Doragonbare


João Abóbora

Recommended Posts

Começo já por agradecer ao Tozé, pelo trabalho todo e paciência que tem a organizar estas coisas e principalmente por me lembrar quando são... 😄

Na 1a edição, idealizei um aquário, que acabou por me exigir demasiado tempo em termos de manutenção e que não consegui dedicar o tempo que ele precisava para ficar o que eu queria... Desta vez ia manter as coisas mais simples em termos de manutenção, mas sem nenhuma ideia do quê...

Quando estava perto da data do Desafio, já andava a magicar uma ideia para um aquário para um Betta, (que ainda nem tinha), por isso decidi que ia tentar fazer essa ideia no Desafio.  A ideia deste layout já ia meio feita... Só faltava ver o que íamos ter em termos de material para trabalhar.

Depois de andar com o aquário á volta a tentar que 5 pedras parecessem 20, desisti e vai de colar o que havia com Espuma PU, para tentar ficar o efeito que queria.

Fiquei bastante satisfeito com o resultado final, mas ainda faltam alguns pormenores, que só vou fazer quando as plantas estiverem mais desenvolvidas. Há 2 espécies que nunca usei e não sei bem como se vão portar nestas condições. Logo se vê...

SETUP:

Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila

Volume:

 40 L brutos

Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

Iluminação:

Twinstar light 300 C

Sistema de CO2:

Pressurizado

 Substrato:

Aquaria Neo Soil

  Hardscape:

Ryuoh stone
Red moor wood 

Flora

Micranthemum Monte Carlo

E. Acicularis

Anubias nana mina

Taxiphyllum sp "Flame"

Vesicularia Montagnae " Weeping"

Bucephalandra  sp. "Deep Purple"

Cryptocorine parva

Cryptocorine pygmae

Echinodorus sp. "Little Mysteri"

Fauna:

3 Otocinclus sp.

20 Poecilia wingei "Pumpkin"

10 Neocaridina sp. "Montabrão"

Foto dia 1:

IMG_20191013_222434.jpg

IMG_20191013_222454.jpg

Editado por João Abóbora
  • Gosto 6

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta montagem foi a que mais me supreendeu, tal era o uso  de espuma pu! Quando encheste isso com agua o aquário nao flutuou??? 🤣

A malta a queixar-se que não  havia pedra suficiente para quê???  Para uma próxima edição a malta usa uns moldes de pedras com espuma e tá feito! 

O spot para o filtro ficou top!

Quando a montecarlo começar a cair vai ficar brutal! Agora não desleixes isso, uma tpa por dia!

Quais são as espécies novas  para ti?

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu segui o passo a passo da coisa...foi surreal, parecia que estava q fazer um bolo e a tirar colheres de massa.

Isto para dizer que o resultado ficou brutal.

Estou como o Tozé, se tiveres tino na manutenção tens aquário para fazer todos nós babarmos-nos de inveja.

Parabéns ao mestre cozinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

Já somaste pontos pela forma arrojada com que abraçaste mais um desafio, estou muito curioso por ver a forma como esse aquário vai desenvolver!

Sem grandes palavras e sabendo da tua experiência, resta-me dizer-te que não te descuides com a manutenção e olho clínico nesse menino. É certamente um diorama original e com bastante potencial quando estiver maturado com o crescimento desses musgos.

Força nisso

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter assistido à montagem deste aquário na cadeira ao lado, foi do melhor que podia ter acontecido! Grande expectativa para ver quando isso crescer. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

adorei a monte carlo no topo. andavamos todos malucos a tentar perceber o que ias fazer hahah aquario virado ao contrario ja nao sabia para que lado ias o virar haha muito bom mesmo! quero muito ver o desenrolar deste aquario 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, Tozé Nunes disse:

Esta montagem foi a que mais me supreendeu, tal era o uso  de espuma pu! Quando encheste isso com agua o aquário nao flutuou??? 🤣

A malta a queixar-se que não  havia pedra suficiente para quê???  Para uma próxima edição a malta usa uns moldes de pedras com espuma e tá feito! 

O spot para o filtro ficou top!

Quando a montecarlo começar a cair vai ficar brutal! Agora não desleixes isso, uma tpa por dia!

Quais são as espécies novas  para ti?

Com tanta espuma, o aquário ficou 2cm no ar...

Não há pedra de um gajo faz! Lol

Nunca usei a C. Pygmae num aquário e a E. Little Mysteri é uma novidade da Aquaflora. Vamos ver se crescem muito em relação ao que espero... Se crescerem, xino no olho!

há 21 horas, Inácio Sanches disse:

Estou espantado como conseguiste esconder tão bem a espuma, ficou muito bom, das montagens mais originais até, na minha opinião 

Vamos ver se o musgo tapa o que ainda se vê...

 

há 20 horas, Pedro Mendanha Dias disse:

Mais uma vez o prémio originalidade vai, claramente, para o Sr. João Abóbora!!!
Está brutal e vou acompanhar a evolução do aquário, com muito gosto 😉

Desta vez não inventei tanto como na 1a edição lol

há 20 horas, Vasco Ferreira disse:

Eu segui o passo a passo da coisa...foi surreal, parecia que estava q fazer um bolo e a tirar colheres de massa.

Isto para dizer que o resultado ficou brutal.

Estou como o Tozé, se tiveres tino na manutenção tens aquário para fazer todos nós babarmos-nos de inveja.

Parabéns ao mestre cozinheiro

Houve uma altura que achei que tinha avisado e aquilo não ia secar a tempo, mas safei-me :)

há 3 horas, ismael_figueira disse:

João,

Já somaste pontos pela forma arrojada com que abraçaste mais um desafio, estou muito curioso por ver a forma como esse aquário vai desenvolver!

Sem grandes palavras e sabendo da tua experiência, resta-me dizer-te que não te descuides com a manutenção e olho clínico nesse menino. É certamente um diorama original e com bastante potencial quando estiver maturado com o crescimento desses musgos.

Força nisso

Abraço

Já escolhi plantas que não me fossem exigir grandes fertilizações e podas, mesmo para não ter a obrigação de o manter debaixo de olho... Aquários já me chegam os do trabalho e os outros cá de casa 😛

há 3 horas, Ricardo Gil disse:

Ter assistido à montagem deste aquário na cadeira ao lado, foi do melhor que podia ter acontecido! Grande expectativa para ver quando isso crescer. 

 

Se não fosses tu a convidar para ir beber uma, não tinha inventado tanto com a espuma 😄

há 2 horas, Tomás Coimbra disse:

adorei a monte carlo no topo. andavamos todos malucos a tentar perceber o que ias fazer hahah aquario virado ao contrario ja nao sabia para que lado ias o virar haha muito bom mesmo! quero muito ver o desenrolar deste aquario 

Eu já nem sabia como é que conseguia olhar para dentro do aquário com tanta volta que lhe dei. Houve uma altura que estava a trabalhar deitado em cima do aquário lol

 

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3:

Como usei água de outro áquario e matérias filtrantes já maturadas, introduzi já a fauna e tenho feito mudas diárias com água desse áquario.

Não estou a fertilizar com nada para já. Vou deixar as plantas começarem a criar as folhas do estado submerso e só depois começar a fertilizar.

 

IMG_20191016_193151.jpg

IMG_20191016_193128.jpg

IMG_20191016_193438.jpg

  • Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andava eu no meu canto a brincar com a cola e os filtros de cigarro, tipico Bruno fechado num mundo onde só a espaço para o Bruno e mais ninguém...quando de repente começo a olhar a volta a ver o que os meus companheiros de jornada andavam a fazer.

Foi quando percebi que tinha trazido uma faca para um tiroteio.
Vim eu com meia dúzia de tubos de cola e este pessoal saca-me dos canhões de espuma.

Literalmente para cada lado que olhava era espuma. Não é novo para mim o seu uso, sei do potencial que tem e sabia que já tinha sido usado o ano passado.

Mas este ano o uso da espuma trouxe de certeza os layouts mais interessantes e originais de todos.

Ricardo Gil, o rookie, perdoem-me se esqueço algum. São exemplos muito bons do que se pode fazer com uma lata de espuma. Mas de longe o layout que mais me surpreendeu foi este.
Por várias razoes?

Porque não tem nada de simples, mas parece simples.

Porque conseguiu criar algo com um número muito baixo de Rochas que a primeira vista era impossível.

Pela sua originalidade

Pela coragem de montar algo assim num concurso.

Aliás atrevo-me a dizer que se realmente tivesses disponível algumas rochas a mais para apontamentos, podíamos já entregar o prémio de primeiro lugar. Ou pelo menos ia sair daí algo ainda mais memorável.

Estou curioso para ver o que sai daí, e entendo que a escolha de plantas reflete a tua falta de tempo para algo mais exigente. Mas não posso deixar de ficar curioso o que ia sair daí se não tivesses essa limitação.

Parabéns, gostei de vários layouts, mas pela sua originalidade e visão, porque quando ninguém via o que estavas a fazer, tu parecias saber exactamente de onde vinhas e onde querias chegar, acho que este layout ganhou o dia.
Agora a questão é se consegues que ele também ganhe a Pet. Boa sorte.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Abóbora disse:

 

😛

Se não fosses tu a convidar para ir beber uma, não tinha inventado tanto com a espuma 😄

 

Sagres, a inspirar aquascapers desde sempre. 

Ninguém acredita na minha teoria... 

 

Ps: tu disseste em cima que não inventaste tanto?? Fechem a net... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está sem duvida brutal este trabalho do João, valeu o tempo de volta da espuma e a espera, a composição e detalhe das raizes está mto bom, vou acompanhar de perto a evolução, abraço e td a correr bem com este menino.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 semana:

A C. Pygmae fez melt e já quase não se vê folhas de fora.

O resto das plantas tem rebentos novos à vista, excepto a E. acicularis e a C. parva.

Continuo a fazer tpa diária com água do aquário dos ranchu.

Está assim

IMG_20191019_001958.jpg

IMG_20191021_191516.jpg

IMG_20191021_191540.jpg

IMG_20191021_191608.jpg

IMG_20191021_191557.jpg

IMG_20191021_191638.jpg

  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui.
Vê-se mesmo que não queres ficar com esses vidros. Tirar essa espuma das laterais vais ser um pesadelo.
Relativamente ao layout uma ideia engraçada, mas a escolha da flora não foi a ideal.
A colocação de rochas também não está correcta.
Se tivesses trazido o rochedo do lado esquerdo para a frente ao invés da traseira tinha melhor sensação de profundidade.
Agora é deixar a flora crescer e ver onde isso vai parar.
Parabéns pela ideia.

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já retirei mais de quantidade de espuma de outros aquários e não é nada que uma lâmina nova não resolva. Além que não é para desmontar tão cedo...

O que vai dar a profundidade ao layout do lado esquerdo é a Echinodorus (espero eu), foi por isso que as rochas ficaram mais para trás. Estive para as colocar mais para a frente, mas ficava demasiado simétrico e não era bem a ideia que tinha...

Quanto à escolha da flora, foi o encontrar a combinação de pouco trabalho com ela e do crescimento que queria que tivessem as folhas.

Entretanto fiz umas pequenas alterações no posicionamento de algumas plantas e adicionei uns pés de Marsileia hirsuta na frente para ver como fica o efeito...

Está assim na 2a semana:

 

IMG_20191028_203133.jpg

IMG_20191028_203029.jpg

  • Gosto 4

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bem conseguido!

Só tinha feito o grupo de pedras à esquerda mais para o meio, de modo a estreitar mais o centro traseiro.

E um vinil preto de lado para esconder a espuma também pode ser importante.

Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/11/2019 at 09:45, Gonçalo84 disse:

Muito bem conseguido!

Só tinha feito o grupo de pedras à esquerda mais para o meio, de modo a estreitar mais o centro traseiro.

E um vinil preto de lado para esconder a espuma também pode ser importante.

Parabéns!

Muito junto não gostei. Experimentei um caminho mais estreito e tornava-se confuso perceber os detalhes...

O vinil está a ser estudado lol

Ando aqui a magicar uma maneira de esconder o tubo do filtro, sem perder a visibilidade de um lado ao outro do aquário.

 

O aquário esta-se a portar como esperado. Quando não tenho tempo ou paciência, as coisa vão andando na mesma. Devagar, mas andando. Não tenho feito mudas de água e fui pondo uns restinhos de "fertilizantes .sp" que tinha para ali... E ficou assim:

IMG_20191118_192915.jpg

  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tinha de o mudar para o sítio defenitivo, aproveitei para fazer a primeira poda e dar uns toques no posicionamento das plantas.

A meio do processo, apercebi-me que se me fartar do layout, faz um paludario engraçado...IMG_20191118_194714.jpg

 

A zona de cima do lado direito, que é onde fica a corrente do filtro, estava com falta de areão que caiu. Por isso, meti mais areão e colei uma barreira para ver se não foge.IMG_20191118_201058.jpg

 

Depois de cheio, ficou assim.IMG_20191118_225404.jpg

A água ainda está turva e tem restinhos de plantas a flutuar, mas já dá para perceber melhor a ideia que quero.IMG_20191118_225427.jpg

  • Gosto 4

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só é mesmo pena a Marsileia demorar a preencher esse espaço! 

Quanto à ideia do paludário, não me parece nada mal, pensa nisso depois da Pet!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abóbora! Gosto muito da montagem

Devo dizer em primeiro lugar que é preciso uma boa dose de coragem para fazer uma montagem destas. Eu tenho péssima experiência com estas espumas em aquário. Mas verdade seja dita, também nunca fui grande aluno nas disciplinas artísticas... Nem com a minha mãe professora de ET/EVT (Artes) 😅😂

Tinha muita curiosidade em ver o que ia sair da montagem na FIL e não só estou surpreendido como mantenho a mesma curiosidade e interesse em ver como irá ficar este aquário daqui a mais um mês ou 2.

Também gostei muito da versão Paludário! É algo que também gostava de experimentar um dia e acho que podias considerar seriamente depois do fim do desafio.

Deixo-te apenas uma questão. Referente a essas Echinodorus misteriosas que desde que as escolheste me ficou a pulga atrás da orelha. Não tens medo que ela ocupe demasiado espaço e vista na frente do aqua? Ou vais andar sempre a podá-la? ahah Quando tiveres uns babies disso, era capaz de te pedir um.

Abraço e força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/11/2019 at 12:19, ismael_figueira disse:

Só é mesmo pena a Marsileia demorar a preencher esse espaço! 

Quanto à ideia do paludário, não me parece nada mal, pensa nisso depois da Pet!

A Marsileia eram 4 folhas que roubei ao Tozé e ao fim de 2 semanas já se nota dentro do aquário. Pode ser que cresça a velocidade suficiente para preencher a parte da frente... Estou mais preocupado com as C. pygmae, que não desenvolveram quase nada e precisava que ficassem com mais volume. Vou dar mais um tempo a ver como desenvolvem. Vou começar a apertar com a fertilização e tpa's daqui a 2 semana, pode ser que acelerem o crescimento.

 

On 19/11/2019 at 23:54, João Pedro Palma disse:

Boas Abóbora! Gosto muito da montagem

Devo dizer em primeiro lugar que é preciso uma boa dose de coragem para fazer uma montagem destas. Eu tenho péssima experiência com estas espumas em aquário. Mas verdade seja dita, também nunca fui grande aluno nas disciplinas artísticas... Nem com a minha mãe professora de ET/EVT (Artes) 😅😂

Tinha muita curiosidade em ver o que ia sair da montagem na FIL e não só estou surpreendido como mantenho a mesma curiosidade e interesse em ver como irá ficar este aquário daqui a mais um mês ou 2.

Também gostei muito da versão Paludário! É algo que também gostava de experimentar um dia e acho que podias considerar seriamente depois do fim do desafio.

Deixo-te apenas uma questão. Referente a essas Echinodorus misteriosas que desde que as escolheste me ficou a pulga atrás da orelha. Não tens medo que ela ocupe demasiado espaço e vista na frente do aqua? Ou vais andar sempre a podá-la? ahah Quando tiveres uns babies disso, era capaz de te pedir um.

Abraço e força nisso

Já tinha testado a espuma antes e feito umas experiências para ver o que dava para fazer. 😉

Até agora está a correr como planeado. Só notei que uma parte da espuma se descolou do vidro e espero que não se descole muito, senão ainda caiem os penhascos lol

A Echinodorus é mesmo para ficar com algum tamanho, mas como não sei o tamanho total que ela vai atingir neste áquario, quando chegar ao tamanho que quero, vou cortando as folhas.

Posso te arranjar um pé na boa. Só deixei 2 e tirei os outros que estão algures no meio das plantas do "depósito" na marquise.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem não assistiu à montagem deste espumolayout 😁 uma imagem:

PSX_20191115_003857.jpg

A foto é  do Pedro Ceríaco com uma edição hardcore minha 😂

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase a fazer as 8 semanas e o dono do aquário finalmente foi para casa.

O áquario está basicamente na mesma desde a última actualização. As coisas vão desenvolvendo devagar. Vou começar a fertilizar regularmente e tpa's semanais, para tentar acelerar um pouco o crescimento das plantas.

IMG_20191128_231209.jpg

 

Mais umas fotos que é o que interessa:

IMG_20191128_020449.jpgIMG_20191128_020152.jpgIMG_20191128_021521.jpgIMG_20191128_020100.jpgIMG_20191128_015942.jpg

A E. Little Mystery até agora está com um tamanho de folha que ainda não precisei de cortar.

IMG_20191128_010537.jpg

Uma das Bucephalandra resolveu vir ver o que se passa cá fora.

IMG_20191128_010554.jpg

E uma foto de um dos camarões

IMG_20191128_021618.jpg

  • Gosto 6

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais