O meu primeiro aquário


Orlando Rebelo

Recommended Posts

O meu filho pediu um peixe e tinha que ser azul e levamo-lo a uma loja. Na loja propuseram um betta e uma "betteira" com cerca de 1L de água. 

Como não sabia nada sobre aquários tive duas más experiências. Acabei por desistir porque achei que estava a ser cruel e que devia me preparar melhor. 

Há duas semanas resolvi tentar de novo, mas a baixo custo. Encontrei um kit aquário aquapor com cerca de dez litros. E comecei a fazer umas pesquisas e encontrei o vosso blog e muitos conselhos úteis.  

Montei o aquário com um tronco e uma planta natural e comprei um Betta. Água ficou um pouco verde e com restos das folhas das plantas. Encomendei online um filtro de mochila, um aquecedor para a agua, uma luz e um bio filtro. Estou a aguardar que chegue. 

A água como está um pouco verde improvisei um filtro externo com material filtrante que comprei. 

Para já tem corrido bem!

Queria vos deixar uma foto, mas só me aparece a opção para "inserir foto a partir de link". 

Cps 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, deve aprender o que é o ciclo do azoto, ou vai continuar a ter más experiências: Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário

Além disso, 10L é o mínimo absoluto para ter um Betta, 20L é mais recomendável.

Como suponho que ainda esteja á espera do filtro e já tem o peixe, deve fazer TPAs (Troca Parcial de Água) se possível, todos os dias pelo menos 20% da água (no seu caso são 2L) para ter uma chance que ele sobreviva ás primeiras semanas. Deve fazer TPAs diárias e alimentar pouca quantidade durante cerca de 6 semanas após montar o filtro.

Edit: Entretanto deve deixar o filtro externo a funcionar, mesmo depois de montar o filtro de mochila no aquário e durante cerca de 4 semanas com os 2 a funcionar em simultaneo. Outra opção é passar alguma matéria filtrante do filtro externo para o filtro mochila e assim já pode retirar o externo.

Isto tudo, assumindo que não adicionou bactérias de compra e que utiliza água da torneira tratada com acondicionador para remover o cloro.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Realmente 1L é mau de mais..e pior ainda ser um vendedor a dar uma ideia dessas mas enfim... 
Se bem que eu acho que 10L continua a ser pouquinho num aquário. 
Fizeste o ciclo do azoto? 
 

PS: O João Cardoso antecipou-se ao meu post 😛 

Editado por Emejet
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então bem-vindo ao fórum Orlando,

Pelo que nos contou apresenta aí alguns erros tipicamente cometidos por iniciantes dado o desconhecimento, realmente um peixe em 1L é realmente ridículo mas alguns lojistas querem é faturar... felizmente já percebeu que isso está errado o que é excelente, 10L é melhor do que 1L mas mesmo assim para mim 10L ainda é pouco, recomendo-o vivamente a adquirir um aquário maior 20-25L(o que para mim é o mínimo), depois como já foi referido leia e perceba como funciona o ciclo do azoto isto é essencial, é um passo que tem obrigatoriamente de ser dado por todos nós antes de meter peixes no aquário, o ideal seria devolver o peixe à loja e começar a montar um aquário com as dicas do pessoal aqui do fórum, provavelmente o material que comprou até agora irá dar para um aquário de 20 ou 25L qual foi o filtro e termostato que comprou?

Editado por Brunomcc2000

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas! 

Mas espero que compreendam que  o vosso kit ainda está um pouco caro para um principiante em experiências e com um poder de compra baixo. Tenho consciência que é limitativo mas os acessórios que tenho comprado têm sido para um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa .  

Aqui o kit que comprei e o aquário que montei. (não montei a bomba de água, conforme vosso conselho). Tentem não ser muito desmoralizadores!

A água está um pouco verde! Mas vou tentar corrigir com a filtragem e as TPAs!!!

large.71781254_ORBeta.jpglarge.1269699150_aquapor10L.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verde? Tpa. Deves ter muitas horas de luz ou luz solar direta a bater no aquário.
Se tens luz solar direta terás que o mover de sitio de forma que não apanhe a luz direta. Entretanto a luz do aquário entre 6h a 10h diárias de luz acesa. Não mais nem menos que isso.
Vai fazendo trocas de água de 2 litros diárias e sempre pondo o anti cloro. O anti cloro é para os 2l que vais colocar e não para a litragem do aquário. De resto é só seguires o que já te indicaram a cima. Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Ricky Gomes said:

O anti cloro é para os 2l que vais colocar e não para a litragem do aquário.

Depende... se colocar os 2L de água no aquário e só depois conseguir colocar o acondicionador, deve colocar acondicionador para o volume do aquário inteiro. Se tiver um recipiente onde possa colocar os 2L de água e misturar o acondicionador antes de colocar no aquário, aí sim, só deve colocar acondicionador para 2L.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Orlando Rebelo disse:

Mas espero que compreendam que  o vosso kit ainda está um pouco caro para um principiante em experiências e com um poder de compra baixo. Tenho consciência que é limitativo mas os acessórios que tenho comprado têm sido para um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa .  

Aqui o kit que comprei e o aquário que montei. (não montei a bomba de água, conforme vosso conselho). Tentem não ser muito desmoralizadores!

Acredita que muitos de nós já passaram por isso. Eu comecei com um globo (sabia lá onde me estava a meter)... mas com tempo e muita paciência vais conseguir ter um belo aquário e com a ajuda aqui do pessoal que é essencial. Qualquer coisa não hesites em perguntar. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Emejet tem toda a razão todos nós já fizemos coisas menos corretas.. mas o que interessa é ter vontade de aprender e melhorar, o erro não deve desmoralizar mas sim servir de incentivo para melhorar.

Devemos é depois de aprender tentar evitar o erro ao máximo

há 56 minutos, Orlando Rebelo disse:

um aquário de 40 litros que será a minha próxima etapa

E isso parece-me que já está a ser feito.

Boa sorte e boas tpa's

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

large.930086475_ORAqua06Nov19.jpg  large.1698313781_ORAquecedor25W.jpg large.filtro.jpg

Caros amigos

No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L.

Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. 

Passado um mês, descobri que:

1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas)  que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las  no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 

2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha.   

3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar.   Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 

4 - Chegou também  o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde.  Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 

5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro.   

Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. 

 

Conselho

NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!!

Sejam meigos nos comentários!

Cumprimentos a todos! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opinião muito rápida:

há 12 minutos, Orlando Rebelo disse:

2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha.   

É normal e vai demorar ainda muito tempo até perder essa cor. A madeira liberta taninos que são os responsáveis por essa cor acastanhada. Não faz mal nenhum á água nem aos peixes.
 

há 14 minutos, Orlando Rebelo disse:

Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor.

Não dá para calibrar o termo/aquecedor? O tempo agora é mais fresco e vai-se notar na água do aquário. 
 

há 17 minutos, Orlando Rebelo disse:

Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde

Errado! Não desligue nunca o filtro. Assim vai acabar por perder a colonia de bactérias que se forma com o ciclo de azoto. 
O filtro faz muito barulho no seu funcionamento ou com o movimento na água? 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.930086475_ORAqua06Nov19.jpg  large.1698313781_ORAquecedor25W.jpg large.filtro.jpg

Caros amigos

No dia 08Out lancei-me na aventura de tentar criar um Betta num aquário de 10L.

Encontrei um kit da aquapor de 10L e tentei novamente iniciar este hobbie. Montei o aquário com um pequeno tronco e umas plantas "Egeria" que foram aconselhadas pela loja. 

Passado um mês, descobri que:

1 - Ter umas plantas num aquário não é a mesma coisa que ter um vaso de salsa! 😊 Acho que quantidade de plantas que comprei eram excessivas para o tamanho do meu reduzido aquário. O "substrato" (pedrinhas)  que vinha no kit não era suficiente para as fixar. Tive de cola-las num pequeno pedaço de madeira e esconde-las  no substrato, depois de perder muitas folhas e de sujar em demasia a água já está a correr melhor e as plantas estão a crescer. 

2 - A conselho da loja, apenas deixei o tronco de molho 24 horas em água, o que não foi suficiente porque ainda tenho a água do aquário um pouco castanha.   

3 - Recebi o termostato/aquecedor de 25W que encomendei no Ebay (7 euros) e montei no aquário. Embora o aquecedor tenha indicador analógico de temperatura, improvisei uma bela prenda de natal (termómetro de vinho😉) para me auxiliar na confirmação da temperatura. No aquecedor marcava 25 e no termómetro 27. Coincidência ou não o peixe começou a ficar menos ativo e perdeu apetite. Deixou de nadar em todo o aquário e apenas vinha à superfície para respirar.   Reduzi a frequência das TPA para 2 dois e fui baixando gradualmente a temperatura, até que retirei o aquecedor. O Peixe melhorou. 

4 - Chegou também  o filtro de água (ebay 4,5 euros + esponjas/filtros 2euros) instalei o filtro. Acho que é um pouco ruidoso e cria muita agitação na água embora o fluxo esteja reduzido ao mínimo. Para minimizar o impacto liguei o filtro a um temporizador de tomada que liga 5 horas durante a manhã e três à tarde.  Apenas o instalei há dois dias mas parece-me que deixa o peixe um pouco agitado (stressado). 

5 - Ainda estou a aguardar que chegue a faixa de luz e umas porcelanas que comprei na esperança que consiga colocar algumas no filtro.   

Desculpem a minha falta de linguagem técnica de aquariofilista. 

 

Conselho

há 5 minutos, Emejet disse:

Opinião muito rápida:

É normal e vai demorar ainda muito tempo até perder essa cor. A madeira liberta taninos que são os responsáveis por essa cor acastanhada. Não faz mal nenhum á água nem aos peixes.
 

Não dá para calibrar o termo/aquecedor? O tempo agora é mais fresco e vai-se notar na água do aquário. 
 

Errado! Não desligue nunca o filtro. Assim vai acabar por perder a colonia de bactérias que se forma com o ciclo de azoto. 
O filtro faz muito barulho no seu funcionamento ou com o movimento na água? 

NÃO TENHAM PRESSA DE TER UM AQUÁRIO FUNCIONAL!!!

Sejam meigos nos comentários!

Cumprimentos a todos! 

 

Já me tinha resolvido que quando o peixe me parecer estabilizado e a temperatura baixar voltar a ligar o aquecedor. 

Faz um pouco de barulho no motor, mas como é fora do aquário não deve incomodar muito o peixe, vou tentar adaptar o peixe!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Plantas nunca são de mais.

2 - Como disse o Emejet é normal essa coloração acastanhada e não faz mal nenhum, muito pelo contrário.

3 - Regula o termostato para 22/23 e vê como fica no termómetro, esse comportamento do peixe é estranho... atenção a isso.

4 - Esse filtro na potência máxima é demasiado forte, na potencia mínima.. não há informação mesmo que reduza 50l/h e passe para 80l/h é muito para o betta, bettas gostam de águas calmas, o filtro deve trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano, que é como quem diz... o filtro só pára para limpeza.

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Orlando Rebelo

O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum,o que de facto pode fazer barulho e a queda de água que cai do filtro,ora isso tem uma forma de deixar de ser,e subir a água do aquário ate se deixar de ouvir o barulho da água +ou-.

Agora vou-te dizer ó Orlando um segredo para este hobby,já que ninguém nos esta a ouvir,isto e um segredo entre nos os dois,para se conseguir manter um aquário,além de tudo,uma das primeiras coisa e ter muita calma,muita perseverança,e depois do aquário estar montado e tudo em ordem e tudo a trabalhar como deve ser,o outro segredo e mexer o menos que for possível no aquário,só quando se tem que fazer uma tpa,ou limpar um filtro,ou plantar novamente uma planta que saio do sitio,o resto deixa que a natureza faça a parte dela,e tudo o resto irá com calma.

Saudações

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Orlando Rebelo

O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum,o que de facto pode fazer barulho e a queda de água que cai do filtro,ora isso tem uma forma de deixar de ser,e subir a água do aquário ate se deixar de ouvir o barulho da água +ou-.

Agora vou-te dizer ó Orlando um segredo para este hobby,já que ninguém nos esta a ouvir,isto e um segredo entre nos os dois,para se conseguir manter um aquário,além de tudo,uma das primeiras coisa e ter muita calma,muita perseverança,e depois do aquário estar montado e tudo em ordem e tudo a trabalhar como deve ser,o outro segredo e mexer o menos que for possível no aquário,só quando se tem que fazer uma tpa,ou limpar um filtro,ou plantar novamente uma planta que saio do sitio,o resto deixa que a natureza faça a parte dela,e tudo o resto irá com calma.

Saudações

Palavras sábias.

Aos poucos estou a aprender mesmo isso, e cada dia que passa mais motivado me senti para experimentar um aquário maior e com outros peixes. 

Mas tudo a seu tempo. 

 

Editado por Orlando Rebelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Barato sai caro! Como vos disse comprei um filtro no ebay por 4,5€.

Hoje de manhã tinha a mesa do aquário toda molhada. O filtro tem tem uma patilha que permite regular a distancia do filtro ao aquário, que eu ao reajustar provoquei uma rachadela no filtro, a sorte é que foi pequena, que resolvi com cola quente.

Fica a dica para outros! 

Cps 

large.1750007218_ORfiltropartido.jpg     

 

 

Editado por Orlando Rebelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

O filtro de mochila não deve fazer barulho nenhum

Eu cá tenho um filtro de mochila no quarto e acho que os filtros de mochila fazem sempre barulho, dá para reduzir esse barulho ao máximo.. dá mas faz sempre barulho, temos a queda de água que faz barulho e que como disse o Álvaro pode ser evitada ao meter a água ao nível da saída do filtro, mas há também a vibração, o barulho da vibração dá para ser minimizado mas se o filtro estiver em contacto direto com o vidro do aquário vai fazer barulho, eu no meu tento colocar sempre alguma borracha, esponja, algo que absorva um pouco a vibração nos locais onde o filtro tocaria no vidro, mesmo assim faz algum barulho embora muito menos, quase não o oiço.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o filtro está a trabalhar mas ainda não tem o ciclo do azoto "completo"

As bactérias benéficas instalam-se principalmente nas cerâmicas que você ainda não tem no filtro.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Orlando Rebelo disse:

O Barato sai caro!

Sem dúvida alguma, é algo que vai aprender com o tempo se continuar a montar aquários, pois penso que todos nós já passámos por isso.

Se comprasse umas siporax(cerâmicas para o filtro) e um acelerador biológico dava já aí um bom boost, esses cerâmicas baratas do ebay costumam ser bem pouco porosas, as siporax são boas e também não são caras, 35gr custam 1,66€ serve até 25L, e estamos a falar de boas cerâmicas, mais um acelerador biológico para acelerar o ciclo do azoto e ficava logo com o assunto despachado a mandar vir do ebay enquanto chega e não chega o peixe anda numa água que não de todo a melhor.

Cola quente arranja temporariamente, a cola quente e a água não se dão muito bem, o silicone vedaria melhor.

Editado por Brunomcc2000
  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva, amigos!

Chegou a minha barra de luz! 

E como vos tinha dito o peixe não se tinha dado com o aquecedor, mas como a temperatura ambiente baixou, voltei a colocar. No meu termómetro improvisado marca 25-26º. 

As plantas também estão a desenvolver muito bem. 

Deixo-vos algumas fotos. 

large.516249854_OR20191111(1).jpg    large.370450219_OR20191111(3).jpg  large.1511573764_OR20191111(2).jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora Viva!

Dei mais dois passos no meu micro aquário, um em frente e outro nem por isso. 

large.165300625_OR20191123_2.jpglarge.IMG_20191123_111518.jpglarge.290001927_OR20191123_3.jpg

Como me parece que o aquário está estável, resolvi melhorar um pouco para decoração. Aproveitei  umas pedras decorativas que tinha em casa, comprei uma Anúbia e como queria ter um pouco mais que um Betta, tentei a sorte com dois camarões e uma bola de musgo. 

A Anúbia que na loja me pareceu muito bem no meu micro aquário  ficou gigantesca, e os camarões, como devem imaginar, foram engolidos. 

Acho que vou comprar um caracol....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com mais de um mês de vida acho que já merece uma ficha técnica 

1 – Nome do aquário:

1º OR Aqua 10L 

2 – Data de montagem:

08 Outubro 2019

3 – Dimensões do aquário:

27x14x27 cm

3.1 – Volume bruto e útil:

10 L

3.2 – Móvel:

N/A.

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro:

Filtro Cascata, sem marca, 130L/H, 3W 

4.2 – Termostato:

Sem marca  25 W

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Barra de Luz Led 1,5W de 18cm

4.4 – Sistema de CO2:

N/A

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

N/A

5.2 – Hardscape:

Tronco de madeira

Areão e pedras 

 6 – Fertilização:

N/A

7 – Flora:

Anubias barteri 

Egeria Densa 

1 Bola Cladophora aegagropila

8 – Fauna:

1 Betta comprado a 08/10/19.

2 Cherry Shrimp 22/11/19 MIA 23/11/19.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.