Aquário para Betta - Conselhos


Abel Tenera

Recommended Posts

Boas pessoal

Long story short. Tinha um aqua de 15L (12 úteis), com neons e camarões. Devido a problemas, tive de mover para um maior, para poder ter um cardume maior. Os peixes tinham começado a entrar em conflito, e como resultado um morreu. Entretanto nesse outro aqua já tenho camarões bebés e tudo, os peixes estão saudáveis.

Como fiquei com um aquário livre (sim podia ficar como aqua hospital, mas é um pouco grande demais para ser aqua hospital para neons. Para isso tenho outros recipientes), o de 15L, decidi que quero lá meter um neon. Hoje começou o processo de reativação. Vai ficar uma a duas semanas a iniciar o ciclo do azoto, e entretanto vou meter plantas, caracóis que tenho a mais do aquário maior, e o que for necessário.

Não pretendo meter nenhuma decoração tipo vasos, troncos, e etc. Quanto muito irei meter uma ou outra pedra lisa, mas apenas isso. A nível de equipamentos, já tem um filtro de 2W de potência (não sei quantos L/H ele manda, mas tenho um de 5W que manda 300L/H, este deve dar pelos 120L/H, que é mais que suficiente), um termostato de 25W, e uma lâmpada de 1W. A filtragem é com esponja.

Assim sendo queria conselhos vossos sobre cuidar de Bettas. Apenas pretendo ter um, e macho. Quais as melhores rações, onde comprar (moro em Odivelas, trabalho em LX), e como conservar alimentos vivos, se existem alternativas aos vivos, qual o pH e dureza ideal, etc

Quanto a água, neste momento abandonei água de garrafão, e estou a usar água de torneira, com um tratamento anti cloro, cloramina, e que também ajuda a proteger as barbatanas e as escamas dos peixes da Fluval: Fluval Acondicionador

Editado por Abel Tenera
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Abel Tenera said:

o de 15L, decidi que quero lá meter um neon

Queres dizer betta, certo?

1 hour ago, Abel Tenera said:

Vai ficar uma a duas semanas a iniciar o ciclo do azoto

Como vai fazer isso em apenas 2 semanas?

1 hour ago, Abel Tenera said:

se existem alternativas aos vivos

Existem várias alternativas congeladas ou desidratadas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Queres dizer betta, certo?

Como vai fazer isso em apenas 2 semanas?

Existem várias alternativas congeladas ou desidratadas.

Sim betta, sorry 🙂

Eu calculo uma ou duas semana, que é o tempo que demora um aquário destas dimensões a ciclar. Vou metendo comida no aqua todos os dias para criar amónia. Não irei meter nenhum Betta sem fazer os testes à agua. Tenho daquelas tiras 6 em 1. Também irei aproveitar água do meu outro aqua para fornecer bactérias.

Podes recomendar alguma marca de desidratados?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

recomendo Bettagran diariamente, é barata e bastante completa, os meus adoram e de vez em quando bloodworms congelada ou seca da tropical que ficam malucos 😄

Atenção que os Bettas precisam de pouca comida, mas com regularidade, claro se falhares um dia a alimentação não é grave eles aguentam bem. O estomago deles tem o tamanho do olho sensivelmente. Eu dou as 8h e 19h

Tenta manter o termostato nos 26º, nas TPAs não tem problema de ser um pouco mais fria, o ideal é ser sempre igual, mas nem sempre conseguimos, não convém é ser mais quente. Num aqua de 15L tenta sempre mudar 4~5L de agua por semana, nunca mais que isso para não estragar o equilibro do aqua. (é nas TPAs que removes o excesso de poluentes da agua)

Na filtração convem ser lenta, sem muita corrente (eu tenho femeas que gostam de corrente, mas não é normal nos bettas).

O betta é um peixe fácil de manter e muito brincalhão, sempre que deres comida mantém a mão por perto para ele se habituar, os meus até sobem para a mão se eu quiser 😉

Eles gostam de fundo preto, plantas naturais e flutuantes de preferencia com raiz grande (ex: Limnobium laevigatum). Se possivel compra folhas de amendoeira de india ou o condicionador proprio para aquario de betta que contem oleo destas folhas, as folhas dentro do aqua alem de ser um ponto de brincadeira dele, tambem liberta taninos e oleos que protegem a mucosa do peixe, deixa-o mais calmo, e com a imunidade mais alta, prevenindo doenças.

 

Boa sorte para o aqua, e aproveita para ler muito na internet que informação não falta para cuidar deste peixe lindo que é o betta.

Editado por Hugo Velez
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Hugo Velez said:

boas,

recomendo Bettagran diariamente, é barata e bastante completa, os meus adoram e de vez em quando bloodworms congelada ou seca da tropical que ficam malucos 😄

Atenção que os Bettas precisam de pouca comida, mas com regularidade, claro se falhares um dia a alimentação não é grave eles aguentam bem. O estomago deles tem o tamanho do olho sensivelmente. Eu dou as 8h e 19h

Tenta manter o termostato nos 26º, nas TPAs não tem problema de ser um pouco mais fria, o ideal é ser sempre igual, mas nem sempre conseguimos, não convém é ser mais quente. Num aqua de 15L tenta sempre mudar 4~5L de agua por semana, nunca mais que isso para não estragar o equilibro do aqua. (é nas TPAs que removes o excesso de poluentes da agua)

Na filtração convem ser lenta, sem muita corrente (eu tenho femeas que gostam de corrente, mas não é normal nos bettas).

O betta é um peixe fácil de manter e muito brincalhão, sempre que deres comida mantém a mão por perto para ele se habituar, os meus até sobem para a mão se eu quiser 😉

Eles gostam de fundo preto, plantas naturais e flutuantes de preferencia com raiz grande (ex: Limnobium laevigatum). Se possivel compra folhas de amendoeira de india ou o condicionador proprio para aquario de betta que contem oleo destas folhas, as folhas dentro do aqua alem de ser um ponto de brincadeira dele, tambem liberta taninos e oleos que protegem a mucosa do peixe, deixa-o mais calmo, e com a imunidade mais alta, prevenindo doenças.

 

Boa sorte para o aqua, e aproveita para ler muito na internet que informação não falta para cuidar deste peixe lindo que é o betta.

Obrigado pelo comentário. 

O filtro que tenho é de 2W. A potência não é regulável, mas vou tentar meter obstruções na saída ou apontar o tubo de saída para o vidro. 

 

A ver se compro mais pedrinhas no chinês. Onde compro essas bloodwirm secas? Com que frequência dou? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo de odivelas acho que na fishplanet do Strada tens, a embalagem diz bloodworms freeze dried acho (parecem umas minhocas secas), é um snack, podes usa-lo para confraternizar com o betta, pois ele vai seguir e até saltar para a tentar apanhar. Só não convem dar todos os dias, mas umas 2x por semana esta bom, todos os dias pode obstruir a evacuação deles. 

 

Em vez de pedrinhas podes por areia de silica (muito barata), ou melhor ainda então areia preta que favorece a cor do betta.

 

o filtro se for daqueles internos de 2w não parece ser problemático, se vires que o betta se debate em ficar no mesmo sitio é que é mau. eles gostam de nadar e fazer paragens bruscas, e de explorar o aquario, com corrente e barbatanas gigantes não o conseguem fazer.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais