Novo nano 30L - escolhas


sivvsm

Recommended Posts

Olá!

Há uns tempos mantive por vários anos um aquário comunitário low tech de 120L. Entretanto foi desmontado, e agora gostava de experimentar um Nano de de 30, 35L, e fazer algumas experiências de aquascaping 🙂

Não queria gastar imenso dinheiro, mas queria começar com um bom set de material, pelo que ando bastante indecisa.

Em termos de futuro, planeio tentar montar um hardscape engraçado mas simples, com plantas de fácil manutenção (não planeio ter CO2). Provavelmente irei colocar alguns camarões depois.

Neste momento, estou inclinada para os seguintes aquários (medidas CxLxA):

- Aquael Shrimp Set 29x29x35cm, 30L - interessante pelo preço e kit (tirando o filtro)

- Dennerle NanoCube 30x30x35cm, 30L

- Aquário Flex Fluval 35x33x33cm, 34L - este tem filtro interno, o que me leva a ficar de pé atrás. Mas já tenho visto alguns aquários destes de sucesso montados, pelo que o incluo aqui, para que quem tenha já experiência com ele possa opinar

- Marina Led Kit 51x26x33L, 38L - parece-me interessante pelo kit/preço. Desvantagens: um pouco mais comprido do que eu estava a pensar, e bordas pretas

- ... outro que possam sugerir, para esta capacidade 

 

Para filtragem, em princípio vou optar pelo filtro em cascata Fluval C2.

 

Estou bastante indecisa quanto à iluminação. O aquário vai ter de ficar tapado com tampa de vidro,  pois tenho gatos em casa e convém proteger. Gosto de ver os Leds em clip, mas também já vi algumas opções dos leds horizontais de "pousar" em cima do vidro... Para aquários destas dimensões o que aconselham?

 

Também vou ter de comprar o móvel, vi uns a um preço acessível (um deles é mesmo móvel de aquário, o outro é do Ikea). Já alguem comprou o do ikea que possa dar feedback quanto à resistência? O aquário é pequeno, não me parece que haja grande problema, mas....

- Móvel da Sera: https://www.petsexpert.pt/products/12762-sera-armario-de-suporte-60

- Móvel Ikea: https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S79286448/#/S79286448

Já agora, se conhecerem outro móvel dentro destes preços e dimensões (portanto, à volta dos 40cm) que considerem mais adequado, por favor partilhem!

 

Obrigada!

Editado por sivvsm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Seja qual for o aquário, tenta optar por um filtro de mochila em vez de um interno. Vai-te ocupar muito espaço dentro do aquário. Pode ser esse Fluval ou algum Eheim Liberty .
Nos aquários não iria para o de 20L, vai dar muito mais trabalho na manutenção por ser muito pequeno.
De iluminação deixo para os mais entendidos na matéria, mas como não queres um plantado não irás necessitar de uma calha exigente.
Quanto ao móvel, eu tenho um aquário em cima de um da Ikea mas é o Kallax acho.. de qualquer forma acho que aguenta algum desses aquários em questão sem problemas.
 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, que o filtro do Fluval Flex não é bem um filtro interno... tem uma sump incluída na parte de trás do aquário. Com algumas alterações da matéria filtrante pode-se tornar num filtro até bastante acima da média. Eu sou um pouco suspeito, porque para aquários abaixo de 125L a Fluval é definitivamente a minha marca de eleição, e já ando a pensar comprar um Fluval Flex, mas a versão de 57L, para regressar ao hobby assim que voltar para Portugal. Para começar e para o que quer, parece-me ser a melhor opção, visto já ter filtro e luz.

Quanto ao móvel, eu não confiava muito nos móveis da IKEA para suportar aquários, mesmo sendo reforçados não me inspiram grande confiança (e já usei alguns).

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, Emejet said:

Boas!

Seja qual for o aquário, tenta optar por um filtro de mochila em vez de um interno. Vai-te ocupar muito espaço dentro do aquário. Pode ser esse Fluval ou algum Eheim Liberty .
Nos aquários não iria para o de 20L, vai dar muito mais trabalho na manutenção por ser muito pequeno.
 

 

Olá

eu editei o post, para aquelas medidas são 30L, não 20 (tinha-me enganado a escrever). Também não sou adepta dos filtros internos. Já tive, no início, e definitivamente foi uma má opção.

Sim, tanto o fluval como o eheim parece-me opções decentes. 👍

 

40 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Atenção, que o filtro do Fluval Flex não é bem um filtro interno... tem uma sump incluída na parte de trás do aquário. Com algumas alterações da matéria filtrante pode-se tornar num filtro até bastante acima da média. Eu sou um pouco suspeito, porque para aquários abaixo de 125L a Fluval é definitivamente a minha marca de eleição, e já ando a pensar comprar um Fluval Flex, mas a versão de 57L, para regressar ao hobby assim que voltar para Portugal. Para começar e para o que quer, parece-me ser a melhor opção, visto já ter filtro e luz.

Quanto ao móvel, eu não confiava muito nos móveis da IKEA para suportar aquários, mesmo sendo reforçados não me inspiram grande confiança (e já usei alguns).

Eu por acaso também gosto bastante da fluval... mas na prática tem ali o filtro misturado com o resto do aquário, ou seja, não sei até que ponto não vai sujar a água toda quando for para limpar...

Relativamente ao móvel, pois, não sei. Para um aquário grande, de certeza que não confiava. Para este assim pequeno, estou na dúvida. Os móveis que usou deram problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

45 minutes ago, sivvsm said:

Relativamente ao móvel, pois, não sei. Para um aquário grande, de certeza que não confiava. Para este assim pequeno, estou na dúvida. Os móveis que usou deram problemas?

Eu já utilizei 2 KALLAX reforçadas com uns L e T metálicos e parafusos, mas não ainda assim não aconselho e é coisa que não volto a fazer.

Numa cheguei a ter 2 aquários, um Fluval Chi de 20L e um Fluval Edge de 46L e notava-se um pouco que ficaba com um desnível para o centro do móvel com os aquários cheios.

Na outra cheguei a ter um aquário de 60L e notava-se o mesmo.

Todos os aquários que pus nestes móveis tinham uma base de plástico, é a única razão pela qual os mantive lá. Um aquário normal em que a base de vidro assenta directamente no móvel (mesmo utilizando uma espuma ou outra coisa por baixo do aquário) vai certamente dar problemas sérios, porque o desnível pode provocar quebras dos painés do aquario.

O móvel do IKEA que referiu, aconselho ainda menos, porque a montagem penso ser de encaixe sem parafusos, o que o torna muito mais frágil do que os que usei.

Ambos os móveis ficaram com grandes danos depois do primeiro "banho" (como quem diz, quando inundei a sala por me esquecer que tinha a mangueira a encher um aquário), coisa que não afectou tanto os móveis específicos para aquários (também mostraram alguns sinais, mas nada comparado com os do IKEA).

Na minha opinião a diferença de preço não compensa o risco.

 

45 minutes ago, sivvsm said:

Eu por acaso também gosto bastante da fluval... mas na prática tem ali o filtro misturado com o resto do aquário, ou seja, não sei até que ponto não vai sujar a água toda quando for para limpar...

Isso também é verdade, se bem que a água "suja" fica um pouco mais contida neste caso, sendo por isso mais fácil de "aspirar". 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, que o filtro do Fluval Flex não é bem um filtro interno... tem uma sump incluída na parte de trás do aquário. Com algumas alterações da matéria filtrante pode-se tornar num filtro até bastante acima da média. Eu sou um pouco suspeito, porque para aquários abaixo de 125L a Fluval é definitivamente a minha marca de eleição, e já ando a pensar comprar um Fluval Flex, mas a versão de 57L, para regressar ao hobby assim que voltar para Portugal. Para começar e para o que quer, parece-me ser a melhor opção, visto já ter filtro e luz.
Quanto ao móvel, eu não confiava muito nos móveis da IKEA para suportar aquários, mesmo sendo reforçados não me inspiram grande confiança (e já usei alguns).
Já tive um Aqua de 450l sobre a linha Besta do Ikea reforçados, por 2 anos, e aguentou bem. Mas também não aconselho muito, pois sei que arrisquei muito. Hoje fiz um móvel para meu novo projeto de 400l.

Enviado de meu ONEPLUS A6013 usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.