"Rotalas do Alqueva"

Filipe Serrenho

Recommended Posts

Ora viva! Aqui estou eu a abrir o tópico sobre o meu projeto executado  no desafio do forum, gostaria desde já felicitar a organização do evento e parceiros(Aquaflora, Twinstar, ILA, Aqua design center),e a todos aqueles que se juntaram mais uma vez para que este evento se concretiza-se, muito Obrigado a todos!

* Montagem a 13 de Outubro 2019

"Rotalas do Alqueva"

Setup:

Aquario- ILA 45×30×30 40l vol.bruto

large.20191016_234312.jpg

Iluminação- Twinstar 300C

large.20191017_111453.jpg

Filtragem- Hailea bio filter "hang on back" com media ADA bio rio

large.20191017_110055.jpg

Fertilização- ADA

large.20191015_192201.jpg

Substrato- Neo soil compact

Flora-  Rotala 'yao yai'

Rotala green

Rotala 'vietnam'

Ludwigia sp.'mini super red'

Higrophila lancea sp.'araguaia'

Micranthemum 'monte carlo'

Vesicularia ferrieri 'weeping'

Lilaeopsis brasiliensis

Eleocharis sp.'minima'

Co2- JBL nano system/recarga tropica

large.20191015_192127.jpg

large.20191017_114340.jpg

Hardscape- Ryuoh stone,areia, apontamentos com gravilha de basalto e 'Ryouh stone' (futuramente alguns retoques)

large.20191013_155753.jpg

large.20191013_155717.jpg

large.20191013_173951.jpg

large.IMG-20191013-WA0019.jpeg

large.20191016_193945.jpg

large.20191016_193959.jpg

Estado do projeto neste momento após a sua montagem e transporte;  TPA diária 30/50%   

- Segunda semana após a montagem do "Rotalas do Alqueva" durante o desafio do forum. O aquario está em perfeitas condições para a fase de evolução em que se encontra, cada vez fica mais clara a ideia inicial q retive com o q consegui organizar até aquele momento em q comecei a planear o trabalho. Futuramente irei apresentar aqui mais pontos pelo qual o meu processo vai avançando, deixo aqui apenas algumas fotos durante esta semana após já um corte.

large.20191023_161239.jpg

large.20191023_161218.jpg

large.20191023_161157.jpg

large.20191023_175457.jpg

large.20191023_175617-2.jpg

Terceira semana após a montagem do "Rotalas do Alqueva" ,o layout parece em boa forma nestes primeiros tempos após a sua plantação. Talvez por residir na região do " Grande Lago" como lhe chamamos e as suas margens fazerem parte da minha rotina diária,e daí ter surgido também a ideia para o nome, resolvi então durante esta última semana visitar alguns locais habituais em busca de algo q troucesse mais alma a este trabalho, e que de certa forma me conseguisse trazer transição e ligação entre a rocha utilizada "Ryuoh" e a ideia que tinha para o layout. 

large.20191019_183339-1.jpg

large.20191019_183508.jpg

large.20191019_172934.jpg

large.20191030_150708.jpg

Com a introdução dos vivos, procedi a algumas precauções para evitar acidentes e reforçar certos pontos devido ao desnivel do próprio layout.

large.20191030_150729.jpg

large.20191030_150048.jpg

large.20191030_133740.jpg

large.20191030_150016.jpg

Após dois cortes, e o terceiro a ser feito durante os próximos dias fica aqui então o estado de evolução do "Rotalas do Alqueva" até ao momento...

13 de Novembro

Passado o primeiro mês após a montagem tudo parece bem até ao momento, dosagem bastante baixa de fertilização por enquanto e sem grandes preocupações com algas embora saiba q isto n vai ser fácil. As plantas têm recuperado bastante bem após os cortes e um corte por semana tem sido importante, para trabalhar a forma que melhor se ajuste a este layout e aumentar a densidade das próprias moitas. Para evitar problemas tenho usado água de compra neste trabalho e em todos os aquários q de momento tenho a funcionar, derivado á qualidade da água da zona de residência ser bastante alcalina e dureza elevada.(ph da água embalada nunca acima de 6 tem sido a minha preferência).

Co2 / 2 bolhas por segundo e iluminação de 6 e mais recentemente 8h diárias.

large.20191113_162304.jpg

large.20191113_162323.jpg

large.20191113_164337.jpg

large.20191113_164202.jpg

"Hygrophila Araguaia" e "Hemianthus Monte Carlo" foram as duas plantas que meltaram e  só agora começam a desenvolver. Faço tpa's regulares de 40/50%, normalmente ao fim de semana e outra meio da semana. Não tenho feito qualquer retoque ou acrescentado gravilhas ou areias, o que está foi colocado para verificar se a cor ligava com a Ryuoh e poderia futuramente ser utilizada.

• Like 8

Parabéns pela montagem, gosto muito.

Vai ter é de andar com a tesoura em punho, senão as plantas tomam contam do layout.

Já estou a ver a Montecarlo a passear na areia.

Força nisso

• Like 1

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]] [[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]] [[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]

Obrigado desde já e concordo desde já com o Pedro Mendanha Dias quanto a essa pedra na parte frontal esquerda, dá-me cabo dos olhos!😅 a intenção ai foi sempre tentar servir de barreira para o solo pela inclinação q o layout tem nesse lado,e mesmo assim vamos ver depois de cá andarem as "caterpillars"🦐 😅, o objectivo ai é q fique parcialmente tapada pela MC com apontamentos nessa área, a ver vamos 😉

Edited by Filipe Serrenho

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]

Obrigado pelas tuas palavras Ismael, foi um prazer enorme ao fim de já algum tempo de ter contacto com alguns de vocês como tu,o Tozé, o Ricardo Gil,Bruno Carvalho, termos finalmente a oportunidade de nos conhecer-mos pessoalmente. Foi precioso chegar ali no fim de semana e conhecer esta malta pela primeira vez vindos de diferentes zonas de Portugal reunidos pelo dedicação e gosto pelo aquascaping em particular. Em relação ao  "Rotalas", acho q fiquei focado em três pedras (q era o q sobrou pra mim!)e esqueci a tesoura🤣;☝️pois houve ali um trio q cuidado,Ricardo,Abóbora,e Vasco limparam as preciosidades e com eles!o resto ficou a regatear os cacos😂😅 lindo!

Com a dedicação certa em termos de podas e fertilização, vai ficar um aquário bastante interessante. Não te descuidos para que em Fevereiro esteja no ponto 😉

A pedra do lado esquerdo com o crescimento das plantas, só vai aumentar a profundidade do aquário, visto que tens o layout mais á esquerda. A parte branca da pedra até ajuda a que o olhar "fuja" para lá e faça a parte de trás parecer ainda mais longe.

• Like 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]] [[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]
  • 2 weeks later...
[[Template forums/front/topics/postContainer is throwing an error. This theme may be out of date. Run the support tool in the AdminCP to restore the default theme.]]
  • 1 month later...

Gosto do efeito que  as pedrinhas fazem a prolongar a sombra da pedra! Bem jogado! Agora é acertar as podas e testar as fotos, estas que  aqui colocaste nem para um selo tem definição suficiente!!

• 4 weeks later...