Mirkwood


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

 

Este ano apesar de me fazer difícil quase até ao ultimo momento, lá me decidi a participar no desafio.

 

O ano passado não participei porque não ia estar cá no dia do desafio, mas a decisão foi logo tomada na altura de que se houvesse segunda edição, eu não ia perder por nada.

 

Dai que aquela coisa de fazer difícil era mesmo fogo de vista, se bem que alguns problemas pessoais colocaram a participação em risco.

 

Tenho que agradecer a vários dos meus amigos do Aquascaping que me animaram e ajudaram a recuperar a forma para participar neste excelente evento.

 

A sério só de pensar que há pouco mais de um mês estava a equacionar desistir da aquariofilia, nem quero pensar. O caminho negro que eu estive prestes a seguir.

 

Va lá que houve aqui um moderador que me prometeu umas lambadas se eu desistisse e não me largou até eu me inscrever no evento.

 

Alguns de vocês já me conhecem através dos tópicos que coloco aqui e posts Facebook espero que mais por aqui mas tenho admitir que também eu me deixo seduzir pelo lado negro que são as redes sociais.

Os aquarios que normalmente publico são alvo de um planeamento em casa, onde eu primeiro monto um protótipo, e depois nas semanas ou meses subsequentes vou melhorando o mesmo até chegar ao layout final.

 

Após o layout eu espero umas semanas até me decidir que plantas quero, eu sei que nem todos somos assim, que muitos de vós conseguem montar os vossos layouts on the go, mas para mim é um processo muito relaxante e eu gosto de sentir que estou completamente em controlo de toda a vertente creativa dos meus layouts.

Mesmo nas poucas vezes que tive a sorte de ser convidado para montar layouts para clientes ou para uma audiencia eu tinha já uma boa ideia do layout que ia montar, bem como todo o material a minha disposição

 

E porque raio vos tou a dizer isto?

 

Esta vertente da maneira como eu monto os meus layouts tem a vez com como eu sou como pessoa, eu tenho aspergers e défice de atenção e hiperactividade.

Sem elaborar muito Eu sou uma pessoa que trabalha muito melhor quando as coisas são planeadas e estruturadas.

 

Ou seja um desafio de Aquascaping é contraprodutivo com a minha personalidade, ir para um evento onde tenho que montar um aquario de concurso sem saber o material que vou ter à disposição é como chegar a um videojogo e colocar a dificuldade no extreme difficulty.

 

Eu fui dos ultimos a fazer as lista de plantas, tive bastante dificuldades em elaborar uma pois não sabia que tipo de layout ia montar, eu sei que esse é óbviamente o objectivo do desafio, eu cheguei a confidenciar a minha preocupação ao Tozé, pois tava mesmo com medo de fazer asneirada na frente de todos.

 

É como sou, não consigo mudar, eu tenho que visualizar o layout na minha mente para conseguir escolher as plantas. E não consigo fazê-lo sem saber o que vou usar.

 

Não escrevi isto como forma de desculpa se o layout ficar mau ou não, pelo contrário. Só gostava que percebessem algumas das dificuldades que tenho neste processo que são inerentes a mim.

 

De qualquer maneira lá fiz a minha encomenda de plantas. Na minha mente eu tinha um layout em vista, só tinha dúvida se as rochas e madeiras disponíveis me iam permitir criar esse mesmo layout.

 

Dia 13 de manhã lá me meti a caminho de Lisboa, o dia começou logo bem para me ajudar a concentrar na tarefa em mãos, uma discussão com a Ex que me deixou logo todo stressado e num estado de erupção eminente, que é tudo aquilo que precisamos quando vamos montar um layout de concurso.

 

Cheguei atrasado ao evento, sorte a minha é que não fui o unico, pois se fosse, em vez de 4 rochas e dois troncos. Tinha que ir buscas pedras da calçada à rua.

 

Mas já voltamos a isso, eu vinha mesmo já num estado de espirito que se alguém me dissesse algo menos agradável eu era capaz de explodir. Embora tenha conseguido disfarçar bem, a verdade e que naquela sala encontrei aquilo que eu gosto no Aquascaping.

 

Um grupo de amigos, conhecidos e desconhecidos que estavam ali reunidos pelo gosto de montar aquarios, com mesmo espírito creativo e de camaradagem que eu admiro neste hobby.

Por isso nem 5 minutos passaram de eu entrar naquela sala e qualquer sinal de animosidade tinham desaparecido, e os meus medos ou receios tinham sido postos de lado.

 

Chegamos à hora da montagem, sabendo de antemão que o ano passado alguns colegas tinham sido prejudicados no hardscape, e que eu próprio já tinha abusado na quantidade de rocha usada no concurso de hardscape na petfestival, decidi não ser um dos primeiros a correr para as caixas para retirar pedras e Rochas, por isso no fundo só tenho que me queixar de mim próprio por ter ficado tão mal servido.

 

No fim lá consegui 4 rochas, que nem eram muito grandes e dois troncos que eu esperava milagrosamente fazer caber dentro deste aquario de 45 cm.

 

O layout que eu tinha em mente era algo semelhante a minha floresta, duas estruturas de madeira na frente do aquario, só que atrás em vez de floresta, eu esperava criar umas colinas com planta de carpete e musgo a perder-se no horizonte, e um caminho a partir da floresta na frente e a desaparecer por detras das colinas.

 

Vou já dizer aqui que falhei redondamente, para minha grande decepção.

Por várias razões, não tive rocha suficiente para dar forma a traseira do aquario, nem para levantar mais o substrato, consegui resolver o problema da rocha parcialmente mas não o suficiente.

Arranjei uma quinta rocha, a unica que ninguém quiz, e com razão, esta rocha era toda branca, ou seja embora seja Rhuoy stone era praticamente calcário, ela até era grandinha, eu parti-a e usei os pedaços para criar o resto layout.

Sem elas nada feito, mas vai vir com um custo, embora esta rocha até dê um contraste engraçado no aquario vai alterar a química da água e de futuro posso vir a ter bastantes problemas por isso.

 

De qualquer maneira, quem não caça com cão, caça com gato e eu já tinha as bases do meu layout.

 

Outra razão pela qual não consegui montar o layout que imaginava, é que embora eu tivesse pensado que conseguia fazê-lo com redmoor Wood. A mesma não é mesmo adequada ao tipo de layout que me propunha a montar.

 

De qualquer maneira eu lá peguei os meus dois troncos e andei ali bem meia hora a mudá-los de posicao até arranjar algo que me agrada-se e pelo meio cheguei a conclusão que os mesmos eram muito gordos e tive que os emagrecer arrancando uma grande parte dos ramos que tinham agarrados, ramos esses que foram depois usados para adicionar detalhes.

 

Escolhida a posição dos ramos e dos troncos era hora de dar uso a minha arma secreta, a super cola e os filtros de cigarro, foi bem uma hora a colar ramos com todo o cuidado para não desmontar o Layout todo por acidente, mas com cada ramo adicionado o layout tomava forma.

 

Mas ia olhando a volta e sentia que tinha vindo muito mal preparado para este evento, andava eu ali com todo o cuidado a colar ramo a ramo, e o pessoal ao meu lado a vazar latas inteiras de espuma de pluoretano para dentro do aquario. Algumas construções muito interessantes estavam a crescer ao meu redor e de repente eu começava a ficar preocupado que o meu pequeno layout ia destoar e fazer má figura.

 

De qualquer maneira antes do almoço ainda adicionei o caminho de areia amarela do leroy e dei mais mostras do meu desespero por rochas. Para adicionar detalhes, eu precisava de pedrinhas mas já não tinha mais rocha para partir, então em desespero de causa andei pelo chão na area onde o pessoal partiu as pedras a apanhar todo o pedaço de rocha que consegui encontrar.

Ainda apanhei uma quantidade considerável de pedrinhas.

 

Mas não chegava, então para completar adicionei pedrinhas que se não é estou em erro são de basalto que alguém levou. São bastante mais escuras que as rochas mas isso depois quanto tiver o aquario todo crescido as rochas mal se vão ver, ou assim espero.

 

Vou deixar aqui foto de como estava o layout antes de almoço:

 

8ad883ed9dd520a67718e9b9c212588c.jpg

 

Depois de um bom almoço onde deu para conhecer alguns dos participantes que não conhecia pessoalmente e para aprender algumas coisas com mentes mais experientes que eu nestas andanças, era hora de voltar a montagem.

 

Os toques finais do hardscape incluíram a adição de mais rocha de basalto, o que ainda não tenho a certeza se estectivamente foi a decisão certa, mas em termos de função usei como barreira entre os substratos e para me permitir elevar o substrato atras ainda mais, visto que não tinha mais rochas para formar barreiras e esqueci-me estupidamente de levar lã de filtro para enfiar entre as rochas.

O toque final foi o subir do substrato atrás já referido encima.

 

Foto do layout antes de plantar:

 

ed15a92857552cd8e4fabb1f8ce747dc.jpg

 

Até aqui eu estava bastante contente com o layout, reconhecia algumas falhas e limitações mas acreditava que podia dar a volta e fazer disto um layout interessante.

 

Mas isso foi até chegar as plantas:

 

As plantas que escolhi eram para uma ideia de layout, e mesmo assim tinha havido trocas de ultima hora por parte da aquaflora.

 

O layout que eu montei, não vou dizer que não era adequado às plantas que escolhi, porque até era, mas algumas plantas não eram as melhores ou faltava algo mais para o look desejado.

 

De qualquer maneira joguei mãos a obra e fui plantando o aquario.

 

Antes das fotos finais aqui vai as spec:

 

Aquário:

 

ILA 45x30x30 cm. Vidro extra claro (aquario top por sinal)

 

Luz: twinstar série 300 c

 

Fiiltro : haileia (agora não me lembro do modelo)

 

Termostato: Newa 20 watts

 

Co2 : pressurizado, redutor da aquaristic com solenoid e extintor de 2kg. O difusor e um neo small.

 

Este sistema de Co2 e o meu cavalo de batalha, já está comigo desde 2011 e até hoje não me deixou mal. A ver se desta vez é igual.

 

Substrato: neo plants + areia amarela do leroy + mais pedrinhas de basalto

 

Madeira: redmoor wood

 

Rochas: Rhuoy stone (seiryu stone)

 

Plantas:

 

Monte carlo

Eleocharis mínima

Stauregeyne reppens

Crypt parva

Rotala h'ra

Rotala green

Rotala vietnam

Pogostemon erectus

Musgo flame

Bucephalandra lamandau

Anubia var nana

Anubias mini mini

Higrophila pinnatifida

 

Baixo foto do layout ainda vazio, e depois já cheio.

 

71ff39d7b91bf57b3633126b766219ff.jpg

 

84d3b605a1e4967778bf1ff790215b60.jpg

 

O layout esta cheio e a trabalhar mas ainda me falta uma extensao e um timer para ligar todos os equipamentos por isso o Co2 ainda não está ligado e a luz só liguei um pouco. Amanhã trabalho desde as 8 as 22 por isso só espero ter isto a bombar a 100% quarta feira.

 

De qualquer maneira, fiquei um pouco decepcionado com o layout não vou esconder, tou habituado a montar layouts com maior impacto inicial, e este este layout em virtude das suas características e algumas limitações, e daqueles que vai levar tempo até se mostrar.

 

O meu desafio, e o meu trabalho é conseguir á medida que as plantas crescem expor esse layout para todos vós.

 

Com boa mão e tesoura é possível, se bem a pinnatifida esteja a mais aqui, estes troncos ficavam bem com Anubias ou musgo, sei que muitos de vocês elevaram a manutencao desta planta quase até ao estatuto de arte, vendo-se por aí layouts com lindos arbustos desta planta. Infelizmente eu ainda não descobri essa skill.

A anubia nana na frente também não foi planeada, aceitei a planta de última hora pois não tinha mais nada mas receio que quando crescer fique grande demais.

 

Outra preocupação e que a frente do aquario está muito despida, não havia Anubias pequenas e buces suficientes para colar. Mas isso e algo que pode ser decidido com o tempo.

 

No final posso dizer que para alguém que estava tremendamente preocupado de fazer asneira, embora não tenha saído nada de encher o olho, também não saiu nenhuma vergonha, e com o tempo este patinho feio tem potencial para virar cisne.

E consegui não partir o aquario,se bem que parti o filtro.

 

Eu tou com dificuldade em qualificar o estilo deste layout, eu queria um diorama, mas claro que falhei redondamente e isto parece-me mais um nature aquarium? Que acham?

Adoro o nature do Takashi Amano, mas para mim, para montagens pessoais nunca fui grande coisa com esse estilo, mas acima de tudo e um estilo que pela falta daquele impacto inicial, o Wow factor não me atrai muito.

 

Agora espero a vossa opinião e desejem-me sorte.

 

 

 

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

 

 

  • Gosto 8

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que está um excelente trabalho aqui, com todas as limitações que houve, acho que este e todos os aquários presentes estavam a ficar muito bons! 

Vai ser uma competição renhida entre todos.

Acho que tens razão quanto à Anubia da frente, fica ali muito saliente quanto ao resto do hardscape. A Higrophila pinnatifida também não sei de que modos vai crescer ali, mas até poderá ficar bem com as podas.

A ver como isso corre com o tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Bruno R. Carvalho disse:

A sério só de pensar que há pouco mais de um mês estava a equacionar desistir da aquariofilia, nem quero pensar. O caminho negro que eu estive prestes a seguir.

Va lá que houve aqui um moderador que me prometeu umas lambadas se eu desistisse e não me largou até eu me inscrever no evento.

 Ainda há grandes moderadores :default_jcb_bowdown:

Seria uma enorme perda, para todos nós que seguimos e nos inspiramos nas suas obras de arte, para o fórum, para a aquariofilia portuguesa em geral e principalmente para si porque nota-se que há uma grande paixão por de trás de cada montagem que nos apresenta.

Quanto ao aquário, faltou aquele impacto inicial de que fala, próprios dos seus aquários, mas que é compreensível dado os recursos limitados, aquela anúbia à esquerda está um bocado grande, está a roubar muita atenção ao aquário, tirando isso não tenho olho crítico para mais xD É deixar as plantas desenvolverem-se e ir limando umas arestas que e o aquário ainda vai surpreender.

Muita força e nada de desistir dos aquários... As dificuldades são para serem superadas 💪

 

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tudo fosse fácil  tínhamos  que mudar de nome, em vez de desafio seria concurso de aquascaping, como todos os outros.  😉

Aqui nao há desculpas de que o filtro ou a calha sao melhores ou piores, todos tem o mesmo equipamento e o que vai fazer a diferença  é aquilo que nao se vende, o tal kit de unhas, como  nisso estás bem  servido não vais ficar mal de certeza. Só para relembrar, o Ismael o ano passado foi para o desafio triste por nao poder participar, mal sabia ele que a sua cara-metade tinha combinado connosco a sua entrada. E pelos vistos nao se saiu mal, ganhou o desafio!!! 

Para o layout de floresta que pretendias o red moor não é a melhor opção mas isso não  era uma  surpresa pois foi desde o início confirmado que seria esse a escolha para todos. Mas quem sabe não fica algo diferente e para  melhor???  

Quanto à escolha de plantas, o mesmo  se passou comigo e com os restantes membros que participaram. O caminho certo é como disseste, primeiro a ideia, depois a construção  do layout e só  depois  a escolha das plantas. E no  fim a fauna adequada ao que temos! 

Olha que até gosto de ver a anubia na frente, com as outras plantas de folhagem mais pequena por trás, aumenta consideravelmente o efeito de profundidade. 

Um reparo, o filtro está muito posicionado do lado direito,  não  vais ter problemas  de circulação no lado esquerdo?

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tudo fosse fácil  tínhamos  que mudar de nome, em vez de desafio seria concurso de aquascaping, como todos os outros. 
Aqui nao há desculpas de que o filtro ou a calha sao melhores ou piores, todos tem o mesmo equipamento e o que vai fazer a diferença  é aquilo que nao se vende, o tal kit de unhas, como  nisso estás bem  servido não vais ficar mal de certeza. Só para relembrar, o Ismael o ano passado foi para o desafio triste por nao poder participar, mal sabia ele que a sua cara-metade tinha combinado connosco a sua entrada. E pelos vistos nao se saiu mal, ganhou o desafio!!! 
Para o layout de floresta que pretendias o red moor não é a melhor opção mas isso não  era uma  surpresa pois foi desde o início confirmado que seria esse a escolha para todos. Mas quem sabe não fica algo diferente e para  melhor???  
Quanto à escolha de plantas, o mesmo  se passou comigo e com os restantes membros que participaram. O caminho certo é como disseste, primeiro a ideia, depois a construção  do layout e só  depois  a escolha das plantas. E no  fim a fauna adequada ao que temos! 
Olha que até gosto de ver a anubia na frente, com as outras plantas de folhagem mais pequena por trás, aumenta consideravelmente o efeito de profundidade. 
Um reparo, o filtro está muito posicionado do lado direito,  não  vais ter problemas  de circulação no lado esquerdo?
 
 
 
Em relação a anubia é um caso a ver. Por agora vai ficar ali.

Em relação ao filtro, esta manhã liguei o Co2 e pelo que pude ver o filtro empurra as bolhas por todo o aquario.

Há primeira vista não há problema de circulação, talvez porque o aquario é pequeno.

Mas se houver, depois reposiciono o mesmo.

As vezes até seria melhor não vir para o desafio com ideias pré concebidas de layouts e simplesmente improvisar tudo on site de pois de saber aquilo que há disponível.

Agora é ver se eu tenho mesmo unhas para este menino.

Não começa bem, pois os próximos três dias meteram-me a trabalhar dia e noite, ou seja nem vou ter tempo de olhar para o aquario quanto mais cuidar dele.


Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Ainda há grandes moderadores :default_jcb_bowdown:
Seria uma enorme perda, para todos nós que seguimos e nos inspiramos nas suas obras de arte, para o fórum, para a aquariofilia portuguesa em geral e principalmente para si porque nota-se que há uma grande paixão por de trás de cada montagem que nos apresenta.
Quanto ao aquário, faltou aquele impacto inicial de que fala, próprios dos seus aquários, mas que é compreensível dado os recursos limitados, aquela anúbia à esquerda está um bocado grande, está a roubar muita atenção ao aquário, tirando isso não tenho olho crítico para mais xD É deixar as plantas desenvolverem-se e ir limando umas arestas que e o aquário ainda vai surpreender.
Muita força e nada de desistir dos aquários... As dificuldades são para serem superadas 
 
Obrigado.
A ideia de desistir veio porque infelizmente has vezes a problemas da vida pessoal que nos tiram vontade de fazer até aquilo que mais gostamos.

Não escondo que não estou numa boa fase, é que durante dois meses nem queria olhar para aquarios.

Mas aos poucos estou a voltar, tem-me ajudado a me distrair e nisso este aquariozinho vai de certeza ser uma mais valia.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que está um excelente trabalho aqui, com todas as limitações que houve, acho que este e todos os aquários presentes estavam a ficar muito bons! 
Vai ser uma competição renhida entre todos.

Acho que tens razão quanto à Anubia da frente, fica ali muito saliente quanto ao resto do hardscape. A Higrophila pinnatifida também não sei de que modos vai crescer ali, mas até poderá ficar bem com as podas.
A ver como isso corre com o tempo.
Obrigado.
Isto agora é para se ver tudo com o tempo. A ideia geral do aquario é a expus no tópico inicial, agora cabe-me a mim construir algo de sucesso a partir da base já criada.
You confiante que o vou conseguir fazê-lo.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, tal como tu indicaste existem passos a seguir para chegar a um bom resultado, portanto tendo em conta as circunstâncias, toca a puxar pelo kit de unhas.

 

Esse aquário precisa de amadurecer para chegar ao seu potencial, aliás como qualquer outro, por isso é uma questão de tempo até que comeces a definir espaços e a limitar o avanço de algumas plantas de forma a chegar aquilo que pretendes do layout. Conhecimento não te falta, saberes o comportamento das plantas e a forma como elas se adaptam ás diversas condições é uma grande vantagem, só por aí será mais fácil para ti de dominar o aquário 😉

On 15/10/2019 at 14:09, Bruno R. Carvalho disse:

As vezes até seria melhor não vir para o desafio com ideias pré concebidas de layouts e simplesmente improvisar tudo on site de pois de saber aquilo que há disponível.

large.IMG-20190131-WA0000.jpg

Queres melhor "ir ás cegas" do que aquilo que me calhou o ano passado? Foi tudo completamente de improviso, nem as plantas eu sabia, no fim veio a revelar-se uma bela surpresa! Posto isto e dentro de todas as limitações submetidas, resta que dês o teu melhor e nos tragas um aquário que inicialmente não era wow mas passou a ser Fantástico.

 

No que toca a pormenores sobre a montagem, discordo da tua insatisfação com o layout em si, tem alguma complexidade e característica que remete a um mix de Nature com diorama, assim sendo reconheço aí bastante potencial e com dinamismo para ser um pequeno grande aquário!

Ao nível de plantas, as anubias a manter esse tamanho dão uma noção de escala bastante melhorada, pontos extra para isso!

 

Agora não te descuides e tesoura afiada para manter isso tudo nos devidos sítios!

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o teu layout é daqueles como o futebol, só no fim!

Se conseguires levar isso a bom porto, como é teu apanágio, vai ser como o Ismael  falou, fica top.

Nem sempre muito elaborado é o melhor

Eu gosto bastante do layout, apenas essa anubia esteja um pouco desbroporcional

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno o teu layout é daqueles como o futebol, só no fim!
Se conseguires levar isso a bom porto, como é teu apanágio, vai ser como o Ismael  falou, fica top.
Nem sempre muito elaborado é o melhor
Eu gosto bastante do layout, apenas essa anubia esteja um pouco desbroporcional
 
Vou chamar-lhe a anubia da discórdia. Talvez esse devesse ser o nome do layout. Visto que uns acham que melhora o layout, outros acham que é o seu ponto fraco.
Obrigado pelas palavras é sempre bom ouvirmos palavras de encorajamento quando duvidamos de nós próprios.
As vezes é todo o incentivo que precisamos para chegar a bom porto.

Em relação a anubia vou deixar o layout crescer um pouco e depois decido se fica ou se tem que sair.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, tal como tu indicaste existem passos a seguir para chegar a um bom resultado, portanto tendo em conta as circunstâncias, toca a puxar pelo kit de unhas.
 
Esse aquário precisa de amadurecer para chegar ao seu potencial, aliás como qualquer outro, por isso é uma questão de tempo até que comeces a definir espaços e a limitar o avanço de algumas plantas de forma a chegar aquilo que pretendes do layout. Conhecimento não te falta, saberes o comportamento das plantas e a forma como elas se adaptam ás diversas condições é uma grande vantagem, só por aí será mais fácil para ti de dominar o aquário
large.IMG-20190131-WA0000.jpg.2474bc6097fbb4c79c26f1e78ba5f61a.jpg
Queres melhor "ir ás cegas" do que aquilo que me calhou o ano passado? Foi tudo completamente de improviso, nem as plantas eu sabia, no fim veio a revelar-se uma bela surpresa! Posto isto e dentro de todas as limitações submetidas, resta que dês o teu melhor e nos tragas um aquário que inicialmente não era wow mas passou a ser Fantástico.
 
No que toca a pormenores sobre a montagem, discordo da tua insatisfação com o layout em si, tem alguma complexidade e característica que remete a um mix de Nature com diorama, assim sendo reconheço aí bastante potencial e com dinamismo para ser um pequeno grande aquário!
Ao nível de plantas, as anubias a manter esse tamanho dão uma noção de escala bastante melhorada, pontos extra para isso!
 
Agora não te descuides e tesoura afiada para manter isso tudo nos devidos sítios!
 
Abraço
Obrigado Ismael. Tenho andado cheio de trabalho mas hoje cheguei a casa mais cedo e olhei para ele com outros olhos.
Verdade que foge muito ao meu estilo, mas começo a imaginar como ficará depois de crescido e o que preciso de fazer para chegar. Agora é só rezar que as algas não me dêem muito trabalho.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/10/2019 at 01:40, Bruno R. Carvalho disse:

 

 

nao desgosto de todo dessa anubia mesmo no vidro frontal, acho que faz mais sentido mesmo à frente do que noutro sitio, pois acaba por dar mais profundidade ao que tens no fundo mas acho que vai depender do tamanho que ela ira atingir, como tem crescimento lento ate pode ficar fixe assim que todas as outras tambem começem a crescer. mas percebo a tua cena de ja ires com uma ideia e no final nao conseguires concretizar. eu tambem ja tinha uma cena pensada mas percebi logo que nao ia ficar como tinha planeado. apesar de nao preencher os teus requisitos acho que tambem nao esta "tao mau" como tu dizes, acho que até comentei contigo que estava a ficar muito fixe. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma que isso compõe-se.

O engraçado deste evento, é exactamente não trabalharmos já com o trabalho "meio feito". Por isso é que se chama "Desafio" 😉

Sairmos da nossa zona de conforto é o que muitas vezes nos faz evoluir e trazer coisas novas ao Hobby.

O teu desafio agora, é tornares uma coisa que não gostas, em algo que te dê esse prazer de cuidar, que te está a faltar por agora...

Com o crescimento das plantas e as podas, vais conseguir transformar a tua visão do aquário e começar a ver as coisas de maneira diferente da que estás acostumado.

Vais ver que ainda te vais divertir mais do que com um aquário que já sabes o que vai acontecer 😉

 

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.
Ora vamos a um resumo do que tem acontecido por aqui nos últimos dias.

De momento o aquario já está com todo o equipamento a funcionar, optei por um fotoperiodo de 7 horas, tive para ir para seis, mas com esta calha parece-me que posso ir um pouco mais sem correr riscos.

Não estou a desdenhar da calha, gosto bastante dela, mas parece-me que por ser uma calha de 30cm a potência é mais que adequada para o layout de 45cm e não está overpowered, ou seja não está com luz a mais.
Mas isto é o que acho, agora há que ver se tenho razão.

Durante os 2 primeiros dias não se via nada neste aquario, o boom de bactérias era enorme, a água mais parecia leite. Até pensei ir ali a cozinha buscar um pouco de café e prontos.
Ou ficava com um Blackwater xunga ou então tinha uma dose ilimitada de café com leite.

De qualquer maneira ao terceiro dia passou.
É capaz de ter qualquer coisa a ver com o facto de lhe ter adicionado a Neo média pure dentro do filtro na noite anterior.

De qualquer maneira hoje de manhã ao acordar tinha água no chão.
Sei o que vão dizer:

Adicionaste medias demais?

Foi o que eu pensei. Mas não, ao observar o funcionamento do filtro percebi que a falha é que com este filtro a trabalhar no máximo a água simplesmente sai directamente do reservatório onde está a bomba para fora sem entrar no reservatório que onde estão as esponjas e a media.

Não me refiro a água toda, mas o suficiente para começar a molhar o chão. E eu só não notei mais cedo porque não tenho estado em casa.

A solução temporária foi reduzir a potência ao filtro, infelizmente, essa solução nunca poderia ser permanente pois a circulação era quase nula assim.

Após alguns concelhos recebidos a opção foi colocar um pouco de lã filtrante no topo do reservatório entre o tubo e parede do filtro. O objectivo que acho que consegui é forçar a água a, em vez de subir para fora do filtro, passar para reservatório onde está a média e subsequentemente voltar para o aquario.

Acho que consegui a primeira vista não cai mais água para fora do filtro e o mesmo debita muito mais corrente agora do que antes.

Hoje cheguei e fiz TPA. Seguindo o exemplo de alguns dos meus colegas optei por usar água velha do meu aquario da floresta, e enquanto fazia isso também tirei algumas matérias filtrantes já cicladas desse aquario para dentro do hailea.
Com isso espero acelerar o processo de ciclagem e quem sabe evitar problemas de maior.

Ah, quem estou eu a enganar, isto de usar a água velha é na verdade uma maneira desesperada de deixar de ouvir a minha mãe com o gasto de água dos aquarios.

Mas prontos explicar como fiz acima faz-me parecer mais intelectual.

Em relação às plantas já se notam algumas diferenças. Em especial nas plantas de caule.

Aqui fica fotos do aquario e do arranjo do filtro.

cffef4b07793ee29006c9a3fab22588e.jpg

ffbe4b8aab4020bf4db4241b54c31edd.jpg

E prontos aqui ficou mais um update.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez que vejo este aquário reconheço-lhe mais potencial quando esse fundo estiver bem preenchido vai dar uma aparência ainda melhor ao aquário.

 

Edit: Acredito que depois das plantas de fundo se desenvolverem a minha opinião sobre a Anúbia vai mudar

 

 

 

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Mais um pequeno update deste aquario.

Hoje fiz mais uma Tpa, peço desculpa mas a vida não dá para TPA's todos os dias, nem de dois em dois dias, mas hoje fiz uma e voltei a usar água do meu aquario da floresta.

Que tem acontecido por aqui?

A Madeira estava toda coberta de fungus, removi com uma escova de dentes e depois aspirei, mas a ver se arranjo uns Ottos e eles tratam disto em menos de nada.
De qualquer maneira é normal por isso não é coisa que me preocupe.

As anubias e a pinnatifida têm sofrido algum melt nas folhas, em especial a anubia grande, a pinnatifida no entanto já tens pés novos a nascer completamente vermelhos por isso nem tudo está perdido.

Tirando isso as plantas de caule estao a crescer bem e já se notam bem nas traseiras, com excepção da Pogostemon erectus, que foi a única planta de caule que usei in vitro, daí estar a demorar mais.

Vou deixar uma foto que tirei hoje depois da TPa. Depois com tempo tiro mais.

Antes que esqueça também adicionei um fundo daqueles translúcido ao aquário. Fui comprar ao AKi.

6ed5010e6afb4e81d40b66a5e677ba50.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 5

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha... escapou-me este aquário! 😄

Então, tenho muita curiosidade em saber como vai estar em Fevereiro. Principalmente essa nova técnica de colar pinnatifidas nos troncos.

No geral está bastante bom, no entanto acho que lhe falta um toquezinho de espuma PU, só mesmo para dar aquela modernizada 😄

 

  • Gosto 1
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora que se dissiparam as nuvens dentro desse aquário, está na altura de ver a luz brilhar por entre a floresta.

Essa lã não só ajuda a forçar um fluxo continuo para dentro do filtro como acaba também por reter algumas partículas mais finas em suspensão na coluna de água, e como resultado uma água mais límpida.

Esses ligeiros "melt" são perfeitamente normais, o ecossistema ainda está muito desiquilibrado, há muita carga de nutrientes (como estás a fazer poucas tpas iniciais esse estado agrava-se) mas com tempo isso vai ao sitio. Da mesma forma que as plantas vão começar a ocupar os devidos espaços e já vais tendo uma percepção mais real do resultado final.



Cumprimentos
Ismael Figueira

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso vai ao ponto... quando fechares o layout com plantas vai fical algo brutal.

É dares-lhe tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update

Hoje foi dia de Tpa, e caso para dizer que também eu estou na fase do melt, dos fungos e das diatomaceas.

Mas a apesar disso há boas notícias.
As plantas de caule já estavam a sair fora do aquario por isso hoje foi dia da primeira poda.

Cortei a rotala Vietnam, a green é a h'ra. Depois replantei os tipos que cortei apta aumentar a densidade, e para melhorar ainda mais a coisa tinha uma boa quantidade de rotala h'ra e green que sobrou da poda de outro aquario, adicionei também. Espero que não me desclassifiquem, mas antes isso que mandar as plantas para o lixo.

A H'ra que veio do outro aquario está completamente vermelha, então deu um look muito engraçado ao aquário.

Plantas que me preocupam são as de tapete, a monte carlo e a Eleocharis estão a demorar a arrancar. É preocupa-me que quando o fizerem há irão estar bastante na sombra da massa vegetal.
Outra planta que preocupa é a Pogostemon erectus, usei in vitro e a planta embora parece saudável ainda não cresceu bem um centímetro. Ja vai duas semanas e não cresce, o que é pela pois acho que ficava bem ali, se não arrancar substituo por podas de rotalas do outro aquario.

Por motivos famíliares ainda nos tive tempo de ir a solucoes buscar os vivos. A ver se lá vou para a semana.

Aqui ficam algumas fotos.
cdbbe0bd154b7fac87e582554d92b408.jpg

08140516a1be200ebc4d56ce0b2d029e.jpg

4f176fc53e18ba2739c9a346972933c2.jpg

7d6b3bbb5db91ad32d8401b85cea6937.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais deixar a H. Pinnatifida crescer só na ponta dos troncos ou vais deixar a partir da base?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Peço desculpa pelo atraso no update do tópico. Problemas pessoais vem como de saúde resultaram no meu afastamento da aquariofilia.

Mesmo assim tenho conseguido manter tanto is meus aquarios pessoais, como o do concurso.

Em relação ao aquário do concurso tive uma fase com bastante diatomaceas, sobretudo na forma filamentosa, este é uma alga com a qual eu não me preocupo, sei que se der tempo ao tempo e mantiver o meu regime de manutenção as algas com o tempo desaparecem.

Entao durante umas 3 semanas mantive a minha TPA semanal regular, sem stress, adicionei uns SAE's, ottos e camarões red cherry para me ajudarem a controlar o problema.

Tirando isso foi manutenção semanal com 50% Tpa e remoção manual das algas e adicionei Excel diariamente.

Andei assim umas 2 semanas, hoje a terceira semana já não há diatomaceas.
Apareceu um pouco de staghorn nas folhas e troncos, mas já tenho tratado com excel e já começa a mudar de cor. Por isso é problema que vai desaparecer nos próximos dias.

Em termos de fertilizacao. Ando a dar potássio e ferro.

As plantas deram um salto, as plantas de caule tomaram conta do aquario e já tive que as podar várias vezes.

O tapete de monte carlo demorou, mas finalmente está a arrancar e já começa a tomar conta do aquario, este tapete tem uma particularidade, veio do retrieve the forefathers da Vera, e ela tinha muita luz, por isso as folhas cresceram muito pequeninas, talvez mutação, não sei ao certo. O certo é que neste aquario a planta cresce com as folhas pequeninas apesar de não ter tanta luz, quase parece Cuba em vez monte carlo.

A Stauregyne também descolou é esta muito bonita. A minha preocupação é quando for a poda, pois tenho tido casos noutros projectos em que a planta não gosta de ser podada.

As Anubias e buces não têm mostrado sinais de crescimento, as estão colocadas na sombra das outras plantas por isso era de esperar.

Nas traseiras a Eleocharis disparou e o musgo flame também.
O problema é que o musgo cresceu mais alto que a Eleocharis por isso está mal se nota. Algo que tento resolver mais tarde.

A única planta que não cresce quase nada continua a ser a Pogostemon erectus.
Esta saudável mas o crescimento é lento. Não sei porquê, deduzo que por ser in vitro.

Tirando isso o aquario está bem e estou a gostar bastante do layout. Apesar dos meus problemas que tenho passado e me ter afastado, este layout tem sido muito bonito de observar.

Devo também acrescentar que a adopção de uma posição mais relaxada em relação ao layout, algas e manutenção não trouxe qualquer problema ao aquário, mas para mim tornou a experiência muito mais relaxante.

Acho que as vezes andamos tão preocupados com algas e problemas ou sempre de roda da redes sociais a discutir aquarios, que no fim acabamos por nos esquecer dos aquarios em si.

Aqui vai uma foto tirada hoje após TPA. b25e10a0d51bb7d9565f527ccba11446.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

  • Gosto 6

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom trabalho... Para além do aquário estar cada vez melhor temos aqui um tópico impecável... O detalhe faz toda a diferença... não só tenho a dizer que o aquário está a ficar mais bonito e interessante a cada publicação como também aproveito para agradecer porque para um iniciante como é o meu caso ter aqui os detalhes do que vêm a acontecer no aquário desdo tipo de fertilização, à resposta das plantas, às medidas tomadas para erradicar as algas etc etc aquilo que vos parece simples mas para nós iniciantes é um grande quebra cabeças..

Parabéns pelo rumo que a montagem está a levar, as melhoras e mais uma vez obrigado pelo excelente trabalho que está a fazer neste tópico.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 4

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno!

A evolução do aquário em tão pouco tempo é algo de fantástico. Não estavas assim tão contente com o resultado final pois eu acho que agora o tal patinho está cada vez mais branco 🦢

Eu fazia apenas 2 pequenas adições. Acho que uns musgos Weeping ficavam a matar esses troncos, especialmente com (segunda adição) um fundo preto.

De resto, gostava de ver uma fotografia frontal sem o termostato e o filtro mais escondido, que é facil mas percebo que assim seja a melhor posição.

Um abraço homem, força e se precisares de alguma coisa, já sabes

edit: ps- Esse CO2 deu-me um rage de inveja que não tens noção

Editado por João Pedro Palma
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais