Abnoba


Tomás Coimbra

Recommended Posts

On 04/11/2019 at 16:39, Tomás Coimbra disse:

large.3B62C86D-2F6F-40FF-8419-DC29FE6B9505.jpeg

Boas fiel amigo dos/das flamingos! (É a terceira vez que escrevo isto, tou cheio de sono e já por 2 vezes que sem querer apaguei todo o texto 😫)

Quero te dar os parabéns, porque como o Pedro já disse, nota-se uma clara melhoria e evolução a cada post que fazes. Nota-se que estás a aprender, a crescer e a evoluir enquanto AquaScaper. É obvio que o aquário está mais maturado e isso ajuda sempre mas neste caso, acho que és mesmo tu sim que estás mais maturado 👌💪

Mesmo assim, acredito que há ainda pequenas coisas que consegues facilmente tornar o aquário ainda mais agradável. Por isso, deixo-te 3 sugestões:

  1. É inquestionável que o novo rio de areia é bastante melhor que a antiga praia. No entanto, ainda é bastante artificial, especialmente por causa das pequenas pedras pretas que fazem a divisão de substratos. Assim sugeria-te retirar as mesmas, deixando as plantas fazerem uma separação mais natural ou expandir o rio, nomeadamente a margem direita até ou à volta da rocha maior direita.
  2. O teu layout é substancialmente triangular. Teres uma lateral direita mais ampla e limpa não te prejudica nada (antes pelo contrário) o mesmo. Assim, propunha-te a passares as Ludwigias para o lado esquerdo. Não só tapando o filtro e termo, como ajudando a avolumar o teu lado esquerdo. Do lado direito podias deixar em parte a areia e/ou até colocar as Helferis e/ou Eleocharis, que estão absolutamente escondidas e por isso inutilizáveis/adas.
  3. E último. Aconselhava-te a reforçar o feto. Diria até para colocares um inteiro naquele espaço central e vazio do tronco. Destoa bastante o lado esquerdo do direito do tronco por causa daquele espaçamento e que com um feto bem desenvolvido (ou até a Anubia maior que retiraste) lá colocado, dava um aspecto mais natural.

São as minhas sugestões. De resto, gosto muito. Sou super fã das nossas flamingos. Estou desejoso que se façam homens (ou mulheres, não vale a pena discutir géneros nos dias de hoje). Camarões incríveis, mete mais fotos dos mesmos. Não consegui ver ninjas nenhuns ahah as fotografias estão demasiado pequenas.

E tenho aqui uma criaturazinha, que vai agora para a cama comigo, a mandar-te cumprimentos (lambidelas? estranhooo).

Um grande abraço e força com isso. Tenho a certeza que a próxima actualização, será mais uma vez, one step up.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, João Pedro Palma disse:

O teu layout é substancialmente triangular. Teres uma lateral direita mais ampla e limpa não te prejudica nada (antes pelo contrário) o mesmo. Assim, propunha-te a passares as Ludwigias para o lado esquerdo. Não só tapando o filtro e termo, como ajudando a avolumar o teu lado esquerdo. Do lado direito podias deixar em parte a areia e/ou até colocar as Helferis e/ou Eleocharis, que estão absolutamente escondidas e por isso inutilizáveis/adas.

Jonny bwoooyyy XD obrigado pelo teu feedback concordo contigo em alguns aspectos e no ponto 2 sem duvida que estas 100% correcto, ja andava a ponderar alterar e colocar a Eleocharis acicularis no sitio das ludwigias, na verdade tenho andado um pouco aterefado (apnhar azeitoninha na terrinha 😛  e trabalho etc, problemas com o termostato 🙄) e so tenho feito tpa e fertilizar dia sim dia nao. assim que actualizar melhor o topico (esta semana se tudo correr bem) respondo aos outros pontos e conto as peripecias ! 

Editado por Tomás Coimbra
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal and welcome to the beautiful world of aquascaping (como diz o Balázs😁), bom o abnoba na minha opinião tem estado a correr bem dentro do possivel.

Tenho feito apenas TPA semanal e limpeza geral sempre ao domingo de cerca de 20-30%, ao sabado dia antes da tpa nao fertilizo e depois faço dia sim dia nao se bem que ha 2 dias em que tenho de fertilizar normalmente (2ª fertilizo, 3ª nao, 4ª sim, 5ªnao, 6ª sim, sabado não, domingo sim) com 1ml de micro e macro . 

uma vista geral 

large.IMG_4403.JPG

Tenho algumas alteraçoes que gostava de fazer mas na verdade tenho andado um pouco ocupado e ainda nao tive tempo de estudar e faze-las.

Em relação as plantas , tou a começar a ficar preocupado com a monte carlo porque esta a ficar acastanhada e a Eleocharis acicularis tambem . as flamingo estao cada vez mais bonitas e a conquistar o meu coraçao XD @João Pedro Palma falando nas flamingo uma ja se fez homem e outra ja se fez mulher 😛  ou estao no caminho de 

large.IMG_4406.JPG

estou a contar que as pedras no caminho sejam engolidas pela monte carlo(o que ja esta a acontecer imagem abaixo) e que as pedras desapareçam como por magia , caso contrario chamo o meu amigo @Pedro Mendanha Dias para fazer ai um voodoo, se nao ponho uma musiquinha do jimi hendrix (voodoo child) 

large.IMG_4405.JPG

 

Fiz umas podas na ludwigias e no musgo (como nao tive tempo de colar o musgo no tronco pu-lo dentro do filtro onde o pessoal mete o carvao) 

Como o joao sugeriu estou a ponderar trocar as ludwigias do lado direito para o esquerdo e a Eleocharis acicularis para onde estam as ludwigias , a unica preocupaçao sera a Microsorum pteropus tapar parte das ludwigias uma vez que esta colado num buraco que existe no troco, a parte mais nua do tronco ja esta a começar a ser ocupada pelo weeping moss tambem .

O termoestato que comprei com o @Tozé Nunes deu o badagaio , fica sempre nos 23/24 e nao passa disso 😪 vou tentar ir la no sabado como vou comprar hardscape para outro aqua que vou montar de 130l aproveito para trocar ... 

em relaçao a algas so mesmo no musgo mas vou tirando o maximo que consigo 

large.IMG_4407.JPG

large.IMG_4400.JPG

e agora fica aqui umas fotos tipo 360 XD

large.IMG_4410.JPGlarge.IMG_4402.JPGlarge.IMG_4401.JPG

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás,
Parece que as Ludwigias estão a esticar os bracinhos para trocar de lugar com a eleocharis, bom conselho o do João!

Quanto à divisão de substratos, deixa que a montecarlo vai tratar disso, essa tem um instinto naturalmente rebelde!

Essas filamentosas no musgo é que são mais chatas, não deixes isso avançar muito, um cheirinho de excel na água a cada TPA dá uma bela ajuda!

Abraço

Cumprimentos
Ismael Figueira

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, ismael_figueira disse:

Essas filamentosas no musgo é que são mais chatas, não deixes isso avançar muito, um cheirinho de excel na água a cada TPA dá uma bela ajuda!

tenho de ir comprar uma garrafinha, excel normal , nao o flourish? obrigado ismael

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de ir comprar uma garrafinha, excel normal , nao o flourish? obrigado ismael
Do normal sim. Existem mais marcas com a mesma base, o glutaraldeido, mas que saiba o excel é o único produto para aquariofilia comercializado em Portugal com esse composto.

Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Obrigado(a) 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal, boa semana antes de mais , segunda feira dia de actualizar tópico !

Bom na realidade tem corrido tudo mais ou menos bem nao me posso queixar. 

deixo aqui umas fotos :

large_42.JPG

large_43.JPGlarge_44.JPG

as Flamingo ja estão ai fortes fortes e sao mesmo muito bonitas ao perto, confesso que cada vez mais gosto delas

large_45.JPG

large_46.JPG

Entretanto apareceram ai umas Hydras mas rapidamente foram colocadas na rua por nao terem guest, nao queriam sair mas eu disse que quem tava de serviço era o @Pedro Mendanha Dias das podas à chapada e elas ordeiramente la foram para outro estabelecimento.

Entretanto segui a sugestao do @João Pedro Palma e troquei as ludwigias com as eleocharis, fica aqui a alterçao :

large_47.JPGlarge_48.JPGlarge_49.JPG

deixo mais umas crias de camarão:

large_51.jpg

fica aqui o resultado final ja com a agua minimamente em condições (entretanto a monte carlo ja "engoliu" as pedras pretas que separam os substratos) :

large_50.JPG

No fim de semana aproveitei para meter o aquario no sitio onde ira passar os proximos meses... custou mesmo com pouca água, supeito que da proxima (quando for para a pet) tenho de comer os espinafres do popeye 😅 deixo aqui uma foto tambem da "nova morada" 😂

large_52.JPG

As toalhas é porque tou com obras em casa e nao quero cá poluições . o resto é o meu material desorganizado só 😂

 

Fico à espera de feedback de todos! obrigado uma boa semana para todos 💪

 

 

 

Editado por Tomás Coimbra
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOM DIA !  segunda já é ritual actualizar o tópico. 

não há muito para actualizar relativamente à fauna e a flora. como nao tenho muito para actualizar deixo aqui umas imagens dos meus 30/40 novos residentes, da ultima vez que consegui contar quando lhes dou o polén (1x por semana geralmente ao domingo) contei 25 mas ha muitos que andam a passear e sao tão pequenos que nao dá para te um numero certo . 

large_53.JPGlarge_54.JPGlarge_55.JPGlarge_56.JPG

Vou tentar durante a semana por uma foto geral do aqua , as ludwigias levaram uma valente poda ainda nao estao muito grandes para poder tirar uma foto fixe .

 

Já agora , até quando se deve fazer a ultima poda para que na pet esteja tudo bonito? sei que depende do crescimento das mesmas , mas mais ou menos quanto tempo antes se deveria fazer?

obrigado

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhh entretanto um dos amanos foi de ferias e disse que ja nao ia voltar mais . (tinha 2 mas 1 deles ja nao o vejo quase à 1 mês , presume se o pior... ou foi numa tpa em que me distrai ou ao alterar o layout ficou a mineralizar o substrato... nao sei... mantem se o misterio do amano desaparecido em combate)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/12/2019 at 19:38, Tomás Coimbra disse:

ou foi numa tpa em que me distrai ou ao alterar o layout ficou a mineralizar o substrato... 

Mais depressa morreu ou foi na TPA. Duvido que tenha ficado debaixo do solo, até porque eles acabam por escavar e sair. Lembro me de ver vídeos de criadores de camarões (talvez uns japoneses ou tailandeses, não tenho a certeza) em que remexiam o solo ao ponto de levantar tudo até voltar a pousar no fundo. Os camarões nunca ficam soterrados, acabam por sair debaixo do solo sem problemas... dizem que o fazem para estimular a reprodução. Sinceramente nem me atrevo a tentar. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, brunofasoares disse:

Sinceramente nem me atrevo a tentar

😂 os fire red estao que nem loucos ... mais 2 femeas cheias ... tenho de deixar a tv ligada tou a ver hahaha

 

tinha 2 mas o que desapareceu era o mais pequeno... decerteza que foi na tpa como sao translucidos nao me devo ter apercebido... eu ate custumo por o camaroeiro na saida para evitar isso mesmo mas deve ter passado 🤐

há 3 minutos, brunofasoares disse:

Lembro me de ver vídeos de criadores de camarões (talvez uns japoneses ou tailandeses, não tenho a certeza) em que remexiam o solo ao ponto de levantar tudo até voltar a pousar no fundo. Os camarões nunca ficam soterrados, acabam por sair debaixo do solo sem problemas... dizem que o fazem para estimular a reprodução

Nao sabia isso !!! muito interessante , vou ver se encontro esses videos , deixas te me curioso hahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Tomás Coimbra disse:

Nao sabia isso !!! muito interessante , vou ver se encontro esses videos , deixas te me curioso hahah

Até te mandava mas já não tenho nos bookmarks. Se entretanto encontrar mando-te o link...

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, brunofasoares disse:

Até te mandava mas já não tenho nos bookmarks. Se entretanto encontrar mando-te o link...

haha na boa bruno nao te preocupes , se por ventura encontrares agradeço mas se nao eu hei de chegar la hahaha agora tou a iniciar mais a serio nas gambas tenho de ir investigar qualquer das maneiras ! obrigado por teres comentado abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito engraçado e com bom aspecto, faltou foi uma fotinhas geral. 😒.

A poda para a pet, pode ser feita uma a duas semanas antes, depois tb vês isso melhor, tendo em conta aí 2 a 3 cms para crescerem até lá (falando nas plantas de caule) digo eu. 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, Vera Santos disse:

Está muito engraçado e com bom aspecto, faltou foi uma fotinhas geral. 😒.

 

Eu sei mas o iphone ja nao aguenta muitas fotos hahah amanha vou por uma foto geral vou limpar hoje a memoria e tiro umas fotos engraçadas (alias ate vou tentar hoje , vou pedir fotos à minha maria pelo whatsapp xD)

 

há 58 minutos, Vera Santos disse:

A poda para a pet, pode ser feita uma a duas semanas antes, depois tb vês isso melhor, tendo em conta aí 2 a 3 cms para crescerem até lá (falando nas plantas de caule) digo eu.

sim, era para ter uma ideia, nao quero levar o aquario careca para a pet xD

Editado por Tomás Coimbra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenhas medo de podar as Rotalas, vais replantando os topos para adenssres a moita, tenho a impressão, que estás com menos pés. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Vera Santos disse:

Não tenhas medo de podar as Rotalas

nao tenho rotalas veraaaa , as ludwigias sim levaram uma valente poda hehe agora quero que cresçam acho que vao dar um fundo engraçado e tenho de tirar uma Pogostemon helferi que esta aqui a frente e fica "deslocada" , esta muito grande 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tenho rotalas veraaaa , as ludwigias sim levaram uma valente poda hehe agora quero que cresçam acho que vao dar um fundo engraçado e tenho de tirar uma Pogostemon helferi que esta aqui a frente e fica "deslocada" , esta muito grande 
Ah, pah, pois é, enganei-me

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tpa feita ontem, andei um bocado desleixado , custumo fazer tpa 20-30% todas as semanas, desta vez fiquei 2 semanas sem mexer e fiz +/- 40%, o filtro quase que ja nao tinha fluxo nenhum , mesmo com uma esponja (no in take do filtro) ainda apanhei alguns camaroes bebes dentro do filtro.

estao me a aparecer umas coisinhas brancas no aquario que pelo que ja li ha uns tempos sao umas coisas que parecem umas anemonas pequenas (nao me recordo do nome) mas esta dificil de as tirar, raspo com cartao o vidro mas passadas umas horinhas ja la estao outra vez, alguem me pode dizer o nome para poder investigar mais um pouco?

 

deixo aqui umas fotos tiradas ontem 

large_63.JPGlarge_64.JPG

 

vista frontal :

(tirei a Pogostemon helferi por tras do musgo pois estava muito alta e nao fazia sentido , passei-a para o lado esquerdo )

large_61.JPGlarge_62.JPG

entretanto fiz uma poda na MonteCarlo e no musgo 

large_65.JPG

Editado por Tomás Coimbra
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Tomás Coimbra disse:

 

estao me a aparecer umas coisinhas brancas no aquario que pelo que ja li ha uns tempos sao umas coisas que parecem umas anemonas pequenas (nao me recordo do nome) mas esta dificil de as tirar, raspo com cartao o vidro mas passadas umas horinhas ja la estao outra vez, alguem me pode dizer o nome para poder investigar mais um pouco?

Tira fotos disso. Talvez sejam hidras.. 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Ricardo Gil e bem devem ser Hydras, eu já as tive e todos os dias as aspirava do aquário com uma mangueira, no entanto, elas são muitas e reproduzem-se rápido, é dificil acabar com elas, no meu caso pouco tempo depois apareceram planárias também e optei por comprar Genchem No-Planaria(que mata ambos planárias e hydras) e acabou-se logo o problema.. o problema é que se tiveres caracóis no aquário vão também..

Tens uma imagem exemplificativa:

stroenie-gidri-presnovodnoj.jpg

  • Obrigado(a) 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais