Rock Bottom - Desafio AquaScaping 2019


João Pedro Palma

Recommended Posts

Ora boa tarde a todos, estimados companheiros aquáticos!

Depois de alguns anos mais afastado dos aquários e por conseguinte do fórum, há pouco mais de um mês e por alguma razão celestial, resolvi fazer uma TPA massiva/extreme makeover do meu aquário biótopo de 270L (sem interesse porque o local das fotografias expirou) que tenho na sala. E eis que, um certo bichinho, ou peixinho, voltou a tremelicar dentro do meu cérebro ou vá, sejamos românticos, coração.

Voltei a visitar aqui o fórum, voltei a visitar algumas lojas que frequentava antes (não resistindo a comprar 2 troncos Mangroove para uma futura remontagem do tal aquário) e é então que me deparo com o Desafio de AquaScaping 2019. Ao qual, mais uma vez, não consegui resistir.

E é então que apresento o "Rock Bottom" (gostaram do Inception?). Porquê Rock Bottom? Porque talvez a minha disponibilidade para o Hobby nos últimos anos tenha estado no fundo do poço; talvez porque o meu contributo para o fórum tenha estado ao nível de um fundo de um poço; porque a minha capacidade financeira esteja ao nível de um... fosso das Marianas; porque a montagem em si, ficou pior que o fundo de um poço; ou possivelmente porque eu simplesmente gosto do nome. Acho que é mais isso, o que não impede que as outras opções não tenham um quê de verdade.

Bem, vamos masé ao que interessa! Setup:

Aquário: ILA 45x30x30cm - 40L brutos

Iluminação: Twinstar light 300 C - ligado apenas 6h nas primeiras 2/3 semanas para evitar o desenvolvimento precoce de algas

Filtragem: Hailea bio filter cascata SL-306

Termostato: Resun 50W - 26ºC

Sistema de CO2: Kit Neo CO2

Substrato: Neo Soil Compact

Hadscape: Ryuoh stone e Red moor wood

(Aqua)Flora: Background - Cyperus helferi, Juncus repens, Hygrophila pinnatifida

Tronco - Microsorum pteropus 'Trident', Bucephalandra 'Wavy Green', Vesicularia ferriei 'Weeping'

Rochas - Anubias barteri var. nana 'Mini, Lagenandra meeboldii 'Red', Anubias barteri var. nana 'Pangolino

Substrato médio/frontal - Cryptocoryne wendtii 'Flamingo', Cryptocoryne parva, Eleocharis sp.'Minima'

 

Acabado de montar às 8h da manhã de ontem/segunda-feira:

large.IMG_20191014_143204.jpg

Ainda sem filtro, sem termostato, com riscos de cola, etc. Porque eram 8h da manhã e tinha passado a madrugada a montá-lo (comecei por volta das 24h, hora do sossego cá em casa). Isto porque tive de sair mais cedo do concurso porque infelizmente não permitiam cães no desafio e não me sentia bem em ficar e deixar a minha cadela no carro o dia todo.

Perdi muito tempo, mais uma vez, a partir as poucas pedras que tinha e até a lixá-las com uma escova de dentes e vinagre para perderam uma cobertura calcária que algumas têm/tinham. Ainda tive de sair a meio da noite para ir comprar SuperCola3 (Cianoacrilato) a alguma bomba de serviço, para não deixar o projecto para o dia a seguir, e consegui encontrar!

Enchi o aquário com água já ciclada, água do tal aquário biótopo. O processo de ciclagem é mais rápido, podendo colocar fauna mais cedo (2/3 semanas), mesmo que não seja o pretendido e não tem os mesmos picos de Amónia iniciais tão altos (que até são apreciados pelas plantas) mas que serão compensadas pela introdução mais precoce de criaturas (produção de amónia mais uma vez, produto dos excrementos).

Dia a seguir, já com filtro, termo e uma bela de uma TPA feita (estou a fazer TPA´s diárias de 30 a 50%, mais uma vez para evitar crescimento ou desenvolvimento de organismos vegetais indesejados):large.IMG_20191015_045506.jpg

Já perdi um dos tronquinhos colados na rocha da esquerda. Não o colei com um bocadinho da massa de encher entre o tronco e rocha (apenas cola) e não resistiu. O tronco principal também se mexeu ligeiramente com o enchimento do aqua mas vou deixá-lo absorver durante um tempo e logo o coloco no sítio (mais enterrado).

large.IMG-20191015-WA0003.jpg

Vista lateral direita:

large.IMG-20191015-WA0002.jpg

Vista de cima:

large.IMG-20191015-WA0001.jpg

Tem ainda muitas marcas da cola. Tive de cortar o vaso in vitro de Weeping em estilo Amano (5:16) e colocar SuperCola para fixar bem mas tenho esperança que com o crescimento do musgo ou poda, seja facilmente escondido. Coloquei musgo junto a todas as plantas que colei no tronco, exactamente para disfarçar as marcas mais tarde.

CO2 hoje já a bombar:

large.IMG_20191015_154505.jpg

O Kit CO2 da Neo, embora seja bastante bom para estes aquários pequenos, demora mais de 24h a montar (por causa da formação da gelatina), pelo que é um processo que pode ser preparado mais cedo, antes da montagem.

Filtro:

large.IMG_20191015_154651.jpg 

Mais uma manha/truque que fiz para acelerar o processo de ciclagem. Adicionei cerâmicas e um bloquinho de turfa JBL (TorMec activ) que cabia no espaço entre as cerâmicas maiores, na gaveta do filtro onde se costuma adicionar o carvão activado. Coloquei a mesma por cima das esponjas, junto à saída de água e com mais uma camada fina de lã filtrante, também ela já ciclada.

Não tenho ainda a certeza sobre o local do filtro. Estou ainda a tentar perceber se faz um bom movimento de água superficial e na lateral esquerda que está muito povoada de plantas (também ainda não percebi se usei a mais mas como a grande maior parte das minhas plantas são de low maintenance, tenho algum receio do desenvolvimento de algas, por isso, nesta fase plantas a mais é bom). Gostava de o colocar do lado oposto mas o inflow do filtro não fica junto ao canto e atrapalha-me um pouco ali no meio das plantas.

Tenho também algumas dúvidas sobre a localização de algumas plantas, Anubias (em especial a que está em cima da rocha mais alta e à direita, porque sinto que corta o sentido) e Bucephalandras (demasiado altas), pormenores porque algumas só as queria deslocar 1cm mas logo vejo quando tiver de voltar a colar o mini tronco.

Quero deixar por fim, um agradecimento a todos, em especial ao @Tozé Nunes, que além de todo o trabalho na organização, foi impecável e mais que prestável em toda a situação com a minha cadela. Bem como pela simpatia de ter trocado a minha gabardina pelo Kit CO2 😂

large.IMG-20191013-WA0010.jpg

E agradecer também ao @ismael_figueira, vencedor do concurso AquaScaping 2018, por toda a ajuda na montagem do Layout. Eu ainda o traí um bocado, porque destruí algumas das pedras que ele tão simpaticamente me ajudou a colocar ainda na FIL mas algo como serrar um tronco, apenas para girá-lo 30º, era algo que eu não tinha esperteza nem coragem para o fazer sozinho.

Vamos ver como desenvolvem estas plantas! Acho que vai ficar um bocado mato na esquerda mas logo se vê!

Ainda não sei porque fauna vou optar. Nem sequer se entre peixes ou camarões. Aceito sugestões 😁

Espero que gostem e assim que tiver novidades, coloco aqui. Agora tenho de ir levar a minha cadela à rua que são 18h da tarde e ela está fula.

Bem, pior que Rock Bottom não fica!

Um abraço a todos e força nas TPA´s

Editado por João Pedro Palma
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma estreia bem conseguida. Parabéns!
Gosto bastante da disposição dos troncos. Acho que todo o layout ficou harmonioso.

Só tenho uma dúvida quanto ao tapete... Parece-me que tens muito pouca Eleocharis sp. mini, e que vai levar bastante tempo para fechar... E muito tempo, é algo que não temos... Não equacionaste a colocação de areia nessa zona?

Boa sorte e bem-vindo de novo ao hobby!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande João,

 

Uma estreia bem conseguida é só o que te digo! Rock Bottom, nome interessante e que pode ser interpretado no sentido inverso, mais não fosse tal como conta a lenda, um famoso poço do concelho de Sintra em que o fundo é o topo. Posto isto, acredita e dá o teu melhor porque podes ter agradáveis surpresas.

 

Quanto ao olhar técnico do layout, só há duas coisas que me incomodam, o facto de teres optado pelo tapete em vez da areia. O espaço que tens disponível para o tapete é bastante grande e vais precisar de bastante tempo até que isso feche. Com a areia poderias fazer uns apontamentos de eleocharis minima junto das rochas na zona de transição com a areia e terias mais textura e contraste com o restante layout. Aquela anubia mais ao fundo no topo da pedra, ainda vais a tempo de a retirar de lá ;) um musgo ali dá um toque a mais de profundidade.

Ponto a favor, gosto do pormenor de teres colocado musgo nos troncos a complementar as anubias, dá um toque mais natural e amadurecido ao layout.👍

 

isto é um desafio, e um desafio é isso mesmo, superar obstáculos e chegar ao sucesso! 

 

Alguma coisa que seja preciso estamos cá para ajudar!

Força nisso

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo do Aquascaping.

Este layout faz-me lembrar bastante o layout vencedor do ano passado do Ismael.

Da só por isso para perceber que ele te deu boas ajudas no design.

Tirando isso só te posso desejar boa sorte para cresceres esse menino.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João! Gosto bastante do que fizes te! inicialmente tinha pensado algo assim desse genero. gosto particularmente das buces no tronco, agora uma duvida nao vao apanhar muita luz? pergunto isto porque pus umas pangolino assim tambem mas esqueci me do factor luz , curiosamente ja estao a nascer folhas verdes clarinhas ainda nao sei se as tiro ou se vejo como evolui. Acho que quando "maturar" vai ficar muito fixe.

mais uma duvida (nunca usei dai a pergunta) o JBL Tormec activ nao te vai baixar o ph e o kh? percebo a cena de reduzir as algas claro...

 

PS: a tua cadela é a coisinha mais fofa de sempre pah! chegar ao desafio e ter um canito foi logo um ponto positivo (sou suspeito porque adoro cães hahah ) abraço amigo

Editado por Tomás Coimbra
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais





Este layout faz-me lembrar bastante o layout vencedor do ano passado do Ismael.

Da só por isso para perceber que ele te deu boas ajudas no design.




Bruno, digo-te já que o mérito é todo do João, quando cheguei ao pé dele a ideia e a estrutura já estava montada, só lhe dei umas pequenas dicas para tentar ajudar um pouco mais ao que já estava feito.

Claro que me sinto familiarizado com o estilo adotado, dentro do aquascaping é no NA que encontro aquilo que me define e onde me sinto mais à vontade.

Agora está nas mãos do João escolher que caminho deve seguir, que a continuar assim acredito num bom desempenho!

Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Gosto 2
  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a apontar. Está um aquário bastante natural.

Basicamente é deixar crescer :)

tem atenção ao crescimento do Trident e às podas dele, porque demora um pouco a ficar com folhas de tamanho razoável.

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boa noite a todos mais uma vez! Tarde, é verdade... E peço desculpa por isso mas mais vale tarde que nunca não é verdade? Isso ou o @Tozé Nunes sempre a chatear (com razão até) para actualizar o tópico.

Porque demorei tanto? Em primeiro porque mudei de emprego, em segundo porque tive algumas complicações com a montagem: Um dos troncos descolou dos restantes, ficando a flutuar e tinha de mudar o aqua de sítio. Depois porque não gosto de responder aos comentários sem novidades/fotos (acho enfadonho uma página de tópico só com texto) e também porque o meu telemóvel não é grande espingarda para fotografias e tive de esperar que um amigo meu fosse lá a casa.

Mas prometo fazer um esforço para mudar isto, nem que seja terem de levar com uma fotografia com pior qualidade!

Assim, quero desde já agradecer a todos os que comentaram, pedir mais uma vez desculpas pela demora e tratar de responder. Novidades, mais abaixo!

On 15/10/2019 at 22:36, Pedro Mendanha Dias disse:

Uma estreia bem conseguida. Parabéns!
Gosto bastante da disposição dos troncos. Acho que todo o layout ficou harmonioso.

Só tenho uma dúvida quanto ao tapete... Parece-me que tens muito pouca Eleocharis sp. mini, e que vai levar bastante tempo para fechar... E muito tempo, é algo que não temos... Não equacionaste a colocação de areia nessa zona?

Boa sorte e bem-vindo de novo ao hobby!!!

Obrigado @Pedro Mendanha Dias! Fico contente que gostes do local de estágio dos teus Ottos ahah
Eu tenho a mesma preocupação quanto à Eleocharis. Especialmente quando estou a ter alguns problemas com o CO2. Ponderei adquirir mais uma vaso da mesma e reforçar o tapete mas, como já vais ver a seguir, fiz uma pequena redistribuição e estou a tratar de aquecer a garrafa de CO2 para uma adequada produção, que estava a ser mínima. Portanto, basicamente, é ter fé ahah Vamos ver! 🤞

Quanto à questão da areia, a ideia inicial era essa. A de fazer uma espécie de ilha. Mas como infelizmente tive de voltar mais cedo para casa, não trazendo a areia (até estava a pensar misturar os 2 tipos de areia que estavam disponíveis para parecer mais natural) e também porque até me dá jeito ter um tapete de Eleocharis para conseguir uns quantos (valentes) pés para uma montagem futura (270L...). Portanto optei por tentar o tapete e depois do Desafio acabado, talvez optar pela alteração!

On 16/10/2019 at 12:12, ismael_figueira disse:

Grande João,

Uma estreia bem conseguida é só o que te digo! Rock Bottom, nome interessante e que pode ser interpretado no sentido inverso, mais não fosse tal como conta a lenda, um famoso poço do concelho de Sintra em que o fundo é o topo. Posto isto, acredita e dá o teu melhor porque podes ter agradáveis surpresas.

Quanto ao olhar técnico do layout, só há duas coisas que me incomodam, o facto de teres optado pelo tapete em vez da areia. O espaço que tens disponível para o tapete é bastante grande e vais precisar de bastante tempo até que isso feche. Com a areia poderias fazer uns apontamentos de eleocharis minima junto das rochas na zona de transição com a areia e terias mais textura e contraste com o restante layout. Aquela anubia mais ao fundo no topo da pedra, ainda vais a tempo de a retirar de lá 😉 um musgo ali dá um toque a mais de profundidade.

Ponto a favor, gosto do pormenor de teres colocado musgo nos troncos a complementar as anubias, dá um toque mais natural e amadurecido ao layout.👍

 isto é um desafio, e um desafio é isso mesmo, superar obstáculos e chegar ao sucesso! 

Alguma coisa que seja preciso estamos cá para ajudar!

Força nisso

Enorme @ismael_figueira, obrigado mais uma vez. Obrigado por tudo! Gostei muito da interpretação que deste ao nome. Vamos ver o que sai daqui! Mas sou capaz de escolher essa interpretação a partir de agora ahah

Concordo com o que dizes sobre a questão da areia. Como respondi ao Pedro, a ideia inicial passava por aí. Por criar uma espécie de ilha num dos lado mas devido às razões que enumerei, acabei por optar por esta via. Mas não ponho de parte, muito pelo contrário, em fazer a alteração de layout posteriormente! Quanto à anubia, 😁👇👇(depois dos comentários).

Não foi fácil dividir tão pouco musgo, por tanto tronco e pedra e anubia e etc. A ideia era, e continua a ser, essa. A de ter as 2 plantas juntas, para dar uma aspecto mais natural, quase como as simbioses que vemos muitas vezes em florestas terrestres. E também para tentar esconder os apontamentos de cola.

Começo-me a repetir eu sei, mas obrigado Ismael. Pela ajuda dada e oferta da perpetuação da mesma.

Ps- Parabéns atrasados ahah Queria-tos dar mais cedo, achei que o tópico saía mais cedo mas pronto. Grande abraço

On 16/10/2019 at 21:04, Bruno R. Carvalho disse:

Bem vindo ao mundo do Aquascaping.
Este layout faz-me lembrar bastante o layout vencedor do ano passado do Ismael.
Da só por isso para perceber que ele te deu boas ajudas no design.
Tirando isso só te posso desejar boa sorte para cresceres esse menino.
 

Obrigado Bruno! Faz sim senhor, tens toda a razão. Não nego de todo a preciosidade da ajuda do Ismael, mas como, e além do que ele já respondeu, eu nem sabia que o aquário do Ismael era aquele. Sabia que ele tinha sido o vencedor mas não o aquário e tenho a certeza que o Ismael consegue criar mais aquários e diferentes do que apenas o seu vencedor. Mas, como já disse, não nego de todo a importância da sua ajuda.

On 17/10/2019 at 09:30, Tomás Coimbra disse:

João! Gosto bastante do que fizeste! inicialmente tinha pensado algo assim desse genero. gosto particularmente das buces no tronco, agora uma duvida nao vao apanhar muita luz? pergunto isto porque pus umas pangolino assim tambem mas esqueci me do factor luz , curiosamente ja estao a nascer folhas verdes clarinhas ainda nao sei se as tiro ou se vejo como evolui. Acho que quando "maturar" vai ficar muito fixe.

mais uma duvida (nunca usei dai a pergunta) o JBL Tormec activ nao te vai baixar o ph e o kh? percebo a cena de reduzir as algas claro...

PS: a tua cadela é a coisinha mais fofa de sempre pah! chegar ao desafio e ter um canito foi logo um ponto positivo (sou suspeito porque adoro cães hahah ) abraço amigo

Puto Tommy! Muito obrigado pelas palavras!

Infelizmente tenho más notícias ahah Eu também gostava muito das Buces mas elas por alguma razão (luz a mais como disseste, será possível?) morreram todas. Nem uma se safou, das 5 ou mais pés que tinha. Não sei se acredito na questão luz porque tive 2 pés que me duraram mais que as primeiras (até estavam a desenvolver folhas novas) e até as mudei de sítio para um local com menos luz e mesmo assim, acabaram por meltar/apodrecer. Fico triste porque adoro a planta e preciso dela para uma futura montagem mas eu também tinha algum receio se as mesmas (dando-se bem lol) não iriam ficar demasiado grande para a finura dos troncos onde estavam. Ficando estranho e pouco estético. Portanto olha, acho que não se tira conclusão nenhuma sobre as Buces.

O JBL Tormec iria sim, baixar os parâmetros se tivesse sido usado em quantidade. Eu coloquei literalmente, um JBL Tormec active lol Portanto sinceramente, acho que não faz diferença nenhuma. Foi mais para colmatar o espaço entre as cerâmicas e não pôr as esféricas outra vez.

Pois olha a Mini está aqui comigo. Até te digo mais, está aqui ela e a família dela toda porque estou no Alentejo esta semana. Para mim, não há nada melhor neste mundo do que estes fieis amigos e se gostas tanto deles como eu (ou quase tanto ahah) tenho a certeza que ias gostar do conhecer os restantes. Quem sabe um dia! Grande abraço ma man

On 17/10/2019 at 19:06, João Abóbora disse:

Nada a apontar. Está um aquário bastante natural.

Basicamente é deixar crescer 🙂

tem atenção ao crescimento do Trident e às podas dele, porque demora um pouco a ficar com folhas de tamanho razoável.

Obrigado Abóbora!

É outro dos problemas que estou a ter... O Trident não há meio de se fazer planta. Nem estava à espera que tivesse já grandes folhas novas mas diria até que está mais a decrescer que a crescer. Eu acho que o fraco CO2 não está a ajudar (embora não sejam muito exigentes) ou não tenham tido tempo ou conseguido mesmo ambientar-se mas tenho tido mais folhas a ficarem escuras, acabando a podá-lo, e plantas novas nas extremidades das folhas. Não me faz muito sentido reproduzir quando as condições são más (no Reino animal, a reprodução é preterida à própria sobrevivência) mas também equaciono quase como uma tentativa final de continuação? Largar filhos antes de morrer? Os polvos fêmea morrem aos criar os ovos, por exemplo, mas por outro lado, não vão por ovos inicialmente se as condições próprias e envolventes já não forem as melhores...

Esta semana fiz uma experiência nova, não se nota nas fotografias, mas nas próximas já tento mostrar e tirar alguma conclusão. Na pior das hipóteses, antes do desafio, substituo o Trident por Feto de Java que tenho noutro aquário...

On 26/10/2019 at 09:17, Luís Cardoso disse:

Muito potencial para um layout harmonioso.
Parabéns

Obrigado Luís! É sempre enternecedor receber elogios, especialmente de pessoas que têm já um repertório quer Nacional, quer Internacional. Aproveito para desejar a maior das sortes no CLIAC!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, vamos então à actualização?

Vou voltar a fazer um Inception 😅 Um desafio dentro do desafio!

Então é assim, vou colocar as fotografias novas MAS! Não vou especificar as alterações, que são/foram várias.

Aquele que enumerar todas as alterações, e eu até já dei uma ou 2 de borla, recebe um prémio 🥇

Eu estou a pensar num Panaque como prémio 🤔🐠 O que acham?

Então aqui vai:

large.IMG_20191119_221751.jpg

large.IMG_20191119_222156.jpg

large.IMG_20191119_222240.jpg

Frontal

 

large.IMG_20191119_222731.jpg

Lateral direita

 

large.IMG_20191119_222446.jpg

Superior

 

large.IMG_20191119_222617.jpg

Os Ottos do @Pedro Mendanha Dias

 

large.IMG_20191119_222909.jpg

large.IMG_20191119_222949.jpg

Os Amanos do @Tozé Nunes

 

Façam as vossas apostas!

Um abraço e fortes TPA´s

Editado por João Pedro Palma
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, João Pedro Palma disse:

Os Ottos do @Pedro Mendanha Dias

Pela sensualização no olhar, são claramente Otocinclas... Daisy e Marlene... Toma bem conta delas sff...

Quanto ao layout em si, acho que vais ter que abusar na fé, para esse tapete fechar em pouco mais de dois meses... Faz já um altar a Nossa Senhora do Tapete Fechado... Que só ela te poderá valer...

Por fim... Em relação às alterações... O mais importante é mesmo perceber... Afinal qual é o teu novo emprego??? 😄

  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por estas palavras, assim começo a achar que percebo alguma coisa disto o que não é assim tão verdade! Se algum dia hipoteticamente venha a ter sucesso nisto dos aquascapings a culpa é vossa!

há 18 horas, João Pedro Palma disse:

Obrigado Bruno! Faz sim senhor, tens toda a razão. Não nego de todo a preciosidade da ajuda do Ismael, mas como, e além do que ele já respondeu, eu nem sabia que o aquário do Ismael era aquele. Sabia que ele tinha sido o vencedor mas não o aquário e tenho a certeza que o Ismael consegue criar mais aquários e diferentes do que apenas o seu vencedor. Mas, como já disse, não nego de todo a importância da sua ajuda.

 

João, dá para reparar em algumas alterações mais evidentes que passo a enumerar (atenção não me estou a fazer ao panaque!):

1 - A pedra maior mais ao fundo desapareceu.

2 - Tudo quanto era buce (que inicialmente referi como anubias) em cima dos troncos tb fugiram.

3 - Adição de um tronco em cima da pedra mais à esquerda na frente, neste mesmo local a lagenandra fugiu!

4 - Colagem de um pequeno ramo na zona frontal mais ao centro.

5 -Troca da posição do filtro e termostato.

Definitivamente ficou melhor agora, contudo e tocando no mesmo tema, O TAPETE! Arranja mais um pote ou dois, não há reza ou santa que te valha durante os próximos 2 meses!!

 

há 18 horas, João Pedro Palma disse:

Ps- Parabéns atrasados ahah Queria-tos dar mais cedo, achei que o tópico saía mais cedo mas pronto. Grande abraço

Muito obrigado João, vens sempre a tempo 😉

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Estava a ficar porreiro, também tenho alguma dificuldade com a eliochris, não sei porquê, então esse tapete vai ou não vai? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...