Catrapumba


Pedro Mendanha Dias

Recommended Posts

Apresentação do aquário:

Foi exatamente no Desafio do Fórum, do ano passado, que surgiu o Cristiano Ronaldo da poda, o João Félix da fertilização, o vai lá vai do layout... Ou seja.. EU!!! 😄

Pois é, foi graças a este Desafio que aprendi batatões de coisas que me permitem ter, neste momento, vários aquários montados em casa...

Na 2ª edição do Desafio do Fórum apenas tenho o objetivo de montar um aquariozorro, pondo em prática as técnicas super avant-garde, que estou a desenvolver, como a do substrato ausente, a fertilização pelo olhar ou a poda à chapada...

 

Ficha técnica do Catrapumba:

 

1 – Nome do aquário:

Catrapumba (um protesto contra os malditos elevadores que racharam o Zezinando... força Zé... esta é para ti...#deusnocomando)

 

2 – Data de montagem:

13 Outubro 2018

 

3 – Dimensões do aquário:

45x30x30 cm, da Ila em vidro extra claro de 5 mm.

3.1 – Volume bruto e útil:

40 L, com um volume útil que deverá rondar os 30 L

3.2 – Móvel:

Uma magnífica bancada de cozinha

 

4 – Equipamentos:

4.1 – Filtro:

Hailea bio filter cascata SL-306

4.2 – Termostato:

-

4.3 – Iluminação/Fotoperíodo:

Twinstar light 300 C, com um fotoperíodo de 8h

4.4 – Sistema de CO2:

Aquario Neo CO2

 

5 – Substrato & Hardscape:

5.1 – Substrato:

Aquaria Neo Soil for plants, e areia Leroy Merlin para estuque, um topo de gama dentro do seu género. 

 

5.2 – Hardscape:

Rocha: Ryuoh stone

Madeira: Red moor wood 

 

6 – Fertilização:

Para já, apenas com o olhar.

 

7 – Flora:

Elatine hydropiper
Micranthemum "Montecarlo"
Bucephalandra "Lamandau mini red" 
Eleocharis sp. "mini" 
Bolbitis heteroclita "Difformis" 
Lilaeopsis "Novea-Zealandiae"
Cryptocoryne wendtii "Flamingo"
Cryptocoryne parva 
Hygrophila lancea sp. "Araguaia"
Hygrophila pinnatifida 
Eleocharis acicularis
Juncus repens
Rotala sp. "Yao Yai"
Rotala rotundifolia "H'ra"

Todas elas da Aquaflora!!!!!


8 – Fauna:

Estou a pensar numa Arwana, mas ainda tenho que estudar melhor esta opção.

 

Em relação ao Rookie já me sinto vitorioso, pois enchi o aquário e nenhuma planta ficou a flutuar. Algo inédito para a minha pessoa 😄

Mas porque o que realmente interessa são as fotos. Deixo-vos uma foto tirada antes de encher o Catrapumba de água, e mais três já com ele cheio. Digam de vossa justiça sff:

large.1356112409_2019_10.13-Catrapumba011publ..jpg

large.1845346388_2019_10.13-Catrapumba013publ..jpg

large.1250344416_2019_10.13-Catrapumba015publ..jpg

large.431340539_2019_10.13-Catrapumba014publ..jpg

 

 

Editado por Pedro Mendanha Dias
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem rookie! Abriste as hostilidades e logo com o estilo mordaz a que nos habituaste! 

Tendo em conta o teu know-how e ambição ilimitada o céu é o limite!!!!

Quando é que vais  trocar essa areia branca por aquela vermelhinha que é a tua marca??? 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao rookie, a evolução do artista em termos de layout e de técnicas é mais que notória. Para o ano ficas nos 200 primeiros no IAPLC.

Um dos problemas desse layout é ó mesmo que alguns de nós encontramos com a montagem dos nossos layouts, algumas plantas escolhidas nao se adaptam ao desenho criado.
No teu caso algumas plantas vão crescer muito altas e esconder todo o hardscape.
Mas creio que esse é óbvio propósito do desafio, criar algo com as limitações de não poder planear o layout de antecedência.

