir pelos buracos de cima em vez de ir por baixo

Boas João,

 

Se me permites tenho uma dica para resolveres esse problema e deixares o filtro no máximo sem que tenhas o receio de que este venha a transbordar ou a mandar água para fora.

No ano passado deparei-me com o mesmo problema, resolvi então "obstruir" o fluxo no topo do inflow do filtro com lã filtrante, desta forma obrigamos a que o fluxo vá por baixo e percorra o circuito pelas matérias filtrantes de forma mais eficaz até chegar ao aquário.

Anexo uma imagem para ilustrar o que descrevo acima.

De anotar que a lã nunca deve chegar à extremidade do topo por risco de estar em contacto com a tampa do filtro e fazendo assim que o mesmo venha a transbordar através daquilo que chamamos de acção capilar da água.

Sem Título.jpg

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2019 at 19:20, JoaoCandeias.flow disse:

Podei pela primeira vez os caules todos e já estão a rebentar de novo, só não estou a gostar da cyperus helferi que ainda não lançou folhas novas desde que a plantei. As folhas estavam com mau aspecto e levaram um corte. Gostava imenso do efeito que faziam mas se não cresce como deve de ser vai ter que sair.

Eu tenho essa planta no Aurora e às vezes corto-a... Primeiro fica em shock, tipo "ai Jesus que estou careca", mas depois interioriza a mensagem e começa a lançar folhas novas em modo descompensada total, o que faz com que tenha que levar logo outra poda... 🙂


Quanto ao professor @ismael_figueira agradeço a sua partilha de conhecimentos... Um grande bem haja!!!!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho João, vamos ver se essa calha te trás boa cor as plantas. Se sim, vai ficar excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, mais uma actualização no aquario que ainda não tem nome!
Decidi cortar alguns caules e mudar a posição da cyperus helferi. Acho que dá um ar mais minimalista ao layout e vai mais de encontro à minha visão. 
Agora é só esperar que os caules cresçam um bocado mais e que a rotala wallichii ganhe um bocado mais de cor. @Gonçalo84 se for preciso meto a luz ao nível da agua para ver se dá um boost na cor ehehe

@ismael_figueira em relação ao filtro, segui o teu conselho e meti uma esponja no lado do intake e parece que ficou melhor, tirei também a lã filtrante branca que ajudou a não criar tanta obstrução ao flow da agua. Apesar não ter a filtragem mecânica mais fina não notei diferença na claridade da agua. 

@Pedro Mendanha Dias, realmente já tinha uns pés a crescer da cyperus por isso até parece estar a resultar!

Fiquem com uma foto do aquario depois da TPA

large.IMG_0228.jpeg 

Editado por JoaoCandeias.flow
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais