Colocar Plantas em Aquário em Funcionamento e sem Substrato


Diogo Várzeas

Recommended Posts

Boa noite.
A cerca de 2 meses coloquei um aquário em funcionamento, que esteve parado imenso tempo, mas que a apenas 2 semanas é que recebeu os primeiros peixes. Aquando da montagem, optei por não colocar nenhum substrato para futuramente colocar plantas. Isto, porque no passado não me dei nada bem com os substratos (talvez fruto da minha inexperiência). Acontece que neste momento estou mais que arrependido. Comprei uns Guppys e pelo menos uma fêmea já vinha grávida e já teve os pequenotes. Mas agora vejo a falta que faz as plantas no aquário, para que eles se possam esconder...

Pergunto: É possível colocar substrato nesta altura do campeonato, para que possa introduzir algumas plantas? Como me aconselham a fazer, de modo a não perturbar muito os peixes?

Seguem fotos do aquário, para melhor precessão de como está (pobre).

IMG-20191013-235103.jpg   IMG-20191013-235135.jpg   IMG-20191013-235127.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo Várzeas 

As fotos e do teu aquário certo?

Tens areão,agora para colocares substrato terias que desmanchares o aquário,ou então optavas por plantas de baixa manutenção,plantas como Anubias, Bucephalandras,Fetos,Musgos,e muitas outras plantas que podes ver aqui, https://tropica.com/da/planter/ ficavas com o aquário com muitas plantas aquário Low-Tech.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Diogo Várzeas 

As fotos e do teu aquário certo?

Tens areão,agora para colocares substrato terias que desmanchares o aquário,ou então optavas por plantas de baixa manutenção,plantas como Anubias, Bucephalandras,Fetos,Musgos,e muitas outras plantas que podes ver aqui, https://tropica.com/da/planter/ ficavas com o aquário com muitas plantas aquário Low-Tech.

Saudações  

Exacto. As fotos são do meu aquário.

Essas plantas se que falou, não necessitam de substrato para se manterem vivas? Desculpe a pergunta, mas nesta parte sou um verdadeiro novato...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que o @Alvaro Silva mencionou, normalmente são colocadas em pedaços de madeira (própria para aquários).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi referido pelo João Cardoso as plantas referidas pelo Álvaro devem ser presas a madeira ou pedras(Não devem mesmo ser enterradas dado que podem morrer)

Acrescento também plantas de superfície que por norma desenvolvem uma boa quantidade de raízes onde os alevinos se escondem.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Mas alem das que eu mencionei se fizeres uma pesquisa com mais calma também há de caule de baixa manutenção,e uma questão de procurares bem,de facto as Anubias as Bucephalandras,os fetos e musgos,tem sempre de estarem agarrados ou a troncos ou pedras,mas mesmo com estas plantas podes ficar com um aquário bem bonito.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Desde já, obrigado pelas respostas.

 

On 14/10/2019 at 15:01, Brunomcc2000 disse:

Acrescento também plantas de superfície que por norma desenvolvem uma boa quantidade de raízes onde os alevinos se escondem.

Mas isso iria retirar luminosidade ao aquário. Não seria prejudicial para os peixeis e eventuais plantas que possa ter abaixo dessas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo 

Sim tens razão com plantas por cima do espelho de água,vai-te tapar muita luz que vai fazer faltas hás plantas de fundo,mas se tu optares mesmo a sim por essas plantas há uma forma de resguardar essas plantas, fazes uma argola da quel tubo fininho que se usa nas pedras difusoras,colas as pontas e colocas no espelho de água com as plantas lá dentro,sempre ficam confinadas ao espaço que tem e não tapam a luz ás plantas de baixo.

Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Diogo 

Sim tens razão com plantas por cima do espelho de água,vai-te tapar muita luz que vai fazer faltas hás plantas de fundo,mas se tu optares mesmo a sim por essas plantas há uma forma de resguardar essas plantas, fazes uma argola da quel tubo fininho que se usa nas pedras difusoras,colas as pontas e colocas no espelho de água com as plantas lá dentro,sempre ficam confinadas ao espaço que tem e não tapam a luz ás plantas de baixo.

Saudações  

 

Não me tinha ocorrido essa ideia...

Muito obrigado, uma vez mais.

Agora só falta ver exactamente o que vou colocar no aquário e onde as encontrar a venda... Já agora: alguma sugestão de lojas viáveis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.