Eu gosto do layout, no entanto não gosto do nome catrapumba. Já chega de aquarios partidos, não queremos mais catrapumbas.

Isso ficava bem era Foam Valley, ou mesmo em tugalês, vale da espuma. Ou pensas que me esqueci que isso são 95% espuma, 2% rocha de lava, 2% substrato e 1% plantas.

Aliás o uso de espuma no evento foi tão comum que pensei que me tinha enganado, em vez de ir ao desafio de aquascaping, fui à festa da espuma.

Até me sentia deslocado como aquelas pessoas que levam o fato de gala para um baile de máscaras.

Fui eu equipado com filtros de cigarros e cola todo contente para chegar lá e o pessoal tava todo armado com canhões de espuma.

Tipo talk about taking a knife to a gunfight. Ou em bom português levar uma faca para um tiroteio.

Agora a serio, gostei bastante de ver o crescimento desse layout, a evolução em relação ao ano passado é notória não só em qualidade como em entusiasmo.

Agora e só ver com isso cresce.

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou excelente! Visto sem as plantas nem parecia o mesmo. 
Na minha opinião, só aqueles dois pauzitos na frente é que parecem destoar do resto. Mas tal como os restantes, com todas as limitações ficou muito bom mesmo. 
A ver como isso agora desenvolve. 
Boa sorte! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Tozé Nunes disse:

Quando é que vais  trocar essa areia branca por aquela vermelhinha que é a tua marca???

Mas o que é isto de andar aqui a spoilerizar isto tudo? Não contes já como vão ser os próximos capítulos, senão o tópico perde o interesse 😄 

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Em relação ao rookie, a evolução do artista em termos de layout e de técnicas é mais que notória. Para o ano ficas nos 200 primeiros no IAPLC.

Muito obrigado!!!! Se mais ninguém concorrer, até sou capaz de ganhar aquilo tudo 😄 😄 😄

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Um dos problemas desse layout é ó mesmo que alguns de nós encontramos com a montagem dos nossos layouts, algumas plantas escolhidas nao se adaptam ao desenho criado.
No teu caso algumas plantas vão crescer muito altas e esconder todo o hardscape.

Cerca de metade das plantas que estou a usar neste layout, nunca usei anteriormente, por isso vai ser mais uma grande experiência de aprendizagem constante... Entretanto se algumas começarem a tapar tudo, ponho em prática a poda à chapada, e espero conseguir resolver o problema...

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Eu gosto do layout, no entanto não gosto do nome catrapumba. Já chega de aquarios partidos, não queremos mais catrapumbas.

Os nomes catastróficos sempre me disseram algo... Catrapumba inspira-me... E se por acaso, no futuro, o deixar cair, sempre posso dizer que foi o peso do destino que fez aquilo, e fico de consciência tranquila em relação à minha falta de jeito para transportar aquários!!! 😄

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Isso ficava bem era Foam Valley, ou mesmo em tugalês, vale da espuma. Ou pensas que me esqueci que isso são 95% espuma, 2% rocha de lava, 2% substrato e 1% plantas.

Não sei qual a ficha técnica do teu estudo, mas não me parece muito credível... Onde estão as percentagens referentes aos espaços brancos e nulos? E os espaços indecisos, que só na Pet Fil é que vão decidir se querem ser espuma, rocha, substrato, planta ou mergulhador de plástico????

há 11 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Aliás o uso de espuma no evento foi tão comum que pensei que me tinha enganado, em vez de ir ao desafio de aquascaping, fui à festa da espuma.

Até me sentia deslocado como aquelas pessoas que levam o fato de gala para um baile de máscaras.

Fui eu equipado com filtros de cigarros e cola todo contente para chegar lá e o pessoal tava todo armado com canhões de espuma.

Tipo talk about taking a knife to a gunfight. Ou em bom português levar uma faca para um tiroteio.

Filtros de cigarro já é muito vintage, espuminha PU is the new black... No arquipélago da Indonésia já criaram mais de uma ilha nova, tudo em espuma PU, com uns musguitos colados, só para tropicalizar a coisa!!! 😄

há 1 hora, Emejet disse:

Ficou excelente! Visto sem as plantas nem parecia o mesmo. 
Na minha opinião, só aqueles dois pauzitos na frente é que parecem destoar do resto. Mas tal como os restantes, com todas as limitações ficou muito bom mesmo. 
A ver como isso agora desenvolve. 
Boa sorte! 

Muito obrigado... Vamos ver como as plantas crescem... Estou mesmo muito curioso em saber se vou conseguir criar algo de jeito com este layout e estas plantas 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns....

Tinha mais adjetivos prazerosos para o aquário mas como n houve o gelado prometido, fica para a próxima.

O teu desafio é mesmo n esconderes o layout no meio das plantas. No teu caso a pet podia ser já para a semana que isso está quase pronto 😆

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vasco Ferreira disse:

Parabéns....

Tinha mais adjetivos prazerosos para o aquário mas como n houve o gelado prometido, fica para a próxima.

O teu desafio é mesmo n esconderes o layout no meio das plantas. No teu caso a pet podia ser já para a semana que isso está quase pronto 😆

Eu prometo que um dia levo gelado... Não sei bem quando... Mas um dia levo!!! 😄

Agora já podes adjetivar à vontade... 

Mas nisso tens razão... É bem possível que esta foto que publiquei, seja a foto que vou enviar para ser avaliada... 😉

há 5 horas, Inácio Sanches disse:

Eu sabia que isso ia ficar bom, tinha a certeza, está top.  

Muito obrigado pela confiança... Confesso que tive muitas dúvidas durante o processo de montagem... Mas até fiquei bastante feliz com o resultado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Rookie deixou de ser rookie e passou a ser The Rock!

 

Grande evolução desde a 1ª edição do desafio! Além do evento em si é isto que mais nos orgulha, ver a malta a desenvolver capacidades com todo o mérito! É muito gratificante saber que estas iniciativas estão a ter aproveitamento e com isso estamos a criar raízes quer no aquascaping nacional como além fronteiras.

 

Pedro, bom arranjo de pedras ( a espuma ninguém vê) em conjunto com as plantas que escolheste. A meu ver as madeiras não são as melhores, principalmente aquele ramo que está a apontar ao vidro da frente, mas com o crescimento da flora isso vai disfarçar um pouco. Agora resta isso mesmo, que as plantas comecem a ocupar os devidos espaços em conjunto com tua destreza de poda à chapada para teres aí um aquário de topo!

 

Carrega!

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 ano. 

Ao fim de um ano, estás assim. 

Apresentar o teu exemplo é o melhor elogio que se pode fazer a esta iniciativa do Fórum. 

 

Fico com a recordação de ter ver perdido há um ano de frente para o aquário e o caminho que fizeste. 

 

Hoje nem falo do teu aquário. Falo 'apenas' do que fui assistindo. Brutal! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vocês os dois Sr. @ismael_figueira e Sr. @Ricardo Gil só vos posso dizer muito obrigado pela generosidade, partilha e a forma descontraída como acolhem os rookies desta vida!!!

São esses pequenos gestos que fazem toda a diferença, e que vos tornam aquascapers com "A" grande!!! Que Nossa Senhora da Espuminha PU vos proteja, sempre!!! 😄

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante deste layout.

Dá para ver bem a tua evolução. Gosto de te ver a saíres do clássico, para uma coisa mais elaborada e cheio de detalhes que ao vivo vão ser melhor que nas fotos.

Vamos ver o que saí daí, mas daqui a um mês já vai dar para teres uma noção se a tua ideia ficou como querias ou ainda melhor.

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 dias após a entrada de água no sistema, eis que chegou o meu momento favorito... Fazer umas analisezinhas às água... 😄

Peguei nos testes todos que tenho em casa, e não ficou nada por analisar:

large.1138560310_2019_10.24-Catrapumba-LaJaula001publ..jpg

Não... A água não está grávida!!!

Mas está com uns parâmetros, que vai lá vai:

pH = 6,55

gH = 7

kH = 3

NH4/NH3 = 0

NO2 = 0,5

NO3 = 35

PO4 = 0

Fe = 0,35

K = 15

Cl = amarelo

TDS = 168

A amónia já se foi, os nitritos para lá caminham, e tirando o cloro que ainda está presente, de resto só os fosfatos é que deveriam estar mais altitos. Mas estava à espera deste valor, pois já tenho bastantes algas filamentosas no Catrapumba. 

No entanto, penso que está tudo sob controlo, e que com a adição da fauna, durante a próxima semana, as coisas tenderão a equilibrar-se. 

Quanto à fertilização, até agora nada... Mais para a frente logo vejo qual é a marca que está em promoção 😄

 

Em relação às plantas, para minha grande surpresa, até o momento tive 0% de melt. Mesmo a Elatine, que no Rookie meltou toda em três tempos, continua viva... Espero que seja para continuar 🙂

Espera-se que esta seja a fase mais feioza do processo, mas deixo uma foto do estado atual do menino... Onde destaco as Rotalas e a Montecarlo que estão a crescer a bom ritmo:

large.1224051493_2019_10.24-Catrapumba-LaJaula002publ..jpg

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caixa de testes pipi já tens...

E tesoura?

Está muito bonito, muito natural...tens mesmo é de ter tino com a tesoura. Não tenha "medo" de podar a sério, as plantas recuperam e ficam sempre com um aspecto mais bonito.

Num ano deste um salto gigante. Parabéns

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/10/2019 at 16:25, Pedro Mendanha Dias disse:

tirando o cloro que ainda está presente,

Rapaz analisa a água do aquário em vez da água da torneira! Isso é no mínimo estranho estar a dar valores de cloro no aquário... vê lá se os testes estão na validade ou se estás a fazer uma leitura correta.

Algo que me está a intrigar é a nitidez da água, aliás a falta dela! Como é que tens as matérias filtrantes organizadas no filtro? Parece que algumas estão de folga ou de férias e não estão a fazer o devido trabalho!

Quanto ao resto estou com o Vasco, não tenhas medo da tesoura, quando muito ela dá-te uma dentada, mas para as plantas só dá carinho!

 

 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vasco Ferreira disse:

Caixa de testes pipi já tens...

E tesoura?

Está muito bonito, muito natural...tens mesmo é de ter tino com a tesoura. Não tenha "medo" de podar a sério, as plantas recuperam e ficam sempre com um aspecto mais bonito.

Num ano deste um salto gigante. Parabéns

Caro Vasco muito obrigado!!!

Então, a mala de testes comprei-a alguns meses antes de imaginar que iria entrar neste mundo dos plantados... É o meu lado químico que fala mais alto 😄

Tesouras neste momento tenho umas três... Queria que as plantas crescessem mais um pouco, antes de começar a podar... Mas prometo que em breve já as vou começar a cortar 😉 

há 7 horas, ismael_figueira disse:

Rapaz analisa a água do aquário em vez da água da torneira! Isso é no mínimo estranho estar a dar valores de cloro no aquário... vê lá se os testes estão na validade ou se estás a fazer uma leitura correta.

Algo que me está a intrigar é a nitidez da água, aliás a falta dela! Como é que tens as matérias filtrantes organizadas no filtro? Parece que algumas estão de folga ou de férias e não estão a fazer o devido trabalho!

Quanto ao resto estou com o Vasco, não tenhas medo da tesoura, quando muito ela dá-te uma dentada, mas para as plantas só dá carinho!

 

 

Por acaso quando vi que a água tinha cloro, também pensei que devia ter feito algo errado, mas depois fui ver os registos das análises ao Rookie, e só após 21 dias de montagem é que deixei de detetar cloro na água do aquário... E no Catrapumba até detetei menos que no Rookie... Não sei se poderá haver cloro no substrato... Acho estranho... Não sei... Mas que o tenho no aquário, isso tenho... É como diz o outro... INVESTIGUE-SE!!! 😄

A água estava assim bastante turva, porque tirei a foto logo após uma TPA, onde houve esvoaçamento de areia... As matérias filtrantes estão acordadinhas, que todos os dias toca o despertador às 8h... 😉

Mas em breve vou começar com as impiedosas tesouradas na flora... Buahahahah :default_jcb_chainsaw: 

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se algum cuidado na colocação da rocha, mas há um elemento que perturba o layout, a rocha esquerda.

Muito grande, tira-te o volume do lado direito. vamos ver se a flora consegue disfarçar isso.

Parabéns pela diversidade de plantas, algumas das quais vão te dar trabalho a manter no sitio.

  • Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Luís Cardoso disse:

Nota-se algum cuidado na colocação da rocha, mas há um elemento que perturba o layout, a rocha esquerda.

Muito grande, tira-te o volume do lado direito. vamos ver se a flora consegue disfarçar isso.

Parabéns pela diversidade de plantas, algumas das quais vão te dar trabalho a manter no sitio.

Muito obrigado pelo feedback Luís... :default_dance:O aquascaper que nos enche a todos de orgulho.... :default_Smile-PT:

Mas então a minha ideia era que a montecarlo conseguisse começar a descer pela rocha da esquerda... Será que isso vai acontecer??? Pois... Só mesmo Nossa Senhora das Plantas que Descem para Baixo é que o saberá 😄

Quanto à diversidade das plantas, acho que se deve à ousadia própria de quem não sabe bem o que está a fazer 😄 Algumas delas nunca as tive em aquário... Vamos ver... Vai ser mais um laboratório experimental 😉 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senhoras, Senhores e Entidades Afins!!!

Bem-vindos ao post que revelará o principal candidato a vencer o Prémio Otário do Ano 2019, na Categoria Aquascaping!!! 

:default_juggle:(pausa dramática para criar algum suspense):default_juggle:

 

E o grande nomeado é.... Pedro Mendanha Dias!!!!! 

Pelo seu tremendo desempenho na manutenção do aquário Catrapumba... Pela sua capacidade única de, a cada dia que passa, ter mais e mais algas filamentosas no aquário, e continuar perplexo com o seu aparecimento... Pelo facto de ter enviado uma carta registada à nova Secretária de Estado do Mau Olhado, Olho Gordo, Reza Brava e Pragas afins, e não ter tido a inteligência de verificar o fotoperíodo da calha...

 

Pois é meus senhores, o herói foi utilizar um programador, do mais vintage que há, e em vez de marcar 8h, marcou 10h... 10h diárias que trabalharam muito bem, e deixaram o Catrapumba a parecer uma excelente homenagem à antiga bandeira da Líbia...

 

Entretanto, ao primeiro dia do mês de novembro, talvez por milagre de Todos os Santos, o jovem teve uma epifania, viu a luz, apercebeu-se do sucedido, e lá reduziu o fotoperíodo para 6h, na esperança de voltar a ter um aquário que não seja uma recriação do layout do couro cabeludo da artista de variedades Maria José Valério!!!

 

Como podem ver a situação está tensa, até os nitritos e o cloro desapareceram... Agora tudo faz sentido... Nada meltou, porque assim que o melt chegou ao aquário levou logo com um chapadão de luz na boca que se descoroçoou todo... 

Mas a culpa disto tudo é da entidade patronal, que não me permite dar a assistência devida aos aquários, e controlar as horas em que efetivamente as luzes acendem e apagam... Mas isto não fica assim... Vai levar com um processo em cima que até se lhe derretem os gelados... :default_jcb_22_yikes:

  • Gosto 1
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas sem fotos que comprovem o estado lastimável não podermos atribuir um troféu desta importância. Lamento os iincômodos causados,  defraudar as suas expectativas e como tenho a certeza de que esse troféu  ficaria muito bem situado ao lado da sua coleção de figuras do power rangers...

  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Tozé... devias actualizar com foto. Só mesmo para ver se estava tão bom para prémio imediato.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso vi isso ao vivo ontem e meus amigos...não só merece essa estatua como acho que  devia  ser em tamanho natural 🤪😜🤣, só o pudor me impede de partilhar convosco as imagens captadas. Por via das dúvidas assim que cheguei a casa fui logo tomar um banho quente e esfreguei os olhos com ácido muriatico!!! Agora vejo tudo muito melhor 🤓💀👽🤖🙈🧚‍♂️🧜‍♀️🧞‍♂️🧟‍♂️👀

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Tozé Nunes disse:

Eu por acaso vi isso ao vivo ontem e meus amigos...não só merece essa estatua como acho que  devia  ser em tamanho natural 🤪😜🤣, só o pudor me impede de partilhar convosco as imagens captadas. Por via das dúvidas assim que cheguei a casa fui logo tomar um banho quente e esfreguei os olhos com ácido muriatico!!! Agora vejo tudo muito melhor 🤓💀👽🤖🙈🧚‍♂️🧜‍♀️🧞‍♂️🧟‍♂️👀

Que exagero... Está... Verde... Verde é a cor da esperança, por isso, acredito que tudo vai ficar lindo e maravilhoso... 

Agora vou fazer mais uma TPA, uma poda de algas, e depois já ponho umas imagens 😄

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos...

Estão curiosos??? Querem uma foto??? Pois aqui a têm: 😄

large.718332600_2019_10.31-Catrapumba001.jpg

Ah e tal, e então para quem é que vai o prémio???

É certo que dei uma pequena limpeza antes de tirar esta fotografia, senão nem dava para ver que era o Catrapumba... Mas o grosso da questão deixei ficar, para vosso deleite... 🙂

Muitos podem pensar que tem uma ou outra alga, mas chegou o momento de revelar as minhas verdadeiras intenções...

Desde o primeiro dia que o meu objetivo para este Desafio era criar o primeiro aquário vegan, sem lactose, sem glúten e com muita hortaliça subaquática do mundo... Consegui!!!! 🏆

Coloquei os néons só para vos demonstrar o meu sucesso... Conseguem ver o focinho de nojo dos pequenos, ao saberem que são os únicos derivados de animal no aquário???

Bem, não sei o que vocês pensam, mas eu sou da opinião que o Desafio devia terminar aqui...

Mais ninguém conseguiu fazer um aquário vegan (que é a grande tendência deste fim de década) tão rapidamente e com tantos pormenores de qualidade!!!

É a mona no Louvre e o Catrapumba em Agualva!!!! Vai buscar... What a master piece... Sai da frente japonês, que os outros também o querem contemplar.... :default_jcb_bowdown:

 

Mas depois........... Apareceu o @Tozé Nunes e com o seu olho ultra clássico, nada preparado, para interpretar o aquascaping contemporâneo, disse "tem algas"... 

Sem comentários... Que falta de abertura para o moderno... Estradão não gosta... Algas não gosta... Euuuuuuu sei lá o que mais fazer para agradar...

Mas por respeito à entidade, e visto que até é boa pessoa, decidi remover um pouquinho da arte que pululava o Catrapumba, e ainda dei umas tesouradas em algumas plantas, até chegar a este ponto:

large.1525481665_2019_11.04-Catrapumba002publ..jpg

Está bonito??? Não!!!

Mas a culpa é do Tozé, e fica aqui dito que a partir de agora tudo de mau que acontecer a este aquário, será sempre culpa do Tozé!!!!

Se por acaso acontecer algo positivo, será certamente dedo de Nossa Senhora dos Casos Mais que Perdidos... Ámen!!! :default_baned:

  • Haha 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa manutenção deve ter demorado 5 min...😜

Está top.... Ao ver fui logo ao frigorífico buscar uma salada...abre mesmo o apetite.

Força nisso... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais