"Rotalas do Alqueva"


Filipe Serrenho

Recommended Posts

Ora viva! Aqui estou eu a abrir o tópico sobre o meu projeto executado  no desafio do forum, gostaria desde já felicitar a organização do evento e parceiros(Aquaflora, Twinstar, ILA, Aqua design center),e a todos aqueles que se juntaram mais uma vez para que este evento se concretiza-se, muito Obrigado a todos!

 

* Montagem a 13 de Outubro 2019

"Rotalas do Alqueva"

Setup:

 

Aquario- ILA 45×30×30 40l vol.bruto

large.20191016_234312.jpg

 

Iluminação- Twinstar 300C

large.20191017_111453.jpg

 

Filtragem- Hailea bio filter "hang on back" com media ADA bio rio

large.20191017_110055.jpg

 

Fertilização- ADA

large.20191015_192201.jpg

 

Substrato- Neo soil compact

 

Flora-  Rotala 'yao yai'

            Rotala green

            Rotala 'vietnam'

            Ludwigia sp.'mini super red'

            Higrophila lancea sp.'araguaia'

            Micranthemum 'monte carlo'

            Vesicularia ferrieri 'weeping'

            Lilaeopsis brasiliensis

            Eleocharis sp.'minima'

 

 

Co2- JBL nano system/recarga tropica

 large.20191015_192127.jpg

large.20191017_114340.jpg

 

 

 

Hardscape- Ryuoh stone,areia, apontamentos com gravilha de basalto e 'Ryouh stone' (futuramente alguns retoques)

large.20191013_155753.jpg

large.20191013_155717.jpg

large.20191013_173951.jpg

large.IMG-20191013-WA0019.jpeg

large.20191016_193945.jpg

large.20191016_193959.jpg

Estado do projeto neste momento após a sua montagem e transporte;  TPA diária 30/50%   

 

- Segunda semana após a montagem do "Rotalas do Alqueva" durante o desafio do forum. O aquario está em perfeitas condições para a fase de evolução em que se encontra, cada vez fica mais clara a ideia inicial q retive com o q consegui organizar até aquele momento em q comecei a planear o trabalho. Futuramente irei apresentar aqui mais pontos pelo qual o meu processo vai avançando, deixo aqui apenas algumas fotos durante esta semana após já um corte.

large.20191023_161239.jpg

large.20191023_161218.jpg

large.20191023_161157.jpg

large.20191023_175457.jpg

large.20191023_175617-2.jpg

 

Terceira semana após a montagem do "Rotalas do Alqueva" ,o layout parece em boa forma nestes primeiros tempos após a sua plantação. Talvez por residir na região do " Grande Lago" como lhe chamamos e as suas margens fazerem parte da minha rotina diária,e daí ter surgido também a ideia para o nome, resolvi então durante esta última semana visitar alguns locais habituais em busca de algo q troucesse mais alma a este trabalho, e que de certa forma me conseguisse trazer transição e ligação entre a rocha utilizada "Ryuoh" e a ideia que tinha para o layout. 

large.20191019_183339-1.jpg

large.20191019_183508.jpg

large.20191019_172934.jpg

large.20191030_150708.jpg

Com a introdução dos vivos, procedi a algumas precauções para evitar acidentes e reforçar certos pontos devido ao desnivel do próprio layout.

large.20191030_150729.jpg

large.20191030_150048.jpg

large.20191030_133740.jpg

large.20191030_150016.jpg

Após dois cortes, e o terceiro a ser feito durante os próximos dias fica aqui então o estado de evolução do "Rotalas do Alqueva" até ao momento...

 

13 de Novembro

Passado o primeiro mês após a montagem tudo parece bem até ao momento, dosagem bastante baixa de fertilização por enquanto e sem grandes preocupações com algas embora saiba q isto n vai ser fácil. As plantas têm recuperado bastante bem após os cortes e um corte por semana tem sido importante, para trabalhar a forma que melhor se ajuste a este layout e aumentar a densidade das próprias moitas. Para evitar problemas tenho usado água de compra neste trabalho e em todos os aquários q de momento tenho a funcionar, derivado á qualidade da água da zona de residência ser bastante alcalina e dureza elevada.(ph da água embalada nunca acima de 6 tem sido a minha preferência).

Co2 / 2 bolhas por segundo e iluminação de 6 e mais recentemente 8h diárias.

large.20191113_162304.jpg

large.20191113_162323.jpg

large.20191113_164337.jpg

large.20191113_164202.jpg

"Hygrophila Araguaia" e "Hemianthus Monte Carlo" foram as duas plantas que meltaram e  só agora começam a desenvolver. Faço tpa's regulares de 40/50%, normalmente ao fim de semana e outra meio da semana. Não tenho feito qualquer retoque ou acrescentado gravilhas ou areias, o que está foi colocado para verificar se a cor ligava com a Ryuoh e poderia futuramente ser utilizada.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela montagem, gosto muito.

Vai ter é de andar com a tesoura em punho, senão as plantas tomam contam do layout.

Já estou a ver a Montecarlo a passear na areia.

Força nisso

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também gosto bastante deste.
Ficou muito bem ali na parte central a sensação de não se saber de onde vem o caminho. Mas vai haver muita tesourada nisto vai 😛 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do que vi até agora, acho que este deve ser o aquário com um grau de manutenção mais exigente. Só por isso muitos parabéns pela coragem 🙂

A composição das pedras está muito harmoniosa, a única coisa que tentaria disfarçar é a pedra da frente do lado esquerdo, que por ser mais clara, chama demasiado à atenção... Mas nada que as plantas  crescidinhas, não disfarcem...

Curioso para ver a evolução! Parabéns!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já e concordo desde já com o Pedro Mendanha Dias quanto a essa pedra na parte frontal esquerda, dá-me cabo dos olhos!😅 a intenção ai foi sempre tentar servir de barreira para o solo pela inclinação q o layout tem nesse lado,e mesmo assim vamos ver depois de cá andarem as "caterpillars"🦐 😅, o objectivo ai é q fique parcialmente tapada pela MC com apontamentos nessa área, a ver vamos 😉

Editado por Filipe Serrenho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem Filipe, que mais dizer acerca desta montagem tão bem conseguida?

 

Estavas ali sentado em frente ao aquário com uma concentração de sensei que pensei para mim, vai sair dali algo interessante! E não estava enganado, quando passei pelo aquário uma primeira vez confirmei os meus pensamentos, mas quando uma segunda vez permitiste que me sentasse na tua cadeira pude contemplar em pleno o que havias criado.

 

Tendo em conta o material disponível fizeste escolhas acertadas nas pedras e no que desenvolveste a partir daí.

 

No geral diria que o combo plantação e layout está muito bem conseguido, o contraste de cores das plantas em conjunto com o uso arrojado de uma areia de cor poderá ser uma fórmula de sucesso, claro está, a tesoura não te pode falhar senão arriscas a perder as proporções e o sentido do layout. Isso quer umas moitas densas e bem definidas, portanto resta-nos esperar pelo desenvolvimento desse pequeno, com a certeza de que vais dar o teu melhor!

 

Força com isso

Abraço

 

Cumprimentos

Ismael Figueira

 

 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas tuas palavras Ismael, foi um prazer enorme ao fim de já algum tempo de ter contacto com alguns de vocês como tu,o Tozé, o Ricardo Gil,Bruno Carvalho, termos finalmente a oportunidade de nos conhecer-mos pessoalmente. Foi precioso chegar ali no fim de semana e conhecer esta malta pela primeira vez vindos de diferentes zonas de Portugal reunidos pelo dedicação e gosto pelo aquascaping em particular. Em relação ao  "Rotalas", acho q fiquei focado em três pedras (q era o q sobrou pra mim!)e esqueci a tesoura🤣;☝️pois houve ali um trio q cuidado,Ricardo,Abóbora,e Vasco limparam as preciosidades e com eles!o resto ficou a regatear os cacos😂😅 lindo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a dedicação certa em termos de podas e fertilização, vai ficar um aquário bastante interessante. Não te descuidos para que em Fevereiro esteja no ponto 😉

A pedra do lado esquerdo com o crescimento das plantas, só vai aumentar a profundidade do aquário, visto que tens o layout mais á esquerda. A parte branca da pedra até ajuda a que o olhar "fuja" para lá e faça a parte de trás parecer ainda mais longe.

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom trabalho Filipe. Nada a apontar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Gosto do efeito que  as pedrinhas fazem a prolongar a sombra da pedra! Bem jogado! Agora é acertar as podas e testar as fotos, estas que  aqui colocaste nem para um selo tem definição suficiente!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

filipe ! nem acredito que este aquario era o que estavas a montar ao meu lado la na fil! adoro o contraste das cores no fundo muito bom mesmo e essas pedras do lado direito acentam que nem uma luva ai ! parabens daqui a und dias estamos a ver isso ao vivo 🤪

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...